segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Dia Zero


- Fui para a Subprefeitura um pouco antes das 10, depois de pegar algumas informações no computador de casa (onde trabalhei muito nos últimos dias)

- Me apresentei ao segurança (senão ele não me deixaria subir) e fui para a minha sala, que é espaçosa, clara e confortável - exceto pelo barulho da rua, que é infernal.

- Me apresentei ao computador, que se comportou muito bem. A conexão com a internet também. Pena que não tivemos muito tempo juntos.

- Depois dos primeiros despachos com o Chefe de Gabinete (e Subprefeito interino até hoje), desci para a “cerimônia” (não exatamente) “de posse” (idem – a nomeação só sai amanhã no Diário Oficial. Hoje foi dia de trabalho voluntário). Foi mais um “encontro de boas-vindas”.

- O Subprefeito fez uma fala rapidíssima e eu fiz o meu discurso. Nunca escrevo por extenso, mas faço anotações para me organizar (mesmo que não as use na hora). No próximo post, tento reproduzi-lo.

- Em seguida, depois de muitos cumprimentos a pessoas da comunidade (e pedidos de agendamento), subi com a imprensa para a minha sala. Eram seis ou sete jornalistas, a maioria de jornais de bairro. Ficamos quase uma hora falando de tudo – bicicletas, calçadas, árvores, enchentes, verticalização, operações urbanas, relação com o prefeito e o governador, relação com a comunidade. E mais alguma coisa que não me lembro agora.

- Depois do almoço, ali perto, passei rapidamente pela Sub para mais algumas providências e fui para o Memorial da América Latina, onde estava sendo inaugurada uma Unidade Móvel de Reabilitação da Rede Lucy Montoro (ligado às Secretarias Estaduais da Saúde e da Pessoa com Deficiência). Muito legal – um baita de um caminhão com instalações incrivelmente bem projetadas.

- O pessoal da Secretaria da Pessoa com Deficiência já me abordou no Memorial para falar do acesso do Metrô Barra Funda ao Memorial – que é bem ruinzinho mesmo.

- Consegui agendar uma conversa com a promotora Luiza Nagib Eluf, Subprefeita que me antecedeu (e que precisou deixar o cargo porque foi chamada de volta para o Ministério Público), e pré-agendar um encontro com os Subs anteriores a ela (Paulo Bressan – com quem, já vereadora, me desentendi por causa do Tendal da Lapa... - e Adaucto, do governo Marta). Mesmo com as possíveis divergências, quero saber da experiência deles.

- Despachei por email com o Andrea Matarazzo, Secr. De Coordenação das Subs, e combinei um encontro com o Calil, Secr. Da Cultura. Vou querer falar também com o Feldman (Esportes), Eduardo Jorge (Verde e Meio Ambiente), Belisário (Pessoa com Deficiência), Alda (Assis. e Desenv. Social), Marcos Cintra e Afif (Municipal e Estadual do Trabalho). Mas não vou ficar o tempo todo no pé dos Secretários; não tenho problema nenhum em despachar com assessores, chefes-de-gabinete, adjuntos... Quero resolver problemas. (Sei como é quando as pessoas fazem questão de você em carne-e-osso, mas seria muito mais produtivo falar com alguém da equipe). Mas um primeiro contato é importante para estabelecermos alguns compromissos juntos.

- Preciso falar também com SIURB, que é responsável por galerias (águas pluviais). Com a CET, por causa de sinalização (semáforos, rotatórias, faixas de pedestre, lombadas), calçadas, ciclofaixas...

- E com a Secretaria de Transportes e SP Trans, por causa de pontos de ônibus (cobertura, placas com informações) e a Secretaria de Comunicação, por conta do site da Sub. E mais...

- Já tenho uns trinta pedidos de entidades da sociedade civil que querem falar comigo na Sub ou que eu as visite. Quero atender todos. (Fora os que não me procuraram mas eu vou atrás).

- Falei com uma entidade que precisa renovar o pedido de autorização para realização de uma atividade na rua (não vai ter problema algum) ; estudei um caso complicado de córrego que deveria ser rua; vi uma sugestão de traçado de ciclovia apresentada por uma entidade da região.

Este post já está enorme e, desconfio, meio chato. Vou interromper e já volto.

2 comentários:

  1. Soninha, você não sabe como eu fico animada e não me achando sozinha no mundo quando leio tudo o que você escreve!
    Já te escrevi no outro blog, ainda quando eram rumores de que você assumisse a Sub Lapa.
    Por favor, me acrescente na sua lista de "entidades da sociedade civil que querem falar comigo".
    Sou diretora de um CCA aqui na Vila Anglo-Brasileira, um bairro interessantíssimo! Incrustrado no meio da Pompéia e com N dificuldades de muitos níveis.
    Pode deixar que ficarei no seu pé, e não te deixarei se esquecer de mim.
    Além disso, moro no Jaguaré, de fato um distrito meio largadinho...
    Adora essa diversidade da Sub Lapa.
    Um grande abraço, e muita garra pra continuar a enfrentar as coisas como você enfrenta!
    Nayara

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.