quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Desta vez não era

Disseram, por telefone, que “funcionários da prefeitura” foram vistos cortando árvores em terreno particular. “Tiraram foto e tudo”. Os funcionários teriam dito que “foi a Soninha que autorizou”, o que dá “condenação por improbidade, direto” – "mas eles não mostraram nenhum papel pra provar que você tinha autorizado".

Respondi por partes. 1) Que a autorização para poda ou remoção de árvore, mesmo em área particular, depende de autorização, sim – não da Subprefeita, mas do agrônomo da Subprefeitura. E às vezes não basta o laudo dele; precisa haver anuência do Departamento de Áreas Verdes (se for “vegetação singificativa”) e dos órgãos de patrimônio histórico (se for área tombada). A Subprefeita não tem nada que deixar ou não deixar, são técnicos que fazem a avaliação. 2) Equipes da prefeitura não podem trabalhar em área privada; é muito fácil o infrator dizer “foi a Subprefeita quem deixou/mandou” e tentar se esquivar da ilicitude. 3) Se foi cometida uma irregularidade e ninguém me informou, fica “meio” difícil tomar uma providência. Por que não fizeram uma denúncia?

Esperei chegarem as informações por escrito. Antes mesmo de chegarem, já questionei o chefe da unidade de áreas verdes – “Recebi uma denúncia de equipe da prefeitura trabalhando em um terreno particular no fim-de-semana”. Com as Ordens de Serviço, não seria difícil identificar a equipe ou equipes envolvidas.

E não foi difícil mesmo... Em instantes, veio a resposta – clara, correta.

Em dezembro, veio a solicitação para a elaboração de laudo para algumas árvores naquele terreno, que pareciam prestes a cair. O agrônomo avaliou que o risco existia e a remoção era mesmo recomendada.

O possuidor do imóvel, então, contratou o serviço por sua conta, como deve ser. A empresa contratada por ele é a mesma que presta serviço para uma Subprefeitura – o que não chega a ser uma coincidência espantosa, porque não há tantas empresas capazes de fazer remoção de árvores de grande porte.

Por obrigação contratual, a empresa que presta serviço para a prefeitura precisa adesivar seus veículos, identificando claramente que está “a serviço da PMSP”. Mas o contrato não obriga a empresa a retirar seus adesivos quando não estiver a serviço da prefeitura...

E foi isso que aconteceu. Os moradores, alarmados, primeiro pensaram que estava ocorrendo um crime ambiental, com a remoção não autorizada das árvores. Depois, que estava havendo desvio de recursos e finalidades, com a equipe contratada com dinheiro público trabalhando para o privado. Mas havia autorização e a equipe estava ali porque havia sido contratada pelo privado – e não há nada que a impeça de prestar serviço para outro contratante no domingo, quando não estiver a serviço da prefeitura.

Seria melhor que não tivesse lá os benditos adesivos... Mas não tem nenhuma corrupção aí. É como ver uma perua escolar levando marmanjos para um jogo de futebol no fim-de-semana e achar que está havendo desvio de recursos da Educação. Calma - nem tudo, por Tutatis, é ilicitude.

Ao contrário de outras denúncias “furadas” que chegam, nessa, aparentemente, não houve má-fé. É super compreensível que tenham visto uma coisa e entendido outra. Só não dá pra saber se algum dos homens ali chegou mesmo a dizer “foi a Soninha que mandou” – acho difícil, porque nem quem mora em Perdizes sabe com segurança que ali é da Sub-Lapa... Pra mim, já foi um ponto aumentado no conto, mas acho que isso eu nunca vou saber.

2 comentários:

  1. Soninha,
    Sábado passado presenciei um estacionamento na região do Centro de São Paulo , onde um homem fazia uma poda IRREGULAR e completamente CRIMINOSA! Digo isso baseada nas informações passadas pela Subprefeitura de como proceder para a execução de podas e remoção de árvores. Esse homem estava encima da árvore pendurado por uma cordinha e corria o risco de se machucar muito. Notei que esse homem estava preocupado somente com o dinheiro que receberia após terminar o serviço. O que digo de positivo nesse caso é que esse homem “TEVE MUITA CORAGEM”
    Olhei para essa situação, indignada porque pelos conhecimentos adquiridos até agora, logo constatei que essa situação estava IRREGULAR e talvez “ CRIMINOSA “...
    Perguntei para um funcionário do estacionamento:” Porque estão cortando os galhos da árvore?
    Resposta: "Para não cair nos carros...com essas chuvas sabe como é.. se um galho cair nos carros dos clientes o prejuízo é grande !"
    -Vocês sabem que para podar uma árvore tem que ter Autorização da Subprefeitura? E pelo que estou vendo vocês não tem, ou seja , nem sequer tem uma equipe especializada em poda fazendo o serviço! Os galhos cortados estão caindo na calçada de pedestre...também não vejo caminhão ou caçamba para depositarem esses galhos... Vocês vão deixar aí na calçada?
    -Olha moça, os galhos nós vamos recolher! Quanto a Autorização não sei te dizer, ´pois o proprietário não fica aqui... Ele tem várias redes estacionamento e não sei te dizer onde ele está!
    Soninha, apesar de não ser do meu bairro e não pertencer ao meu CONSEG, eu fui verificando e testando como anda o conhecimento das Autoridades. ..e aproveitei para “TESTAR” o trabalho da polícia. Não sei caberia a polícia nesse caso, mas quis testar!

