quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Um bom dia de Yom Kipur

Se não tivesse elogiado uma amiga, toda linda e elegante, não saberia que hoje é dia de Yom Kipur! Fui à wikipedia saber mais sobre a data, como é bom CONHECER para entender e apreciar

"Existem 6 proibições no Yom Kipur:

- Comer (come-se um pouco antes do pôr-do-sol ainda na véspera do dia até o nascer das estrelas do dia de Yom Kipur);
- Usar calçados de couro;
- Manter relações conjugais;
- Passar cremes, desodorante, etc. no corpo;
- Banhar-se por prazer.
- Usar eletrodomésticos.

A essência destas proibições é causar aflição ao corpo, dando, então, prioridade à alma. Pela perspectiva judaica, o ser humano é constituído pelo yetzer hatóv (o desejo de fazer as coisas corretamente, que é identificado com a alma) e o yetzer hará (o desejo de seguir os próprios instintos, que corresponde ao corpo). Nosso desafio na vida é "sincronizar" nosso corpo com o yetzer hatóv. Uma analogia é feita no Talmud entre um cavalo (o corpo) e um cavaleiro (a alma): É sempre melhor o cavaleiro estar em cima do cavalo!"

"O jejum - que acompanha todo o dia do perdão - por sua parte não faz milagre. O jejum do dia não sacrifica nada a favor de Deus, sendo que tal idéia seria eminentemente pagã. O que faz é reconcentrar o homem em seu espírito, afastá-lo, por algumas horas, da servidão do homem ao corpo e a suas necessidades".

"Sapatos e outras peças da indumentária feitas de couro não podem ser usadas no Yom Kipur, pois não se pode usar nenhum material para o qual seja necessário matar um animal".

Muito bacana, adorei saber O que se diz para alguém de modo a desejar um bom dia de Yom Kipur?

**Post original no Facebook em 19 de set de 2018 13:59

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.