sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Diário de Uma Usuária - tb não sou eu desta vez

Uma pessoa me pediu ajuda, ou melhor, socorro. Alguém da sua família está sofrendo de horrível depressão (é uma redundância; depressão é sempre horrível, mas há graus mais paralisantes e aflitivos, por isso fiz questão dela).

"O motivo que me fez escrever é para pedir uma ajuda, NÃO É FINANCEIRA, é uma ajuda para conseguir um Psiquiatra e um Psicologo pela rede pública.. (...) Ele perdeu totalmente o interesse por tudo, esta em uma depressão profunda (...). Ele começou o tratamento mas particular é caro (...) [Bem sei; pago R$500 na consulta com minha excelente psiquiatra - VALE, mas e se eu não tivesse?].  Ele trabalha bem, só que de um tempo pra cá ele esta na crise e se não encontrar ajuda, ele não consegue fazer nada. (...) Tenho medo dele fazer alguma besteira".

Depressão é um pavor; lembro de pensar, nas minhas crises mais profundas, que preferia qualquer dor física àquela agonia. A falta absoluta de querer - de querer viver. Quando passei pela(s) minha(s), procurei e obtive ajuda; também já ajudei amig@s a perceberem que era isso que tinham e procurar ajuda.

Pois bem, comecei a pesquisar a rede de Saúde Mental.

No CAPS perto de casa, que é especializado em Álcool e Drogas, a Assistente Social indicou o que, em tese, atende o bairro onde ele mora. Muito atenciosa, deu endereço, horário de funcionamento e telefone.

A pessoa que me escreveu já ligou para lá. Conseguir a informação foi fácil - difícil é conseguir ser atendido. Eis o relato:


"Liguei no CAPS -------- falei com ---------, que disse não ser lá... e passou o tel: 3078- 6886, do CAPS Itaim Bibi. 

Liguei falei com ---------- que disse ter que procurar Posto UBS que tenha Psiquiatra; se encaminharem para lá é que podemos marcar consulta.

É isso que sempre acontece, não consegue se marcar consulta nem com Clínico, que dirá com Psiquiatra.

Mais agradeço por todas as informações, vou continuar tentando, se conseguir algo te aviso".

Primeiro escrevi aqui SEM COMENTÁRIOS, mas quero comentar sim.

Contando sobre o meu caso (preciso de Dermatologista e Ortopedista), falei que, quando a gente não tá morrendo de dor, deixa exame e consulta para depois... Se for difícil marcar, então...

Quando o seu mal é DEPRESSÃO, por mais que você esteja desesperado, não suportando aquilo, tomar iniciativa é justamente o mais difícil.

Aí você tem de ir à UBS - ou melhor, tem de tentar encontrar uma UBS com Psiquiatra (ainda não comecei a procurar, mas não deve ser nada fácil), marcar consulta para sei lá quando, esperar e quem sabe um dia começar o tratamento.

Não dá... Não dá.

A porta de entrada do SUS parece o portal de um videogame, em que você precisa de muitas senhas e habilidade e persistência para conseguir passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.