quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Tesouros da Lapa

Polônia, Estônia, Lituânia, Iugoslávia. Finlândia. Hungria. Resisto ao impulso de abrir um mapa-múndi na internet e perscrutar todo o norte e leste da Europa confirmando quais países existem (alguma região muda mais que aquela?) e de onde pode ter vindo aquele casal.

Olhos azuis, cabelos brancos, pele rosada. Terão nascido no Brasil ou vieram pequenos para cá, com pais e avós? Fugiram da guerra, de um tirano, da fome e do frio?

Os dois caminhavam devagar, carregando juntos uma sacola muito pesada. Cada um segurava uma alça; depois de alguns passos cadenciados, trocavam de lado para cansar o outro braço.

Era uma sacola de tijolos.

“Tem uma demolição ali. Material bom, não se faz mais assim hoje em dia. Olha como são fortes, bonitos”.

“Concordo completamente! Não me conformo que as pessoas se desfaçam das coisas assim. Se eu não andasse sempre de moto, também sairia catando restos de material de construção por aí”.

“Nós temos um sítio e lá essas coisas sempre fazem jeito”.

Eles quase se desculpavam por carregar uma sacola de tijolos pela noite, mas eu realmente estava feliz com seu esforço. “Imagine, um material desses indo para um aterro!”

“Olha, nós moramos aqui. Ele conserta piano. Se precisar de alguma coisa, pode procurar”.

Eles já estavam na porta de casa, não quiseram ajuda para carregar a sacola. Mas eu fui embora feliz com a descoberta de mais um tesouro na Lapa. Nunca me arrependo de encompridar meu caminho para oferecer ajuda para alguém.

11 comentários:

  1. Concordo com você Soninha, realmente é uma injustiça jogar este material bom no lixo, infelizmente estão acabando com as casas boas do bairro e trazendo estes arranhacéus feitos com um material descartável e frágel. Também adoro a idéia de andar pelo bairro e poder acompanhar as pessoas vivendo suas vidas de forma tão simples, só percebemos isto andando a pé, e assim estamos mais próximos das pessoas e conhecemos quem mora ao nosso lado, no nosso bairro, na nossa cidade. Na correira do dia a dia não notamos nossos vizinhos, às vezes esquecemos de dar um simples BOM DIA a quem passa ao nosso lado. Se parar por um segundo e olhar para o lado veremos que pessoas estão também querendo atênção, pessoas estão caminhando e passando, nos olhando e querendo apenas um olhar de volta. Oferecer ajuda a alguém, como você disse, é muito prazeroso e alegra nosso dia e nossa vida.Vamos exercer a cidadania com mais frequência e dedicação.
    Abraços.
    Adriano Romão

    ResponderExcluir
  2. Soninha
    O Fleury, aquele do Carandiru, está no PPS. E pensar que vc deixou o PT porque o partido não se coadunava mais com os seus ideais.

    Fkeury, Gretchen, Kid Bengala.....Sua nova turma é legal hein Soninha!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Soninha


    cada dia q passa, te admiro mais.....
    soledariedade, ajuda, educação, 1 minuto de conversa, não importa qual a denominação dada,
    faz uma diferença enorme em nossas vidas!
    adoro esse seu jeito de ser e de viver!
    como sempre diz a Lylian, poder estar ao seu lado, é um privilégio e crescimento como ser humano diário! Bjkas

    ResponderExcluir
  4. SONINHA, ESCREVO EM LETRAS GARRAFAIS PORQUE LEIO HOJE A MANCHETE NO FOLHA ONLINE QUE O KASSAB CORTOU VERBAS DE ALIMENTAÇÃO NAS CRECHES. É VERDADE? SONINHA, TE ADMIRO MUITO, MESMO NÃO ENTENDENDO A SUA IDA PARA O PPS E PARA A PREFEITURA.

    POR GENTILEZA, FALE CONTRA ESSES CORTES NA ÁREA SOCIAL.VOCÊ É UMA PESSOA ADMIRÁVEL E CAPAZ E MUITOS TE OUVEM. ACREDITE.

