terça-feira, 28 de abril de 2009

Oposição, ironia, agressividade, intolerância...

Não tenho lido os comentários do blog, mas sei que estou tomando um cacete. Antes de ler e me irritar (não tem sido difícil me irritar - a vida na Sub não é bem um piquenique, sabe? - e esse não é o melhor estado para discutir com alguém), vou me antecipar e dizer algumas coisas sobre a campanha do PPS na televisão.

Eu me vi nesse instante falando sobre "apoiar [em 2010] quem está governando, não fazendo campanha".

Claro, óbvio, que é um cutucão no fato de a Dilma estar abertamente em pré-campanha à sucessão do Lula. Ninguém no mundo poderá negar que está em curso uma estratégia para torná-la mais conhecida, mais popular, mais ligada ao presidente e suas marcas registradas. Se é legítimo? Até certo ponto,é.

***
No Brasil rola uma hipocrisia doida com candidaturas e pré-candidaturas. Enquanto não é feito o registro oficial do candidato junto ao tribunal eleitoral, ele tem de fingir que quer tudo menos disputar a eleição - ou será acusado de "antecipar a campanha". Depois, já candidato, ele também tem de tomar muito cuidado para não fazer campanha, pedir voto, essas coisas - quase tem de fingir que quer tudo menos ser eleito.

Nunca me esqueço da consulta que fizemos ao tribunal eleitoral na eleição para a prefeitura: "Podemos vender camisetas (para arrecadar recursos e divulgar a candidatura)?". "Podem, desde que não tenha o nome do candidato nem o cargo que ele pleiteia". Fantástico.

Não lembro quem foi questionado na Justiça por ter dado entrevista à Folha falando sobre o que pretendia fazer caso fosse eleito - acho que foi a Marta. Queriam que ela falasse tudo, menos dos seus planos para a prefeitura, do contrário configuraria "propaganda eleitoral indevida". É inacreditável.

***
Enquanto tudo é proibido, é claro que os pré-candidatos se movimentam para viabilizar suas candidaturas. Costuram apoio dentro dos partidos, planejam ações que dêem visibilidade e reações positivas, cuidam da imagem e da sua assinatura, de suas marcas registradas.

Não era melhor que fosse permitido e pronto?

Que os pré-candidatos pudessem dizer aberta e honestamente: "Sim, eu quero ser presidente e por isso pretendo disputar a próxima eleição"?.

***
Quando o pré-candidato já é detentor de um cargo público, fica tudo mais complicado. Ele automaticamente tem mais visibilidade do que os demais. Vai fazendo seu currículo de candidato ao mesmo tempo em que trabalha - sobe na tribuna no Parlamento e discursa sobre os problemas do país, apresenta um projeto de lei, inaugura uma obra.

Mas é possível separar completamente uma coisa da outra? "Olha, eu NÃO ESTOU AQUI querendo ser presidente/governador/prefeito. Estou sendo só deputado/vereador/ministro/governador/senador. Faz de conta que eu e eu somos duas pessoas diferentes".

Claro que não!

***
Tem de haver uma medida, no entanto. Que o trabalho sirva como palanque, é inevitável. Que o trabalho seja sacrificado pelo palanque é que não se pode aceitar.

E há várias maneiras dele ser sacrificado. Por exemplo, com o excesso de compromissos sociais, de mídia etc. Em condições normais, o "social" já consome um tempo doido da gente. As pessoas querem porque querem que você resolva os problemas todos do mundo em um dia, mas também querem que você tenha bastante tempo para recebê-las, ouvi-las, comparecer a solenidades, etc. Se você começar a programar muitos eventos de visibilidade pensando na sua candidatura, o trabalho VAI ficar prejudicado.

E tem também a opção por obras mais visíveis em detrimento das mais importantes; mais populares e agradáveis em prejuízo de medidas muito necessárias mas impopulares.

(Não foi à toa que o Fernando Henrique segurou o câmbio irreal por tanto tempo... E que seu segundo governo ficou terrivelmente prejudicado por causa disso).

É fácil traçar claramente essa linha entre o inevitável e o abuso? Não. E cada um vai enxergar conforme suas próprias afinidades nessa história.

***
Eu fui petista a vida toda - portanto, oposição quase a vida toda... E fui dura, intransigente, inflexível, intolerante, implacável. Eu e o PT. Não admitíamos uma concessão, conciliação, moderação. E éramos irônicos, sarcásticos, terríveis.

Com o tempo, fui mudando. Ainda sendo absolutamente intolerante com algumas coisas, mas mais compreensiva e flexível com outras. Em boa parte, por influência do budismo. Comecei a prestar cada vez mais atenção no outro lado, nos argumentos dos meus adversários, e a admitir que é impossível viver sem concessões. Importante é ter um limite para elas.

