terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Pressa para (gulp) cortar árvores

No começo da noite, recebemos uma ligação informando que uma árvore tinha caído sobre um carro. Os bombeiros já estariam lá removendo. Nenhum ferido, felizmente. O pedido de corte já havia sido feito meses atrás. Ó, ceús.

***
Um dos maiores problemas da Subprefeitura é o número imenso de pedidos de cortes de árvores. Muito antigas, frondosas, mal cuidadas por décadas a fio (podas "assassinas", como costumava dizer o Shoppin News; cimento e lixo nos vãos dos troncos, etc.), inadequadas para a cidade de hoje (que, na verdade, é inadequada para elas, com seus postes e fios, asfalto e concreto), hoje causam danos e medo. Uma tristeza.

Muitas vezes, há laudos contraditórios sobre a necessidade de remoção, o que causa impasses. Se uma árvore NÃO PRECISA ser cortada, o erro de arrancá-la pode ser irreversível. Mas algumas realmente precisam, e são muitas!

A cobertura vegetal já é insuficiente. Quando uma árvore for removida, precisamos substituí-la por outra adulta (ou quase), e isso também tem suas dificuldades.

***
Chega de dificuldades, vamos às providências.

1) Constam em nossos registros CINCO MIL pedidos não atendidos de corte/poda. Não há dúvida alguma que muitos deles são redundantes, isto é, se referem à mesma árvore. Dez pessoas diferentes registram um pedido; uma pessoa registra o mesmo pedido dez vezes (claro, até ser atendida!). Além disso, quando a queixa chega até a Ouvidoria, o tal pedido nos é reencaminhado por eles. Não havendo resposta, a Ouvidoria repete o encaminhamento até duas vezes.

Cada um desses pedidos, encaminhamentos, reencaminhamentos recebe um novo número de registro.

Além disso, informações ligeiramente diferentes (se uma árvore fica em uma esquina e cada um indica uma das ruas como sendo o endereço) também podem gerar pedidos redundantes.

Portanto... Precisamos "triar" esses pedidos. Identificar os mais urgentes. Os mais fáceis de atender. Os que ainda não foram objeto de avaliação. Os que tiveram avaliações conflitantes. E REMOVER AS ÁRVORES O QUANTO ANTES.

(Nunca na minha vida pensei que teria a maior pressa para mandar cortar árvores. Isso dói).

2)Providenciar, junto à Secretaria do Verde ou pela própria Subprefeitura, árvores para reposição.

Essas são as medidas de emergência. Esta semana tenho uma reunião na Secretaria do Verde para tratar desse assunto, entre vários outros (bicicletas, Parque Orlando Vilas-Boas, Parque da Aldeinha, A3P, Agenda 21...)

Além disso, precisamos:

1) Fazer um tremendo inventario das árvores da Subprefeitura. Identificar todas elas, criar um código para fácil localização de cada uma, diagnosticar seu estado e necessidades.

Até hoje, uma das referências usadas para falar da necessidade de poda ou remoção é um estudo do IPT de 2004. Imagine quanta agua já correu por debaixo das pontes e por cima das calçadas.

No caminho para casa, vim "viajando" nisso, também em função da reunião de hoje de manhã com uma ONG de Educação Ambiental (5 Elementos), o CEPECA (outra ONG, que faz um trabalho muito importante com crianças e adolescentes dentro e nos arredores da Estação Ciência)e um representante da Rede Social Lapa - porque essa também é uma preocupação deles.

A prefeitura deveria ou poderia contratar esse serviço (inventario). Mas também poderia, por meio da Rede Social e todos os interessados, repartir essa tarefa. Primeiro, providenciaríamos (Secretaria do Verde, Umapaz, Subprefeitura, ONGs parceiras, setor privado?) cursos de formação para os inventariantes. Depois, dividiríamos as áreas de responsabilidade de cada um, estabeleceríamos um padrão (formulário a preencher, fotografias, código de localização) e ao fim teríamos um registro detalhado de todas as árvores. E qualquer um, de qualquer lugar, poderia localizar suas fichas, adotar, acompanhar a vida de uma delas - nome, idade, quem plantou e tudo mais que pudéssemos saber.

Por um lado, um sonho. Por outro, nada disso é impossível. Se no meu quarto, com um I-Phone e uma conexão de internet eu consigo ver uma imagem de satélite da Stupa de Boudanath (Katmandu, Nepal)ou da arquibancada do Palestra Itália, mais a página da Wikipedia com informações sobre as duas, mais fotos tiradas por diversas pessoas, fazer essa "lista telefônica" das árvores não tem nada de mais.

