sexta-feira, 5 de março de 2010

Jovens que urinam e eu montada na bicicleta

Tipo Mensagem: Reclamação

Mensagem: DESEJO APRESENTAR UMA RECLAMAÇÃO FORMAL A RESPEITO DA SUBPREFEITA DA LAPA, SONINHA FRANCINE.

TENTEI VARIAS VEZES FALAR COM ELA PESSOALMENTE E AGENDAR ENTREVISTAS, POREM NAO OBTIVE RESPOSTA.

O BAIRRO DA LAPA ESTA DECADENTE, SUJO, ABANDONADO, COM CASAS DE JOGO, BARES FREQUENTADOS POR JOVENS QUE SE DROGAM E TRAFICANTES, JOVENS QUE URINAM NAS PAREDES DAS CASAS, O MERCADO DA LAPA UM CASO PASSIVEL DE INSPEÇÃO DA VIGILANCIA SANITARIA E AINDA CASAS DE PROSTITUIÇÃO PROLIFERANDO.

E A SUBPREFEITA COMPLETAMENTE ALHEIA A TUDO ISSO. INCLUSIVE TIVE NOTICIAS QUE ELA PROPRIA FREQUENTA O BAR DO GHASSAN, NA RUA FAUSTOLO, 1052, LOCAL FREQUENTADO PELOS JOVENS COM AS ATITUDES CITADAS ACIMA.

CURIOSO E QUE A "SUBPREFEITA" NÃO TEM TEMPO EM SUA AGENDA PARA ATENDER O CIDADÃO, MAS PARA POSAR NUA MONTADA NUMA BICICLETA ELA TEM...

COMO UMA PESSOA ASSIM PODE SER CANDIDATA E O QUE ME PERGUNTO.

PEÇO QUE FISCALIZEM A PESSOA, NÃO NO QUE DIZ RESPEITO A SUA VIDA PESSOAL, MAS A SUA ATUAÇÃO COMO POLITICA.

GRATA,

E.W.

******


Edite,

Desculpe, não tenho registro de nenhum pedido de encontro pessoal; recebo muitas pessoas da comunidade que marcam horário com as meninas que organizam a agenda. Você fez contato com alguma delas solicitando horário? Quando foi feita a solicitação?

A Lapa não está “abandonada”; se você prestar atenção, verá homens da varrição trabalhando em diversos horários, caminhões da prefeitura recolhendo o lixo colocado em lugar errado... Mas quando proprietários abandonam seus imóveis, por exemplo, fica mais difícil para a prefeitura – e não podemos ser culpados por esse abandono. Semana passada, apreendemos muito material em um verdadeiro ferro-velho clandestino no imóvel em que funcionava a Rede Zacaria de Pneus, na Rua Faustolo. Infelizmente tem muita gente disposta a sujar e é quase impossível dar conta de manter tudo limpo ao mesmo tempo, sem mais educação e cidadania.

Sobre casas de jogo: se tivermos conhecimento de alguma funcionado, podemos acionar a polícia – mas dependemos de flagrantes ou denúncias. Por favor, nos informe (desculpe, é impossível adivinhar). O mesmo vale para casas de prostituição. É possível fazer denúncias anônimas pelo SAC no site da prefeitura, se houver receio de se identificar.

A prefeitura tem algum poder de polícia, mas não tem os instrumentos para revistar pessoas e verificar se estão portando drogas para comércio – esse é poder da polícia de fato. Também gostaria de ter meios para impedir que os jovens urinem na rua, mas só poderia agir se tivesse um agente vistor que fizesse o flagrante -- e olhe lá.

O Mercado da Lapa é freqüentemente objeto de vistorias da Vigilância Sanitária; nós não recebemos nenhuma reclamação de irregularidade. De todo modo, é bom saber que o Mercado não responde à Subprefeitura, mas à ABAST – Supervisão de Abastecimento. Nem tudo que está no território da Subprefeitura está sob minha responsabilidade – embora eu tenha o dever de encaminhar qualquer solicitação ao órgão responsável, se chegar até mim.

Eu almoço freqüentemente no bar do Sr. Ghassan, que serve refeições por quilo. Não creio que seja motivo para exigir fiscalização da minha conduta.

