sábado, 10 de abril de 2010

Democracia = respeito

Democracia implica em respeito a opiniões divergentes.
Impressionante como estamos longe disso.

Durante muito tempo, defender o Lula, o PT, o governo exigia coragem. Qualquer tentativa de análise mais justa e racional era recebida como se fosse uma manifestação de fanatismo, cegueira, ignorância ou cumplicidade, sem a menor intenção, por parte dos antipetistas, de ouvir com atenção, analisar, ponderar - e contra-argumentar, se fosse o caso.

Um episódio ficou especialmente marcado para mim: o acidente com o avião da TAM em São Paulo. A responsabilização do governo por aquele desastre foi uma coisa indecente, absurda. Usavam a imagem da Marta comentando o caos aéreo (aquela frase infeliz) justaposta a imagens da explosão, como se não fosse nojento associar uma coisa à outra. Um psicanalista - nunca mais consegui ler qualquer coisa dele com o mesmo respeito - assinou uma coluna na Folha em que dizia "governo assassino".

No Saia Justa, naquela semana, foi um sofrimento tentar defender o óbvio: o caos aéreo, os problemas de infraestrutura, a explosão de demanda sem evolução condizente da oferta etc. não tinham nada a ver com o caso de um avião que, por falha mecânica ou humana, estava acelerando quando devia frear. Fui tratada como débil mental.

O mais bizarro, na época do Saia, é que eu já estava em crise praticamente irreversível com o PT - mas no programa era tratada como petista fundamentalista, que defendia o partido a qualquer custo.

Enfim, saí do PT. Já escrevi quilômetros a respeito da minha saída, já respondi e ainda respondo um milhão de vezes por que (vou buscar uns textos e publicar aqui para facilitar a vida de quem não leu nenhum). O partido deixou de ser aquele com o qual eu me identificava, que me representava. Nunca pensei que eu fosse mudar de partido e demorei muito para tomar a decisão, mas saí quando não tinha a menor dúvida. Me filiei a um partido de oposição ao governo federal e fui tocar minha vida política no outro campo.

Para alguns, é como seu eu tivesse cometido uma traição imperdoável. Como assim, um partido de oposição? Muitos tem sua opinião sobre para onde eu "deveria" ter ido; o PV é um dos favoritos. Alguns acham que o "certo", saindo do PT, seria entrar no PCdoB - nunca no campo adversário. Outros só aceitariam que eu fosse para oposição se fosse para o PSOL.

Opiniões, opiniões, opiniões. Não tenho problema em ouvir e discutir. Faz parte. Imagine a vida política - a vida em sociedade - sem divergências. O que eu não me conformo é com o desrespeito, a intolerância. De quem me achava "ótima" quando eu era do PT, mas me acha "péssima" porque eu deixei de ser. Quem não quer nem saber de discutir - o que implica ouvir, rebater, ouvir de novo... - só de me banir da sua lista de pessoas respeitáveis. É o fim da picada. Coisa de torcida organizada, sem cabimento.  E que me espanta mais ainda quando pessoas que já foram próximas de verdade, amigas até, em uma relação que não tinha nada a ver com a vida política, falam de mim como se estivessem falando de uma pessoa estranha, distante, que elas conhecessem só pela internet. Muito esquisito. Porque aí mistura uma condenação pública, à qual eu preciso estar acostumada, com um julgamento pessoal... e público ao mesmo tempo.

Enfim, é inútil pedir racionalidade onde há paixão, mas nem por isso vou deixar de escrever o que eu sinto (ou seja, também não acho que seja possível ser 100% racional, sem nada de sentimento). Só queria que as pessoas respeitassem a opinião das outras - aquelas que nem se importam tanto com a política e sempre acompanharam tudo meio de longe, meio na orelhada, e poderiam ser menos "fanáticas", ou aquelas que, tendo vivido a política por dentro,  deveriam ser honestas em reconhecer de público que o que conhecem de perto é bem diferente das generalizações para o bem e para o mal que saem no jornal.

10 comentários:

  1. Soninha, te admiro muito, acho que você é uma pessoa de personalidade e precisamos de um representante político como você...
    Gostaria muito de tirar dúvidas com você, saber suas propostas para algumas questões, quero saber se vc tem algum email para contato, sei la, e se costuma responder à duvidas de pessoas comuns pela internet. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Soninha, sabe qual é o problema? vc começou a defender umas pessoas que têm políticas mto diferentes das que vc pregava antes. Pode até ser que vc não tenha mudado seu modo de pensar, mas algumas colocações suas faz parecer isso.
    Vc não está no patamar do Agripino nem do Maluf, longe disso!, mas não dá pra colocar seu nome no peito e sair andando por ai, coisa que eu e uma galera já fez!
    Ainda te respeito, e acho que isso deveria ser geral, mas vc sempre soube onde estava andando! "quem corre por gosto, não cansa", como diria minha mãe.
    Recentemente fui taxado como fake de direita pq te defendi no blog do Eduardo Guimarães! não é pq digitamos 13 ou 45, que vou deixar de fazer as coisas que acho serem certas. bom seria se essa fosse uma prática generalizada. Isso serve pro seu 23!
    Agora, hoje vc estava no meio de uns discursos um pouco difíceis de engulir, não? vc concorda com eles?? espero que não!

