sexta-feira, 12 de março de 2010

PMR - Perguntas Mais Repetidas

- Por que a prefeitura não tirou a terra da Ministro Godoy?
O deslizamento aconteceu em uma área particular. A proprietária, Valentina Karan, foi intimada e tomar as providências necessárias para conter o terreno e remover a terra que escorregou.

- E por que ela não fez isso até agora?
No começo, contestou a intimação. Disse que não tinha culpa pelo deslizamento e que se a prefeitura já tivesse aprovado um empreendimento que ela pretende fazer ali, nada disso teria acontecido.
Ela pode não ter culpa, mas tem responsabilidade por sua propriedade. (A dona do imóvel que também sofreu deslizamento na Apinajés praticamente já terminou a obra). E enquanto a propriedade não é edificada, tem de ser mantida limpa, murada e segura.

- E o que fez a prefeitura?
Repetiu a intimação e ameaçou com processo de desobediência.

- O que fez a proprietária?
Obedeceu... Seus engenheiros fizeram contato com a Coordenação de Uso do Solo e comunicaram que estavam fazendo o projeto de contenção.

- E enquanto isso, não dava para começar a tirar a terra do meio da rua?
Não toda, porque antes das obras de contenção, a remoção poderia provocar novos deslizamentos. A  Subprefeitura foi tirando terra aos poucos e liberando a passagem. Além disso, pediu para a CET melhorar a sinalização do desvio.

- Mas por que não começou AINDA?
Porque, até outro dia, depois que ficou pronto o projeto de contenção, não parava de chover, impedindo a movimentação necessária no terreno.

- Já parou de chover há quase uma semana. Por que não começou AINDA?
BOA PERGUNTA. Mandei chamar os engenheiros de Valentina. E ameaçá-la com tudo o que estiver ao nosso alcance.

- E se eles AINDA não começarem?
A Subprefeitura pode remover toda a terra e cobrar dela pelo serviço (cobra-se o valor em dobro).

- Por que isso não foi feito desde o começo?
É muito mais difícil para a prefeitura contratar uma obra de engenharia de um dia para o outro, e era OBRIGAÇÃO DA PROPRIETÁRIA. A possibilidade mais ao nosso alcance é um paliativo, e mesmo esse paliativo implica em mobilizar imensos esforços. Nossas máquinas não estão paradas na garagem, estão o tempo todo trabalhando em outros lugares - movimentando terra, removendo entulho... Teríamos de interromper obras em outras partes para executar um serviço paliativo (e mais por pressão coletiva do que por real necessidade - o bairro não está sofrendo transtornos sérios por causa disso, mas o mundo passa por ali e reclama), que o proprietário tinha obrigação de fazer por completo!
Em todo caso, se até domingo não acontecer nada (ela vai esperar o que, começar a chover de novo??), é isso mesmo que vamos fazer.
Que raiva.

16 comentários:

  1. te pergunto: como ser mais transparente que voce?...um grande abraço...carlos eduardo (conseg lapa)

    ResponderExcluir
  2. Oi Soninha tudo bem.
    Tenho profunda admiração pela sua trajetória e tive a felicidade de te fotografar para a Trip em 2003 e uns 2 anos antes quando trabalhava com o JR Duran, fomos a sua casa com fazer uma foto sua, enfim sou fotógrafo profissional e skatista de alma (praticante a 26 anos, hoje tenho 36 anos), nasci e moro na Lapa e pelo que sei o skate é o segundo esporte mais praticado no pais e os skatistas brasileiros são mundialmente reconhecidos já que o Sandro Dias foi campeão mundial 5 vezes, acontece que dentro da cidade de São Paulo (tirando a periferia que tem muitas pistas nos CEUs) só dispõe de uma pista para a prática do esporte (parque Zilda Natel na av. Dr. Arnaldo), que é muito mas muito pouco para a quantidade de praticantes é só dar uma olhada no ABC por exemplo lá tem mais e melhores locais para a prática de skate.
    Bom, como morador da Lapa tenho uma sugestão:
    -Acho que o Pelezão (clube municipal - rua Belmonte, 957 - Alto da Lapa) poderia ser um ótimo lugar para se fazer um skatepark, pois o clube anda bem abandonado, tem espaço de sobra, é só ver as quadras que estão sem nenhuma utilização, já tem segurança, e seria um lugar onde poderia encher de jovens esportistas.
    É isso qualquer coisa se precisar é só entrar em contato comigo, meu email é "contato@rogerioalonso.com"
    Muito obrigado e boa semana.
    Rogério Alonso
    www.rogerioalonso.com