E, na impossibilidade de um contato pessoal, não há a menor dificuldade em fazer contato com o gabinete por email – como foi possível constatar agora.

Atenciosamente,

Soninha Francine

Subprefeitura Lapa
http://lapa.prefeitura.sp.gov.br/

PS: Depois de escrever o post, fiquei sabendo, por uma das meninas da recepção, que a autora do email já pediu, sim, para me encontrar pessoalmente. Mas se recusou terminantemente a explicar melhor o assunto ("Onde são esses lugares em que a senhora identificou casa de jogo e prostíbulo? Não precisa a Subprefeita cuidar disso pessoalmente, a gente pode acionar a fiscalização") - e, como se não bastasse, gritou e xingou ("Vagabundas!") por telefone. Como ninguém é obrigada, em nome do serviço público, a aturar insultos e agressões, não foi marcada entrevista "pessoalmente". Afinal, existem muitas outras maneiras de fazer solicitações sem precisar de um encontro comigo.

21 comentários:

  1. Pra que bater boca com esse tipo de gente, em público ainda... Acho que na tua posição, era melhor ficar mais de boa... Quem tem mais de 5 de QI sabe que as acusações dessa tal de Edite são infundadas... Vou além, arrisco dizer que é uma velha moralista que ficou chocada com seu ensaio... Enfim, se preserva, vc mais perde do que ganha com essas discussões... E por perda eu digo votos... Foi a mesma coisa com o catador de lixo...

    ResponderExcluir
  2. Gosto quando você responde a todo tipo de questionamento. Isso é transparência, coisa que falta nesse Brasil.

    Não creio que perca algo sendo assim, acredito sim que será sempre reconhecida como uma pessoa verdadeira, integra e ética.

    ResponderExcluir
  3. Soninha, eu invejo sua paciência.

    Não tenho dúvidas de que o serviço público é o seu lugar (nenhuma ironia nessa afirmação).

    Abraço e força,

    Daniel

    ResponderExcluir
  4. Esse mesmo pessoal que reclama, jogando a culpa do mundo na Soninha, é o mesmo pessoal que infelizmente não contribui com nada para a cidade e muitas vezes acaba fazendo coisas piores.

    Cidadania é união por uma cidade, não apenas reclamar e falar "eu tenho direitos". Quem tem direitos também tem deveres.

    Em tempos, Soninha posando para uma revista não tem nada a haver com a política. Isso é vida pessoal. Incrível como as pessoas acham argumentos distorcidos para assuntos.

    Sucesso Soninha. Pena que eu não more mais na Lapa há um bom tempo. Saudades do bairro.

    ResponderExcluir
  5. Quem segue o twitter da Soninha sabe como é a rotina dela. Infelizmente pessoas como a autora da reclamação e que com certeza não lembram sequer em quem votaram nas últimas eleições, gostam de simplesmente "fazer barraco", como se a culpa fosse inteiramente da subprefeitura. Porque não foi até a delegacia chamar os policiais de "Vagabundos"? Ou à vigilância sanitária gritar com os fiscais? Aliás, nenhuma destas atitudes é característica dos cidadãos de bem, que ao invés de inflamar estas questões, tentam ajudar o poder público com denúncias e encontros pacíficos afim de apresentar suas queixas.
    É fato que o povo brasileiro é vítima de muitas coisas, mas peca em muitas outras.
    E a atitude da subprefeita Soninha, de responder publicamente às reclamações é extremamente louvável. Ela não deve estar ali única e exclusivamente coordenando o quanto ganha ou deixa de ganhar em votos, afinal, ela não é paga para isso.
    Enfim, é o direito que ela tem de se defender e de levar ao conhecimento da população os fatos verdadeiros.

    ResponderExcluir
  6. O que mais me admira na Soninha é que ela é humana, tocável.. Sabemos e temos condições de entrar em contato com ela, ao contrario de (praticamente todos os) outros politicos.

    Acho que o termo certo é transparencia mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Soninha,
    Vc eh mesmo incrível!!!
    Beijo e continua firme!!

