segunda-feira, 18 de abril de 2011

Crack - programação do seminário de hoje na Câmara


O que funciona contra o CRACK?

Crack é uma das substâncias mais destrutivas que a sociedade humana já produziu para seu consumo.
Os efeitos do uso são devastadores; a dependência é violenta e quase imediata. As conseqüências para a coletividade são desoladoras – desagregação familiar, degradação urbana.

Como lidar com isso?

Nos últimos anos, as ações contra o crack tem se intensificado. O poder público em São Paulo vem tentando minar a força da droga desde 2005. Mas o comércio e o uso aumentaram em todo país, seja nas metrópoles ou na zona rural, entre crianças e jovens ou adultos, de classe sócioeconômica alta ou baixa.

Eu quis organizar esse seminário para discutir de maneira bem prática quais políticas tem se revelado bem-sucedidas e quais as dificuldades enfrentadas, de modo que possamos ser mais efetivos nessa luta contra o sofrimento.

PROGRAMAÇÃO

Abertura: Vereador Claudio Fonseca (PPS)

Exibição de Vídeo - Profissão Repórter na Cracolândia, 1º Bloco

Mesa: Estratégias, resultados e entraves - Saúde, Legislação, Políticas Públicas

Expositores
1 - Dr Ronaldo Laranjeira (médico psiquiatra, PhD em Dependência Química na Inglaterra. coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas na Faculdade de Medicina da UNIFESP (Universidade Federal do Estado de São Paulo)                     
2 – Dr. Thiago Marques (Pós-graduando do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo e Research Fellow do Neuromodulation Laboratory, da Harvard University. Coordenador do Setor de Adultos do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes (PROAD) do Depto de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina. Membro-fundador da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Álcool e Drogas

* Vídeo – Profissão Repórter na Cracolândia, 2º Bloco

 3 - Dr. Ronaldo Mapelli (Ministério Público SP, Núcleo de Saúde e Cidadania) (legislação, direitos do indivíduo, deveres do Estado)

* Vídeo – Profissão Repórter na Cracolândia, 3º Bloco

 Comentários 
1 – Dr. Laco (Dr.Luiz Alberto Chaves de Oliveira, membro do COMUDA - Cons. Municipal de Álcool e Drogas da Cidade de São Paulo)
2 - Célia Cristina Whitaker (Secretaria Especial de Direitos Humanos SP) 
4 - Rosangela Elias (Coordenadora da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e Drogas da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo) 
5 - Doutor Claudio Loureiro - Coordenador Clínico do Projeto Quixote, psicólogo, especialista em álcool e drogas. 
6 - Edson Ortega - Secretário Municipal de Segurança Urbana 
7 - Euclides Conradim - Inspetor Regional da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo - Superintendência de Planejamento e Conselheiro do COMUDA - Conselho Municipal de Políticas Públicas de Álcool e outras Drogas (7min)
8 - Wagner Abril Souto, diretor de projetos especiais do Centro de Referência de Álcool,   Tabaco   e   Outras  Drogas, da Secretaria de Saúde do Estado 

Participação da Platéia – perguntas e comentários por escrito

(Obs.: Os expositores vão falar cerca de 20 minutos cada um. Antes da platéia se manifestar, teremos os comentários de outros especialistas, que poderiam perfeitamente fazer parte da Mesa - se o evento durasse no mínimo um dia inteiro... Intercalaremos as falas com trechos do Profissão Repórter na Cracolândia, um programa comovente e instigante).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.