quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Como cerveja???



Email nº 1:

Oi Soninha,

Como vai você? Espero que a campanha não esteja te tratando muito mal...

Vi tua declaração corajosa sobre pedágio urbano e maconha, no Uol. Parabéns pela sua disposição de falar sobre as coisas que importam.

Estive conversando com o pessoal da Comissão Global de Política de Drogas e eles me pediram para te transmitir um recado. Na opinião deles, com a qual concordo, a cerveja não é um bom modelo de regulamentação – certamente o cigarro é um modelo melhor, por causa da restrição à publicidade e das campanhas sobre riscos (e isso se reflete numa acentuada redução do uso). O mercado de cerveja é de uma desregulamentação excessiva, com as marcas patrocinando eventos esportivos e festas para jovens, e seus gastos publicitários perto do topo das listas de maiores anunciantes do país.

Espero que o palpite seja útil.

bjs

***

Email nº 2:

Querida,
queria te parabenizar pela coragem na sabatina de hj. Tanto no tema do pedágio, mas, principalmente, no tema da maconha. É lindo ver pessoas defendo aquilo que deveria ser óbvio, mas ainda é um tabu gigante. Parabéns!
Apenas pondero que não deveria ser como cerveja. Não pq haja diferenças... mas pq a venda de cerveja hj, da forma como é, é um absurdo. Associar uma droga a esporte, a juventude é um absurdo. Maconha e cerveja tem tratamentos errados hj, na minha opinião. A maconha deveria poder ser vendida licitamente. E a propaganda de cerveja deveria ser proibida.
beijo grande e muita sorte nessa caminhada.

***

Minha resposta aos dois:

Ah, é verdade, eu concordo completamente com você. Mas sabe como é... Os caras interrompem e mudam de assunto e não deixam concluir o raciocínio e depois fazem a manchete "resumida". Quando eu digo que devia ser vendido como cerveja, significa em lugares decentes, com CNPJ e funcionários registrados, proibido para menores... Mas também acho (e digo sempre nas minhas palestras) que a propaganda de cerveja é ABSURDA. 

Bjs

3 comentários:

  1. Oii Soninha, também assisti a Sabatina ontem e gostei muito das suas propostas, só não entendi muito bem esse pedágio urbano, seriam implantados onde há maior incidência de transito?

    ResponderExcluir
  2. Soninha, admiro muito sua postura perante aos assuntos.

    Me deixa abismado como observam superficialmente as questões das drogas, como olhares cheios do preconceito e marginalização criados pela lei proibicionista.

    E não vejo só a maconha. Toda a lei de "combate" as drogas deve ser revisada de maneira brusca. É óbvio que a lei proibicionista não funciona, mas infelizmente as pessoas continuam observando a luta para reformar a lei como "maconheiros lutando pelo direito de fumar maconha".

    ResponderExcluir
  3. Soninha, tenho muita simpatia pela sua vontade de querer ver uma cidade justa, mas sabemos o quanto eh dificil entrar na cabeça de muitos. Porem no que se trata do modo como fala da maconha e como libera-la, nao podemos de forma alguma tratar como sendo algo licito, nao teria problema. Hoje se tem cigarro pirata, bebida pirata, e com certeza existiria droga "pirata", com a diferença que sabemos bem o que o uso continuado de cada uma dessas drogas pode comprometer uma pessoa. Como seu fã, esse ainda é algo que deveria ser melhor pautado em suas declaracoes para nao assustar eleitores que se baseiam em um frase e nao em seu contexto.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.