sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Latindo para a árvore errada

Como era de se esperar, a Folha deu hoje, em manchete sangrenta, a "notícia", ou "denúncia", de que "Edifício do shopping Bourbon não existe para o IPTU de SP".

Ontem nós já sabíamos: "Vai ser meia página!". Não sei quem foi a "fonte" sobre o tamanho da matéria.

Como expliquei ontem mesmo, aqui no blog, de fato o Bourbon AINDA não paga o valor total de seu IPTU porque ele não foi calculado. Quando for, o shopping deverá pagar TAMBÉM o que ficou pendente nos meses anteriores, com juros e correção. Se demorar um ano, dois anos, dez anos, o que vai acontecer é que o valor vai acumular mais - e eles vão ter de pagar do mesmo jeito.

***
Tirado da matéria: "Empreendimento deveria pagar cerca de R$ 4 milhões de imposto; alertada, subprefeitura diz que situação será regularizada" - "A subprefeitura diz que não enviou o processo à Secretaria de Finanças porque não terminou a numeração das páginas e plantas que compõem o processo. São cerca de dez caixas com plantas, que precisam ser numeradas manualmente, segundo a subprefeitura.
Alertada pela reportagem da Folha de que o shopping poderia pagar um valor menor de IPTU por conta do atraso, a subprefeitura informou que isso não vai ocorrer".


A subprefeitura não foi "alertada" de nada porque o shopping não vai, no final do processo, ficar livre de pagar o valor total.

Também da matéria: "Três funcionários da prefeitura contaram à Folha, sob a condição de que seus nomes não fossem revelados, que esses atrasos podem ter três causas: incompetência da prefeitura, burocracia da subprefeitura ou corrupção. Por essa versão, há suspeitas de que servidores recebem propina para atrasar registro de imóvel que passou por reforma ou foi construído na Secretaria de Finanças.
Seria uma espécie de taxa do atraso -a documentação demora para chegar à secretaria e, com isso, o dono do imóvel paga menos imposto".

Então pode revelar meu nome: Sonia Francine Gaspar Marmo. Não fui eu que "contei" à Folha, mas daqui a pouco até a minha filha de 11 anos poderá fazê-lo, de tanto ouvir falar nisso. Eu mesma disse em discurso durante a campanha, entrevista, sabatina, debate na televisão...

Atrasos de processos podem ocorrer por três causas: incompetência, burocracia (que também é uma forma de incompetência) e corrupção. E deixa eu contar pra Folha uma outra modalidade de corrupção, que talvez ela ainda desconheça: servidores cobram propina para fazer vistas grossas para alguma irregularidade. E, por deus, a tal da burocracia é tanta - ou seja, serve à incompetência tanto quanto à desonestidade - que é muito fácil ter alguma irregularidade. Difícil é ter tudo certo. E assim fica o comerciante "amarrado" ao servidor desonesto - regularizar ele não consegue, então o jeito é pagar "mensalidade".

É o PIOR dos mundos. O cidadão honesto quer fazer tudo direito, quer saber que seus impostos estão sendo bem empregados, quer freqüentar um lugar que esteja dentro da lei, e tudo isso lhe é negado. O servidor honesto quer fazer seu trabalho direito, quer garantir que os impostos são bem empregados (e ele é cidadão também), quer ser respeitado e que a lei também o seja - e ainda pode ser sacaneado pelos demais, tirado de "otário" ou coisa pior. E vão olhar torto pra ele - "Servidor público? Hmpf. Marajá, vagabundo, pilantra". A cada passo que ele der, vão suspeitar de que está "levando algum".

Aos desonestos, interessa espirrar os honestos para fora da máquina. Intimidá-los, desanimá-los, desmotivá-los. E aqui, como no caso do cidadão que quer abrir uma lojinha, fazer tudo direito é muito mais difícil, é mais fácil se dar bem quem quer o contrário.

***
MAS o caso do Bourbon é outro. Ele NÃO SERÁ beneficiado pela demora. Mas vai sair em todas as rádios (porque mídia pauta a mídia)que "mega-shopping paga merreca de IPTU". Cidadãos ficarão irados e descrentes e dirão "Então pra quê pagar imposto?", ficarão com ódio de qualquer cobrança...

Ô, mundo cão.

10 comentários:

  1. Faz parte. A mídia deve produzir notícias que vendam. A prefeitura tem que cumprir suas prerrogativas. De qualquer modo, melhor do que enfrentar a mídia, é mostrar mesmo o que está sendo feito, como tem feito aqui. Mostrar o que é prioridade e assim vai...

    O que dá para fazer agora, ótimo. O que não dá, paciência.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Especulações ridículas, pelo simples fato de que a Prefeitura tem 5 anos pra constituir o crédito tributário. Fazendo nesse prazo ainda resta um tempão pra cobrar. Isso me lembra o Roda Viva com o Protógenes: um bando de calemburistas mal informados tentando desqualificar o entrevistado.

    Mas não se tape o sol nos outros casos, porque de fato, na maioria das vezes vale sim o velho adágio: criar dificuldades pra vender facilidades.

    ResponderExcluir
  4. Soninha vc ainda tá com o blog na Folha ou agora é só este aqui?

    Bom boa sorte nessa nova empreitada (legal se despir de convicções partidárias para realmente ajudar a cidade).

    ResponderExcluir
  5. De novo a Folha... Sonia lembrei de você hoje: assistia ao SP TV e enquanto a Secretária de Educação sorri e falando o nome do governo e do imperador, detonando a Apeoesp, o Chico Pinheiro fez questão de dizer que o problema de educação é umna coisa séria neste PAÍS (desviando do assunto governo ESTADUAL).
    É a tal da mídia.

    ResponderExcluir
  6. Ah Soninha . O Bourbon eh a maior fonte de RACISMO da zona oeste. Quando tem jogo do Palmeiras eles só deixam passar carrão ou gente com família no estacionamento quando está próximo do horário doejogo. Os seguranças com ternos são muito ignorantes . Eles barram com os portões o estacionamento e se você estiver com camisa , eles não deixam entrar.Espero que você e pela sua personalidade que o público conhece não receba esse tipo de gente para PUXAR-SACO ou ser agradada. Eles podem te sorrir mas trata o público que nem cachorro.

    ResponderExcluir
  7. Imprensa ser oposição - como reza a célebre frase do Millôr com a qual concordo em 100% - e ser maldosa e marrom são coisas absolutamente distintas. O fato é que ainda não sabemos fazer jornalismo sério (e olha que considero a Folha o melhor dos nossos jornais!)

    ResponderExcluir
  8. Soninha, li este post ontem assim como os outros que estavam atrasados e não eu não vou reclamar dos posts longos nem vou comentar as notícias (só não posso deixar de lhe dar os parabéns pelo seu trabalho e pela iniciativa de relatá-lo no blog) mas irei latir/reclamar (provavelmente para a arvore errada) sobre o fim ou “desligamento” do blog na folha. Tendo a diretoria optado por desativá-lo (pelo motivo que desconheço, mas que não é o mais importante no caso) o mínimo de decência e profissionalismo seria publicar uma nota, antes de dar acesso aos arquivos do blog, retirar todo o conteúdo do ar, ou simplesmente postar uma mensagem como se fosse um novo post ou na melhor das circunstancias deixar que você postasse uma última vez anunciado o fim do blog, mas nada disso foi feito, aliás nada foi feito mesmo! O blog parece estar abandonado sem atualização por vontade própria da autora. Bom, era só isso por hj, rsrs. Bom final de semana! Tchau!

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.