quarta-feira, 20 de maio de 2009

Ainda os agentes vistores

Ontem à tarde recebemos um telefonema e, hoje de manhã, um representante do Sindicato dos Agentes Vistores para me advertir quanto ao erro cometido anteontem na entrevista à Bandeirantes.

O rapaz flagrado se gabando de arrumar licença para ambulantes mediante o pagamento de 3 mil reais era um AGENTE DE APOIO e não um AGENTE VISTOR.

Mas o noticiário e a população (e eu) acabamos usando sempre o mesmo termo: chamamos todo mundo de "fiscal" e pronto.

Em todo caso, no dia da entrevista, nem sei se eles, na rádio, disseram "fiscal" e eu automaticamente "corrigi" para "agente vistor" ou se já vinham usando a expressão o tempo todo.

O fato é que o Sindicato, como eu disse, produziu uma nota corrigindo a informação. Ok. Mas foi além: disse que agentes vistores não concedem licença nenhuma, porque essa não é atribuição deles. E que a confusão é muito comum, até mesmo dentro da administração pública - tanto é que a própria Subprefeita da Lapa foi "induzida a erro".

Aí pegou pesado.

Negócio é o seguinte: agente vistor não dá licença. Agente de apoio também não. Se um ou outro sair por aí prometendo conceder licença, alvará, permissão de uso ou o que quer que seja, os dois estarão sendo desonestos. Não pode dar e muito menos vender. E eu sei muito bem disso.

Eu achei que o funcionário flagrado prometendo o que não pode e não deve era agente vistor e não agente de apoio, só isso. Não me conformo que seja motivo para uma crítica do Sindicato quanto à minha "ignorância" quanto às atribuições de cada um.

E enquanto isso, o mundo inteiro continua se referindo a ele como "fiscal da Sub Lapa", o que coloca a Subprefeitura todinha na roda, não apenas essa ou aquela carreira. Vamos tratar de tentar fazer um trabalho mais honesto e não ficar "latindo pra árvore errada" (expressão inglesa que eu adoro).

15 comentários:

  1. É como voce disse, na historia toda esta toda a subprefeitura e não apenas um cargo ou outro. E realmente a população não faz nem ideia se o dito cujo é agente X, Y ou um agente secreto da CIA. Para o povo é tudo fiscal e faz parte da prefeitura.

    Infelizmente as pessoas e muitos sindicatos tendem a olhar para o proprio rabo ao inves de ver o todo e ampliar os horizontes.

    abs do Lico

    ResponderExcluir
  2. Soninha, a reportagem da Band AM citou a pessoa como FISCAL e nunca foi mencionado agente, fiscal ou de apoio.

    Para a população em geral, a diferença não existe. Se estão fiscalizando algo, são fiscais e pronto. Esse melindre de sindicato é pura fumaça para desviar a atenção do que se passa nas ruas, nas lojas, bares, restaurantes, Pet Shops que "são fiscalizados " de forma precária e com um olho só.

    O por que disso, eu não sei, mas imagino.

    Mudar a nominação do trabalho exercido pela pessoa, não vai alterar a malandragem existente.

    ResponderExcluir
  3. Daqui a pouco o Sindicato dos Agentes de Apoio vai aparecer por aí dizendo que estão denegrindo a categoria deles. Aí segura o rojão!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Soninha, chamasse você o meliante do nome que fosse, sempre ia aparecer alguém querendo aparecer também, na sua aba. Na aba da entrevista.

    Porque isso só está dando pano pra manga (no caso do nome do cargo)porque a entrevista foi dada em um MCM. E principalmente porque você publicou o fato no blog. E porque você abriu a porteira da reivindicação transparente.

    Porque você é acessível e disposta a divulgar as ações da Subprefeitura. As boas, as más, os acertos e as merdas. Afinal, trata-se de seres humanos gerindo e sendo geridos, certo?

    Já que é tão atuante e engajado, o Sindicato dos Agentes Vistores deveria estar brigando também pela reposição salarial defasada em 18 anos, porque nossos executores, ops, administradores só fazem reajustes às Secretarias de Educação e Saúde.

    O Sindicato dos Agentes de Apoio não deve se manifestar nunca jamais em tempo algum. Além de não participar das manifestações em prol do reajuste salarial, ainda foi omisso e conivente com a restruturação de cargos, que nivelou eletricistas, vigias, ferramentistas, serralheiros, faxineiros tudo na mesma faixa. Não desmerecendo a nenhum deles. E sabendo, é claro, que não existe um Sindicato pra Agente de Apoio.

    Estamos em uma época onde todas as éticas estão expostas na janela e os nervinhos todos à flor da pele.