    ResponderExcluir
  3. Soninha está MAIS DO QUE CERTA em ter escolhido o PPS. É o partido com maior potencial e mais promissor.

    Tem mais é que deixar o povo falando e continuar seu caminho.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, tem gente que acha que vc não é a mesma, já escutei isso.
    Tem muita gente que sabe que eu te admiro e por esse motivo chegam até a mim para tentar me convencer que vc não é a mesma.
    Sabe, não me importo com o que comentam, pq eu realmente acredito na sua vontade de melhorar o mundo, são pessoa como vc que me inspiram a continuar seguindo nesse planeta terra.
    O motivo é pelo simples fato de vc ser verdadeira e respeitar o próximo.
    Não importa o partido, o que importa é a pessoa! E eu tenho a certeza que vc sempre age da melhor forma.
    Mesmo que eu o nosso contato seja minimo, eu acredito em vc!
    um beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Soninha, você anda alinhada com o governo estadual de São Paulo, que não conseguiu sanar depois de tanto tempo nem pequena parcela dos maiores problemas que estão sob sua responsabilidade: violência (voltou a aumentar), saúde e transporte público. Não se trata de fanatismo, a admiração que você possa sentir pela maneira de fazer política de José Serra precisa estar de outro lado confrontada com o que efetivamente foi realizado pelo governo dele e do PSDB, majoritariamente neoliberal, medroso em relação a tocar nas feridas sociais, formado pelo "empresariado esclarecido", nova aristocracia que não permitirá queda ou divisão de seus rendimentos a fim de proporcionar maior igualdade. É um governo também absolutamente omisso em relação à cultura realizada fora de um certo quintal que abrange a Praça Roosevelt e arredores, nesse quesito inclusive impositor de grandes projetos sem fundamentação urbanística como é o caso do teatro de dança, projetos "de cima para baixo" e higienistas como os propostos para a região da Luz. É compreensível a real politik necessária para que vc possa talvez, se for o seu desejo, ser prefeita desta cidade um dia - não haveria outro caminho, mas mesmo assim, mesmo fazendo parte da "engrenagem" faz muita falta sua capacidade crítica e prática para alterar rumos da administração estadual e municipal (o que foi o alargamento da marginal?) que têm tornado a cidade de São Paulo cada dia pior, com presença crescente de moradores de rua, mais violência, lixo, desertificação e domínio da especulação imobiliária e financeira.

    ResponderExcluir
  6. E a democracia representativa já era, precisamos caminhar para a democracia direta.
    Você deveria ler a obra de Mangabeira Unger, que foi durante algum tempo uma iluminação para membros do seu partido. O PSDB/DEM acredita em gerência no estado, enxerga-o como a uma empresa e caminha em direção ao passado nesse sentido.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Tem toda a razão não faz sentido dizer se uma pessoa é boa ou ruim pelo partido que está filiada.

    Eu por exemplo cheguei a conclusão de que vc é péssima depois do estado lastimável que vc deixou a Lapa quando passou por aqui..., seria assim no PT, PPS ou PSDB.

    ResponderExcluir
  9. Olha Soninha, eu já votei em vc, e com muito orgulho na época, simplesmente porque eu acreditava na sua pessoa, no seu caráter. Nada contra vc ter saído do PT também, isso faz parte da política, especialmente no Brasil. Nao é isso que decepciona muitas pessoas que votaram em vc qdo estava no PT! A decepcao é com sua postura, com sua servidao à uma oposicao podre, a qual vc sabe muito bem o teor. A Erundina tb trocou de partido mas a postura dela é a mesma. Nunca vi a Erundina dizer absurdos como vc anda dizendo, como chegar a afirmar que nao houve golpe em Honduras (meu Deus, tem gente que morreu vítima do golpe pra todo mundo se convencer da barbaridade que aconteceu em Honduras!!!) apenas para fazer coro com com o sofismo da oposicao! Vc nao trocou apenas de partido, vc trocou de principios, de idéias, sua percepcao de mundo hoje é muito diferente! Hoje vc culpa as pessoas pelas enchentes, a Soninha que eu conheci jamais iria ser simplista a esse ponto, iria falar além, iria cobrar mais eficiencia da coleta de lixo e AMIS IMPORTANTE AINDA, iria cobrar a volta da coleta seletiva de lixo que a Marta iniciou!!! Cade a coleta seletiva de lixo nessa cidade, Soninha??? Cobra isso do Kassab em vez de culpar as pessoas pelas enchentes! A impressao que ficou, Soninha, é que vc ganhou uma subprefeitura e perdeu a dignidade, sabe? Essa é a real decepcao das pessoas que votaram em vc!

    ResponderExcluir
  10. Soninha, como vai? Te sigo no Twitter, mas como vc não me segue, of course, resolvi vir por esse canal responder sobre a pergunta de como descartar capacetes. Como meu pai fundou a fábrica de capacetes Peel´s, vou perguntar pra ele e quando me responder, entro e te falo, ok?!
    Aproveita e me adiciona no Twitter, assim fica mais fácil... @liliancosta.
    Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.