terça-feira, 21 de abril de 2009

Fora-do-assunto

Hoje infligi à minha filha de 12 anos uma tortura terrível: passear comigo pela Paulista. “Onde? Passear como? Andar? Ficar andando, só, em linha reta? Andar pra que? Nem tem nada pra ver!”. Não negaceei: “Não quer ir por prazer ou para me fazer companhia, tudo bem. Considere um castigo”. Filhas pré-adolescentes, hmpf. É a terceira vez que eu passo por isso.

***
Na ida, passei em frente ao Pqe Zilda Natel. Oh sh*t, uma ambulância do SAMU parada em frente. Espichei o pescoço e vi um rapaz recostado sobre a maca, observando seu próprio socorro. Ufa. Deve ter sido joelho, tornozelo ou algo assim. Não pescoço.

***
Feitiço contra o feiticeiro: rodei uns sete quarteirões até achar lugar para parar o carro. Bem feito (eu acho que carro não tem nada que ficar ocupando espaço de circulação parado nas ruas). Ninguém mandou não ir de metrô.
Parei em um estacionamento. R$12,00, “preço único no feriado”. Razoável.

***
Os carros que sobem a Haddock Lobo tem total liberdade de movimento: podem ir em frente, virar à esquerda ou à direita. Já os pedestres, coitados, têm de andar um quarteirão ou mais para conseguir atravessar a rua.
Não adianta, no nosso trânsito as preferências são todas invertidas. Idosos, cadeirantes, gestantes e todos os demais têm de andar mais do que quem estiver sentado em um veículo motorizado.

***
Cartaz no Instituto Cervantes lembra que dia 23 de abril é Dia Mundial do Livro. Oba, vamos tramar algumas ações. Por exemplo: “perca” um livro por aí. Leu, gostou, não vai ler de novo? Passe adiante. Para quem? Para quem quiser!

***
Almocei no América, extravagância eventual (é bom, mas é caro. É caro, mas é bom). Encontrei um amigo de um tempão atrás, o Flavio Cariri, diretor de cinema. Foi com ele que eu conheci Marmelópolis, perto do pico dos Marins. Meu namorado era o diretor de fotografia; eu era assistente geral. Na hora de fazer uma tomada do alto de uma montanha, virei assistente de câmera -o assistente oficial estava enjoado demais para puxar o zoom (cinema ainda tem muita coisa manual...).

Ele estava com a filha mais nova – Sophia ou Sofia, incansável como as minhas filhas. Sempre fico pasmada quando vejo um bebê quieto em um carrinho, olhando a paisagem... E o mais velho, um belo moço, que eu conheci careca e sem dente, menor ainda que a Sofia...

***
Caminhando pela Paulista, finalmente, parei no espaço Caixa Cultural no Conjunto Nacional. Em cartaz, exposição de fotos do fotógrafo norueguês Dag Alveng. São três séries, uma na Noruega e outras duas, chamadas “I Love This Time of The Year” e “This is MOST Important”, em Nova Iorque. São imagens com dupla ou até quádrupla exposição, fantásticas. Veja algumas no site dele.

A Julia, que reclamou que não ia ter nada pra ver, não deu muito valor.

***
Consumismo, essa praga: uma loja no Conjunto Nacional vende camisetas lisas, de cores interessantes, por dez reais. E pólos por quinze. Se tem uma coisa que eu não preciso é de mais camisetas, mas se não estivesse tão dura, teria comprado. Porque são bonitas e estão baratas.

***
No “Casarão” da Paulista, visitei o Centro de Adoção de Cães e Gatos. Dá vontade de levar todos. Fêmeas adultas docinhas, machos tímidos, todos com olhar carinhoso. Algumas histórias com final feliz são contadas em um parágrafo em um mural. São vários os casos de gatos e cães adotados, como os meus, que agora vivem juntos.

Se não dá pra adotar, dá para ajudar de várias maneiras – sendo voluntário, doando rações, medicamentos, produtos de limpeza, coleiras, roupinhas, jornais, coletores...

Sites para mais informações: www.naturezaemforma.com e www.adotaretudodebom.com.br

***
Também no Casarão, a exposição “Em Obras” http://mostraemobras.blogspot.com/. Ingresso a cinco reais. “Pode tirar foto”, informou o porteiro. Pena que eu já não tinha mais bateria em um telefone e memória no outro...


Ivan Pires

Queria ter dinheiro pra comprar arte! Com 1200 reais, levaria uma obra do Ivan Pires. Com 700, um trabalho em nanquim do Theo Firmo.


Theo Firmo, "La Famiglia".

***
Na calçada, uma mulher me parou: “Soninha! Adoro seus textos na internet. Você lançou uma idéia que eu propago no ônibus, no metrô: dar lugar para quem está mais cansado!”