    SDS,

    FERNANDO PINTO

    ResponderExcluir
  5. Esse casal é polonês! Da família Stasnislav Mayevich.

    O senhor foi o primeiro afinador de pianos do SESC Pompéia (continua até hoje!).

    A matriarca mantém em sua casa a tradição de fazer aqueles ovos pintados a mão, com detalhes belíssimos!

    Em seu sítio (sempre em construção), plantam verduras e criam duas vaquinhas leiteiras, de onde tiram parte do sustento da família (Minha vó só toma esse leite!).

    E a senhora mais velha, "D. Eugênia", é prima de terceiro grau do falecido papa polonês João Paulo II.

    Enfim, riquezas da Lapa!

    ResponderExcluir
  6. Sou da Pompéia, apaixonada pela região e me encanto em ouvir essas historias... ^^

    ResponderExcluir
  7. quem gostar de futebol entra nesse blog obeigado.


    WWW.BOLANAREDE2009.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  8. Fazer o que está ao nosso alcance é tão fácil. Penso que com muito pouco se pode fazer muito http://literaturacotidiana.com.br/?p=589

    Até,
    Paulo Cabelo

    ResponderExcluir
  9. Nossa, Caco, que legal, adorei saber disso. E, sem querer, acertei na primeira! (Polonia)
    Luis Augusto, você pode não gostar das idéias deles (se é que as conhece) e achar a Gretchen e o Kid Bengala folclóricos, mas são cidadãos com direito de se filiar a um partido político e se dispor a disputar um mandato como representantes eleitos. O fato de terem cantado música brega ou feito filme pornô não deveria descredenciá-los - ou precisa ser ator shakesperiano para entrar na política? Sobre o Fleury, estás mal informado: ele não veio para o PPS. Continua no PTB, da base de tudo quanto é governo (do Lula também, pelo menos até agora). Se o PPS só tem gente bacana? Claro que não, porque isso é impossível. O PV também não tem, mas o partido deu à Marina o espaço e a importância que ela deve ter. Se ela deixasse de entrar no PV porque tem um pessoal mais ou menos, não poderia mais entrar em partido algum. Mas no PT eu fazia parte dos 3% insatisfeitos com seus rumos, como demonstrou a votação da chapa que eu apoiei no Congresso do Partido. Não é porque um ou outro destoasse da linha geral; a linha geral começou a destoar demais...
    Fernando, a Secretaria da Educação ia mesmo eliminar uma das refeições das creches, em função do encurtamento dos turnos. Segundo uma avaliação tecnicamente embasada, politicamente desastrada, as crianças passariam tempo demais comendo. O pior é que pode ser verdade – ter de “botar as crianças pra comer” o tempo todo pode ser completamente sem sentido. Em todo caso, como a impressão restaria horrível, o prefeito já desistiu da idéia e as crianças vão continuar comendo tantas vezes quanto antes.

    ResponderExcluir
  10. A preocupação do Luis é legítima: teme que o debate ideológico seja substituído pelo personalismo populista. Mas acaba devorado pela fera que deseja combater, pois se utiliza das mesmas armas imaginárias, desqualificando as pessoas...rs.
    De qualquer forma, sejamos sinceros, convidar celebridades é iniciativa que parte dos partidos, visando aproveitar a exposição individual em prol da defesa de uma idéia partidária. Deveríamos discutir se esse tipo de expediente, que não se diferencia de convites feitos a líderes comunitários, professores, médicos e todo tipo de pessoa que tem exposição, é ou não algo aceitável. A resposta é inegavelmente afirmativa, não se podendo descriminar pessoas em função do meio que advém, seja ele televisivo ou "acadêmico". Enfim, não se trata de estratégia vil, mas de simples estratégia que, para um partido dito popular, antes depõe a favor de seu caráter universal, do que contra, pois não prefere intelectuais aos demais membros da sociedade.
    Me demorei, né? É o sabadão do "novo velho abstêmio" se manifestando...uhauhahuauh.
    Sorry. Bye.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.