quinta-feira, 18 de abril de 2013

"Plano" de "Metas" 2

Apresentado por Haddad aos 90 dias de 2013, como determina a Lei Orgância do Município, o Plano (que nem de longe é um plano, é uma lista de providências desejadas ou nem chega a isso) de Metas (algumas também não o são), varia entre óbvio, vago, pirotécnico, "deixa que eu chuto" e o delirante.

Óbvio
Meta 98 - Revisar o Plano Diretor Estratégico. (Praticamente não tem escolha... Não é "meta", é condição! Idem as seguintes)
Meta 99 - Revisar a Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo
Meta 100 - Revisar os Planos Estratégicos Regionais

Vago (é o que mais tem)
Meta 85 - Intervir em 79 pontos de alagamentos por meio do Programa de Redução de Alagamentos - PRA. ("Intervir"?)
meta 13 - Expandir a oferta de vagas para educação infantil por meio da rede conveniada e outras modalidades de parceria ("expandir" é uma meta? Então se houver 10 vagas a mais, meta cumprida?)
Meta 23 - Viabilizar dois novos Centros Culturais de Referência (?)
Meta 54 - Implementar a Educação em Direitos Humanos (?)

Pirotécnico
Meta 8 - Ampliar a jornada escolar de 100 mil alunos da Rede Municipal de Ensino, aderindo ao programa federal Mais Educação ("Ampliar a jornada" - vago; "100 mil alunos" - número bonito; programa federal "Mais Educação" - o que mesmo?)
Meta 1 - Inserir aproximadamente 280 mil famílias com renda de até meio salário mínimo no Cadastro Único para atingir 773 mil famílias cadastradas. (Números, números...)

Deixa que eu chuto
Meta 6 - Formalizar aproximadamente 22.500 microempreendedores individuais (Por que, hein, 22.500?)
Meta 32 - Implantar 18.000 novos pontos de iluminação pública eficiente (idem)

Delirante
Objetivo 1 - Superar a extrema pobreza na cidade de São Paulo, elevando a renda, promovendo a inclusão produtiva e o acesso a serviço público para todos. (Ok, é o que todos queremos, mas colocar isso como algo a ser atingido em 4 anos, em um contexto nacional que não favorece nem um pouco - Dilma diz que acabamos com a "miséria visível", tenha dó - e indicar 6 metas como forma de atingir esse objetivo é fantástico, fantasioso... Vejamos as metas: a primeira está logo acima, em "pirotécnico"; 2) Beneficiar 226 mil novas famílias com o Programa Bolsa Família (inclui 280 com renda de até meio salário mínimo mas beneficia mais 226 mil...); 3) Implantar 60 Centros de Referência em Assistência Social - CRAS (e...?); 4) Implantar 7 Centros de Referência Especializada de Assistência Social - CREAS; 5) Garantir (?) 100 mil vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (PRONATEC); 6) Formalizar aproximadamente 22.500 microempreendedores individuais (aí sim).

É até difícil separar o vago do pirotécnico do chutado do delirante. Mas é fácil perceber que é um documento para inglês ver. Inglês da sociedade civil organizada, dos movimentos populares, das camadas mais carentes da população etc., esse povo que aparece tanto nos textos oficiais e, conforme o partido do governo, é mais crítico ou bem menos exigente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.