    ResponderExcluir
  8. Gostei da forma que respondeu. Foi autera e simples. Existem duas frases que são um câncer nesse país; uma é "você sabe com quem está falando", a outra é "quem você pensa que é?". Quando as deixamos de lado e passamos a tratar as pessoas como seres humanos não há espaços para atritos baseados em ignorância como esse. Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Oi Sonia
    Falta de educação nao vale, entao a EW que me desculpe mas nesse nível nao tem conversa. Se eu fosse vc eu nem responderia.
    Apoio vc 100% inclusive no seu direito de posar como e pra quem quiser (aliás vc foi a única que fez isso por uma causa e nao por 150.000 reais).
    Eu continuo pedindo a poda da Tipuana na Fabia 339 (sim sou eu), mas porque já ajardinei o pé da árvore, cuido dela com adubos e pesticidas e já sou conhecido como o cara que fala com a árvore (rs)...e porque tenho medo do acidente que ela possa causar se cair toda ou em parte.
    Jamais poderia me dirigir a vc da forma desrespeitosa que a sra E utilizou.
    Continuo achando que isso é um ônus que vem com o cargo que vc aceitou. Não temos cultura de cobrar e sermos cobrados, por isso sofremos um pouco mais...
    Parabéns pelo trabalho e pela visibilidade, vc está ajudando muitas pessoas a terem um mínimo de consciência política.
    ABS...e quando puder vem aqui visitar a Tipuana e comer um doce com café, Rua Fábia, 339, estou aqui no sábado e domingo e terei enorme prazer em receber vc.

    ResponderExcluir
  10. Nunca na história dessa cidade uma subprefeita foi tão cobrada pela comunidade.

    PS: Soninha, que tal mudar a cor de fundo do blog para facilitar a leitura?

    ResponderExcluir
  11. Aprendi com um amigo espiritualista a frase, "que a vida lhe seja leve". Uso-a a todos aqueles que têm de lidar com a falta de senso alheia, e este é, mais uma vez, o caso.

    Enquanto pessoas como a sua detratora existirem, covardemente escondendo-se atrás da crítica pela crítica e deixando transparecer todos os seus preconceitos e pensamentos retógrados, nada andará.

    Por outro lado, enquanto existirem pessoas como você, Soninha, capaz de ouvir e argumentar e se recusando a adotar a prática comum dos administradores que, escondendo-se atrás do cargo público, somente repetem o padrão, enquanto houver Soninha haverá esperança.

    Exponha mesmo esses reacionários, assim eles perdem a força e abrem espaço para a inovação.

    E não posso não mencionar:
    Antes uma foto nua com uma bicicleta do que uma foto vestida com dinheiro nas meias...

    ResponderExcluir
  12. Eu ia Twittar, mas achei meio ridículo dizer em público - sou um tipo meio fechado... Mas, na "blogosfera 2.0" vi muita gente metendo o pau na foto. Aliás, não apenas na foto: em ti, de uma maneira geral... (Não ia caber no Twitter...) O que eu queria falar é muito simples, apesar de ter uma certa dose de exagero, misturada com loucura em grau quase extremo: basicamente, eu me casaria com você, fácil! #prontofalei
    Ah, e não se preocupe: não sou nenhum psicopata que vai infernizar você para o resto da sua vida... Provavelmente, não devo postar mais comentário algum... Felicidades.

    ResponderExcluir
  13. Se essa cidadã soubesse a subprefeita que tem, certamente se consideraria privilegiada. Nunca vi um subprefeito dar satisfações públicas em um blog, ainda mais como a Soninha faz, o que é EXCELENTE.

    Eu estou na região da subprefeitura da Sé e com muito custo, descobri no site da prefeitura o e-mail do gabinete do subprefeito e só agora, ao que parece, vou conseguir resolver meu problema. Mas quem me dera se ele tivesse um blog e fosse atencioso como a Soninha é.

    E sim, educação antes de tudo. Não adianta gritar, esbravejar, xingar... não é assim que as coisas funcionam. A cidadã citada deveria sim acionar o SAC ou, caso não surta efeito, até acompanhar esse blog e participar mais.

    Continue firme com o bom trabalho Soninha.

