terça-feira, 19 de abril de 2011

Seminário sobre Crack - Como foi

O seminário sobre Crack ontem, na Câmara Municipal, tinha o objetivo de reunir pessoas com visões e conhecimentos diferentes, vindas do governo e da sociedade civil, do município e do estado¹, da universidade e das ruas, para compartilhar fatos e opiniões entre si e com o público presente (no auditório do Plenarinho ou pela internet).

E foi bem isso que aconteceu.

Eu planejava exibir 3 blocos do 1º episódio do Profissão Repórter na Cracolândia, mas acabei passando só o 1º para termos mais tempo de conversar². E a conversa foi muito, muito boa.

Eram dois psiquiatras na Mesa, o muito experiente e conhecido Ronaldo Laranjeira e o jovem especialista Thiago Marques, recomendado pelo Dr. Dartiu Xavier (que também é referência no tema). Eles receavam fazer exposições muito parecidas, mas discutimos um pouco a pauta de cada um e as suas falas foram bem diferentes – e excelentes.

O Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Ronaldo Mapelli Jr,  encerrou a  rodada de exposições também de maneira brilhante. Todos foram aplaudidos com sincera admiração e gratidão.  Sério, a sensação de muitos ali era de gratidão. Como é BOM se informar, entender, aprender.

Depois foi a vez daqueles que eu chamei de "comentaristas VIP" – convidados que também lidam de alguma maneira com o combate ao crack e teriam cerca de 5 minutos para complementar o que havia sido exposto a partir de sua vivência. Nessa rodada, falaram: Dr. Luiz Alberto C. de Oliveira "Laco", Célia Cristina Whitaker, Dra. Rosangela Elias, Dr. Cláudio Loreiro,  Edsom Ortega Marques, Euclides Conradim e Wagner Abril Souto.

Foi realmente esclarecedor, instigante, inspirador. Ficaram evidentes os consensos e as divergências, que não chegam a se constituir em entraves para que as coisas andem. "As coisas", no caso, são os projetos de efetivo atendimento aos usuários do crack e suas famílias, incluindo o tratamento (que é uma etapa) e a reinserção social (que a complementa).

Eu anotei vários trechos das falas para destacar em outros posts. A gravação do evento está disponível na íntegra aqui http://bit.ly/SeminarioCrack – mas são 3 horas... Em breve, vamos editar para selecionar as partes mais importantes (vai ser difícil cortar alguma coisa, fora de brincadeira) ou ao menos cortar em segmentos mais curtos. As apresentações em Power Point também ficarão disponíveis, pois são um ótimo material , em grande medida, autoexplicativas.

Assim que eu tiver um tempo, passo a limpo minhas anotações.

Mais: Blog do PPS São Paulo - http://saopaulo.pps.org.br/portal/showData/200361


1 – Nós convidamos o Ministério da Saúde, mas eles não mandaram ninguém.

2 – Quem quiser ver tudo, encontra facilmente na internet. Eu recomendo – é tocante, mesmo pra quem acha que já sabe muito sobre cracolândias.


3 comentários:

  1. Soninha, PARABÉNS!!! Sou seu fã há tempos, antes de se tornar política. Acompanhei parte do encontro ontem ao vivo, mas quero ver na íntegra. Vivo em Brasília, e a coisa aqui está feia também. Agora, na realidade, o que me impulsionou para escrever este foi o ítem "1 – Nós convidamos o Ministério da Saúde, mas eles não mandaram ninguém.". Assustador o descaso. Talvez eles saibam tudo a respeito (ahahahahahhahahaha). Continuo acompanhando seu trabalho de longe, porém sem distância. Sou seu seguidor no Twitter. Parabéns de novo e continue assim!! Com sua licença, um BJO.
    Mauro F. Sampaio

    ResponderExcluir
  2. Olá Soninha, tudo bem?
    Não consegui mudar a data de uma reunião e por isso não compareci no evento.Espero que você faça outros seminários...
    Ainda bem que vc gravou para colocar no blog. Esse tema é muito importante e agora terei a oportunidade de aprender com esses grandes especialistas.
    Valeu!
    Bjs
    Conseg-Lapa

    ResponderExcluir
  3. OLá,

    TOmara que hajamm outros eventos como esse. Trazer assuntos tão importantes à mesa de discussão sempre é positivo, ainda mais um assunto tão "paulistano" como as drogas.

    São iniciativas como essa que me aproximam do PPS. Ainda sou dos que acreditam que a política é o melhor meio de mudar alguma coisa.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.