terça-feira, 30 de agosto de 2016

Ciclovias nonsense

Ciclofaixas e ciclovias implantadas por Haddad/Jilmar Tatto com o objetivo de alcançar a meta arbitrária de "400 km" - sem compromisso com a qualidade, utilidade etc




Quem estiver vindo do Memorial da América Latina, estação Barra Funda (metrô, trem, ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais), Uninove (milhares de alunos), estádio do Palmeiras, Parque da Água Branca etc e queira pegar essa ciclovia do começo vai ter de pedalar pela contramão para chegar até ela. #RuaBarraFunda



Outro ângulo mostrando que ela começa no nada e termina idem.



A placa em cima do muro demonstra que o Memorial e o Terminal ficam para a esquerda - mas a ciclovia não vai para aquele lado. 



A rua é larga e tranquila o suficiente para permitir a circulação de bicicletas sem precisar de uma ciclovia. 



Outro trecho da ciclovia #RuaBarraFunda



Este não é um lugar seguro para pedalar. #Cambuci



Mais insegurança. Serviço porco. 



Esse traçado não faz sentido. Não é um bom caminho. 



É um aclive tão acentuado que um rapaz forte prefere descer e empurrar. #Cambuci



Empurrando a bike, porque pedalar não dá... A imagem não mostra muito bem, mas é uma ladeira e tanto, contra-indicada para o rapaz da foto, quanto mais para alguém mais velho, muito mais novo e/ou mais fraco.




Por outro ângulo, a rota traçada de qualquer jeito. #Cambuci



Por outro ângulo, a rota traçada de qualquer jeito. 



Esta também é uma rua tranquila o suficiente para dispensar uma ciclovia. Já que fizeram, deviam ter no mínimo nivelado o piso #VilaMariana



O ladeirão da João Ramalho, perto da PUC, é um dos lugares menos indicados para pedalar para 90% da população (que não pratica mountain bike, não tem pernas musculosas nem bicicleta elétrica). Os carros sobem no máximo em segunda marcha e pedestres sobem com muito esforço. Descer também é assustador - e, segundo motoboys de uma pizzaria no meio da ladeira, a tinha ficava escorregadia com a chuva (mas não pude comprovar). Enquanto isso, a rua paralela, Homem de Mello, é bem mais suave (e tem até um bicicletário do Itaú). 
#JoãoRamalho #Perdizes




Este não é um pequeno defeito no piso, principalmente no meio de uma ladeira acentuada #JoãoRamalho #Perdizes



Esta foi a "solução" encontrada para conciliar pedestres e ciclistas em frente a uma escola na Vila Mariana. Quem pedala é informado, de um jeito meio confuso, que aquele trecho com listras brancas é compartilhado com pedestres (crianças, por exemplo); o trecho azul, supõe-se, é para parar os carros ou vans de onde as crianças vão descer. Não dá para abrir a porta sem avançar na ciclovia; não é razoável esperar que os passageiros dos veículos olhem atentamente para os dois lados antes de abrir a porta. Ou será que os carros devem parar fora da faixa azul, que seria apenas para abrir a porta e descer do veículo?Juro que não sei o que a pintura indica #MadreCabrini#VilaMariana.



A pintura já foi refeita, mas foi assim que ela ficou algumas semanas depois de ter sido implantada (o que dá ideia da qualidade do serviço). #RuaBarraFunda



Qualidade da pintura pouco tempo depois de a ciclofaixa ter sido implantada (já foi refeita) #RuaBarraFunda




Um dos trechos mais desnecessários de São Paulo. Definitivamente uma rua larga e de pouquíssimo movimento em qualquer dia e horário. Cor amarela mostra a qualidade da pintura, que era vermelha como todas as outras. #BarraFunda



Outro ponto da rua que fica rente à linha da CPTM, larga e tranquila o suficiente para não precisar de ciclovia - mas já foi feita e refeita, uma vez que a pintura original desbotou, como se vê, e agora está vermelha de novo. #BarraFunda



Mais uma imagem da ciclovia desbotada (e depois refeita), em uma rua em que sequer era necessária (por ser larga e tranquila o suficiente para se pedalar sem faixa exclusiva) #BarraFunda



