quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Cansaço

De domingo de manhã até agora, eu só trabalhei. Não tive um momento de ócio. Teho dormido pouco, porque chego tarde em casa e ainda tenho muito que fazer - no mínimo, vontade/necessidade de escrever, para botar as idéias em ordem, recapitular o dia, me reorganizar para o dia seguinte. Minha agitação não me deixa dormir antes das duas. O dia seguinte começa cedo, com trabalho logo de cara, e aí vai...

Poderia levar dias, semanas ou meses, mas uma hora eu ia me deprimir. Ganhou o bolão quem apostou dois dias. Nenhum problema é novidade, mas sempre podemos nos espantar com sua amplidão, extensão, profundidade. Até com a criatividade humana, um fenômeno. Sabe aquele documentário fabuloso da BBC, "Planeta Terra"? Que mostra criaturas incríveis do fundo do mar e das cavernas, com formatos inimagináveis e estratégias estupefacientes de atrair as fêmeas, ludibriar as presas ou predadores? A raça humana ainda espera um documentário desses sobre si mesma.

Hoje foi um caleidoscópio de horrores. Eu li, vi e ouvi de tudo. Fofocas, intrigas, denúncias (vai distinguir uma coisa da outra...). Instalações horrorosas onde as pessoas trabalham há 20, 30 anos. Verdadeiras catacumbas. Processos e procedimentos barrocos. Funis e gargalos. Nós cegos e fios desencapados. Dentro e fora da Sub, na máquina pública & no setor privado em suas relações com a Sub. É Kafka + Escher + Dante.

Um exemplo? Um só, porque eu não estou a fim de esticar o dia lembrando os desgostos. Mas imagine uma sala que tem 10 máquinas de determinado tipo - volumosas, caras, que seriam muito úteis de funcionassem. Mas 8 estão irremediavelmente estragadas e as outras duas... não funcionam. Não vou entrar em detalhes agora, mas foi uma das situações que encontrei.

E nem foi só horror, sabe? Vi o projeto de uma orgulhosa lapeana para adotar e remodelar um terreno feioso e transformar em belíssima praça. Conheci pessoas calorosas, queridas, que ficaram super felizes com o simples fato de eu ter ido até a sala delas - embora suas condições de trabalho (ainda!) não tenham melhorado nada.

Um rapaz muito bacana, companhia agradabilíssima, super competente, está há seis anos na prefeitura. Foi meu cicerone pelo prédio, contou algumas dificuldades. Na hora do almoço, amarga que só, perguntei: "Por que você quis isso?". "Isso o quê?" "Fazer concurso, entrar no serviço público"."Porque eu acredito". Não hesitou um milissegundo.

Então acreditemos. Se Guantánamo pode deixar de existir, se Berlin foi de guerra a escombros a uma cidade dividida a uma cidade maravilhosa em cinqüenta anos, se Nova York deixou de ser um antro de violência e marginalidade (já leram Will Eisner?) em pouco mais de um século e virou um lugar muito legal etc., aqui tem jeito.

Mas hoje... Hoje não. Quem sabe amanhã. Boa noite.

6 comentários:

  1. Soninha, acho admirável sua energia e disposição, mas cuide bem do seu sono. Os problemas? Tudo a seu tempo. Sem um sono revigorante, o resto fica abalado. É claro que como subprefeita terá enorme pressão e um fardo pra carregar, exigências, demandas, mas não importa quem seja, todos somos humanos e temos um limite. Tenho absoluta convicção que já está fazendo o melhor possível.

    Então durma as 8 horas merecidas por dia pois tenho certeza que vai se sentir muito melhor. Boa noite!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Daniel. A euforia da novidade vira depressão porque o organismo dá o alerta. Você mesma disse que dormiu pouco e não teve lazer desde domingo. Então vai dormir ou chame os amigos pra assistir um filme despretencioso. E com o necessário equilíbrio, assuma que você é a pessoa certa, no lugar certo, no momento certo, pra fazer o mundo mudar, rua por rua. E conte com a gente. yes WE can!

    :)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Tem jeito, tem como e tem você pra provar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Sim, a medida que você ia falando eu ia lembrando justamente de uma novela gráfica do Eisner. Acho que é possível sim, mas muita gente tem que se sacrificar um pouco (ou bastante). E isso inclui mais do que uma Sub ou um prefeito.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.