segunda-feira, 3 de junho de 2013

"Resolvemos de maneira clara"

O Fantástico tem mostrado uma série de reportagens da Sonia Bridi que revelam, de maneira chocante, escandalosa, intolerável as BARBARIDADES cometidas pelo governo federal Brasil adentro. Um ABSURDO. Deveria levar a discursos inflamados, protestos enfurecidos (cartas para os jornais, artigos, editoriais, blogs) e medidas judiciais. Era pra derrubar ministro, secretário executivo e encostar a presidente na parede. Ela tinha de ser pressionada até fazer um pronunciamento tentando justificar o injustificável.

Dilma, em outro planeta (em que ela fosse mais honesta e competente), poderia dizer: "EU RECEBI UMA HERANÇA MALDITA. Nos últimos oito anos, bilhões foram torrados em obras mastodônticas, mal planejadas, caríssimas, sem contar os desvios de recursos". Mais honesta ainda, diria "Não posso deixar de reconhecer minha responsabilidade, tendo sido designada "Mãe do PAC" pelo presidente Lula, e tendo aceitado disputar a presidência usando essa experiência como meu principal trunfo".

Como o país virou uma zona em que dificilmente escândalos tem consequências, a Globo ouve uma ministra que fala BARBARIDADES e FICA POR ISSO MESMO.

A matéria deste domingo foi sobre os malditos aeroportos. Aqueles que estariam em condições espetaculares para a Copa do Mundo - afinal, essa era a principal razão para investirmos bilhões em recursos públicos para sediar o evento, o "legado" para a população.

P. nenhuma. Continuam um lixo. Acompanhem, são 12 minutos de reportagem.

Aeroportos do Brasil são piores do que de países da África

Esse é o trecho antológico:

No Brasil, estradas, ferrovias, até a transposição do rio São Francisco começaram sem ter projeto.

“O Brasil ficou 30 anos sem fazer obras. [Ela FALOU isso. Sem ficar vermelha]. Isso desmontou a maior parte das empresas de consultoria para realização de projetos. ["Desmontou" as empresas de "consultoria"??]. Então nós tivemos uma deficiência. Tem poucas empresas no mercado para fazer isso. E nós resolvemos, de maneira bastante clara, de que era mais importante começar a fazer obras e entregar obras importantes que o país precisava mesmo sem ter os projetos executivos prontos, porque o mais caro para o Brasil é não ter a obra. Esse é o custo Brasil mais alto”, aponta a ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

Obras importantes foram começadas, sim. E não todas. Entregues??? Nada. Mas resolveram de maneira clara fazer as obras SEM PROJETO EXECUTIVO porque era importante que ficassem prontas logo!!! Que ABSURDO!

Nos últimos 30 anos, São Paulo fez metrô, a pista nova da Imigrantes com túneis enormes, o Rodoanel. As rodovias do estado são, DE LONGE, as melhores do Brasil. Congonhas e o Santos Dumont foram reformados; o Rio fez a Linha Amarela. A Petrobrás descobriu petróleo no pré-sal. Empreiteiras brasileiras foram contratadas para obras gigantescas em outros continentes.

O que a ministra diz é tão irresponsável que ela devia ser PROCESSADA por isso. SE fosse verdade, como o governo poderia decidir fazer as gigantescas Belo Monte, Jirau, Transposição do São Francisco?

E pelo amor de deus, precisa muita coisa para fazer um projeto de aeroporto, reformar rodovias? As empresas "de consultoria" desaprendem, se desatualizam?

O Brasil está muito longe de ser um país "de primeiro mundo", desenvolvido, justo. Quando não conseguimos SEQUER fazer as obras de infraestrutura, quando teremos cidades saudáveis e sustentáveis, educação e saúde de qualidade? Em vez de avançar, andamos para o lado e para trás!!

E nem estranhamos. Assim como o funcionário do necrotério não estranha mais os cadáveres, não nos arrepiamos com as barbaridades feitas em nosso nome.

PS: INCRÍVEL como o governo agora fala com a maior naturalidade que portos, aeroportos e rodovias não terão qualidade se não forem concedidos/ privatizados. Nessa matéria, por exemplo, foi ouvido o ministro Moreira Franco, da Secretaria da Aviação Civil (é, aviação civil também tem direito a secretaria com status de ministério... Haja especialização).

"Para dar conta do investimento necessário, o governo anunciou transferir mais aeroportos para administração privada, como já fez com Guarulhos, Viracopos e Brasília. As empresas vencedoras da licitação administram e fazem ampliações nos terminais. “Só pelo setor público, não vamos conseguir resolver o grande desafio que é garantir ao cidadão brasileiro um sistema aeroportuário adequado”, destaca Moreira Franco".

E nunca, jamais se ouvirá alguém dizendo "revimos nossa posição". E é capaz de nas próximas eleições continuarem demonizando a privatização etc.

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