quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Eu amo o SUS, eu odeio o SUS

Eu acredito que reclamar do que não funciona, especialmente no serviço público, é um dever cívico. Ainda mais quando o caso é grave.

Por omissão de socorro/negligência/discriminação, um amigo meu morreu encostado em um poste da Praça da Sé.

Mandei uma mensagem no dia 5 de janeiro para o Ouvidor SUS via portal, recebi a seguinte resposta:



Curioso eles dizerem ao mesmo tempo "assunto não pertinente" e "demanda não aceita do portal por insuficiência de dados". Em todo caso, atendi às instruções quanto à "insuficiência" e fiz "um novo registro contendo as informações anteriores e as solicitadas acima".

Abri um novo registro. Claro que eu não sabia o "endereço do SAMU" e "o nome do socorrista". Liguei 192 e não perguntei o nome do rapaz que "socorreu" meu amigo; essa informação eu queria que ELES obtivessem. Eu não tenho acesso à escala de trabalho, eles têm. Escrevi:

1 - No início da tarde do dia 16 de dezembro de 2015, foi feito um chamado pelo 192 para socorrer um homem na Praça da Sé, São Paulo, capital, que estava se sentindo mal desde a véspera e que relatava ter escarrado sangue.

2 - Depois de reiterar o pedido muitas e muitas vezes, o socorro foi finalmente prestado por volta da meia-noite.

3- O socorrista foi extremamente rude, demonstrando inequívoca má-vontade, assim como o motorista, que chegou a dizer "eles não querem ir para albergue porque lá não pode beber" - isso porque se tratava de um morador de rua que admitiu ter usado bebida alcoólica naquele dia. Asseverei, no entanto, que ele não estava alcoolizado e que não tínhamos solicitado a ambulância por causa de embriaguez, mas sim por seu estado extremamente debilitado e a suspeita de tuberculose. O socorrista respondeu que "para onde ele vai, AMA Sé, não tem nem maca. Se quiser, vai esperar em cadeira-de-rodas", sugerindo, mais uma vez, que o homem estivesse apenas procurando um lugar para passar a noite.

4 - Testemunhas relatam que, pouco tempo depois (a estimativa varia de "15 minutos" a "meia hora"), o homem socorrido estava de volta e passou a noite toda ao relento, no frio. Na manhã seguinte foi ao banheiro com enorme dificuldade para andar; pouco depois "começou a tremer o corpo todo". Não tardou muito para ele vir a falecer no chão da praça, não reagindo sequer a tentativa de ressuscitação por uma integrante da Guarda Civil.

5 - Para corroborar o relato das testemunhas, procurei a AMA Sé e não há qualquer registro de entrada desse paciente na noite de quarta/madrugada de quinta-feira.

6 - Minha reclamação anterior não foi aceita porque não continha o nome do socorrista. Incluo assim neste novo registro o pedido para que seja fornecido o nome do socorrista e do motorista que atenderam aquele chamado, uma vez que o sistema deve conter essa informação.

Hoje, 20 de janeiro, recebi duas mensagens no mesmo horário. Uma dizia:

REGISTRAMOS SUA DEMANDA SOB PROTOCOLO 1665560 E ENCAMINHAMOS PARA SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA - SAMU/SP

CASO QUEIRA ACRESCENTAR NOVAS INFORMAÇÕES OU ALTERAR DADOS DO REGISTRO EFETUADO, POR FAVOR ENTRE EM CONTATO COM O NOSSO SERVIÇO DE OUVIDORIA.

ATENCIOSAMENTE,

OUVIDORIA DO SUS

MENSAGEM AUTOMÁTICA. NÃO RESPONDA ESTE E-MAIL.

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE SÃO PAULO - SP
OUVIDORIA CENTRAL DA SAÚDE - SMS/OCS
ENDEREÇO DA OUVIDORIA: RUA GENERAL JARDIM, 36 -
VILA BUARQUE

DISQUE OUVIDORIA SUS SMS-SP - 156

A outra:

MENSAGEM DE REJEIÇÃO DE REGISTRO DA DEMANDA


PREZADO(A) SR(A) SONIA FRANCINE GASPAR MARMO,

A SUA DEMANDA FOI REJEITADA SEGUNDO O MOTIVO ABAIXO DESCRITO:


ASSUNTO NÃO PERTINENTE: DEMANDA JÁ CADASTRADA COM MESMO TEOR


OBSERVAÇÃO: MUNÍCIPE JÁ FEZ DENUNCIA COM O MESMO TEOR


HTTP://WWW.SAUDE.GOV.BR/OUVIDORSUS/ACOMPANHAMENTOWEB


ATENCIOSAMENTE,

OUVIDORIA DO SUS


Inacreditável. A Ouvidoria diz "Faltam dados, faça outro registro com as informações anteriores e as solicitadas acima". Depois diz "Demanda rejeitada, você já fez denúncia com o mesmo teor". Estão de brincadeira. Espero, em todo caso, que essa resposta cretina seja da Ouvidoria Nacional, e que a Municipal tenha realmente encaminhado a demanda para o SAMU. Vou pessoalmente lá, já que eles fornecem o endereço e tudo, para me certificar.

Enquanto isso, quero reclamar da Ouvidoria do SUS. Ao Papa, talvez.

Um comentário:

  1. Olá Soninha, tudo bem? Eu sou a Daniela Andrade, lembra? Precisava do seu email para fazer um convite, pode me passar? O meu email é danielaemtranse@gmail.com

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.