sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A história do Campus Porto e mais mentiras e insultos do presidente

Em agosto de 2008, o reitor da Universidade Federal de Pelotas esteve na cerimônia de abertura das "novas instalações" do Campus Porto:

Em seu discurso, o reitor referiu-se às unidades acadêmicas que serão transferidas para o novo campus, num prazo de um ano [isto é, agosto de 2009], que são os cursos de Letras, Nutrição, Administração, Economia e Museologia, mais o Centro de Informática e a Rádio Federal FM. A primeira unidade a ser transferida será a Faculdade de Letras"

***
A Faculdade de Nutrição mudou em agosto de 2010, e "os laboratórios de Microbiologia, Bromatologia, Prestação de serviços em análise de alimentos e Nutrição Experimental continuam no campus do Capão do Leão".

****
Faculdade de Letras mudou-se para lá em setembro de 2009.

23/09/2009
Reitor visita salas de aula e recepciona primeiros estudantes do campus Porto

Acompanhado por assessores e pelo diretor da Faculdade de Letras, professor Paulo Borges, o reitor Cesar Borges visitou, na noite desta segunda-feira (21), as salas de aula do bloco B do Campus Porto e deu boas-vindas aos alunos da unidade, primeira a ocupar o espaço para suas atividades acadêmicas. (...)

Cerca de 300 alunos de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Letras começaram a assistir suas aulas noturnas no térreo da edificação, que no passado abrigou o Frigorífico Anglo. Ao longo deste segundo semestre, a Faculdade terá atividades em três locais. No campus Porto ocorrerão todas as aulas noturnas, sendo as atividades diurnas realizadas na sede da avenida Bento Gonçalves e em salas locadas na UCPel. A partir do primeiro semestre de 2010, a unidade funcionará totalmente no novo campus. No novo prédio, duas salas para trabalhos administrativos também foram destinadas à direção e aos professores da unidade.

"Em seguida, virá o sistema de refrigeração das salas de aula (condicionadores split) e um espaço para lanches", anunciou o reitor" (...) "Também foi anunciada para breve a inauguração da Biblioteca Central do Campus Porto"

****
Em junho de 2010, a ata da primeira reunião do D.A. de Letras registrou:

01: Máquinas de xérox no Campus Porto. A colega Bianca relatou aos presentes o motivo pelo  qual o Campus ainda está sem xérox. (...)  As licitações já foram preenchidas, os  orçamentos já foram feitos e que resta, apenas, o processo administrativo. Garantiram que até, no máximo, início do segundo semestre de dois mil e dez o Campus conte com a empresa responsável pelo xérox. (...) Passado o prazo, a colega perguntou aos presentes se todos concordavam em levar a notícia à imprensa. O aluno Marcelo sugeriu que agíssemos com a imprensa desde já, sem esperar o segundo semestre, mas fazê-lo de forma moderada e diplomática (como pequenos artigos ou anúncios, para então partir para a reportagem de fato). O aluno Evaristo ratificou dizendo que outros Cursos agiram com apoio da imprensa e obtiveram êxito nas reivindicações

Item 02: Limpeza do Campus Porto.
Informou (...) que a Direção do Curso fará a compra de secadores de mãos elétricos e também suportes de papel higiênico (...) Relatou que a situação do banheiro feminino é deplorável (...) Explicou que o uso de papel higiênico é excessivo, devido à falta de toalhas de papel para secar as mãos. Algumas alunas relataram que já encontraram no banheiro feminino, na cuba que está sem torneira, erva mate e terra. O aluno Marcelo afirmou que o fluxo de água no banheiro masculino é insuficiente, de pouca pressão, o que gera mau cheiro. Sem mais comentários, partiu-se para o próximo item.

Outros assuntos. A colega Bianca informou que assim que o Diretório Acadêmico tenha sua sala no Campus Porto, haverá um kit contendo medicamentos básicos (para dor de cabeça, cólicas menstruais, curativos, absorventes higiênicos, etc). Pediu sugestão dos presentes e informou também que haverá, além do e-mail do DA já existente, uma caixa para que os alunos depositem bilhetes com sugestões, críticas, ideias, etc. Indicação de assuntos para a próxima Assembleia a ser marcada: O aluno Daniel pediu informações sobre possibilidade de estacionamento para bicicletas no Campus Porto; alguns alunos reclamaram do barulho e pediram informações sobre quando esse problema terá fim; alguns alunos também pediram maior mobilização em relação a Biblioteca e também reclamaram sobre a falta de mobilização tanto dos alunos quanto dos professores para a aquisição de livros e para que a Biblioteca, de fato, exista; a aluna Nairana perguntou sobre a possibilidade de ter refeições como almoço na Cantina, pois muitos alunos vão para o Campus Porto pela manhã e não conseguem tempo, ou torna-se inviável financeiramente, ir até o centro da cidade para almoçar.

