segunda-feira, 21 de junho de 2010

Portugal, Brasil, etc.


Bem que o Cristiano Ronaldo disse na entrevista coletiva antes do jogo: “Tem tempo para eu marcar um gol. E se não for eu, muitos outros podem marcar”.

***
A propósito, foi muito boa a coletiva do Dunga ontem depois do jogo. Alegria faz milagres pelas pessoas! :o) Por essas e por outras, no budismo você aspira a que todos tenham alegria, inclusive os seus inimigos, aqueles que desejam e causam o mal a outros seres. A razão disso é, em primeiro lugar, como eu todas as práticas budistas, treinar a própria mente (em desapego, altruísmo, equanimidade etc.) , contrariando nossa tendência a sermos super seletivos e desejar o bem apenas para alguns... E em segundo lugar, entender que as pessoas desejam e causam o mal porque são infelizes... Se ficarem satisfeitas, tendem a ter práticas menos nocivas. (Estou simplificando pra caramba, não sei nem porque entrei nisso...).

***
Dunga disse, calmamente, que achou a arbitragem absurda – o time que tentou jogar e apanhou feito boi ladrão teve um jogador expulso; o time que bateu, não. E brincou de um modo que eu adoro, que é brincar consigo mesmo: “Estaria ótimo pra mim. Eu podia fazer faltas à vontade e o juiz ainda ia me dar parabéns no final”.

***
O gol do Luis Fabiano foi um espetáculo, mas ele usou o braço para ajeitar a bola.
O Luis Fabiano usou o braço para ajeitar a bola, mas o gol foi um espetáculo.
A ordem das frases muda o peso delas, mas o resultado é o mesmo. Entre lençóis (é o nome da jogada, pessoal!), fintas e a espetacular conclusão, ele usou o braço... E o gol podia ter sido anulado. Na minha opinião ultacaxias, devia. Não consigo achar a mesma graça em gol irregular (a menos que seja por um impedimento de centímetros e centésimos de segundo... Aí seria demais). O Luis ia acabar fazendo outro. E mesmo anulado, o gol seria bem lembrado, como aqueles dois que o Pelé não fez (depois da meia-lua e o do meio campo).

***
Umas das coisas que eu acho o máximo no Luis Fabiano é a facilidade com que ele chuta com as duas pernas (uma de cada vez, dã). Ele disse uma vez em entrevista que já se virava bem com a “perna ruim”, mas fez questão de treinar para desenvolver a habilidade com ela. Ontem, fez um golaço com uma e um golaço com a outra.

***
Houve outros gols irregulares nessa Copa, como o da Suíça contra a Espanha – o jogador que concluiu estava impedido. Só que antes disso tinha sido pênalti do Casillas, passível até de expulsão; ele entrou com os dois pés no jogador suíço feito uma vaca brava, então ficou barato!

***
Foi legal o jogo do Brasil, apesar dos erros de passe etc. (houve muitos). Procuramos jogar e não ficar ensebando, “esperando o erro do adversário”. Elano, mais uma vez, foi muito importante. Sem bola, ele procura o melhor posicionamento o tempo todo, e tem boa noção de onde se colocar. Recompõe rapidamente a defesa, faz cobertura, preenche espaços. No ataque, observa a hora de encostar (no Robinho, Maicon, Kaká) e a hora de abrir. Marca, passa, lança e finaliza bem. Finaliza muito bem, com tanta tranqüilidade que fica parecendo que estava fácil, era só empurrar pra dentro – mas basta olhar para as mil e uma conclusões perdidas que a gente lembra que, seja por nervosismo, jabulanismo, falta de sorte ou de categoria, não é tão fácil assim.

***
Uma graça os momentos família de ontem. O Eduardo Elias disse que era Dia dos Pais na África do Sul, mas acho que foi coincidência. Luis Fabiano fez o número 6 ao comemorar o gol - referência ao número de jogos que ele ia completar sem marcar gol? Ao hexa? Não - ao aniversário de 6 anos da filha, que foi ontem. E o Elano mostrou as caneleiras com o nome de suas Marias (o mais gozado foi o nome da Tereza escrito errado... Imagine o quanto a família zoou com ele depois).

***
A ESPN (ou melhor, os comentaristas do Linha de Passe) deram uma nota mais baixa para o Julio Cesar do que para vários jogadores de linha. Discordo. Julio fez defesas incríveis, como no toque todo esticado de mão trocada, em que teve força na ponta dos dedos para mandar a bola pra longe, e em uma saída muito corajosa nos pés de um marfinense que vinha correndo feito um elefante na savana.

***
O futebol na segunda rodada foi bem mais legal que na primeira – parece até que ela passou mais rápido! Mas uma boa definição para essa Copa foi a que alguém escreveu ontem no Twitter: sabe aquela pessoa (eles disseram “mulher”...) que não entende nada de futebol, que grita “pênalti!” pra falta no meio de campo? Essa é quem acerta no bolão. :oD

***
Devem ter sido essas pessoas que votaram no Cristiano Ronaldo como melhor do jogo Portugal X Coreia do Norte. Nada a ver :oP PS: Elogiei o Dunga, muito mais leve e tranquilo na coletiva, mas tinha esquecido do comportamento engimático dele, xingando entre dentes um jornalista, praticamente chamando para a briga. Hoje soube que era o Alex Escobar, da Globo. Pouco importa quem era - que atitude absurda. O Trajano comentou hoje na ESPN.

3 comentários:

  1. Soninha, como sempre sensacional. Pena que hoje em dia há tão pouco espaço para os jovens que almejam comentar e escrever não é mesmo?

    Parabéns pelo trabalho.

    Murilo (arteelevadoatres.blogspot.com )

    ResponderExcluir
  2. Saudações, Soninha (se puder chamá-la assim).
    Recebi um e-mail com um texto, supostamente de sua autoria. Gostaria de confirmar a veracidade da autoria, e do texto, enviando-lhe o mesmo.
    Há um e-mail para eu enviá-lo?
    Desde já, obrigado.
    alessandro.olicheski@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Soninha, desculpe, não tem nada a ver com seu post, mas foi o único lugar que achei para enviar a você esta mensagenzinha ....

    Tenho um blog de vinhos, e lancei por lá há algumas semanas a Copa dos Copos - uma brincadeira comparando a produção e a qualidade dos vinhos de todos os países do mundo, seguindo a tabela oficial do Mundial de futebol.

    Será uma honra para mim se você visitar meu blog ! O endereço é http://vinhotododia.blogspot.com/

    Beijos

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.