terça-feira, 4 de junho de 2013

Se vira

Não há creches em quantidade suficiente para atender as mães que precisam sair pra trabalhar. O agravante é que as mães que precisam de creches públicas são as que ganham pouco e, quase sempre, moram muito longe do serviço - isto é, saem muito cedo de casa e voltam tarde.

E a ironia é que muitas vão trabalhar como babás, cuidando dos filhos de quem tem muito mais dinheiro que elas.

Enquanto não há vaga para todas as crianças, as mães tem de se virar como podem. Deixam com o irmão mais velho, a avó, a vizinha. Ou sozinhos.

Como se não bastasse... Quem já tem creche descobre, de uma hora pra outra, que não tem não!


http://g1.globo.com/videos/sao-paulo/sptv-1edicao/t/edicoes/v/falta-de-pagamento-de-salarios-compromete-atendimento-em-creche-no-itaim-paulista/2611580/

A reportagem se ateve ao "ele disse, ela disse" e não apurou os fatos como deveria. O problema é na prestação de contas? Qual, exatamente? Quanto tempo pode levar até resolver essa situação? A creche corre o risco de ser descredenciada ou o problema tem solução?

E a prefeitura, enquanto não resolve a pendência, não pode simplesmente deixar as mães desassistidas! Ela tinha de pagar para os filhos ficarem em outro lugar - com uma cuidadora (e uma que comprovadamente tenha condições de ficar com as crianças, e não a primeira que se dispuser a isso porque precisa de dinheiro) ou em uma escolinha particular.

Aliás, na minha proposta de governo, a Secretaria Municipal de Educação deveria arcar com essas despesas(cuidador e/ou escolinha) para TODAS as mães que aguardam em lista de espera por uma vaga na rede pública. Chamem isso de "mães crecheiras", "bolsa creche", como quiserem.

Pelo menos dois vereadores do PT - dois Tatto, o Arselino e o Jair - apresentaram projetos de lei criando a "Bolsa creche". Nos últimos 3 governos e no atual - ou seja, dois deles são do PT -o Poder Executivo não fez a menor menção de levar adiante. O Programa de Governo do Haddad, o Plano de Metas e o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias não tem nada relacionado ao assunto, só planos para fazer não sei quantas mil creches até o fim do mandato.

Enquanto isso, prezadas mães... Se virem.

***
Recuerdos:

Meu programa de governo em 2012 no capítulo "creches":
http://propostasoninhafrancine.wordpress.com/2012/09/18/creches-2/

Em 2008, eu já dizia que, se não resolvermos a distância casa-trabalho, nunca haveria creches atendendo as mães como se deve
http://gabinetesoninha.blogspot.com.br/2011/09/recuerdos-de-2008-2.html

Aqui, eu critico os "especialistas" que criticam o modelo de creche conveniada ou de "bolsa-creche", apostando que eles não tem filho pequeno, nunca tiveram ou nunca tiveram de procurar vaga pra eles no sistema público...
http://gabinetesoninha.blogspot.com.br/2012/08/ma-voces-tem-filho.html

Aqui, a imprensa fazendo propaganda grátis do Haddad, sem ao menos verificar os números que ele mesmo já usou durante a campanha eleitoral (quanto mais os números reais...)
http://gabinetesoninha.blogspot.com.br/2013/04/propaganda-gratis-mais-uma_16.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.