sexta-feira, 2 de março de 2012

= rinoceronte x passarinho

Eu ia escrever sobre a desigualdade do embate entre automóveis, ônibus, caminhões e bicicletas. Uns são armaduras de metal, com muitos recursos para acelerar e frear, com peso e velocidade muito muito maiores que os de um ser humano. A pessoa dentro do carro, caminhão ou ônibus tem de tomar muito cuidado para não machucar a pessoa fora do carro. Pedestre ou ciclista principalmente, que estão ali muito próximos, muito expostos, muito evidentemente vulneráveis. Mas tem de tomar cuidado inclusive com a pessoa dentro do seu carro, com a pessoa em outro carro.

Não adianta ter faixa de pedestre, ciclofaixa, ciclorrota, semáforo, multa se as pessoas NÃO TIVEREM MAIS A NOÇÃO de cuidado e respeito com as outras pessoas. Tem de ter isso tudo - sinalização, demarcação, penalização. Mas sem respeito... Pedestre morre atropelado na faixa com o sinal verde pra ele. Ou na calçada esperando o ônibus.

Mas eu não vou escrever mais nada não porque hoje li dois textos, entre muitos, que falam tão bem desses assuntos... Um é mais prático, outro mais filosófico, os dois muito lúcidos. Leiam com calma. A calma que falta por aí.

Vá de Bike: Por que não foi acidente

Apocalipse Motorizado: Quem fomos

(O blog Apocalipse Motorizado, como várias outras pessoas que comentaram esse post, me fez rever e mudar de ideia várias vezes. Eu que xingava caminhão como um trambolho atrapalhando o trânsito me dei conta que o caminhão presta serviço para centenas ou dezenas de pessoas... Tudo bem, às vezes ele está prestando um serviço que interessa mais a uns do que a outros, mas caminhão é um tipo de "coletivo", que pode ser "disciplinado", mas não banido! Enfim, um cicloativista - denominação que ele mesmo questiona, mas eu acho boa - me ensinou a ver caminhão com outros olhos!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.