quarta-feira, 15 de junho de 2016

Dez maneiras de ajudar moradores de rua neste frio inclemente

(Quase tão inclemente quanto algumas pessoas):
1 - Leve uma roupa a mais: além do agasalho que você pretende usar, carregue mais um. Alguém no seu caminho vai estar com frio, infelizmente, e vestindo menos que o necessário.
2 - Se no seu caminho não tem ninguém com frio, pergunte para as outras pessoas do seu trabalho ou da escola... Elas vão passar por alguém. Se é que elas mesmas não vivem em condições que aumentam o sofrimento com as temperaturas polares (eu sonho com o dia em que as pessoas conheçam onde mora o porteiro, o segurança, o manobrista, a copeira...)
3 - Se vc anda de carro, carregue não uma, mas "umas" roupas a mais. Casacos, moletons, camisetas, blusas de pijama.
4 - Carregue meias. Até no bolso do casaco dá pra levar um par ou dois.
5 - Carregue luvas para doar (capaz de ter alguma na sua gaveta de que você nem se lembra porque não tem o hábito de usar).
6 - Carregue um cachecol - que você mesmo pode fazer, até mesmo sem agulhas. Neste vídeo (um dos muitos disponíveis na web) você aprende a fazer um, mesmo sem saber tricô ou alemão, é só imitar os gestos - também não precisa de agulhas!!  https://youtu.be/CxJXoqCXOP4
7 - Se você já sabe tricotar, maravilha. Além de fazer cachecóis (a coisa mais fácil de todas), você pode ENSINAR pessoas a fazer. Que podem ser: amigas e amigos - filhas e filhos - voluntárias e voluntários de instituições.
8 - Sabe o que mais você pode fazer com tricô e crochê? básico: xales, gorros, sapatinhos de lã e sapatões.
9 - Com retalhos de tecido, roupas super furadas, meias e cuecas velhas (e limpas, duh), você pode fazer uma colcha, almofada ou travesseiro super quentes e baratos - coisa de portugueses pobres, como meus avós. Você pode rechear uma fronha ou capa de almofada ou fazer um "envelope" de tecido no tamanho de uma colcha, fronha ou "rolinho" para preencher. Com ou sem frio, é horrível não ter um lugar para apoiar a cabeça na hora de dormir. Sua obra vai ficar melhor ainda se der para forrar a parte que encosta no chão com um tecido "isolante" de frio e umidade, como as capas daqueles guarda-chuvas "balatinhos" que não aguentam um ventinho.
9 - A coisa tá se sofisticando, né? As primeiras cinco são bem mais fáceis... Se você quer fazer mais do que isso, pode produzir uma teia de solidariedade. Pense em lugares em que as pessoas ficam muito tempo esperando, como salas de espera de consultorios médicos. Em locais em que as pessoas tem tempo livre e sentem falta de serem "úteis", amadas e reconhecidas, como casas de repouso/asilos. Você pode ir até um desses lugares com lãs e agulhas e ensinar (ou aprender) a fazer tricô ou crochê e estimular as pessoas a colaborarem com suas próprias doações. Generosidade em rede 
10 - Quer ajudar quem já ajuda? A internet, o seu whatsapp, sua igreja, trabalho, família e amigos estão cheios de informações sobre grupos de voluntários com os quais você pode contribuir de mil maneiras - desde um depósito em conta, uma doação de roupas e cobertores, um serviço de recolhe-a-doação-aqui-e-leva-ali-na-ONG... Eu trabalho em uma instituição chamada CASA Bodisatva, que tem página aqui no Face, e estamos sempre aí pelas ruas levando cobertores, abraços, companhia e amor. É só uma sugestão dentre as muitas possíveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.