quinta-feira, 10 de maio de 2012

Mau humor acumulado - Haddad, o novo Ronaldo (1)

Subtítulo: Educação no Brasil, uma maravilha [NOT]

Fernando Haddad, ex-ministro da Educação do governo Lula-Dilma, é um fenômeno!

Como a própria Dilma... Como o inigualável Lula.

Pergunte a qualquer brasileiro, aos estrangeiros que moram aqui ou nos acompanham de perto, a quem mora longe mas também acompanha de verdade como vamos, perguntem às árvores ou às pedras do caminho: “Como vai a Educação no Brasil?” Vai MAAAAL!!! A lista de mazelas é imensa:

- Os salários dos professores no país todo não condizem com a importância de seu papel na sociedade.

- As condições de trabalho são péssimas: escolas capengas, medo de violência, classes superlotadas etc.

- Pouco atraente, a carreira de professor afasta os melhores profissionais. Por outro lado, a falta de boas alternativas leva profissionais capacitados para OUTRAS ocupações a prestar concurso na Educação, mesmo sem o menor interesse ou vocação para dar aula.

- Os alunos da rede pública chegam ao final do Ensino Médio - quando chegam - sem saber interpretar um texto, muito menos redigir um com lógica, sentido, sequer ortografia e pontuação correta. Desconhecem operações elementares de matemática. Confundem países, momentos da história, personagens. Acreditam nas coisas mais sem sentido que cheguem a elas pela internet.

- Além do desempenho ruim do ponto de vista do conteúdo curricular, a educação no sentido de formação de valores, responsabilidade, respeito, gentileza, honestidade, “noção” vai muuuito, muito mal. Basta analisar alguns indicadores: comportamento no trânsito, violência urbana, destinação do lixo, uso indevido ou abusivo de drogas... Qual a nota do Brasil nesses quesitos??

- Falta de vagas em creches: um problema nacional. Mães largam os filhos do jeito que dá - com o irmão um pouquinho mais velho, a filha da vizinha, a avó, sozinhos.

- Escolas de ensino fundamental: em alguns lugares, pouco melhores que um galpão de ferramentas ou um galinheiro. (Procurem no YouTube reportagens e vídeos caseiros sobre escolas Brasil adentro...)

- Cumprimento do ano letivo: fala sério, tem escola em greve desde que o ano começou.

- Ensino Médio: a perdição. Os alunos já chegam lá sem saber o fundamental...

- Ensino Superior: máquina de moer gente. As Universidades Federais vivem, salvo exceções, em situação de penúria. As mais antigas caem aos pedaços. As “novas”, que muitas vezes são mero rearranjo de instituições que já existiam, não tem bilbiotecas, laboratórios, computadores, professores, aulas... Sem falar em transporte, refeitório, moradia. As privadas, que recebem forte subsídio do governo federal (Prouni), não passariam no teste do próprio Ministério da Educação.

- Será que o que falta é dinheiro? Nãããão. O orçamento do MEC é um dos maiores. E sabe o que? O ministro Fernando Haddad, aka “Fenômeno”, não gastou quase nada do dinheiro do ministério. 

É uma especialidade do governo LulaDilma: anuncia que “até 010/2012/2014/2020 [a data é móvel... muito móvel] vamos investir shrocentros bilhões em Educação/Habitação/Infraestrutura [tanto faz, é mentira]”. A imprensa publica, repercute, a presidente e os ministros aparecem na TV, os analistas analisam, os cidadãos comemoram, a publicidade do governo repete e repete, as pessoas... acreditam! Chega 2010/2014 etc, nem um décimo daquilo foi investido. Mas eles anunciam... A fase 2! “Vamos investir SHROTOCENTROS bilhões nos próximos 2/4/6/1000 anos!!!”

Então vamos analisar os investimentos do Ministério da Educação em 2011, por exemplo. O nono ano do governo LulaDilma (PT-PMDB-PR-PP-PRB-PTB-PCdoB-PSB-PDT etc, não necessariamente nessa ordem). Os dados são do Portal da Transparência do Ministério da Educação



No próximo post, vamos esmiuçar juntos a bagaça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.