segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Novidadezinhas

1) A nossa Praça de Atendimento - que recebeu avaliação positiva na "blitz" do jornal Agora, parabéns a quem trabalha lá - não tinha nada com que as pessoas pudessem se distrair enquanto esperavam sua vez. Improvisamos, então, uma micro-bibliotequinha (dá vergonha chamar de "biblioteca"): achamos uma estante de madeira meio abandonada, servindo como divisória em um dos ambientes do Tendal; ela foi lixada, pintada em esquema de "mutirão" (quem passasse pelo patio da Sub e quisesse dar uma mão de tinta, podia) e abastecida com livros doados. Cada exemplar tem um carimbo informando que é um bem de uso público - quem quiser, pode até levar emprestado, mas por favor traga de volta.

Ah, sim, aceitamos doações. :o)

***
(Sonho: espalhar mini-bibliotecazinhas em tudo quanto é praça. Um armário que proteja os livros das intempéries, que tenha uma porta sem cadeado, que seja cuidado por todo mundo. Já tinha contado isso?)

(Ah, mini-brinquedotacas também)

***
2) Colocamos uma caixa de sugestões para que os funcionários escrevam o que quiserem. "Vão escrever bobagem", avisaram. Azar. Pelo menos os que quiserem falar alguma coisa para valer terão uma oportunidade.

***
3) Implantamos o sistema mais simples de coleta seletiva que existe - e, para mim, o mais eficaz. Em cada ambiente, há duas lixeiras - uma para material reciclável (com saco de lixo azul) e outra para o não-reciclável (sacos pretos). Fizemos uma palestra rápida para os funcionários (todos foram convocados, mas a maioria não deu as caras. O recorde de não-comparecimento, me parece, foi da CPDU...) e estamos ampliando a parceria com a Cooperativa que já retirava uma parte dos materiais.

Não tem cabimento ter dez lixeiras comuns para uma de reciclável, especialmente no ambiente de trabalho. O volume de material reciclável costuma ser muito maior do que o de lixo orgânico, e é irreal esperar que as pessoas joguem o resto da maçã aqui e a garrafa plástica a cem metros daqui. E, no nosso sistema, também não há necessidade de separa metal de plástico de vidro de papelão etc. Se os materiais "secos" (e limpos!) estiverem todos juntos, já basta. Até porque tem também o isopor, as caixinhas longa-vida e outros que já são recicláveis mas não se enquadram nas outras categorias.

Próximo passo (esse é bem mais difícil): ampliar muito a adesão à coleta seletiva na região. Vamo-que-vamo.

13 comentários:

  1. A idéia da mini biblioteca na Praça de Atendimento é ótima.
    Tenho certeza que os municipes vão gostar.

    O tempo de espera é curto, se comparado a outros locais de atendimento ao público, como Banco, por exemplo, mas....agora será mais prazeroso.

    ResponderExcluir
  2. Como é que se desenha um rosto com sorrisos pequenos de alívio em forma de agradecimento após ouvir algo agradável?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!

    É com a perseverança e pequenas atitudes no dia-a-dia, que no fim do dia, a coisa se torna grande.
    Parabéns pela iniciativa dos livros e da reciclagem!
    E não equente no outro post, s/ usar o cargo p/ subir! Sabemos como vc. é.

    Ainda estou disponível p/ ser seu assessor direto. Mas pelas buchas do dia-a-dia, precisa ser um bom salário. Caso haje interesse, me ligue: 11-4991-3991

    []´s Andrey

    ResponderExcluir
  4. meu salário não é assim tão bom. Mesmo assim, eu trabalho com o maior prazer. E olha... bucha é o que não falta! :o)

    ResponderExcluir
  5. Simplicidade e vontade! precisa mais para dar certo. Já ouvi dizer..o perfeito é inimigo do bom! Assim que se começa! Essas novidades precisam ser divulgadas para as outras subs..são 31..ai..uma iniciativa vira um programa..e assim..vamos crescendo..com salário razoavel(:O(), mas com o lado cidadão bem rico!
    Contem comigo!
    Pamela - SMSP

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelas iniciativas. É com uma atitude tão pequena que você melhora o dia de alguém e isso se multiplica impagavelmente.
    Té!

    ResponderExcluir
  7. Tenho livros e Cds de música ( ótima qualidade! ) para doar. Faz tempo que estão aqui em casa esperando A OPRTUNIDADE. Agora ela chegou. Procuro quem na Praça de Atendimento para receber os livros ?? Querem os Cds também ? Tem Elis, Rita Lee, Nana Caymme, Miucha e Tom, Quarteo em Cy e por aí vai. Por favor, me dê um retorno.

    ResponderExcluir
  8. A senhora sempre pensando nas pessoas, na cultura, no meio ambiente...

    ResponderExcluir
  9. oi
    pretendo ir aí na Praça de Atendimento Lapa
    e levar (doar) uns livros

    nada de lixo, pelo contrário, temos tantos LIVROS BONS em casa, esperando uma 2º 3º leitura, que nunca fazemos....

    penso que seria legal quase não ter controle
    de emprestimos dos livros.

    Tipo: Nominho e um Numero de telefone fikso
    colocar uma pessoa só para isso, seria exagero

    Pessoal que lê este blog (74 X 3 = 200 livros)
    uau...

    ResponderExcluir
  10. Microbibliotequinha nas praças... beleza, Soninha.

    ResponderExcluir
  11. Espero que as pessoas entendam o valor das "mini-bibliotecazinhas" e não destruam algo que é de poder público, ou seja, de todos nós.

    ResponderExcluir
  12. Soninha,

    você já conheceu o LivroLivre? ( www.livrolivre.art.br ) estava querendo conversar com você sobre isso e sobre a possibilidade de fazermos algumas ações na Lapa. Em verdade, a primeira 'blitz' como chamamos foi lá e temos um Ponto de Livro Livre no Teatro Authos Pagano.

    Estamos também trabalhando em parceria com a Subprefeitura da Sé junto do projeto 'Te Encontro na Praça'.

    Quem sabe não posso ajudar você com esse sonho de espalhar as mini-bibliotecas?

    abs,
    Pedro Markun

    ResponderExcluir
  13. Markun, que legal!!! Não consegui achar um contato seu, então respondo por aqui. Vc tem como me mandar um email para marcarmos uma conversa entre vc e a Soninha?
    Abs
    Lylian
    lylian@soninha.com.br

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.