Como já disse muitas vezes para explicar minha saída do PT, o partido também mudou muito. De "concessão nenhuma" - o que era errado, destrutivo, improdutivo - para "todas as concessões do mundo". E dá-lhe ministério e estatal para todo mundo que a gente execrou um dia - não porque fossem adversários, mas porque eram inimigos de tudo o que acreditávamos e defendíamos. Se eles mudaram? Alguns, sim. Mas muitos continuam sendo os mesmos Sarneys e Barbalhos e Malufes de sempre.

***
O PT estaria fazendo uma oposição furiosa ao governo Lula se o Lula não fosse do PT. Criticando a política econômica, a miséria que não termina, a crise do emprego, as barganhas com o Congresso, o excesso de MPs, os desvios de recursos, o assistencialismo, o latifúndio, as obras faraônicas (tipo transposição do São Francisco), a devastação da Amazonia, a política de Comunicação, o loteamento da máquina pública, a clientelismo, o diabo.

Bom, o próprio Lula fala do governo às vezes como se ele fosse da oposição.

Talvez o PT fizesse até uma oposição injusta, exagerada. Mas o PT sempre foi exagerado (eu também!). "Não queremos reformas, queremos a REVOLUÇÃO". Ok, continuo querendo. Mas o carro está andando e a gente precisa trocar o pneu enquanto roda, então faz o que? Faz o que puder fazer, oras. TUDO o que puder, e não fica parado esperando o impossível em nome do ideal.

****
Enfim, o PT da oposição de antigamente seria implacável em relação ao Lula.
Mas o PT que hoje é governo não tolera oposição. Nem a debochada nem a mais polida.

Deboche é difícil mesmo de aguentar. E o PT também é vítima de acusações injustas, ataques desleais, críticas desqualificadas. Mas - como eu cansei de dizer enquanto ainda estava no PT - isso não quer dizer que TODAS as críticas e acusações são infundadas e o PT é sempre vítima da maldade alheia; que a oposição é sempre "do mal" e serve a interesses escusos e o diabo.

***
O PPS é oposição ao PT. Eu ter ido para um partido de oposição ao PT foi considerado por muitos uma traição inominável. Mas a gente continua tendo o direito de escolher ser oposição, não tem? Só é permitido quando os outros estão no governo??

O PPS critica muito duramente o governo Lula. Se eu concordo com todas as críticas? Não. Já discuti muito com o Roberto Freire por causa de Bolsa Família e Classificação Indicativa da programação de TV, por exemplo... Se concordo com o tom de todas as críticas? Também não.

Prefiro a argumentação menos exaltada, as discussões menos sangue-nos-olhos. (O Roberto Freire é muito sangue-nos-olhos - de verdade, não é cena). A ponto de ficar incomodada, como muitos aqui, ao ver o bendito anúncio em que criticamos a pré-campanha da Dilma. (Acabei de me ver na TV - ainda não tinha visto).

***
Como já disse, a Dilma está, sim, em pré-campanha. E é impossível que seu extenso calendário de lançamentos, pré-lançamentos, convenções e eventos "sociais" pelo Brasil todo não esteja atrapalhando o desempenho de suas importantes atividades como ministra.

(O problema de saúde é outra história e ela tem todo o direito do mundo de atender às necessidades de seu organismo e tirar o pé do acelerador).

Os outros pré-candidatos estão também em pré-campanha? Claro que sim... Serra, Aécio, Ciro pensam em 2010 tanto quanto a Dilma. Talvez o Sergio Cabral também. Heloisa Helena, possivelmente. Mas a proporção de atividades "palanqueais" dela está superando a dos demais fácil, fácil.

***
De todo modo, acho justificado e justo dizer isso uma vez, acho bobagem dizer mil vezes. Fica uma coisa raivosa, provocativa, de que já não gosto mais. Aliás, é difícil propaganda política não ser irritante... A tentação para criticar acidamente é sempre muito grande. E a do PPS tem esse tom - menos do que já teve antes, ainda bem (eu detestava o nariz de palhaço). Mas no contexto total da propaganda do partido, eu pareço mais raivosa do que gostaria.

Mas... De novo, quem critica nossa fala dura é quase sempre quem também fala muito duro. Quem desce o pau sem dó nos adversários do PT - sem gentileza, sem suavidade, sem palavras contidas.

Podemos todos mudar o tom?

Acho muito difícil. Mas ok, ainda que não mudem, vou redobrar a vigilância quanto ao meu, contendo minha raiva, minhas ironias. E tentando também aguentar as dos outros sem me irritar.