Eu me espanto com a capacidade das pessoas de me reconhecer (sou muito diferente ao vivo e na TV) e de lembrar de coisas que às vezes escrevi rapidamente, de passagem. Muito legal.

***
Minha filha, blasé ao máximo de sua pré-adolescência, contava ironicamente cada um que me reconhecia. “Quatro...”. “Cinco...”.

(Quando era mais nova, ela sempre perguntava: “Quem é, mãe?”. Achava estranhíssimo as pessoas me conhecerem e eu não saber responder quem eram elas).

***
Dei uma volta pelo Trianon. Escuro como a natureza quis que ele fosse, muito bonito.

***
Fui até o vão livre do MASP. Esse, em compensação, tá muito feio. Sujo, com mato crescido entre os paralelepípedos (podia ser bonito, mas não está sendo), cheirando a mijo. Descuidado que só.

No quarteirão em frente, uma construção pela metade, com ferros à mostra como se fossem tripas. Ao lado, um estacionamento com 0% de solo permeável.

Ê, São Paulo. :o/

***
Na volta para casa, passei de novo em frente ao Zilda Natel. Fazia frio e garoava, mas algumas mulheres faziam ginástica nos aparelhos.

Ê, São Paulo. :o)
Pensa que é só em Berlim que as pessoas não têm medo do tempo feio?

19 comentários:

  1. Putz, é quase um absurdo tua filha dizer que não tem nada pra ver na Paulista... Por lá tem tanta coisa interessante...
    Espero que logo ela veja o valor de lá :)

    ResponderExcluir
  2. Bom saber que você teve um dia descanso, Soninha.
    Descansei também ao ler. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. tem que fazer as filhas passearem com a mãe mesmo, e pra pensar na vida, olhar o mundo, tá certíssima... Bjs

    ResponderExcluir
  4. Soninha, quanto tempo! Realmente, o América é bom, mas é caro. Vi você no CQC. É paulada atrás de paulada nos políticos. A galera mal deixava você falar. Soninha, quero mandar um e-mail. Pode ser no soninha@soninha... Abração. Ah, mais duas coisas: achava melhor o blog da Folha e como tá difícil de ter e-mail lido na ESPN. Não estou mandando tanto, porém meu nome foi "esquecido". Ecologicamente é o correto, mas esse mural é uma bagunça, pois fica complicado dividir por assunto. O cara manda uma mensagem sobre o Cruzeiro. Aí quando o apresentador for falar do Cruzeiro, a sua mensagem fica perdida. Renato Bosi de Magalhães - Brasília.

    ResponderExcluir
  5. Essas nossas filhas... a minha, ainda na inocência dos seus 3 anos, ainda acha o máximo passear comigo, fica toda orgulhosa. Para ela, eu sou 'forte', 'grande' e 'bonita'.
    Mas sei que não será por muito tempo... :)
    Faz parte do jogo.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá
    tive uma surpresa ótima ao descobrir o seu twitter, e por meio dele chegar a esse blog... não deu tempo de ler tudo, mas já adicionei aos favoritos pra olhar de vez em quando... aproveito o espaço pra perguntar como é que faço para me juntar à qualquer campanha ou projeto político que você esteja encaminhando esse ano... beijão

    ResponderExcluir
  7. Olá, Soninha. Sempre gostei das suas opiniões, mesmo antes de você ser política. Aliás, acredito que antes de você sequer pensar em entrar na política. Até hoje, minhas opiniões sobre legalização da maconha, por exemplo, tiveram você como primeira referência. Lembro que você ia do programa do Ratinho ao do Clodovil, e conseguia falar sobre um tema mega espinhoso com naturalidade, sensibilidade e esclarecimento. Achava aquilo o máximo. Depois você foi eleita vereadora pelo PT. Pensei: que ótimo! A melhor novidade na política dos últimos tempos. Depois você se candidatou a deputada federal. Pedi pra todos os meus amigos de SP votarem em você (não sei se obtive sucesso, mas juro que tentei!). Você não foi eleita e pensei: que pena! Espero que consiga na próxima. Daí você saiu do PT, e tentou a prefeitura de SP pelo PPS. Segundo você, uma coisa não teve nada a ver com a outra. Pensei: não tenho porque duvidar dela. Agora temos posicionamentos partidários diferentes (eu continuo preferindo o PT, PSB e Cia), mas tudo bem. Você não adotou um discurso raivoso com o PT, nem com o Lula. Parecia moderada nas suas colocações, sem maniqueísmos. Aliás, falou que só aceitou conversar com o PPS porque tinha Socialista no nome! Acho que nem estávamos tão distantes assim. Depois você optou pelo Kassab no segundo turno de SP. Apesar de não ter se empenhado tanto quanto o PPS na campanha, adotou uma postura "anti-Marta", segundo os jornais. Pensei: é, agora realmente estamos bem distantes. Jamais eu poderia optar pelo DEM, a despeito de TODOS os problemas da administração da Marta. Depois, você aceitou uma sub-prefeitura no mandato do Kassab. Pensei: isso confirma que estamos distantes, o DEM não tem nada de Socialista, mas de repente ela tá aproveitando uma oportunidade pra colocar suas idéias em prática. Deu pra levar... Agora, eu vejo você na propaganda do PPS, dizendo que o Lula tá fazendo campanha antecipada pra Dilma com o nosso dinheiro, que o Serra é quem tá governando de verdade, e que você estará "do outro lado" em 2010. Por favor, diga aí, o que eu penso?

