segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Retórica da Intransigência

Esse é o título de um livro de Albert Hirschman, cientista político e social nascido em Berlim em 1915 que imigrou para os Estados Unidos em 1941. "Lecionou nas principais universidades da costa leste americana: Yale, Columbia e Harvard. Dedicou-se por muitos anos à pesquisa no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton. De sua obra, já foram publicados no Brasil: "Saída, voz e lealdade", "De consumidor a cidadão" e "As paixões e interesses"."

Não li esses outros livros, mas adoro "A Retórica da Instransigência - Perversidade, Futilidade, Ameaça". Vou falar bastante dele por aqui, mas por enquanto vou apenas reproduzir um trecho do prefácio.

"Nestes dias de aclamação universal do modelo democrático, pode parecer mesquinho tratar das deficiências de funcionamento das democracias ocidentais. Porém é precisamente o desmoronamento espetacular e revigorante de certos muros que chama a atenção para os que permanecem intactos, ou para as fissuras que se aprofundam".

(Como a referênca a "muros que demoronam" indicam, o livro foi publicado em 1991, logo depois da reunificação da Alemanha).

"Entre estas, uma pode ser encontrada com freqüência nas democracias mais avançadas: a falta sistemática de comunicação entre grupos de cidadãos, tais como liberais e conservadores, progressistas e reacionários. O conseqüente isolamento desses diversos grupos parece-me mais preocupante que o isolamento de indivíduos anônimos na "sociedade de massas", à qual os sociólogos deram tanta importância.

Curiosamente, a própria estabilidade e o funcionamento adequado de uma sociedade democrática bem ordenada dependem de que seus cidadãos se alinhem em uns poucos grupos importantes (...), detentores de opiniões diferentes acerca de questões políticas básicas. Pode facilmente acontecer que tais grupos se fechem uns aos outros - e, nesse sentido, a democracia gera continuamente seus próprios muros
".

5 comentários:

  1. Eu acho a Soninha uma MULHER PERFEITA: Inteligente, Linda e, sobretudo, Simpática.

    Zilhões de Beijos

    Sidney Filho

    ResponderExcluir
  2. É incrível ler esse blog e ver uma candidata do PPS que tem apoio do lixo do DEM falando sobre "escandalos por nada". Engraçado que o episódio da festa eu não vi muito por ai, é bom estar do lado da mídia não é mesmo? Ainda mais pra você que ficou tantos anos do outro lado, deve ser um alívio. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Você comprou esse livro online, Soninha? Se sim, onde achou? Eu o procuro faz quase um ano! Uma correção (mas posso estar errado): parece que o Hirschman tem formação de economista, não de cientista social. Bom, enquanto não encontro o meu livro, espero pelos próximos destaques aqui. Abraço.
    PS: Que escândalo da festa é esse? Pelo jeito, um dos comentaristas aqui deve saber de algo que não sabemos... ou simplesmente talvez você tenha esquecido de convidá-lo!

    ResponderExcluir
  4. olha só a frase que a subprefeitinha demo-tucana, carguista e sem caráter escreveu no seu twitter:

    "Que bom q o Greenpeace apareceu no evento do Pré-sal... Será que td que a gente precisa mesmo p ser feliz é de mais petróleo??"

    vem cá demo-tucaninha carguista, se fosse a quadrilha tucana, q vc passou a apoiar que tivesse feito a descoberta do pré-sal, vc estaria escrevendo a mesma coisa? tsc, tsc, tsc...a cada dia vc se revela não é mesmo? fica muda qdo a gang Serra/kassab (seus preferidos) atacam favelados em Capão Redondo. Some qdo o ditador Zé Serra manda a polícia invadir a USP e bater em professores e alunos (e vc, como é a nova puxa-saco demo-tucana, jura que isso é tudo mentira...). Engraçado, a subprefeitinha hipócrita e carguista não escreve nada sobre o Greenpeace qdo o desgoverno no qual trabalha comete "chacina arbórea" nas obras da Marginal Tietê. Ou então qdo aquele que vc diz ser "contra o neoliberalismo" e que "realmente governa", gasta mais de 7 MILHÕES EM PROPAGANDA da SABESP, mas deixa moradores da periferia à mercê de esgotos à céu aberto...vamos lá, subprefeitinha demo-tucana, carguista e sem-caráter...vc não é ética? seu partido, aquele que tem Roberto Freire mamando nas gordas tetas dos conselhos municipais, enquanto GMs precisam fazer greve..., também não é ético? então por que vc e as línguas de aluguel do seu gabinete fogem dos meus questionamentos?

    até imagino, que para quem agora diz que o PT é neoliberal e o PSDB apenas parcialmente neoliberal, e para quem defende com unhas e dentes governador que se nega a dialogar com entidades sociais e trata o funcionalismo público na base do cacete, vc tbém vai defender o atual modelo para o pré-sal. Aliás, não duvido se, com toda a sua hiprocrisia, vc também não defenda (de forma bem sutil) a privatização da Petrobrás...algo inevitável se a gang que vc apoia chegar ao poder? Duvida? pergunte ao secretario da educação do seu amiguinho governador "de esquerda e anti-neoliberalismo" o que ele acha da Petrobras e das universidades públicas?

    ResponderExcluir
  5. Sô, incrível, eu estava pra comentar o livro do Hirschman lá no meu blog esses dias. Será sintonia ou o debate público é que anda carregado demais de intransigências?

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.