Ou seja... Quase um ano depois do prazo prometido para início de 5 novos cursos, o pessoal do primeiro curso reclamava da falta de lugar para almoçar, da falta de xerox no campus, de banheiros sem torneira e com pouca água, da falta de uma biblioteca.

***
O curso de Administração, "implantado na UFPel em 1997" (ou seja, em pleno governo daqueles  "doutores" que "não criaram nenhuma vaga de ensino superior", como bradou o presidente em comício), continua na Rua Almirante Barro - portanto, apesar da promessa, ainda não foi para o Campus Porto.


***
Faculdade de Economia

"Em 2000, ingressou a primeira turma do Curso de Bacharelado em Economia", relata o Projeto Pedagógico da Faculdade . Puxa vida, bem nos anos negros do governo Fernando Henrique, que não fez nada pelo ensino público... Ah, era um curso noturno. Coisa de rico, sabe-se.

A implementação dos cursos de pós-graduação iniciou em 1997, com a primeira turma da Especialização em Filosofia. Atualmente o instituto conta com outros três cursos de especialização, além da Filosofia: Geografia (criado em 2002), História do Brasil (criado em 2003) e Memória, Identidade e Cultura Material (criado em 2003). [Ou seja, um pouco mais de expansão no período de trevas].

****
Para relembrar o discurso do Lula em setembro:

"A elite que governou São Paulo nunca se importou em colocar os pobres para estudar nas universidades". E emendou: "Isso é uma vergonha para a elite que governou São Paulo nos últimos anos."


O presidente, que participou pela manhã da inauguração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), em Suzano, na região leste da Grande São Paulo, também atacou de maneira indireta o ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso. "Tivemos presidente doutor com pós-graduação no exterior que não construiu uma universidade (no Brasil). Claro, ele já tinha aprendido. Para quê ensinar para os outros?", ironizou, arrancando aplausos da maioria do público de cerca de 300 pessoas. E salientou que o povo brasileiro quer ter o direito de ser "doutor, engenheiro e não só pedreiro".

Ainda nas críticas à "elite que governou São Paulo", o presidente disse que só eles achavam que tinham direito de fazer graduação aqui e depois fazer pós-graduação em Chicago, Paris ou Londres. Enquanto isso, os pobres não tinham sequer direito de terminar o ensino fundamental.

O público aplaudiu, a imprensa publicou e... fica por isso mesmo. Além da "popularidade", o presidente tem uma "credibilidade" inexplicável. O editorial e os colunistas do jornal podem, no dia seguinte, criticar o presidente pela desonestidade e irresponsabilidade. Mas cadê o trabalho do repórter, para apurar a veracidade da fala? Assim jornal vira "release" do governo.

***
Voltando ao curso de Economia, que ia mudar para o Campus Porto em agosto/2008:

Ainda segundo o site oficial, mudou não. O endereço que eles dão é outro.

***
Para terminar, Museologia era outro curso prometido para agosto do ano passado. A palavra aparece na lista de cursos, mas não é um link e não há informação alguma sobre ela, donde se conclui que o curso não foi criado ainda.

Talvez seja melhor assim... Se não tiver professores, instalações etc., o certo é assumir que o curso não existe :oP

***
Na matéria em que o presidente Lula insulta os opositores e mente sobre seu governo e o de Fernando Henrique, ele estava "inaugurando o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)". Estou tentando descobrir onde é, como funciona, quantos alunos terá, se tem laboratórios etc. Mas no site do IFSP a página de Suzano está completamente em branco, bem como a de Itapetininga.

***
Última curiosidade - Comunicado do Reitor da UFPEL sobre matrículas:

Total de cursos participantes: 22

Total de vagas ofertadas - ampla concorrência: 886
Total de vagas ofertadas - por meio de ações afirmativas: 0

Em 2007, segundo eles mesmos, eram "53 cursos de graduação, totalizando 1.504 vagas anuais para o ingresso à Universidade". Mas como alguns agora são da "Unipampa" (ver post abaixo), eles diminuem aqui e ninguém nota - mas aparecem como "cursos novos" na comunicação do governo, aposto.

[Endereço encurtado deste post: http://tinyurl.com/2vc66u2 ]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.