terça-feira, 28 de julho de 2009

Nós, o Diabo e o Automóvel

Adorei o texto do Jorge Wilheim sobre "O Diabo e o Automóvel" na Folha de hoje (íntegra aqui, mas só para assinantes). Mas tem dois equívocos:

1) "(...) para o alargamento das faixas carroçáveis das marginais do Tietê, começou o corte das árvores. Anuncia-se que haverá vasto plantio de reposição, mas não se diz que tal compensação se dará na APA do Tietê, entre Itaquaquecetuba e as nascentes do rio em Salesópolis".

Não é isso, não. O plantio será da ordem de 20 árvores para cada uma que foi retirada - sendo que algumas já estavam mortas, outras ainda eram pequenas, recém-plantadas; muitas foram transplantadas e uma minoria foi derrubada. E o plantio será nas 8 Subprfeituras que dão "frente" para a Marginal. Cada uma receberá cerca de 10 mil árvores - e é até difícil achar área pública para tanta árvore. Estamos tentando converter parte desse plantio em serviços ambientais (por exemplo, desimpermeabilização de áreas asfaltadas/concretadas para plantio de grama, arbustivas e árvores), mas a Secretaria do Verde tem de avalizar essa conversão.

2) "E não se menciona na mídia a existência de alternativas para obter o pretendido e necessário descongestionamento diário das marginais: o rodoanel norte e as duas vias de suporte leste-oeste, paralelas às marginais, diretrizes do Plano Diretor propostas desde... 1968".

Sempre se fala no Rodoanel como a grande solução para o trânsito. Não é, tanto quanto o alargamento das marginais também não é. A requalificação, realinhamento e alargamento da marginal vai melhorar o trânsito na própria marginal, mas o trânsito na cidade continuará um inferno (e, se nada mais for feito, o da marginal também). As vias suporte leste-oeste eu não sei quais são, e não sei se ainda é possível/desejável fazê-las (de 68 pra cá, as coisas mudaram bastante!).

São Paulo precisa bastante de rodoanéis e minianéis viários, porque o famoso sistema de avenidas desenhado pelo Prestes Maia é semelhante a um asterisco, com vias que se cruzam no centro. É preciso fazer ligações entre os riscos do asterisco, de modo a fechar a teia em torno da cidade. Precisamos dessas conexões também no transporte coletivo - seria muito melhor que o metrô fizesse ligações entre regiões (Sul-Leste, por exemplo) do que ter uma linha muito comprida em direção ao leste (a Linha 3 - quase sempre paralela ao trem, valorizou os terrenos de alguns proprietários bem posicionados junto ao governo e induziu o espraiamento da cidade).

Mas o Rodoanel norte é um problema SERÍSSIMO do ponto de vista ambiental. Cortar as árvores plantadas entre as pistas da marginal e diminuir os canteiros é ruim, mas fazer uma pista atravessando a Serra da Cantareira é de dar medo! Vai ser difícil encontrar um projeto sustentável ambientalmente e viável economicamente.

Enfim, tirando esses dois pontos, gostei muito do texto. E fiquei besta com a informação de que o Pátio do Colégio virou estacionamento para a Associação Comercial. Sério??!! Absurdo.

2 comentários:

  1. O Rodo Anel Norte será caro se for feito como se deve, com Túneis. E nem pensem em rasgar a serra! SP já possui pouca área verde e uma rodovia por lá acelerará muito mais o desmatamento da região!

    E ele nem é o mais problemático, pois quem vem de Campinas e região norte de SP entra pela Rodovia D. Pedro I, saindo em Jacareí...

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  2. Sobre o Rodoanel Norte. Eu não entendo até hj pq fazer o Rodoanel Norte quando já exite uma estrada subaproveitada 30 km acima de onde passará o Rodoanel.... A Dom Pedro serve muito bem aos fins do rodoanel norte pois passa pela Fernão Dias e Dutra.... enfim
    bjs

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