    ResponderExcluir
  2. PARTE II
    Parei na Delegacia que ficava próximo ao local e comuniquei a situação presenciada. Fui informada que deveria comunicar a Polícia Militar. Dei a sorte de encontrar 02 policiais saindo da Delegacia naquele momento e os informei. Disse a eles que se fossem logo poderiam dar o "FLAGRANTE" de poda irregular que colocava em risco a segurança dos pedestres, etc...
    Os policiais disseram que iriam averiguar. Esperei um pouco e fui verificar se os policiais foram .Para minha surpresa " NÃO FORAM"!
    Voltei na Delegacia e comuniquei ao Delegado , que assustando perguntou : “Não foram verificar” ? E informou não ele como Delegado não poderia fazer nada porque a poda em terreno particular não era CRIME!
    Por desconhecer se é ou não crime não insisti com o Delegado e resolvi ligar para o 190 na esperança que eles tivessem NOÇÃO que deveriam ir verificar a minha "Denúncia", e verificar se o estacionamento tinha a tal "AUTORIZAÇÃO".
    Sabe o que o policial do COMPOM me disse? "QUE EU TERIA QUE INFORMAR A SUBPREFEITURA" por não se tratar de "INFRAÇÃO", porque eu "ESTAVA" deduzindo que o serviço estava sem feito sem "AUTORIZAÇÃO", deduzindo que corria risco de acidente, deduzindo que eles não iriam recolher as folhagens, deduzindo que....
    Respondi ao policial que me atendia: " Podem ser só deduções, porém como PRESIDENTE DO CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA não é esse tipo de postura, atendimento e informação que esperava ter de um POLICIAL! Deixo claro ao senhor que também o COMANDO GERAL DA POLÍCIA MILITAR ficará muito agradecido ao ser informados que atenderam uma cidadã dessa forma!
    Sabe o que aconteceu depois que disse isso? O policial bateu o telefone na minha cara! ABSURDO!!!!!
    Soninha, não fui a frente nesse dia com essa questão pelo seguinte:
    1)Não era na minha região
    2)Não estava com o telefone do presidente do Conseg da Sé
    3) As bases comunitárias da GCM ficavam longe do local
    4) FIQUEI STRESSADA COM TANTO DESCASO!!!
    Subprefeita Soninha, em caso como esse relatado como deveria ter agido. Estava eu somente "DEDUZINDO QUE A PODA ERA IRREGULAR"?
    A POLÍCIA DEVERIA OU NÃO IR VERIFICAR O CASO E PEGAR A PESSOA COM O FACÃO NA MÃO?
    PODA PARTICULAR IRREGULAR É CRIME OU NÃO?
    A GUARDA CÍVIL METROPOLITANA SE FOSSE AVISADA PODERIA FAZER ALGO?
    ISSO ACONTECEU NO SÁBADO. AS SUBPREFEITURAS FUNCIONAM AOS SÁBADOS?
    Oriente-nos sobre o que compete a cada ÓRGÃO, para que os CONSEG´S possam "COBRAR ATITUDE" e Levar ao conhecimento dos "COMANDOS" essas falhas. Para isso é necessário termos a "CERTEZA" do que "ESTAMOS CERTOS NO QUE COBRAMOS".
    Ajude-me a tirar essa dúvida!
    Aproveito para perguntar o que você acha da Idéia do Subprefeito da Casa Verde Walter Abraão nessa MEGA operação para coibir o depósito irregular de entulhos em parceria com a Policia Militar, Guarda Civil Metropolitana, e Subprefeitura?
    Precisamos que nos esclareça onde ficam os ECOPONTOS pertencentes à SUBPREFEITURA DA LAPA
    Chego a conclusão que faltam muitos conhecimentos para nós munícipes!
    Cleide Coutinho
    Presidente Conseg-Lapa

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.