quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

31 de deciembre

Acabei de chegar a Uspallata, a duas horas de onibus de Mendoza, que por sua vez fica a pouco menos de duas horas de voo de Buenos Aires.

Imagino que, depois de muitas viagens morro acima, a paisagem pode parecer terrivelmente monótona para quem a assiste da janela do onibus - nao à toa, os monitores sobre as poltronas exibiam "ari poter" (si, dublado em castellano). Mas para quem olha pela primeira vez, é impossível despregar os olhos das infinitas nuances de rosa e marrom da cordilheira. Paisagem seca, seca, seca - areia e pedra o tempo todo. Mas um rio - que na largura e desenho lembra o Paraíba quando margeia a Dutra - nos acompanha quase o tempo todo, com água marrom vigorosa que se pode desafiar fazendo rafting. Eu e o menino ao meu lado fotografávamos o tempo todo; às vezes ele me cutucava para mostrar alguma coisa do lado dele do onibus. Nao sei seu nome, de que país ele é, mas fomos companheiros de registros enquanto a Julia dormia encostada à janela, sem se animar muito quando EU a cutucava para mostrar alguma coisa bonita, como um lago de azul estranho.

Cada montanha impressiona de uma maneira - pela altura, inclinaçao, cor, pelas pedras enormes ou a infinidade de pedras pequenas, pela vegetaçao escassa e valente. Procurei animais, mas nao vi um sequer (exceto um grupo de humanos enfileirados observando um vale). E de repente, no meio das muitas variaçoes sobre o mesmo tom, aparece um cerrito de pedra esverdeada; chego a temer por ele, que talvez seja feito de qualquer coisa preciosa (deve ser influencia das inumeras pichaçoes pelo caminho: "No al oro, si a agua" e um "Nao à mineraçao contaminante" (esse eu nem me arrisco a tentar reproduzir no idioma original).

E de repente começam a aparecer cabañas, hosteles, cartazes de propaganda. E, principalmente, verde. Árvores magérrimas e altíssimas cobreo piso. Chegamos! Uspallata é uma graça, pelo pouco que vi até agora (desci do onibus e vim para o internet café recuperar o nome da pousada em que tenho reserva - meus celulares estao fora de combate e nao fui eu que fiz isso, foi a Samsung em parceria com a Claro. Meu novo aparelho, do alto de sua modernidade, nao serve para roaming internacional).

Portanto, o único jeito de me comunicar à distancia é pela internet. Por incrível que pareça, aqui é mais fácil falar pelo computador do que por telefone.

Sem mais para o momento, atenciosamente,
Sonia 2009 (válido até a meianoite de hoje)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.