Peguei a ciclovia na Xavier de Toledo para pedalar sentido Consolação. Eis que ela termina e vc fica na dúvida se desce e empurra pela calçada (bem movimentada) ou segue pedalando na contramão (?) #CentrodeSãoPaulo



Ciclovia da Rua Boa Vista - começa e termina em uma guia. Quem vem da Sé, isto é, no mesmo sentido do fluxo de veículos, ao menos encontra a pista "a seu favor". Quem vem pedalando em direção à Sé, isto é, "na contramão", topa com o degrau da calçada e não sabe o que fazer. Já vi um ciclista em bike de entrega de mercadorias dar uma freada brusca que quase o derrubou, porque sua bicicleta não subiria o degrau sem derrubá-lo. Já vi um ciclista caindo e já vi outro que seguiu pedalando pela faixa vermelha rente à guia, até brigar com um motorista que não esperava alguém pedalando ali no meio #CentroDaCidade#RuaBoaVista #PateoDoCollegio



Ciclovia da Rua Boa Vista - começa e termina em uma guia. Quem vem da Sé, isto é, no mesmo sentido do fluxo de veículos, ao menos encontra a pista "a seu favor". Quem vem pedalando em direção à Sé, isto é, "na contramão", topa com o degrau da calçada e não sabe o que fazer. Já vi um ciclista em bike de entrega de mercadorias dar uma freada brusca que quase o derrubou, porque sua bicicleta não subiria o degrau sem derrubá-lo. Já vi um ciclista caindo e já vi outro que seguiu pedalando pela faixa vermelha rente à guia, até brigar com um motorista que não esperava alguém pedalando ali no meio #CentroDaCidade#RuaBoaVista #PateoDoCollegio 



Assim começa/termina a ciclovia da Rua Boa Vista em frente ao Pateo do Collegio. Quem vem "na contramão", isto é, de frente para os veículos motorizados, se depara com um degrau e o fim do caminho sem ser alertado. #BoaVista#CentroDeSãoPaulo #PateoDoCollegio 



O que a Rua Boa Vista mais precisava ter era calçadas mais largas. Os postes antigos, belos e mal cuidados, ocupam bastante espaço; os postes mais novos ficam no meio do caminho. O tráfefo de pedestres ali é intenso, muito mais do que o de bicicletas. Tanto é que a ciclovia é tomada por pedestres e se um dia o tráfego de bikes ali for intenso, vai dar problema #RuaBoaVista#CentroDeSãoPaulo 



O que a Rua Boa Vista mais precisava ter era calçadas mais largas. Os postes antigos, belos e mal cuidados, ocupam bastante espaço; os postes mais novos ficam no meio do caminho. O tráfefo de pedestres ali é intenso, muito mais do que o de bicicletas. Tanto é que a ciclovia é tomada por pedestres e se um dia o tráfego de bikes ali for intenso, vai dar problema #RuaBoaVista#CentroDeSãoPaulo



O que a Rua Boa Vista mais precisava ter era calçadas mais largas. Os postes antigos, belos e mal cuidados, ocupam bastante espaço; os postes mais novos ficam no meio do caminho. O tráfefo de pedestres ali é intenso, muito mais do que o de bicicletas. Tanto é que a ciclovia é tomada por pedestres e se um dia o tráfego de bikes ali for intenso, vai dar problema #RuaBoaVista#CentroDeSãoPaulo



Inexplicável entre as explicáveis, esta quadra da rua do Curtume também ganhou uma ciclovia. É uma rua sem saída, portanto com circulação já limitada. Ela termina logo adiante no muro do trem da CPTM e na escadaria que passa por cima da via férrea. Passam ciclistar por ali, mas não havia a menor necessidade de implantar a faixa exclusiva. Só serve para fazer número e ajudar a completar "400 km". #Lapa



Inexplicável entre as explicáveis, esta quadra da rua do Curtume também ganhou uma ciclovia. É uma rua sem saída, portanto com circulação já limitada. Ela termina logo adiante no muro do trem da CPTM e na escadaria que passa por cima da via férrea. Passam ciclistar por ali, mas não havia a menor necessidade de implantar a faixa exclusiva. Só serve para fazer número e ajudar a completar "400 km". #Lapa 

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