sábado, 28 de janeiro de 2012

"Tudo certo", oi???!!!

nirso deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Nem vem!": 

Soninha, desculpe, mas vc não é a pessoa mais indicada para incitar uma reflexão nas pessoas. Você esteve lá em Pinheirinho pra chamar algumas pessoas de "bandidos"? Você sabe o que realmente esta acontecendo lá?

>>>>Nirso, no Pinheirinho eu não estive, mas tenho muita convivência, conhecimento, vivência, conhecidos e amigos em muitas favelas e periferias. Assim como todos nós SABEMOS que há casos e mais casos de violência policial; que na periferia ou com pobres, pretos e homens jovens a “regra” é o abuso, não é possível não saber que nas resistências na periferia há dois grupos perversos de aproveitadores: os bandidos que convivem com os trabalhadores, os “ajudam” e oprimem no dia-a-dia e não querem perder o “feudo”, e extremados militantes partidários que quase torcem para que morra alguém para poderem acusar o governo.

Já me meti em mil brigas e ocorrências confrontando PMs, GCMs, policiais civis... e bandidos “comuns”, mas isso foi mais raro. Às vezes bato e pé e teimo com os recados que mandam: "Não autorizam o evento #myass. Vamos fazer sim um mutirão de mosaico com a molecada aqui e não tem nada a ver com o 'movimento' deles. Não venham com babaquice". Mas acontece muito mais frequentemente de acabar em um DP atendendo a um SOS desesperado, nas horas mais bizarras; Alguns policiais me odeiam porque me acham uma burguesa babaquinha que defende os “direitos humanos dos bandidos”, “maconheira de merda”, “inocente útil”. Do outro lado alguns acham de mim a mesma coisa, só trocando a primeira frase entre aspas por “elites brancas perversas”. Haja...

Sua opinião em relação aos acontecimentos é baseada apenas nas fotografias que vc linkou? Ou nas suas relações com membros do PSDB?

>>> Minha opinião sobre a fotografia que eu linkei é sobre a fotografia que eu linkei, e repito aqui: aquelas pessoas, pra mim, são bandidos infiltrados. Se são trabalhadores, escolheram um método de resistência (repare que são PORRETES COM PREGOS, santo deus!) que eu desaprovo. (Se minha frase acabou associada a outras fotos - nesse álbum do UOL há várias, de muitas outras pessoas - eu sinto muito, sinto muito mesmo, my mistake que devia ter "embedado" a foto certa desde o começo, como aqui) Tanto quanto desaprovo as malditas e perigosas balas de borracha e as estúpidas “bombas de efeito moral” que a polícia emprega a torto e direito (leia aqui, na série de posts “C#gadas em série”)

Bom, sugiro vc ir visitar os "abrigos" onde as familias estão morando agora pra ver se realmente está tudo "certo". 

>>>Onde, Nirso, eu falei que estava “tudo certo”?????????? Tá doido??? Leia AQUI , AQUI e AQUI ! (LEIA, por favor, como eu estou lendo TUDO. Leia e, sendo honesto, interrompa quem disse que eu "defendo a ação da polícia" e "chamei todo mundo de bandido"). Não, eu NÃO ACHO  que tá tudo certo, que foi feito tudo certo, que não havia alternativas, que a população recebeu o tratamento que deveria, que o governo tomou a decisão e providências corretas. Como o começo da frase ficou longe do final, vou repetir: NÃO ACHO. Quer discordar de mim quanto à presença de bandidos, achar que eu estou viajando, ok, é uma divergência entre nós. Mas discordar do que eu NUNCA disse é demais. É como aquelas pessoas que dizem que eu quero incentivar todo mundo a fumar maconha, que não conheço o flagelo da dependência ou que ignoro a violência dos traficantes por causa de minha opinião favorável à legalização de sua produção e comércio.

Justificar sua opnião em relação a 6 mil familias que habitavam o local se baseando apenas em algumas fotografias jornalisticas que mostram grupos de no maximo 50 pessoas é um tant qto precipitado, não?

>>>> De novo, Nirso - QUE opinião em relação às milhares de famílias? QUANDO foi que eu julguei elas todas e neguei que fossem trabalhadores??? Meu deus! Você é um cara que se  interessa e se dispõe a debater, que sabe ler um texto, como é que não nota a diferença de acusar aquele grupo - sim, CLARO, um pequeno grupo oportunista - e desqualificar todo mundo?? Eu não disse que há bandidos APROVEITADORES da situação? Porque uma “situação” real, injusta, lamentável que é fruto  omissão/inoperância/incapacidade/intolerância dos governos e resulta em dano duradouro à vida de pessoas que só queriam um lugar para viver e não tiveram outro. O pequeno (e variado) grupo se aproveita da situação e toca o puteiro.

Há gente de fora realmente preocupada, sensibilizada, interessada genuinamente na situação dos moradores. Mas você REALMENTE não acredita ou não concorda que há aproveitadores? As mulheres e crianças fugiam e pediam misericórdia; foram elas e seus maridos humildes e trabalhadores que atearam fogo em carros?? Bom, se foram os maridos, eu volto ao ponto: má escolha. Não resolve, não ajuda, só aumenta o terror da situação.

Bom, sei que vc vai "desaprovar" esse comment, assim como vc fez com os comments relacionados ao seu outro post. Assim fica fácil né? Deixar apenas os comentarios favoraveis. Porque depois de pesquisar seu blog, cheguei a conclusão de aqui não há espaço pra discussão, apenas para sua opinião.