29 comentários:

  1. Uau !
    Uma voz racional no meio dessa selvageria que é a política.
    Esse é o caminho. Assim que se constrói o futuro.
    O PT é passado. Temos que buscar novas formas de pensar a democracia. Parabéns !
    Sei que é complicado, mas segura a onda na sub, moro na Hamburguesa e tem muita gente aqui tá torcendo por vc.

    ResponderExcluir
  2. Tem um negócio que eu já escrevi algumas vezes nos blogs que tive: se tem uma coisa muito mal-regulamentada no Brasil, é a pré-campanha. Para o bem e para o mal. Em parte por conta dessa hipocrisia de o cidadão ser candidato mas não poder dizer. Um Obama nunca teria espaço pra fazer seu nome no Brasil exatamente porque só tem três meses de campanha reconhecidos por lei. Mas o efeito mais perverso disso é que muitos pré-candidatos fazem pré-campanha dentro dos limites de ele próprio não dizer que é mas gastando dinheiro arrecadado sabe-se lá de onde (geralmente do próprio bolso é que não sai), usado sabe-se lá como e não declarado de forma alguma, porque a lei não lida com a pré-campanha. Por exemplo, eu vi matérias sobre o 21 de Abril mineiro e gostaria muito de saber quem paga a confecção das faixas encorajando o Aécio Neves a se candidatar a presidente e o transporte da claque que estava lá sem nem saber por quê. Em 2006, sob alguma pressão, o Anthony Garotinho acabou por revelar uma lista de doadores de sua pré-campanha eleitoral. O pessoal foi checar e boa parte deles eram entidades de fachada que recebiam grana do governo que ele ocupava. Ou seja: sai do governo, passa pelo "programa social", reverte pra campanha. Mas, como pela lei não existe pré-campanha, o povo pode continuar arrecadando sabe-se lá de onde, gastando sabe-se lá como e prestando contas sabe-se lá pra quem.

    ResponderExcluir
  3. (Aliás, escrevi "para o bem e para o mal". Errado: é SEMPRE para o mal.)

    ResponderExcluir
  4. Soninha, sou seu eleitor e procuro continuar sendo, mas não me vejo na possibilidade de apoiá-la nesse momento. Uma coisa é ser oposição ao governo do PT e outra coisa é ser apoio ao PSDB/DEM. Acho vergonhoso para um político de um partido que se diz ser de esquerda apoiar o governo do PSDB e do DEM, que são ambos altamente reacionários em diversos aspectos, sendo o DEM um partido que não se preocupa minimamente em demonstrar algum compromisso com nenhum tipo de visão de mundo e ou ideologia, a não ser com a preservação dos espaços de poder detidos por seus afiliados. Ser contra o Lula se utilizar da máquina estatal para fazer propaganda para a Dilma é uma coisa, apoiar um partido (PSDB) que a mais de 20 anos vem jogando a educação do estado paulista para a latrina é outra. Por mais que você possa ter uma boa relação com o governador Serra na esfera privada é difícil vê-la apoiar politicamente uma pessoa que vem auxiliando para fazer a gestão do governo estadual mais fechada para o diálogo com a sociedade organizada (representações estudantis entre outras) e classes de trabalhadores (vide caso recente das polícias) e que é incapaz sequer de manter suas prórpias promessas (de não largar a prefeitura de São Paulo para se candidatar a governador). A partir do momento que você afirma que gostaria de ver esse cidadão eleito presidente do país, fica difícil de acreditar que você ainda acredita que dá pra se fazer política de um modo diferente do que se tem feito.

    ResponderExcluir
  5. Os petistas se fazem de vítima, mas merecem o que recebem. Nem compensa esquentar a cabeça por causa do PT, Lula ou Dilma. A verdade todo mundo já sabe. Não é uma entrada na TV que vai mudar o que já é fato.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O PT não é esquerda, isso é fato. Talvez centrão.
    Mas ser oposição ao PT é automaticamente virar capanga do PSDB, e fazer o trabalho sujo, já que o Imperador não vai se sujar agora, né?
    "...o PT também é vítima de acusações injustas, ataques desleais, críticas desqualificadas..." tipo aquela mentira desgraçada do Jungman? O cara não se preocupar em atacar mentindo um partido já pode ser considerado negativo, mas causar polêmica pública é perverso. Já expliquei três vezes pra minha avó que ela pode deixar a pouquíssima merreca que ela tem na poupança. E se ela resolver tirar esse dinheiro e ser assaltada na porta do banco como já foi alguns anos atrás e ficou sem nada? E o PPS nessa?
    Mentiras sacanas fazem isso, Sonia: desgraçam a vida das pessoas. Só que vocês aí de "cima" ficam tão preocupados consigo mesmos que esquecem o que são pessoas de verdade.
    ---
    Sobre o DEM, PSDB? Silêncio. Muito diferente da Soninha de muito tempo atrás, tipo setembro do ano passado.
    ---
    Gostava de você porque representava uma mudança Apartidária. Mas vejo que era só representação. Atores representam um papel hoje, amanhã, outro.
    Isso me entristece um pouco, mas agora posso voltar ao mundo real, onde pessoas reais dirigem suas vidas, e esquecer o mundo dos gabinetes onde as sujeitos se escondem em papeis e leis obscuras.
    ---
    Seu blog, sua verdade.
    ---
    Vou nessa. Pode deixar que eu fecho a porta.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com quem disse acima "O PT é passado. Temos que buscar novas formas de pensar a democracia."

