quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Ajuda

O único jeito de fiscalizar intensamente a qualidade do serviço público é contar com o suporte de toda a população (lindo será o dia em que não precisaremos de tantos fiscais, mas talvez esse dia nunca chegue).

Hoje saiu publicada no Diário Oficial uma relação de serviços de poda a serem executados nos próximos dias.

Por força da legislação, as pessoas que discordarem de algum desses serviços têm até 6 dias para recorrer da determinação. Portanto... Os serviços só podem começar depois desse prazo. O que me deixa profundamente contrariada (será que não há uma maneira de antecipar essa divulgação? Alguns serviços são resultantes de pedidos feitos pelos próprios munícipes, já há algum tempo. Registrado o pedido, já não poderia ser feita a consulta à população?

Enfim, aí está a lista, exatamente como saiu no D.O.

SUBPREFEITURA LAPA

Supervisão Técnica de Limpeza Pública
Unidade de Áreas Verdes
Conforme Lei n.º 10.919/91, esta Subprefeitura informa os locais onde serão executados os serviços de poda geral e remoção de
árvores pela PMSP-SPLA.
As pessoas ou entidades que discordarem da remoção ou poda poderão no prazo de 06 (seis) dias contados da data de publicação apresentar recursos contra a medida devidamente fundamentada nesta Subprefeitura - São Paulo 26/01/2009.

PODA DE ÁRVORES

Memorando nº 0336/STLP/ SP-LA/08
Centro Esportivo Pelezão (05 arvores)
Poda de Formação

Memorando nº 0028/SPLA/STLP/09
Rua Catão, nº 204
Poda de Limpeza

Memorando nº 0026/2009/STLP/SP-LA
Praça Manoel de Figueiredo (todos os exemplares arbóreos)
Poda de Limpeza, Poda de Equilíbrio, Poda de Levantamento

Memorando nº 0027/SPLA/STLP/09
Rua Catão com Rua Roma, nº 273 (02 arvores)
Poda de Limpeza

SAC 7804568
Rua Vespasiano, nº 952
Poda de Equilíbrio, Poda de Limpeza

SAC 8091954
Rua Faustolo, nº 1084
Poda de Levantamento, Poda de Limpeza

SAC 4961324
Rua João dos Santos Estrelado, nº 35
Poda de Levantamento, Poda de Equilibrio

SAC 4844908
Rua Padre Antonio Tomas, nº 169 (02 arvores)
Poda de Levantamento, Poda de Limpeza

Oficio nº 110/2005
Rua Marta, nº 33 (área interna da escola)
Poda de Limpeza, Poda de Levantamento

Oficio nº 200/2007
Rua Diana, nº 1070 (área interna da escola)
Poda de Limpeza, Poda de Levantamento

Oficio nº 665/2008
Rua Pedro Soares de Almeida, nº 134 (área interna da escola)
Poda de Limpeza, Poda de Levantamento

Oficio nº 665/2008
Rua Padre Chico, nº 420 (área interna da escola)
Poda de Limpeza, Poda de Levantamento

Oficio nº 55/2005
Rua Padre Chico, nº 102 (área interna da escola)
Poda de Limpeza, Poda de Levantamento

Oficio nº 665/2008
Rua Cajaiba, nº 420 (área interna da escola)
Poda de Limpeza, Poda de Levantamento

REMOÇÃO DE ARVORE

SAC 5192554
Rua Padre Antonio Tomas nº 177

SAC 7804568
Rua Vespasiano, nº 952

Oficio nº 092/54/08 Policia Militar
Rua Aluiso Fagundes, n° 18 (02 arvores) (pedido Indeferido)

8 comentários:

  1. Bela dica, sugiro aos interessados acompanhar o pessoal da poda, principalmente para quem gosta de um bom espetáculo de risadas contidas. Mas antes, convém ler a introdução da ópera. Por aqui funciona assim: faz-se um buraco com furadeira, injeta-se inseticida ou querosene e aguarda-se uma semana até que a árvore morra em pé. O que considero muito trabalhoso, já que o pessoal da poda vem com fome e sai cortando, independentemente de avaliação. Muito mais expedito. Pra acabar, olhos atentos para a execução do estorvo, le gran finale. Aí surge uma cumplicidade temporária entre o sarcasmo sádico do lenhador, o temor diligente do proprietário e alegria efusiva do que “detesta mato”. Não se deve perder por nada.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado isso, hein... Seria interessante levantar se existe histórico de apresentação de recursos. Pelo jeito, o problema é a quantidade de árvores em relação à capacidade de podar. Como aumentar a capacidade? Com mais equipe, equipamento melhor, mudando uma legislação equivocada? Com mutirão de poda? Seria possível trabalhar com o apoio de terceiros (PM, Bombeiros, empresas especializadas) ou pelo menos aproveitar o know how deles?
    *************
    Soninha, tu tem que arrumar alguém pra pensar nessa coisa de poda de árvore por você pra se concentrar em coisas mais importantes. No executivo, a coisa mais freqüente é ver os altos quadros trabalhando pra apagar incêndio... As "árvores" vão cair do primeiro ao último dia de gestão e você tem que trocar a roda com o carro andando!
    Vamo que vamo! Não pode desanimar!