    ResponderExcluir
  3. Resposta da Soninha ao Rogério:

    Rogério,

    Coitado do Pelezão, não tá abandonado não :o)
    A quadra do ginásio ainda tá feinha, mas outras partes do clube estão bem legais e são bastante utilizadas.
    Não tinha pensado em skatepark no Pelezão; pode ser boa ideia. Mas, como eu disse, as quadras tem seus frequentadores, ainda que não seja em todos os horários - se a gente propuser transformar uma delas em pista para skate, os atuais usuários vão reclamar!
    Em todo caso, vale passar a bola. Vou passar a mensagem para a Ana Lúcia, diretora do clube. E adiantar que o Parque Villas Boas, quando estiver pronto (ainda falta um bocado), vai ter uma mega pista para skate, patins, bicicleta.

    ResponderExcluir
  4. Valentina Karan ? O mesmo nome nas "milhares" de placas "vende-se/aluga-se" em mansões e casas luxuosas ?

    ResponderExcluir
  5. Oi, Soninha, tudo bem?
    Meu comentário não tem nada a ver com este texto,nem com o blog. Aliás, por favor, não quero que seja publicado: eu apenas não achei outra forma de te contatar.
    Meu cometário é sobre os teus tuites sobre as matérias da Veja e Época falando do daime. Toda razão para questionar a venda de armas, toda razão para se indignar com quem simplesmente põe a culpa no chá, toda a razão para reclamar. Acho mesmo que esta é uma boa oportunidade para vários questionamentos. Entres eles a falta de responsabilidade com que nossa sociedade encara as doenças psiquiátricas. Então estamos de acordo.
    Meu único senão é sobre você chamar o Cadu de psicopata. Soninha, pelamordedeus! O rapaz tem um histórico familiar de esquizofrenia, sofria de alucinações, já passou por tratamentos... ele é, provavelmente, um esquizofrênico. Psicopata NÃO! São coisas muito diferentes... psicopatas não surtam, não ouvem vozes, não tem visões. Psicopatas não perdem a noção do que estão fazendo. Psicopatas são pessoas sem senso de moral, frias e manipuladores. Não têm sentimento de culpa. Estão mais para Maluf (um sociopata, na verdade) do que para o rapaz surtado que matou um amigo porque estava seguindo suas alucinações.
    Quando você o chama de psicopata você simplesmente joga toda a responsabilidade sobre ele. Que na verdade é também uma vítima, já que esta tragédia poderia ter sido evitada se ele estivesse sendo adequadamente tratado.
    Então, ok. Reclame, fale, etc e tal. Mas escolha as palavras adequadas para não cair no mesmo erro da Veja e da Época e acusar por puro preconceito.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Fundo preto again, Soninha? Dor de cabeça mandou oi.

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde Soninha.

    Sou responsavel pela parte de comunicação de uma associação que vai realizar no dia 16 maio um evento ciclistimo que costuma reunir mais de 1.500 pessoas e gostaria de entrar em contato com vc para podermos conversar melhor sobre isso.

    Aguardo um retorno seu.


    Obrigado

    Leandro Gomez Santiago Simões
    ADEPOM - Comunicação
    comunicacao@adepom.com.br

    ResponderExcluir
  8. El Gomez,

    manda um email para mim, por favor: rp@soninha.com.br

    Obrigada!

    Lylian

    ResponderExcluir
  9. Oi odeiosalada!
    Pra quem tem baixa visão, o único jeito de conseguir ler no pc é o fundo preto com letras brancas. O alto contraste nos permite o acesso a todo o conteúdo da internet, o blog da Soninha é um dos poucos que se preocupa com isso. Você tem uns minutinhos de dor de cabeça ao ler o texto, logo passa. Pra quem enxerga mal, as dores de cabeçã são tantas e tão variáveis que te daria dor de cabeça conhecê-las... Da falta de emprego às piadinhas, já que as pessoas não sabem que existe um nível intermediário de "cegueira" que nos permite enxergar MUITO pouco, não suficiente pra reconhecer pessoas mas bem o bastante pra ler em alto contraste.
    Acessibilidade mandou oi!