    Mesmo que o canditado ou canditada do PT seja bom, eu tenho horror a esse partido depois desses anos de Lula Marolinha e Cia.

    E acrescento: Temos que implantar novas formas de exercer a democracia !

    ResponderExcluir
  9. Pois é Soninha....

    Esteja bem amparada ao lado do Serra, amigos amigos...

    Tinha uma outra percepção da sua pessoa, tudo bem ser subprefeita numa gestão Demo!, ñ te condeno, o seu ideal era superior a este partido, agora apoiar quem esta trabalhando...venhamos e convenhamos o Serra com sua política fiscal exarcebada é o cumulo do que se pode chamar de trabalho e mesmo assim como já postou um outro amigo se nega a discutir com a sociedade cívil...trabalhando para quem?, ou como diz um famoso jornalista, o Zé Pedágio?

    Estou muito triste com isso tudo!

    Lamentável

    ResponderExcluir
  10. Completando...

    minha ex-percepção de você se deu na Faculdade de Saúde Pública em um debate organizado pela minha ex-gestão de CA onde pude conhece-la pessoalmente e conversar sobre políticas públicas de saúde para a juventude...

    Um outra pessoa...

    ResponderExcluir
  11. Soninha, pede pro MARAVILHINDO ROBERTO FREIRE ser candidato, pede? Ele é tããããããããããããããããão infinitamente bom! Eu amei ter votado nele para presidente, um dia aí.

    Ciro Gomes também eu gosto, mas ele migrou né?

    ResponderExcluir
  12. Ahttp://eupossoo.blogspot.com/I LINDONA,SIGO SEU BLOG AGORA VAIIIII ENTRA AI MEU E ME SIGA NEEEEEEEE!KKKK,SENAUM MAGOOEIIIIIIIIII!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Soninha, você está muito raivosa na campanha. . "....enquanto um está governando...????" . Quem está governando , o Zé serra levando a Cetesb para o PR???!!! nas televisões do Paraná o governador Requião quer saber se o governador de SP é também do Paraná.
    Você é mais uma "POLITIQUEIRA" e eu pensando que você era "diferente". A minha participação neste blog acaba aqui !!!
    Se arrepender, me chame de volta victoraas@ig.com.br ou victoraas@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. caraca mas quanto petista alienado...acoorda mané tão demonizando ai o DEM e o PSDB mas tiveram a chance de fazer tudo diferente e fizeram TUDO IGUAL. Pra fazer igual vamos eleger o SERRA logo porque nós sabemos fazer melhor, e por favor parem de torrar o dinheiro público para dar menos trabalho de acertar as contas.. Xô petralhada

    ResponderExcluir
  15. Eu não vi a campanha então me abstenho. O texto tá longo, o assunto não me parece simples e estou com sono, então me abstenho. Só sei que a equipe do Serra é muito criativa e não tá pra brincadeira não. Criaram um desconto no registro de imóveis pra simular a mesma sensação de propriedade que o programa federal se propôs. E dá-lhe propaganda. Na TV e no metrô (aliás, a poluição visual no metrô já tá até incomodando). Enfim, ora descambam pro mal gosto e ora são geniais. Mas nunca deixam de ser escrotos. Aliás, outro gênio delirante, Bob Jefferson, deu um banho de tamanha realidade na minha cabeça neste domingo na RedeTV que essas discussões todas me parecem completamente estéreis. E viva a cachaça!

    ResponderExcluir
  16. Assim como você diz que os petistas descem o pau apenas nos adversários, não gostam de ouvir fala dura, mas falam duro com os outros, eu poderia falar o mesmo do bloco PPS/DEM/PSDB. Mas esse movimento é pendular, né, Soninha? Por isso ele não leva a lugar nenhum... Você sabe disto muito bem. Não tem conversa mesmo, não tem diminuição de tom, não tem meio termo. É petistas e seus simpatizantes pra cá, PSDBistas e seus simpatizantes pra lá. A simetria, neste caso, é marcante!