    ResponderExcluir
  3. Oi Soninha.

    Realmente "poda de árvore", "morador de rua" e reunião do CONSEG serão suas maiores demandas.

    Vai ficar todo mundo querendo que você não falte a nenhum evento da comunidade, que descubra e ponha em prática a fórmula mágica que vai acabar a problemática dos cidadãos em situação de rua. E as velhas, doentes e preteridas árvores.

    Mas você vai sobreviver a essas aporrinhações diuturnas. Você vai sublimar o assédio do JG e vai transformar seu estilo administrativo em modelo.

    Quando bater aquele desesperado, lembre que ser subprefeita da Lapa também seu lado bom: tem o Marquinho Moreira, do Reciclázaro-SENAC, tem o Cleber Falcão, do Centro Cultural Pompéia, tem o Marco Aurélio, do Tendal, tem o Rafael Leite da Administração, tem a Marise, da SUGESP.

    Se eu soubesse que você vinha, talvez tivesse adiado meu sonho. Eu confio em você. Eu sou sua fã. Eu tenho até inveja de quem trabalha na SubLapa...

    ResponderExcluir
  4. Pois é, suporte da população... Alguém que não trabalhe para o município lê o D.O.M e fica lá sabendo dessas coisas?! Pra então poder ainda entrar com recurso e coisa e tal? Adorei saber. E concordo com o Theo, vale a pena um levantamento sobre esses recursos.
    Todas as escolas aí citadas - que têm, realmente, árvores lindas lá dentro! - são de frquência dos educandos lá do CCA que gerencio.
    E eu fico pensando nas burocracias... E fico viajando sempre que veio aqui ler suas aventuras.
    E aí eu me sinto na obrigação, então, de elogiar duas coisas que funcionam BEM na Prefeitura (não sei se passa pela Sub...)e que usei esses dias:
    1. Operação Tapa Buraco. Liguei num dia, o prazo era de até 7 dias e no dia seguinte lá estavam os homens, que fizeram um serviço muito legal em frente ao CCA que tinha duas crateras no portão. Acompanhei todo o processo, e eles foram muito cuidadosos. Nota 10.
    2. Troca de lâmpadas de poste. Não sei porque cargas d´água o poste da frente de casa está sempre apagado. Ligo sempre. 2 ou 3 dias, lâmpada trocada.
    Precisamos lembrar daquilo que funciona também, não é?

    PS: hoje você escapou de ser pega no meio dos corredores da Sub por mim! haha Pedi pro meu namorado ir levar uma documentação pra mim na Assistência Social e ele trombou você chegando por lá. Fosse eu, já pegava meus 10 minutinhos do seu tempo TÃO TÃO escasso! rs

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Soninha, caraca! Cansei! Que demanda maluca a da sub! Você precisa de uma equipe de 1ª, não dá pra improvisar e nem para ficar sem ar para deixar sua criatividade respirar. Cuidar de poda é phoda, minha querida companheira! E não podemos ajudá-la, apenas torcer.
    Beijos, menina!

    ResponderExcluir
  6. Soninha, só para viajar um pouquinho mais nessa idéa de identificar árvores, elas poderiam ser mapeadas por tipos e espécia. Na Vila Madalena há um projeto que identifica árvores assim http://www.vilamada.com.br/conteudo/vila_viva/projeto_vila_viva.htm
    Sou morador da Lapa, não sabia desse problema com árvores, e ainda sonho em plantar uma na calçada em frente ao portão de minha casa, local que em dias de sol forte clama por uma sombrinha.

    ResponderExcluir
  7. Como sugestão geral sugiro a descentralização administrativa e a criação do inspetor de bairro ou quarteirão...huahuahu. Como sugestão específica para a questão das árvores sugiro o cadastro de cidadãos interessados, a informatização dos processos, o envio de emails e a criação de links informando a atividade dos lenhadores, bem como a possibilidade de recurso oral e imediato, apresentado diretamente ao podador, com efeito suspensivo, é claro...rs.

    ResponderExcluir
  8. Bom, que pense assim Soninha. Quando posso procuro estimular as pessoas a usarem o SAC da prefeitura na internet ( embora possa parecer confuso, é simples, é só não se afobar ), é uma forma do pessoal fiscalizar e acompanhar as coisas da subprefeitura. Faço isto desde 2004. Espero que melhore mais na sua gestão, pois moro sob a administração da subprefeitura da Lapa.
    Uma outra coisa que ajuda é o pessoal fazer caminhadas pelo seu próprio local de moradia, no seu bairro, andar de carro, ou até de moto não funciona pois você tem que se concentrar na direção. Andando as pessoas começam a notar várias coisas como tem coisa bonita e coisa feia no bairro. E aí que entra o esquema do SAC. Você toma atitude. É como esta frase que li na intranet da empresa onde trabalho: "Quem ama sofre, quem sofre sente, quem sente luta, quem luta vence."

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.