>>> Eu estabeleci uma regra básica: comentários divergentes, ok. Agressões, ofensas, ataques, violência verbal, não. É meu blog, é meu direito. Durante bastante tempo eu autorizava tudo tudo tudo, por mais nojento que fosse. Queria expor tudo que surge em uma discussão pra gente ter uma visão do mundo como um todo. Vários leitores pediam por favor para eu editar, evitar, excluir, porque não queriam entrar em uma briga de rua, queriam apenas um debate civilizado, ainda que acalorado, e perdiam a vontade de discutir diante de tanta baixaria.

Bom, saiba que sua atitude ignorante em relação aos acontecimentos atuais está lentamente acabando com sua imagem politica. Parabens. Se vc tem intenção de se eleger em qualquer cargo nesse ano, saiba que vc tera no minimo uns 2000 votos a menos. 

>>> Infelizmente, se as pessoas formam sua opinião a partir de frases fora de contexto e deturpações desonestas, não há muito o que fazer a não ser calar a minha boca sempre. Quantos votos você acha que eu perco por defender legalização de  maconha e do aborto ou o reconhecimento e respeito dos direitos dos homossexuais? Quantas pessoas me acusam, por isso, de ser “contra a vida”, a família, a decência? É triste ter de enfrentar ao mesmo tempo a desinformação ou má-fé dos mais conservadores E dos progressistas.

E se as pessoas estão se armando pra se defender da violencia da policia, saiba que é porque a policia usa violencia. Como se defender de balas de borracha, gas lacrimogenio e escudos blindados? Como defender sua moradia de ser destruida por um trator apenas para alimentar os desejos de especuladores?!

>>>> Sou contra a violência, pronto. Você pode discordar, mas precisa respeitar meu ponto de vista. Pra mim, a cena mais absurda, ABSURDA, intolerável da ação policial foi quando aqueles quatro ou cinco policiais com capacetes e cassetete partiram para cima de um homem negro COMPLETAMENTE inofensivo, desarmado, pacífico. Quantas vezes já vimos isso? Eu nunca vou aceitar, nunca vou me conformar. Nem que ali estivesse um meliante, um grupo de policiais JAMAIS poderia agir daquele modo. Mas quanto mais manifestantes reagem com violência, mais gente vai apoiar até mesmo a violência da polícia. Acontece direto nos conflitos com torcida organizada... “Bando de arruaceiros, quem mandou? E quem é decente nem deveria ir ao estádio”. Os que pensam assim aplaudem os policiais por cometer abusos... Parem todos com isso, pelo amor de Deus.

Como se defender qdo a Justiça e o Governo estão contra você e você não fez nada, não cometeu nenhum crime?!?

>>> Não é com violência. É com câmeras nos celulares, é deitando no caminho dos policiais, é levantando cartazes e cruzes, é acionando advogados e cortes internacionais, é gritando contra a intolerância. Morro de ódio às vezes, mas não consigo me permitir se violenta para me defender, não vou admitir a violência como legítima nunca. Perdoável no calor dos eventos, talvez. Premeditada, nunca.

Bom saber que se depender de você, essa estado na mesma merda em que está a anos (assim como outros estados e paises, porque merda tem em qualquer lugar, independente de partido politico ou de "pseudo-jornalista metida a politica". 

>>>> Oooi???
Tem merda em qualquer lugar e sempre terá, e eu sou “metida” a política porque não aceito isso passivamente. Porque desde SEMPRE eu quero fazer mais pelo mundo em que  vivo e tenho absoluta certeza que a política é a forma mais civilizada, ampla e viável de produzir transformações - não a “politicagem”, mas também não apenas a “sociedade civil organizada”, não o “movimento social”. Estes podem e devem influenciar a política, mas eu acredito no papel do Estado e na supremacia do Poder Público, e é onde eu quero estar.

(Para ser um diálogo mais franco, em vez de me acusar de um lugar anônimo (é fácil, eu estou exposta o tempo todo), por que você não me diz quem é, o que faz, quais suas tentativas reais para que, “se depender de você”, as coisas REALMENTE mudem nesta cidade, estado e PAÍS? É só uma provocação. Às vezes eu fico de saco cheio de quem vocifera na mesa do bar e empunha sua pena ferina no computador e JAMAIS sairia da cama às 5 da manhã para socorrer alguém na Brasilandia, mas me chama de "vendida". Talvez você seja super atuante e realmente saia do seu lugar para tentar interferir nas coisas com sua postura e atitude, mas talvez aja mais no computador do que no mundo lá fora. É válido participar na internet, mas acredite, eu  lido muito mais do que isso com a miséria tentando curar de verdade essa chaga).

Obrigado pela atenção e pela hipocrisia de não publicar comentarios que questionam sua posição.

>>> Sarcasmo dispensável (o agradecimento). Uma coisa é questionar a minha opinião - e até me ofender, como você fez no penúltimo parágrafo, mas isso eu debito do calor do debate - e outra é fazer o equivalente a cuspir na minha cara. Não sou obrigada a dar espaço para qualquer tipo de coisa que apareça.
E olha, faço um desafio: qual é o político que você conhece, a quem você já tentou questionar, que expõe tão francamente e extensamente sua opinião sobre o que quer que seja? Somos quantos, uns quatro ou cinco? Então me exclua do seu universo da política se você quiser, mas duvido que encontre alguém com quem tenha interlocução tão próxima.

Abs,
S.
*******

PS: Alguém ligou para me ouvir, entender, tirar a dúvida - UMA jornalista, de UM veículo de comunicação, o portal R7. Agradeço sempre aos que se informam de verdade e dispensam o telefone-sem-fio e o "estão- dizendo-que-ela-disse".

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Tá brava hein? Sabia que você não iria deixar quieto essas acusações, mas acho que elas só vieram pois você começa a incomodar.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.