    Que o PT foi caindo pra um lado, e você pra outro, já dava pra perceber há muito tempo. Eu só não pude perceber (ou não quis) que o lado pro qual você pendia era o do Serra. Aí você vem aqui e escreve, dentre outras coisas, que não é bem assim, que você pareceu mais raivosa do que gostaria, que não concorda com todas as críticas do PPS, que prefere menos sangue nos olhos. Por um lado é um alívio, era mesmo o que eu torcia MUITO pra ler neste blog. Mas, por outro lado, tenho que fazer coro com outros colegas, e dizer: não dá, Soninha!

    Boa sorte na sua trajetória, mas eu não gostaria mais de acompanhar você. Você tem o direito de ser oposição ao PT? Evidente! Tem todo! Mas daí a apoiar o projeto Serra 2010 vai uma ENORME distância. Especialmente pra quem se diz Socialista. Não sou budista, não, mas acredito que aí deveria estar o tal limite pras concessões. Tenho certeza absoluta de que você não pensa que “o PT é o passado” (queria saber quem é o futuro), ou que o PT “teve a chance de fazer tudo diferente e fez TUDO IGUAL”, porque ignorância passa a milhas de distância de você.

    O PT pode ter sido o demônio na oposição, mas está fazendo um Governo Socialista Democrático. Com todos os defeitos, todas as críticas procedentes, os méritos também são muitos, e as diferenças consideráveis. Agora só me resta torcer pra que você mude o prumo antes de 2010. Quem sabe?

    Abraços, de um fã que permanece incondicional, mas agora está “do outro lado”.
    ruancsb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Soninha, não costumo me envolver com politicos, apesar de me interessas sobre politicas e coisas do tipo.
    Recentemente, devido ao CQC, me interessei em conhecer um pouco mais do teu trabalho, especialmente por algumas posturas tuas que já ouvi dizer e por acompanhar o Saia Justa.
    A principio imaginei que vc era mais uma pessoinha interessada em ganhar um bom salário, concorrer pelo poder e tal. Mas lendo teu post hj percebi, nas entrelinhas, que existe um humano aí, por sinal, mto parecido comigo.
    Sim... as pessoas tem direito de mudar de ponto de vista. Alias.. isso pode ser evolução né? Coisa que a maioria não entende. Tb tem direito de ser da oposição. Mas vejo que no teu caminho não é mais oposição pela simples oposição, mas algo mais inteligente.
    Parabéns! Não sou de SP, mas tem meu apoio.

    ResponderExcluir
  18. Querido Ruan, gostaria que me explicasse a diferença.. Bolsa familia? junta-junta dos programas sociais da era FHC + muito marketing + flexibilização das contrapartidas. Talvez o PAC? Junta-junta de obras já pogramadas + uma sigla bonitinha. Politica economia? igual, tem até um ex-tucano na presidencia do Banco Central....quer saber o que não é igual? o numero de escandalos em que esse governo se mete, o numero de ministérios inúteis, quem sabe o número dos gastos com cartão-corporativo, realmente tens razão, os dois governos são diferentes, nunca antes na história desse país um governo mesclou tanta corrupção, clientelismo, populismo..meu deus 2010 chega logo...

    ResponderExcluir
  19. Andei pensando melhor nessa questão toda e acrescento: mau gosto é com u.

    ResponderExcluir
  20. Elaborando:
    Mais do que uma luta de classes, mais do que o aperitivo extasiante do poder, a política é um reflexo pardo e deprimente da vaidade humana. Todos eles, no mínimo, gostam de ser ouvidos. São crianças carentes, nada mais.
    Começando pelos Ministros do STF (e ficando neles),é fácil perceber como são cuidadosamente premiados com títulos de defensores dos direitos humanos, e afagados em citações (como na sessão de ontem), de tal forma que acabam quedando-se prisioneiros de atos passados.
    Se não há maldade nos pobres, há uma dolorosa inocência, manipulada pelos “advogados do dólar”, como diria o poeta. E assim, são incapazes de retroceder e de sair do círculo de admiradores classistas (sempre na melhor das hipóteses, porque a pior a minha imaginação não alcança).
    Com os políticos o mesmo (e aqui uma vez mais me abstenho de falar da Soninha) , a vaidade seduz a razão e os fins vão justificando os meios de tão forma (desde o primeiro passo na política) que a engrenagem toma conta de tudo e todos, e sinais de revolta ( como no caso do Joaquim, por exemplo) são sempre ironizados com a condescendência da maturidade velhaca.
    Não há remédio possível, meus caros, exceto a debandada. Não há personalidade que sobreviva ao sacarsmo sereno da experiência pública brasileira . É patético. É patético, mas nóis bebe.

