segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Resumo resumido sintético e enxuto do dia

- De manhã, a partir das 7:30, respondi emails em casa e bloguei.

- Às 9:40 cheguei à Sub e despachei com o futuro Coord. de Administração e Finanças (que todo mundo nas Subs chama de CAF). Seis ou sete assuntos diferentes. (Exemplo: levantamento de todos os funcionários da Sub, organizados por Coordenadorias/ Supervisões; análise final de pedidos de deferimento de multas; encaminhamento de pedidos de manutenção de arvores à Secretaria do Verde; projeto de Parque para Aldeinha).

- 10:15 - entrevista para o Jornal da Gente (Entre outros temas, enchentes, participação popular, tombamento City Lapa)

- 11:15 - encontro com a ex-Secretária Adjunta de Governo, Stela Goldenstein, que me passou informações recentes e providências necessárias sobre uma dúzia de questões de interesse da Sub da Lapa. "Uma dúzia" não é modo de dizer. (Exemplos: Parque Orlando Vilas-Boas, Poupatempo, Cidade do Samba, Operações Urbanas, remodelação CPTM, CEAGESP, etc.).

- 12:00 - primeira tentativa de sistematizar as informações recebidas, interrompida por telefonemas vários (da Ouvidoria, da Secr. de Cultura), necessidade de ler e assinar documentos, tirar dúvidas surgidas pela equipe, dar instruções sobre novas providências. (Exemplos: fotografar uma praça em que a comunidade solicita cercamento da área dos brinquedos de criança; fotografar uma área pública ocupada indevidamente; assinalar no mapa as ruas recapeadas desde 2006, conforme tabela da Secr. de Coord. das Subs).

- 14:00 - emails + pequena atualização no site da Sub

- 14:30 - reunião com Supervisor de Cultura (Temas: eventos em praças públicas, atividades no Tendal)

- 15:00 - reunião com diretor do Mercado da Lapa (Temas: coleta de lixo, possíveis reformas no prédio, ações no entorno do mercado etc.).

- Mais despachos no Gabinete (documentos para assinar, informações trazidas sobre projetos e processos inacabados, etc.)

- 16:00 - reunião com Conselho Tutelar, Assistência Social, fiscais da CPDU e Guarda Civil sobre problemas diversos no entorno do Memorial. Discutimos: programas de acolhimento, formas de abordagem, equipamentos da rede de proteção social, responsabilidades compartilhadas com outros municípios e órgãos estaduais, etc. etc.

- 17:00 - reunião com Assistente Social (planejar calendário de visitas a equipamentos e serviços dos seis distritos).

- 17:30 - reunião com as comissões organizadoras da Conferência Regional de Meio Ambiente e da eleição dos Conselhos Regionais de Meio Ambiente. Pauta: mudança de membros das Comissões; mudança de data da Conferência e das eleições (para haver mais tempo de preparação e divulgação).

- 19:00 - despachos de gabinete - documentos para assinar, emails para responder, agendas para planejar/ confirmar.

- 20:00 - Reunião do Conseg Lapa. Umas treze demandas para a Subprefeitura, de reocupar os baixos de um viaduto com atividades esportivas a providenciar transporte para que crianças atendidas por programas sociais possam usufruir de atividades oferecidas em equipamentos da região (cursos, oficinas, esportes) a solicitar a dedetização de uma área infestada de baratas e escorpiões (que acham baratas uma delícia).

- 22:30 - Acabei. Quer dizer, acabou a agenda do dia.

Ainda precisei desmarcar uma reunião no Sindicato dos Comerciários (para discutir atividade para o Dia Internacional da Mulher) e outra no gabinete do prefeito (ainda estamos discutindo recursos humanos).

Cada um desses itens significou páginas e páginas de anotações, dados, nomes, telefones, cargos, funções, portarias, programas, editais, rubricas, etc. etc. etc.
Até eu conseguir passar tudo a limpo para delegar tarefas, sistematizar a cobrança, verificar progressos, já começou outro dia e outra agenda como essa. Azar o meu - quem manda querer saber de tudo?

Estou exaurida de toda a minha energia, mas feliz. Um amigo que eu não via há tempos disse que eu estava com cara boa - às 23:00, quando consegui dar uma passada no aniversário dele. É mandioca que não acaba mais, mas, como disse o Tarso Genro sobre o Ministério da Justiça, "de tédio é que tu não morre".

7 comentários:

  1. Ler do tópico "Sub faz o quê? à "Resumo resumido sintético e enxuto" me tomou alguns longos minutos,mas quero que saibas que estou feliz demais por todos aqueles que podem contar com todo o empenho e disposição de alguém como você, trabalhando a cada minuto do seu dia e dedicando a sua vida para a construção de um MUNDO melhor. Admiração é pouco comparado ao que sinto por você.

    Eu quero ser SONINHA quando eu CRESCER!

    To vendo que o nosso pique-nique (com hífem ou sem?) está entrando pelo cano hahaha!

    A causa merece. 20 minutos para cada um, sem agenda até MARÇO =x rs.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. E com tuda sua empolgação e vontade de saber tudo, muita gente se empolga aqui desse lado e quer ajudar em tudo, comentar tudo. Certeza!
    Mas, só pra não conter um comentáriozinho - já que na sua agenda não cabe ler todos os nossos possíveis comentários. rs -, um dos itens da pauta me chama a atenção por ser algo que, em definitivo, facilitaria absurdo o nosso trabalho: "providenciar transporte para que crianças atendidas por programas sociais possam usufruir de atividades oferecidas em equipamentos da região (cursos, oficinas, esportes)".
    Muita água e horas de sono para que esse pique todo continue!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Fiquei encantada! E como a Nayara, morrendo de vontade de ajudar a fazer tudo dar certo! Eu acho esta coisa do transporte tão importante que deveria ser um projeto pra cidade inteira! Estou me juntando aos seguidores do Blog e tenho certeza de que vou aprender muito... Obrigada! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. "Lá vem mandioca!!!" expressão pernambucana pra muito trabalho!

    ResponderExcluir
  5. Quanto trabalho! Não esqueça de reservar algumas boas horas de sono, pq você vai precisar de muito fôlego!
    Se todos os subprefeitos tivessem esse pique a cidade estaria bem melhor.
    Mas Soninha, uma dúvida. (se vc tiver tempo para responder, claro!)
    Os subprefeitos recebem ordens do prefeito, ou seja, realiza as ações planejadas pelo prefeito para aquela região, ou cada um toma as sua atitudes e depois passa para o prefeito o que foi decidido?

    ResponderExcluir
  6. Só não deixa a ex-secretária liberar empreendimento de Parque sem EIA/RIMA.

    ResponderExcluir
  7. Referenciar uma frase de Tarso Genro, concededor de asilo a um terrorista (e assassino) italiano, é dose hein?

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.