terça-feira, 19 de maio de 2009

A desonestidade, a imagem e um erro meu

Ontem à noite, pouco antes de ir embora, recebi este email:

"Prezada Subprefeita,

Exerço o meu cargo de Agente Vistora desde 2002 e trabalho pautada na ética e no respeito ao cidadão.
No entanto, venho lamentar o episódio de vendas de TPU ocorrido na SPLA e ainda mais o fato de V. Sa. ter dito à imprensa que o funcionário envolvido com esta ilegalidade era um Agente Vistor, sendo que na verdade ele é um Agente de Apoio e este tipo de informação deveria ser de conhecimento do Gabinete.
Infelizmente este tipo de declaração denigre toda uma categoria que vem se esforçando para mostrar para a população o seu valor e o seu respeito.

Atenciosamente
".

Por incrível que pareça, depois de um dia de cão, essa mensagem foi uma das coisas que mais me incomodaram.

"Venho lamentar o episódio de vendas de TPU e ainda mais o fato de eu ter dito que o funcionário era um Agente Vistor"?? Ficou ela ofendida, fiquei eu "ainda mais".

Claro, eu me enganei - temos mais de 400 funcionários na Sub Lapa; eu soube que flagraram um deles se gabando de vender TPUs e disseram que era um agente vistor.

Não era. E se fosse?

Quer dizer, o fato de um agente vistor ser flagrado em conduta ilegal significa que todos não prestam?

Ou o fato de haver agentes vistores que trabalham de maneira correta (graças aos céus!) significa que não há os desonestos?

E por ele ser um agente de apoio - função totalmente diferente, diga-se - a categoria "agentes de apoio" está condenada perante a opinião pública?

Prezada Ana, eu errei e peço desculpas. Mas uma categoria não é "denegrida" assim, por um equívoco meu... Se, por exemplo, alguém disser que um "vereador do Paraná" dirigiu bêbado e matou um jovem, os vereadores vão se sentir agredidos: "Não foi um vereador, foi um deputado! Assim fica difícil resgatar a credibilidade dos vereadores!"?

Entende o que eu quero dizer?

3 comentários:

  1. Soninha,

    Concordo plenamente com você. Pela mesma lógica, seu esforço e sua conduta ética poderiam ser estragados por eventuais erros de colegas SubPrefeitos. Se isso acontecesse, você mandaria um e-mail ao Sr. Prefeito dizendo que a classe dos SubPrefeitos teve sua imagem denegrida?

    Um dia você ainda vai ser a Prefeita desta cidade.

    ResponderExcluir
  2. Trabalhar pautado na ética e no respeito ao cidadão é um dever do funcionário, qualquer que seja seu cargo. Não é atribuindo a corrupção a um Agente de Apoio que vai mudar o foco da denúncia.
    Num ambiente aonde o cancro da corrupção é tão complicado de se exterminar, acredito que denunciá-lo é a maior atribuição que se deva dar ao currículo de qualquer funcionário.
    Mas quem está disposto a isto? Só quem deseja mudar este "estigma" levando pauladas- quem sabe...

    ResponderExcluir
  3. Não dá para julgar uma fruta pelas outras que possam estar estragadas. Mas creio que no fundo o interesse desta era apenas se fazer notar e aproveitou o ensejo.

    abs do Lico

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.