    ResponderExcluir
  21. Caro G17, explico com o maior prazer. Não sei se a Soninha permite este tipo de debate aqui, mas vamos lá...

    Sobre o Bolsa Família, “junta dos programas sociais da era FHC + muito marketing + flexibilização das contrapartidas”, e adicione aí mais uns 10 milhões de beneficiários, por baixo. Estima-se que o número de famílias beneficiadas com o Bolsa Família na época do FHC era algo de 1 a 2 mi. Com o Lula, este número foi brutalmente ampliado para mais 11 milhões de famílias. Infelizmente, os analistas da mídia falam apenas deste Programa de Bolsas, porque têm o interesse de taxar o Governo Lula como assistencialista (o que também é um equívoco, porque estudos técnicos mostram que os municípios que mais recebem o benefício são os que geram mais empregos). Mas, este Governo ampliou brutalmente também programas fundamentais, que não são baseados na mera Transferência de Renda, como o Pronaf – que financia a agricultura familiar – e o Conab – que compra a produção de pequenos empreendedores cadastrados. Além dos CRAS, que capacitam pessoas sem instrução e fazem um atendimento comunitário. Enfim, hoje, há toda uma rede de Programas de Desenvolvimento Social, que resgatam dezenas de milhões de brasileiros da miséria E DA POBREZA, geram empregos, renda, permitem o surgimento da chamada nova classe média, fomentam o mercado interno e contribuem decisivamente para o bom momento da Economia brasileira. O PAC tenta reverter minimamente os gargalos históricos de infra-estrutura que os Governos anteriores (incluindo o tucano) deixaram como herança. Mais do que sem infra-estrutura, FHC também deixou um país completamente endividado, com altos níveis de desemprego, juros básicos estratosféricos (algo em torno de 26,5%), e portanto sem nenhuma capacidade de investimento ou perspectiva de futuro. Quanto à política econômica, de fato, não mudou muito. Mas ela não é nem do PT, nem do PSDB, é a recomendada pelo FMI e pelos grandes órgãos capitalistas. De qualquer forma, no Governo Lula, penso que houve um fortalecimento da política de câmbio flutuante limpo, uma importantíssima conversão de boa parte da dívida para moeda local, sistemática queda nos juros básicos, e incentivo ao microcrédito, a cooperativas e aos pequenos produtores. Diferenças consideráveis.
    (cont.)

    ResponderExcluir
  22. Entretanto, a principal diferença entre este Governo e o anterior está justamente na questão da corrupção. O Governo Lula não apenas lida de maneira muito diferente com a corrupção, mas é possível dizer que este Governo instaurou outro paradigma a este respeito. FHC escolheu como Procurador Geral da República, um homem publicamente conhecido pela sua inércia, passividade e conformismo. Neste cargo, o mandato dura 2 anos. Pois bem, FHC conduziu este senhor ao cargo 4 vezes, durante todos os 8 anos de Governo. Lula, numa inquestionável sinalização de um Governo verdadeiramente democrático e participativo, conduziu ao cargo de Procurador da República, aquele escolhido pela própria categoria, num processo isento, transparente e criterioso, rompendo com os anos de obscurantismo dos tucanos. Pra agora você vir dizer que não há diferenças?!!! Vá se informar, rapaz. Provavelmente você não tem esta informação, porque a mídia não faz este debate DE JEITO NENHUM. Isso pra não falar nas diferenças da Polícia Federal neste Governo, que dispensa comentários. Se você quer discutir casos específicos. Pois bem, nenhum Mensalão, nem nada que aconteceu na vigência do Governo Lula foi sequer remotamente próximo do que foi o caso dos Anões do Orçamento, em que o erário público era fatiado por todos os figurões da República, na época de FHC. Assim como nada que aconteceu no Governo Lula é sequer remotamente próximo ao que foi feito nas privatizações dos tucanos, em que o Presidente foi grampeado ouvindo um cidadão ter a audácia de dizer que “trabalhava no limite da irresponsabilidade”. Por meio de trocas de influência, utilização de dinheiro público e manipulação do Governo, as privatizações tornaram gente da laia de Daniel Dantas verdadeiros magnatas deste país. Os gastos que você citou também mudaram muito, realmente. Hoje, o Governo gasta muito mais! Gasta, por exemplo, colocando professor em sala de aula. No Governo tucano, quando professor de Escola Técnica morria ou se aposentava, os alunos ficavam sem aula. Quantas vezes! Hoje, não, o Governo tem essa mania de gastar com salário de quem presta serviço público. Aliás, o mundo inteiro assiste a uma Crise causada exatamente por este discurso ultra-liberal de demonização do Estado.

