terça-feira, 27 de setembro de 2011

Não dá pra deixar o carro em casa - NOT


Com muita coisa para carregar, hoje vim de carro para o serviço. PQP, como é ruim!

São 40 minutos de tensão e irritação para começar o dia. Ou, na melhor das hipóteses, 40 minutos de atenção e concentração, ou seja, você já gasta uma parte da sua energia antes mesmo de começar o expediente.

De ônibus (ou ônibus + metrô), levo MENOS tempo que isso (leva em torno de meia hora da minha casa na Pompeia para a minha sala na Boa Vista). E é um tempo de caminhada, reflexão, devaneios. De reparar nas amoras e cerejas esmagadas na calçada (que lindo/ que dó!), na tia do café na esquina do Sesc Pompeia, nas capas de jornal na banca de revista, no tamanho que já está o prédio novo no Palestra Itália, nas fachadas das casas, na fisionomia das pessoas.

E você pode, eventualmente, se irritar com o motorista e suas aceleradas e freadas bruscas (não é tão raro, infelizmente) – mas dirigindo você tem um motivo para ficar com raiva a cada 500 metros. Neguin’ rápido demais, devagar demais ou mudando de faixa como se não houvesse amanhã – pra que dar seta e olhar no espelho, não é mesmo?; neguin’ ignorando sua seta e sua necessidade de mudar de faixa; semáforos completamente fora de sincronia, obrigando todo mundo a um anda-para-anda-para de enlouquecer; semáforos com tempo desajustado fazendo com que um monte de gente espere no vermelho enquanto não passa ninguém pela transversal que tem sinal verde.

*&¨¨&%$. É, eu fiquei de mau humor. Mas já vai passar.

Ainda bem que tinha o disco da Adele que a Edvânia me deu de presente. 

Um comentário:

  1. Não acho que seja tão simples assim. Quem tem que atravessar a cidade passa por muito aperto e leva uma eternidade se resolve ir com transporte coletivo. Não que dirigir em certos horários seja lá muito melhor, mas é difícil comparar. De carro tem o trânsito caótico, os motoboys, motoristas folgados, semáforos malucos... de ônibus e metrô tem a lotação, o pessoal que não sabe pra que serve fone de ouvido, o motorista que pilota em vez de dirigir...

    Aliás, nem precisa tudo isso. Eu moro perto do Metrô Butantã e vou pra USP todo dia. Indo a pé e com o circular da USP, levo 1 hora. De carro, vinte minutos.

    O transporte coletivo em São Paulo não é nada fácil. Eu conheço várias pessoas que preferem usar o carro porque é mais confortável e, em muitos casos, mais rápido.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.