    Haja paciência para lidar com todos esses melindres. Porque, sim, eu acho que foi uma atitude muito melindrosa desse Sindicato vir agora tomar satisfações por esse equívoco.

    Seria afrontoso ter punido uma categoria pela outra. E a citação não universalizou a fatídica e usual e globalizada da propina por esse ou aquele servidor.

    O problema é o cara ter vendido TPU's, não o cargo ao qual ele foi nomeado: Agente de Apoio, Assistente de Gestão de Políticas Públicas, Agente Vistor, Coordenador, Supervisor.

    E, aproveitando o ensejo: a palavra "denegrida" deveria ser extinta, abolida, deletada do vocabulário de qualquer cidadão de respeito acima de qualquer suspeita, e pelos filhos da puta também, porque essa palavra remete PEJORATIVAMENTE ao radical "negro". Sacaram????

    Como diria Jimmy Hendrix: "Não importa o que se diz, mas o que se faz. Mas não importa o que se faz ao lado do que se é. Daí, realmente, nada mais importa."

    ResponderExcluir
  7. A generalização é mãe da burrice, pois restringe o olhar para apenas um ponto e impede o entendimento da verdade.

    A real questão é:"...como um agente de apoio ( que é cargo operacional) consegue vender um TPU...será que ele não era um simples "laranja" comandado por um chefe?????"

    Não esqueçamos que a máquina administrativa municipal está tomada por um "câncer" chamado de "Cargos de Livre Provimento" que é utilizado como moeda política.

    Não esqueçamos ainda que na SUB MOOCA foi descoberto um esquema semelhante, onde os "agentes de apoio ", repito "agentes de apoio",participantes eram comandado por pessoas indicadas politicamente (não fizeram concurso público) e de confiança do subprefeito.

    Então Sra Soninha...seguindo a linha de frases feitas... Cachorro que late não morde... agora, aqueles que ficam quietinhos ao seu lado eu não sei!!!

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente, enquanto a Administração mantiver servidores recebendo cerca de dois salários mínimos (como os Agentes de Apoio) com o poder de fiscaliação teremos sempre problemas como esse!
    Infelizmente, também, que sempre que a mídia traz a tona problemas de corrupção como esse e o acima citado da Sub-Mooca refira-se sempre a "fiscal da prefeitura", e que perante a população não haja a distinção entre os envolvidos nestes casos, em sua maioria Agentes de Apoio, e aqueles que exercem sua função com honestidade e integridade como eu, Agente Vistora, e uma grande quantidade colegas da mesma categoria!
    Quanto ao nosso Sindicato, só posso dizer que há muito seus representantes não são o retrato da atual categoria e sim daqueles que já se aposentaram, muitas vezes colocados no serviço público através de políticos e sem qualificação!
    Posso apenas ressaltar que hoje, nós Agentes Vistores, somos concursados e não comissionados, obrigatoriamente temos nível superior e não temos as mesmas atribuições que os Agentes de Apoio e que, por mais honestos e aplicados que sejamos não temos condições de em pouco mais de 350 "fiscais" manter em ordem uma cidade com a dimensão de São Paulo.
    Precisamos que sejam revistas as atribuições e os salários e que novos concursos sejam abertos afim de renovar a fiscalização e para que ela realmente tenha condições de funcionar.
    Espero, como cidadã, a punição dos culpados e a mesma divulgação do caso quando ela ocorrer.

    ResponderExcluir
  9. Soninha, nós agentes vistores somos concursados e vocês políticos ficam colocando agentes de apoio temporários para fiscalizar. São sempre eles que se envolvem em corrupção ou assessores comissionados. Pelos menos no governo do Kassab.

    ResponderExcluir
  10. Encher a subprefeitura com pessoas em cargos de livre provimento dá nisto: corrupção!

    ResponderExcluir
  11. De um Agente Vistor.

    Nosso Sindicato é uma porcaria mesmo, mas neste caso eles têm razão, afinal você Soninha não gostaria de ser confundida com um político que fosse corrupto, ou gostaria...

    ResponderExcluir
  12. Umaa pessoa q é subprefeita deveria saber a diferença entre agente vistor e agente de apoio......

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber como anda o processo administrativo e a punição obtida pelo dito "fiscal" que recebia propina para a emissão de falsos TPU's.
    Afinal, se não "importa" qual o cargo ocupa e sim o fato da existência de corrupção na Administratação. Importa-me mais, como cidadã, ver a apuração dos fatos e a punição dos culpados.
    Espero que não haja complacência da Administração num caso como esse!

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber o que um agente vistor faz?
    por favor

    obrigado

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.