    Por enquanto é só. Qualquer coisa: ruancsb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Ruan e G17, a discussão tá interessante. Eu gostaria de ter a certeza de vcs, sinceramente. Da minha parte, diante da dúvida e pra facilitar as coisas, vou fazer o mesmo que fiz nas eleições municipais, quando a Soninha era opção diferente: vou buscar essa opção, que pra mim não é mais o PT, mas tampouco o PSDB...rs.

    ResponderExcluir
  24. Não posso acreditar que essa foi a Soninha que eu conheci lá atrás. Entrei aqui (depois de muito tempo) pra perguntar se vc concordava com essa campanha absurda do PPS e vejo isso? uma defesa envergonhada? uma tentativa tosca de justificar o injustificável? Quê é isso, Soninha? falar só de pré-campanha (com péssimos argumentos) como se esse fosse o maior problema? e a tentativa de colocar a população em pânico insinuando que Lula vai confiscar poupança, justamente no momento da maior crise econômica mundial dos últimos 80 anos? como é que vc classifica (ou justifica, com cinismo maior ainda do que reprova nos outros)? E o que você, Soninha, do partido que é o novo bastião da ética no Brasil, tem a dizer dos 33 milhões de Jungmann no Incra, ou da boquinha de Freire nos conselhos municipais de Kassab? Caramba! não faltam contradições e leviandades para apontar, mas não tenho mais tempo nem saco. Fique aí ouvindo apenas os que dizem o que vc quer ouvir. Não é assim que funciona? E siga apoiando PSDB/PFL. Não foram eles que, em seus governos, tornaram o Brasil esse paraíso de igualdade e justiça social?

    ResponderExcluir
  25. SONINHA, QUER DIZER QUE O SERRA FAZ CAMPANHA TAMBÉM MAS A DILMA FAZ MAIS. ENTÃO, VOCE ESTAVA MENTNDO SÓ UM POUQUINHO LÁ NA CAMPANHA DO PPS. e QUE CARA RAIVOSA, QUE VOZ RAIVOSA...NÃO PARECE COISA DE BUDISTA.

    ResponderExcluir
  26. Fernando G. na verdade deu a melhor solução..

    Ruan, mais 10 milhões de pessoas no bolsa familia, incluindo secretárias de prefeitura, sinto muito quando vc acaba com as contrapartidas os programas sociais perdem seu significado, uma vez que quem recebe fica dependente disso, e o controle em cima disso é mínimo o que da margem no Brasil de corrupção..
    e a cupula da segurança de Lula também não e lá essas coisas com Paulo Lacerda, estou tentando ser consiso....não é uma agreção a sua pessoa, eu sei que o Bolsa Familia atinge mais gente nem por isso é sinal que é um programa 100% eficiente, não adianta justificar a corrupção do PT com a corrupção do PSDB...e se vc acha privatização ruim imagina mudar um lei em favor de uma empresa? isso mesmo que o governo fez para juntar a Oi-BRasilTelecom, claro so depois de receber a sua gorda parte...O governo gasta errado incha a maquina publica, antes fosse colocando mais professor em sala de aula e nao criando ministérios e secretarias com valor de ministério...bom tentei dar várias respostinhas rápidas para não ficar enoorme, desculpe se ficou confuso...

    ResponderExcluir
  27. Ola Soninha,

    O PPS esta fazendo uma campanha mentirosa, quando afirma nas alterações da poupança. Tentando criar um factóide na imprensa e tentar levar algum pânico a população. Mas, a população confia no Lula, pois viu que o país não se ajoelhou ao FMI. Não fomos lá, como sempre (os seus aliados de hoje), tinha crise: aumento juros e diminui o consumo.

    O atual bloc oposicionista que você esta inserida é o bloco do atraso. O centro desse bloco é o PSDB (que privatizou quase tudo) e o DEM (antigo PFL e Arena), isso mesmo, o partido de ACM, Borhausen... Muito triste saber que uma pessoa como você que primava pela coerência (inclusive no PT, quando criticava junto com a esquerda o campo majoritário), hoje estar num bloco como esse que quer voltar com o projeto neoliberal para o Brasil e América Latina.

