quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Noticiário "equilibrado" outra vez
















O MSN tem sido assim todo dia... Hoje, foi caprichado: das quatro notícias em destaque, três são favoráveis à candidatura do governo, fora o título. A única menção à oposição é negativa.

Sobre a pesquisa CNT/Sensus - deus me livre duvidar da seriedade do instituto. Mas na simulação espontânea, p.ex., em que o entrevistado fala em quem vai votar para presidente sem ver uma lista de candidatos, o José Maria Eymael tem 3% da intenção de voto. Quase ele alcança a Marina Silva e o Lula, que tem 5% cada um. #Falaserio

7 comentários:

  1. Soninha, cada dia que passa vc se ridiculariza mais...
    Basta ver a chamada da Folha on line: "Serra mantém vantagem no Sul"... Ora bolas, o cara tá DEZ pontos atrás e a Folha (esse jornaleco) me vem com essa... Francamente.

    ResponderExcluir
  2. Não cabe ao leitor discutir a guinada da blogueira, até porque sabe-se dos interesses envolvidos.

    Agora, distorcer a realidade ao afirmar que o noticiário pende para Dilma, chega a ser no mínimo rídiculo.

    O batalhão de choque da imprensa serrista é cruel, tendencioso e tenta, por meio de subterfúgios, desmoralizar qualquer ação ou intenção de outro candidato.

    A Veja, sem falar nos blogueiros reacionários que possui, chegou a colcar um dragão vermelho em sua capa, simbolizando o partido que está no poder.(mensagem, sequer subliminar).

    O instituto da qual vc é funcionária, mascara reiteradamente pesquisas.

    O Serra, o que acho, muito diferente de FHC, tem méritos e pensa na economia real, ao contrário daquele que discutia economia nos campos de golf do Rio, loteado de banqueiros e interesses escusos.

    O que erra o Serra é utilizar desta imprensa marrom e suja, que barganha poder.

    Uma pena que hoje vc corrobore com estas ações.
    direcionando-a para efetiva percussão

    ResponderExcluir
  3. E isso torna a capa do MSN mais equilibrada? Veja: Título + 3 menções favoráveis ao governo X 1 menção desfavorável à oposição. Se não for escolha, é um descuido imenso. Aliás, vc acha a Folha um jornaleco sempre - qdo ela dá canelada no Serra também? Abs.

    ResponderExcluir
  4. Marcelo: não sou funcionária de instituto nenhum. A Veja é tendenciosa sempre, a Carta Capital é tendenciosa sempre, cada uma para um lado. O R7 é tendencioso pró-governo. A Record idem - fez uma imensa entrevista com o Lula, sem nenhum confrontamento, ao contrário. Foi um depoimento do presidente em plena campanha eleitoral. Outros veículos oscilam, tem seus bons e maus momentos. Mas muita gente que já definiu "imprensa é oposição" não vê o quanto há de governismo no noticiário. Insisto nos exemplos que dei aqui, do Correio Braziliense e do MSN - NÃO SÃO casos de evidente desequilíbrio pró-governo? Vc acha MESMO? Não tô falando de generalidades, estou mostrando com muita concretude.

    ResponderExcluir
  5. Soninha,

    O erro de um órgão de imprensa não anula o erro de outro órgão de imprensa. Mas é inevitável lembrar, por exemplo, que a maior revista do país apóia o Serra enquanto vc reclama do bias da capa do MSN. Qual o alcance de cada um?

    Reclamar de artigos tendenciosos, buscando um maior equilíbrio no noticiário é ético e íntegro. Reclamar de matérias que te desfavorecem e se silenciar nas matérias que te favorecem é o que?

    ResponderExcluir
  6. Alex,
    não quero "silenciar" nada, mas no blog, no boteco, no Twitter,é natural reclamar do que te incomoda! E me incomoda, no geral, o fato de que ficou consagrada a ideia de que "a grande mídia favorece o Serra" - sendo que, tirando a Veja (obviamente antipetista - tanto qto a Carta Capital é antiSerra), tem de tudo por aí, e tem muito governismo. Correio Braziliense, Jornal do Brasil... Uma cobertura muito risonha, favorável, simpática ao governo. O Correio fez uma capa em abril: "BRASIL CRESCE FEITO GIGANTE". Fala sério, parece release! A Globo dá uma no cravo e uma na ferradura (outro dia a capa do G1 tava assim, 100% pró-governo...), a Folha dá canelada pra todo lado, a Record é 100% Lula. O Estadão e a Agência Estado, teoricamente com perfil mais serrista que lulista - ao menos em 2002 eles até declararam preferência - já "cometeram" matérias governistas inacreditáveis. Mesmo assim, a candidatura da oposição continua sendo tratada como a candidatura do poder, dos poderosos, como se a candidata da situação fosse o lado fraco da disputa, o lado "alternativo", o Davi contra o Golias... E eu não me conformo com isso.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Soninha, por tua determinação e coragem. E espero que você não desanime nunca diante de tanto desrespeito a tua nova e legítima opção política.
    Nos anos noventa, quando FHC era presidente, a imprensa no geral, sempre relatava os problemas do governo, como foi o caso da capa da Folha, na qual mostrava uma reportagem imensa sobre um suposto tráfico de influência que Fernando Henrique teria exercido em favor de um consórcio na privatização da Telebrás. Para a oposição daquela época, a imprensa estava cumprindo com o seu papel, mas agora que aquela oposição se tornou governo, as críticas da imprensa a eles que tanto promovem escândalos de corrupção, se tornaram atos reacionários. Criaram até a sigla "PIG", que significa Partido da Imprensa Golpista.
    Na verdade, todos estes ataques a imprensa que acontecem atualmente, são uma estratégia para desmoralizá-la diante da opinião pública, pois a imprensa ainda é uma instituição muito poderosa que tem como uma de suas finalidades fiscalizar o Poder Público. E se tem uma coisa que um governo corrupto e incompetente não quer, é que o fiscalizem. Por isto este governo tentou criar o tal "Conselho de Imprensa".
    Sei que saí um pouco do assunto eleição, mas acho que tudo que escrevi tem muita relação com tudo que foi dito.
    Até mais, um abraço.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.