    ResponderExcluir
  8. Olá, Soninha, desculpe está falando disso por aqui, mas tentei no seu endereço de e-mail que é rp@soninha.com.br, e está sempre voltando, então copiei o que tinha enviado e estou colando aqui. São apenas algumas dúvidas.

    Muito obrigado. Tchau!

    Meu nome é Venancio, moro em São Paulo, e é um prazer falar com você. Antes de mais nada, adianto que votei em você no primeiro turno e na legenda do PPS. Tento acompanhar o andamento da câmara como posso, o que não é muito.

    Acabo de ver alguns comerciais do PPS na TV, e algumas dúvidas me surgiram, espero que possa me ajudar.
    Quem é o candidato de 2010 que o PPS irá apoiar? Candidato a que cargo, aliás?

    Tenho ouvido e visto algumas coisas que tem acontecido nesta cidade ultimamente, e muitas das notícias ruins vem do executivo, mas me entristece muito mais quando fico sabendo que alguns vereadors de um Partido Socialista tem apoiado idéias nada populares da bancada do executivo.
    Então... estou com muito receio de quem é que o PPS irá apoiar. Talvez eu esteja me equivocando, mas o que me parece é que o PPS, por não ser um partido grande, está sendo usado para atacar os chamados "partidos de esquerda" apenas para se opor, sem contribuição de políticas públicas.

    Bem, eu aguardo uma resposta que possa me ajudar, não apens em 2010, mas daqui para frente.

    Tenha uma boa semana e continue firme no trabalho!

    ResponderExcluir
  9. Ahhhh essa juventude blasé. Ainda não li seu post inteiro por "falta de tempo" (convenhamos, ninguém mais cai nessa conversa...Estou tentando mesmo é fugir um pouco das responsabilidades de universitário por preguiça de estudar no feriado e vim dar uma passadinha no seu blog) mas já identifiquei em sua filha toda a "geração atual" (nossa...Tenho 21 anos mentalmente bastante imberbes e já falo como um "velho" hahaha), boa parte dela composta de garotos e garotas que só pensam em baixar mp3, dançar funk ou a música da moda e livro, teatro e cinema (ou uma boa passeadinha pela Paulista) que é bom, nada!
    Empurre Nietzsche pra sua filha, nunca li mas pelo que ouvi falar, parece que é um bom contraponto a mentes blasés rs

    Boa semana e até o próximo post! =)

    ResponderExcluir
  10. SONINHA NINGUÉM ACREDITA EM MAIS VC... SUB-PREFEITA DO KASSAB KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK RIDÍCULO... FOI PRA ISSO QUE SAIU DO ANTIGO PARTIDO? E ESTE PPS É UMA PIADA KKKKKKKKK ATÉ O PRISIDENTE É UM ASPONE TB DO KASSAB KKKKKKKKKKK E QUE HISTÓRIA É ESSA DE LANÇAR O SERRA PRESIDENTE? E QUEM DISSE QUE AQUELE ZUMBI ESTÁ GOVERNANDO? SE TEM PROPAGANDA DA SABESP ATÉ NA PARAÍBA E DO RODOANEL EM SALVADOR? ISTO É GOVERNAR EM SÃO PAULO? KKKKKKKKK TOME VERGONHA NA CARA KKKKKKKKKK E LAVA SUA BOCA QUANDO FOR FALAR DA MARTA.... ELA NUNCA SERIA SUB SUB SUB DO KASSAB.... VC SE PRESTA A ISSO? RIDICULO....

    ResponderExcluir
  11. Oi Soninha, boa noite.

    Meu nome é Bruno, participei com você do Roda Viva cujo o entrevistado foi o Dunga. Fiquei no twitter.

    Conversamos rápido na saída, mas não tive a oportunidade de te contar sobre o blog que participo.

    É o Radar Esporte (www.radaresporte.com.br), e como sei que você além de ser super ligada na internet gosta de esportes, queria que você desse sua opinião.

    A idéia é repensar o esporte do ponto de vista do marketing, administração e comunicação.

    Iria te mandar uma mensagem direta pelo Twitter, mas não consegui pois você não me segue, e o e-mail (rp@soninha.com.br) voltou.