    O pior de tudo, é ver você na TV dizendo que vai apoiar alguém que governa e não faz campanha, enfim Serra. Serra esta em campanha e muita, basta ver as mudanças no Secretariado, nas viagens, nas articulações políticas... Enfim, mais uma mentira. Ah, esqueci qual é a ética de Freire, quando recebe salário pela SABESP. Não sabia que o mesmo, tinha relação com a Estatal, muito menos, que era um especialista em água, ou algo parecido. E Julgman que quando Ministro de Desenvolvimento Agrario reprimindo o MST e fazendo de tudo para favorecer o agronegócio. Esse é o PPS um partido que esta a serviço do projeto de poder dos neoliberais (DEM e PSDB)...

    ResponderExcluir
  28. Bom Soninha, parece que este seu post sobre campanhas políticas (Incluindo a do PPS , na TV) gerou um monte de dúvidas (Eu mesmo fiquei com a pulga atrás da orelha com tudo o que ví na TV e isso que você escreveu!). Então, falando como possível eleitor seu, gostaria que você fosse mais clara o possível quanto ao que você concorda/não concorda nas opiniões do PPS.

    ...

    Enquanto somos golpeados por um monte de propagandas sobre o Metrô/CPTM (Só isso! Parece que nada mais é feito pelo governo estadual!) e ninguém discute uma bilhetagem eletrônica metropolitana (Conheço pessoas que tem 3 ou 4 cartões do tipo BOM/Bilhete Único/BEM/Benfácil em suas carteiras.), para citar um exemplo. Ao ponto de eu começar a pensar na necessidade de um "Cidade Limpa" para o Metrô e CPTM (mas o Kassab não anda nem nunca andou de metrô, não é gente!)... Isso só para listar um tópico e uma esfera das porpagandas governamentais!

    ...

    Sempre fui apartidário! (Existe alguma REAL ideologia nos partidos brasileiros?) Como todo mortal brasileiro listo os problemas, discuto e penso soluções e tento resolvê-los o mais rápido possível... não tenho passagens pagas pelo governo, não tenho recesso no trabalho, aliás, fazem dois anos que não tiro férias direito, não tenho 15º salário... trabalho para pagar minhas contas (Quando não faço mais contas para pagar!)... e quando digo que fiquei muito confuso com a propaganda o PPS e seu post, falo isso na categoria de eleitor que votou em você para prefeito (pelo menos no primeiro turno), alguém que buscava uma mudança.

    Acho a lei eleitoral burra em certos pontos (Como assim tem que tirar o site do candidado do ar 48 horas antes da eleição? Mas a picaretagem no Youtube pode permanecer, e anônima?! Pode fazer propaganda colocando medo no pessoal que tem poupança mas não pode dizer claramente que é candidato a tal cargo?!)... Como alguém disse anteriormente: "Um Obama nunca teria espaço pra fazer seu nome no Brasil exatamente porque só tem três meses de campanha reconhecidos por lei.". Talvez seja esta uma das razões pelo qual você não conseguiu ir para o segundo turno, ao contrário dos candidados com apoio de alguma esfera do poder, que podem colocar suas caras na tv e aparecer na mídia "cumprindo seus cargos". Se um partido já tem seu próximo candidato não vejo mal em ele já se lançar... se outros querem uma prévia, também não vejo mal, mas é o que eu vejo, não a lei eleitoral brasileira.

    Até.

    ResponderExcluir
  29. Soninha,

    Não vejo problemas em ouvir respostas duras, nem em fazer questionamentos duros, desde que se mantenha o nível do debate. Evidentemente, você tem todo o direito de passar para a oposição ( embora eu preferisse que outros petistas passassem para a oposição e você ficasse no PT). Mas vem cá. Você acha justo e ético o Raul Jungmann ir à TV e dizer que Lula iria " mexer na poupança como Collor"? ( sem vírgula depois de " poupança", a conotação da frase não permite dúvidas acerca de sua intenção). Isso não é busca do poder pelo poder, valendo todo expediente para desqualificar o adversário, ainda que isso possa_ no mínimo em tese_ gerar pânico entre a população? Não tenho discutido pequenos temas ( como Roberto Freire ocupar cargo na Prefeitura de São Paulo sem ir lá), já que a maior função deles atualmente é esconder os grandes escândalos. Mas o caso de Jungmann é sintomático. A oposição não apenas é também furiosa contra o PT, mas fabrica factóides quase diários na grande mídia. Que é seletiva quanto a publicar denúncias contra oposicionistas. Quando não silencia, coloca no fim da página e no dia seguinte, muda de assunto. Então, fica a pergunta? Você concorda com seu correligionário? Você acha que esse tipo de oposição é produtiva para o país? Você acha hoje que a gestão presidencial passada era melhor que a atual?
    Com a admiração de sempre e o respeito a suas convicções, Marco.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.