    ResponderExcluir
  14. Soninha, somente tenho uma resposta para esta senhora, que com toda a certeza não é lapeana de sangue, deve ter se mudado para o bairro recentemente, como muitos, e somente anda de carro, entra e sai da garagem do seu prédio sem ao menos dizer um bom dia ao porteiro do edifício. Paciência, estas pessoas tem o habito de reclamar e nunca estão satisfeitas com nada, apenas reclamam de tudo e por vezes sem conhecimento de causa, gostaria que esta senhora andasse pela Lapa, pela Vila Romana, gostaria que ela passasse a cumprimentar seus vizinhos, saber realmente das notícias do bairro e se interar dos assuntos antes de enviar um e-mail como este. A Lapa tem problemas sim, como todos os bairros de São Paulo, por vezes falha da administração sim, mas, por muitas vezes falha da população destes bairros, que acham que apenas pagam impostos e não tem deveres de civilidade. Geralmente estas pessoas agem da mesma forma no condomínio que moram, somente reclamam de tudo, mas não partiucipam de nada. ATUALIZE-SE minha senhora. www.nal.vilaromana.zip.net
    Parabéns Soninha pelo seu trabalho na Sub-Lapa e quanto a sua vida pessoal, faça dela o que quiser e como quiser. Abraços. Adriano Romão (NAL Vila Romana)

    ResponderExcluir
  15. Endosso os comentários favoráveis a voce Soninha, principalmente o do Adriano Romão...parabéns pelo trabalho...sua coragem é extrema...e sempre tem nos apoiado!!!

    Cleide Coutinho (CONSEG LAPA)

    ResponderExcluir
  16. pois é Soninha, as pessoas estão muito confusas e agressivas, eu gostaria de ter a sua calma e "cabeça no lugar" para resolver os problemas. Você é admirável, na forma como lida com os obstáculos, Parabéns.

    ResponderExcluir
  17. gostei da resposta. eu procurei a SUB prefeitura da LApa na minha saga pelo fechamento do Shopping dos filhotes. - que a proposito, todos os finais sde semana desobedece frontalmente (http://1.bp.blogspot.com/_HLaIEwnUDfk/S5RFmY2tqXI/AAAAAAAABJE/kgfPZw0A3T8/s1600/shoping%2Bmaldito.jpg) a lei da cidade Limpa, mas não tem fiscal pra els) e mesmo não tendo ficado "feliz" com as respostas que obtive, recebi respostas e já encaminhei o caso para outras autoridades..

    e continuo sendo eleitora da Soninha Sim, mesmo que ela nunca me responda no twitter.. hehehe.

    misturar estações neste pais é um dos absurdos que mais aocntecem.. não caio nessa não..

    ResponderExcluir
  18. Oi Soninha,

    Invejável sua tolerência e espírito educador para cidadania. Felicidades neste dia.

    ResponderExcluir
  19. Nossa, é impressionante como o ser humano tem a característica única de ser obtuso...

    Soninha, continue firme em suas convicções.

    ResponderExcluir
  20. Olá Sonia, trabalho numa empresa Federal, no ano passado fizemos 06 chamados de poda de árvores, referente a árvores que passaram sobre a propriedade servindo como trampulim para meliantes roubarem nosso sistema de pára-raios. Isso aconteceu em 2009, nosso sistema foi roubado por moradores de rua, reiteramos os pedidos via 156, nada foi resolvido. Encaminhamos ofício a subprefeitura da lapa e para nossa surpresa houve recusa de recebimento pela secretária, ou responsável pelo recebimento, informando que o único canal da subprefeitura era o 156 que se já havíamos feito chamado, que aguardássemos os prazos. Pois é... passaram-se 6 meses do chamado original e nada. Para minha supresa maior, vc deixou o cargo para concorrer nas próximas eleições, sendo assim te pergunto como anda os pedidos de poda da sublapa?

    ResponderExcluir
  21. Nossa, moro em Cascavel - Pr, porém acomponho o trabalho da vereadora Soninha Francine. Alias, acomponho "alguns" politicos que se destacam nesse país, como por exemplo: Ela, a Marina Silva e e o sensacional Senador Suplicy. Gosto de Soninha, acho uma mulher de fibra, corajosa, inteligentissima, e um charme é claro. Pena não poder nunca votar nela, acredito que o país necessite urgentemente de politicos assim. Parabéns pela resposta a essa senhora, foi uma resposta a altura, e com certeza você manteve a classe. Um abraço
    Gabi Ramos
    Cascavel - Pr.
    E-mail: gabi_ramos09@hotmail.com

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.