    ResponderExcluir
  10. Ola Soninha.
    Prazer.
    Primeiro deixo expresso, minha gratidão, e respeito pela pessoa que é, e pelo que tem feito na sua vida politica, corajosa, e segundo, deixa aqui um convite, eu sou cineasta, estou querendo monta um doc, sobre vida politica, afazeres, bastidores, ano de eleição, entender como funciona,entre outras coisas, e nada melhor do que ter como protagonista, e inspiradora, uma pessoa como você, caso seja do seu interesse, meu email e marcoaguiarr@hotmail.com, vai ser de grande valia, e fico ja agradecido pelo carinho.
    Marco Aguiar

    ResponderExcluir
  11. Ola Soninha
    Descobri apenas hoje ouvindo um programa de radio, que você é a responsavel pela sub Lapa, achei muito legal e talz (pois com voce nos podemos falar, e sabemos que havera resposta).
    Pois bem, sou morador de Osasco, e trabalho na lapa de baixo, todos os dias eu deço a Rua 12 de outubro, partindo da pça prof jose de azevedo antunes, com um copo descartavel na mao a procura de um cesto de lixo para descartar meu copo, e não acho, sempre descarto na passarela, no cestos dos ambulantes que ficam vendendo cafe, tenho certeza que metade do lixo da rua seria evitado se houvesse alguns cestos pelo caminho.
    eu nao sei se isso é de responsabilidade sua, ou de alguma secretaria, mais fica o registro.
    ps: parabens pela entrevista!
    att, Henrique Torres Soares
    torreshenriques@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Soninha! tudo bem?
    eu sou a Helena, estudando de rádio e tv. estou fazendo meu tcc sobre bike como meio de transporte em são paulo. é um video documentário.
    seria muito importante te entrevistar rapidamente. seria possível?
    trabalho aqui na MTV e sei que seria muito legal conversar um pouco com você. qualquer coisa meu e-mail é helenakrausz@hotmail.com
    aguardo! obrigada!
    helena 8932-0452

    ResponderExcluir
  13. Soninha, sou de Curitiba, obviamente não tenho título de eleitor em SP. Mas torço absurdamente por você.

    ResponderExcluir
  14. Soninha, toda a minha admiração por você, por fazer o que tantos mais entre nós deveriam estar fazendo.
    A lama é tão espessa, mas você consegue dar suas braçadas.
    Por favor, não desanime.
    Eu costumava receber turmas de crianças da rede pública de ensino aqui na fazenda onde moro, no interior de SP, e fazia pequenas caminhadas-aula pela mata, explicando da necessidade e da beleza da vegetação. Mas nunca tive vocação pra isso e detestava a algazarra, então, depois de meses, pedi que não viessem mais.
    Um dia, muito tempo depois, atravessando a ponte na pequena cidade próxima, encontrei uma das professoras e ela me disse que as crianças ainda perguntavam de mim. Por pouco não me joguei no rio. Depois voltei para casa e pensei que, se saísse um único plantador de árvores dentre aquelas duzentas crianças, o serviço e o mundo teriam sua paga.
    Você é uma dessas crianças que viram plantadoras de árvores.
    Não se importe com erros e críticas. Não desanime, uma única como você já seria um ganho tremendo para a nossa comunidade tentacular, absurda, deseducada e aculturada na ganância. Mas deve haver mais alguns como você por aí. E será suficiente, até o dia em que, espero, alguma onda venha espalhar com força a rede de uma consciência maior, mais simples, e mais humana.
    Parabéns.
    Abraço.
    Edu

    ResponderExcluir
  15. Soninha,
    o blog tá parado?
    tenho saudades do antigo blog, onde rolava comentários sobre diversos assuntos, histórias pessoais e pensamentos...

    foi muito bom te dar aquele abração...
    apesar de não ter tanto contato com vc, tenho um carinho verdadeiro por ti...
    espero esbarrar por ti, mais vezes...

    sorrisos
    bjo grande
    Ana Minehira

    ResponderExcluir
  16. Olá Srª Soninha Francine,

    Diante de tantas postagens demonstrando suas preocupações e ações pela e sobre a Cidade de São Paulo, venho, surpreso, perguntar:
    Você esteve recentemente em um Projeto Sócio-Cultural dos mais importantes que ocorrem na Cidade de São Paulo, o Projeto Rua do Samba Paulista. Aliás, foi no mês cujas atividades são dirigidas à questão da mulher. Até, fostes homenageada. Falou ao microfone para mais de 5.000 pessoas. Surpreso ainda pela ausência de qualquer referência ao fato em suas ferramentas digitais de comunicação, pelo menos aqueles que conheço, seus blog e twitter, pergunto: não foi você que esteve lá?

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.