2) Com ou sem inventario, já se sabe que milhares de árvores precisam de tratamento e manutenção adequada. Também vamos discutir esse ponto com o Verde ("o Verde" = "Secretaria do Verde e do Meio Ambiente").

Outra idéia que tive hoje foi a de usar as Compensações Ambientais dessa maneira. Em geral, o que se pede é "plantar árvores". Realizar um programa de manutenção ou o inventario de determinada região também seria muito interesssante.

***
Pra encerrar as árvores por hoje: a Avenida Pompéia tem 98 árvores. Alguns estudos indicam que dez precisam ser removidas, outros trazem um número menor, precisamos chegar a uma conclusão urgente, antes que mais alguma dessas senhoras idosas tombe sobre nossas cabeças.

E a Sumaré, quantas árvores tem? Canteiro central + calçadas e praças ao longo da avenida? Chutem à vontade, amanhã eu digo.

***
Percorri a rua onde a árvores teria caído, de ponta a ponta. Não vi carro de bombeiros, automóvel amassado, restos de galhos, toco de árvore, nada. Acho que foi engano. Ok, melhor assim.

10 comentários:

  1. (Nunca na minha vida pensei que teria a maior pressa para mandar cortar árvores. Isso dói).

    [2]

    Imagino o quanto doa, ainda quero trabalha na Secretaria do Verde e Meio Ambiente!

    ResponderExcluir
  2. Ai que lindo, sem dúvidas. Eu passo aqui todos os dias, quase como um ritual religioso haha, mas obrigada por responder. Lembra de mim?

    ResponderExcluir
  3. Ai, esperei ansiosamente comentários sobre a reunião com representantes da Rede Social e você "só" falou das árvores.. rs Ok, ok!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Grande Soninha. Você é massa mesmo. Se todo subprefeito se propusesse a dialogar com seus representados dessa forma, ganharia a democracia. Sou cidadão da Pompéia e passo a acompanhar por aqui seu trabalho como sub. Espero que cortar árvores não tome todo o seu tempo :)

    ResponderExcluir
  5. É muito bom ouvir a realidade do lado do governo (parabéns Soninha!) Nós meros cidadãos não temos a mínima (eu pelo menos não tinha!) do que é a gestão de árvores na cidade ou bairro! (a gente sempre acha que o governo só enrola).

    Ao mesmo tempo, é muito triste ver algumas podas que parecem assassinatos mesmo (moro em BH). Soninha, normalmente o pessoal que corta é um pessoal que SABE podar, ou eles simplesmente cortam de qualquer jeito e pronto? (curiosidade total)

    ResponderExcluir
  6. Na rua onde moro (que infelizmente não faz parte da sua jurisdição) caiu uma árvore depois de 25 anos morando aqui. Liguei 156, comunicaram a CET, removeram a árvore da rua. No dia seguinte tiraram os restos que tinham deixado acumulado na calçada.

    E claro, vários vizinhos em volta nesse dia, dando palpites. Foi plantada outra no mesmo lugar. Um vizinho afirmou que onde estavam plantadas não há solo apropriado para sustentar uma árvore. Ou seja, quando essa crescer, um belo dia vai cair de novo... se não for feito acompanhamento...

    Outro erro que noto é como plantaram árvores muito próximas, escurecendo a calçada a noite, pois elas tampam a luz do poste. Tudo isso tem que ser levado em conta. Plantar é bacana, mas plantar de forma inteligente e integrada com a rua é melhor ainda.

    ResponderExcluir
  7. Oi Soninha! Estou com uma dúvida, no tópico "Pressa para (gulp) cortar àrvores"
    eu fui a primeira comentar, no entanto, logo abaixo tinha este "comentário" e eu pensei que tivesse sido uma resposta imediata tua, mas vejo que após todos os comentários em todos os tópico tem esta msg, foi você que me respondeu? Ou é algo automático? Surgiu esta dúvida.

    Beijo e se cuida.
    Sem desânimo e precisando de algum coisa, estamos aí.

    Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.

    ResponderExcluir
  8. Soninha, asub de pinheiros fez um inventário com o apoio da usp e a cidade escola aprendiz. Todas as árvores hoje tem plaquinha e tudo! Seria legal tua equipe se informar sobre isso. Ana talvez?

    ResponderExcluir
  9. Tati, a informação é da Soninha, mas é fixa. Na verdade ela tem visto os comentários, mas sou eu que respondo por uma questão de tempo compreensível, imagino.

    ResponderExcluir
  10. URL: http://sptv.globo.com/Jornalismo/SPTV/0,,MUL1022237-16576,00-NUMERO+DE+QUEDA+DE+ARVORES+AUMENTA+COM+RELACAO+AO+ANO+PASSADO.html


    Número de queda de árvores aumenta 60% com relação ao ano passado

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.