    É isso.

    Beijos,

    Bruno Bernardo
    http://twitter.com/brunobernardo

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Pois é, Subprefeita do Parque Antártica. Já twittei, mas faço questão de vir reafirmar aqui.

    Para você e para sua filha, pode soar como "quatro", "cinco", "seis", mas para nós, do outro lado da calçada, um sorriso seu representa a realidade que estamos carentes de ver há um bom tempo.

    "Políticos andando nas ruas" é um fênomeno cada vez mais raro. Tenho certeza que você só pode fazer isso por causa de seu trabalho e de sua postura política.

    Não sou fã de seu partido e muito menos de algumas alianças políticas que você realiza, mas espero que hoje, daqui dois anos e sempre, você não seja apenas uma política, mas continue saindo de trás de sua mesa, nem que seja para levar a sua filha para passear na Av. Paulista.

    Bom trabalho e Viva o Palestra!
    pedromeletti

    ResponderExcluir
  14. Lamentável a propaganda de seu partido na TV. O Jungmann mentindo deslavadamente dizendo que o Lula vai mexer na poupança como fez o Collor. É o PPS jogando a ética no lixo!

    ResponderExcluir
  15. Sonia, detesto tratar disso aqui, mas, como já disseram aqui, seu e-mail não tá trabalhando direito, então...
    Que sinistra essa campanha do PPS, hein?
    Reclamando de pré-candidato que faz pré-campanha de que forma? Lançando pré-candidato fazendo pré-campanha?
    E logo quem?! "Governando"?... Eu imagino um caminhão sem motorista na Rodovia Bandeirantes a 100km/h...
    O cara tá se achando, atropleando o Aécio e meio mundo. Pagando meio mundo de gente pra fazer campanha Paulista em outros estados, exportando idéias que nem dele são. E já é público, todo mundo sabe que a campanha já começou pra todo mundo. O sujeito que está "governando" já deu ordens para todos, inclusive da prefeitura, fazer oposição ao governo federal e não cuidar da própria casa (É só ver o blog do Secretário Municipal de Educação, por exemplo: http://aschneider.wordpress.com/2009/04/21/centralizacao-das-politicas-quem-ganha-com-isto-i/ )
    Estou torcendo para que aquela sua bronca do plano Minha Casa, de já ter panfleto antecipando programa, tenha sido sua opinião mesmo.

    E essas coisas daqui da cidade? O Kassab e sua turma tão reescrevendo o Plano Diretor como se fosse norma de condomínio (e olhe lá...), emperrando pela décima vez o Procentro (ops... Nova Luz). E, cruzes!, eu nem gosto de petismo desenfreado, mas como nós só temos, basicamente, dois partidos, o PPS parece que tá contribuindo pra um time que simboliza tudo de ruim e atrasado que temos a mais décadas no estado de São Paulo. Meu sobrinho de 16 anos nunca soube o que era um boa escola, e agora o cara que está "governando" chama ex-ministro pra fazer campanha e ele me fala que a educação de São Paulo tem projetos pro país todo... Caramba! Eu devo viver em um universo paralelo!

    Beleza, não pode fazer críticas a atual gestão, tudo bem, mas daí fazer propaganda pra ela, é outra coisa.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns a você e ao PPS pela campanha na TV. É isso aí! Alguém tinha que mostrar a outra face da moeda. A Vaca Sagrada ( a Nação brasileira ) está quase sem leite depois desses 8 anos do Sr. Marolinha e Cia.

    ResponderExcluir
  17. a ideia, "ofereça seu lugar pra alguem mais cansado" é uma prática...

    ResponderExcluir
  18. Gente,

    Campanha partidária se faz no horário partidário. Corretíssimo. Errado seria se ela se valesse do cargo que ocupa para promover este ou aquele candidato. Aí não faria sentido.
    Acho que o povo já está um pouco cansado de pessoas que ficam eternamente em cima do muro. Democracia é de quem se organiza e de quem se propõe a dar a cara a bater, a assumir a posição de vidraça. Um mutirão aqui, uma anotação ali, uma reunião acolá e vai-se construindo um trabalho sólido, que se passará às próximas gestões como um paradigma imutável, irreversível. Quem mora na região da Sub Lapa já está, pouco a pouco, percebendo a diferença. Falta muito, mas agora sabemos que há quem se preocupe e se ocupe dos problemas com amor, doação, fibra. Nunca tivemos isso por aqui, nem mesmo na gestão Marta, que pregava a participação e o verbo 'ouvir'.

    ResponderExcluir
  19. Pô, Soninha,
    Quando encontrar o seu colega de partido Jungmann dê um esporro nele. Essa propaganda dizendo que o governo federal ia mexer na poupança, como o Collor fez causou engulhos.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.