segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Para morrer menos gente

"Segundo pesquisas do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da USP, estima-se que cerca de 10% das mortes de idosos, 7% da mortandade infantil e de 15 a 20% das internações de crianças por doenças respiratórias estejam relacionadas com as variações da poluição atmosférica.

Em dias de grande contaminação do ar o risco de morte por doenças do pulmão e do coração aumenta em até 12%. Habitantes de São Paulo vivem em média um ano e meio a menos do que pessoas que moram em cidades de ar mais limpo
".

Por isso a polêmica inspeção veicular é tão importante.

Polêmica por que?

Porque tem gente que não quer pagar para fazer ("eu já pago muito imposto!"), tem gente que não quer fazer ("vai me atrapalhar a vida")...

Mas o fato é que a poluição causada pela queima de combustíveis faz mal demais e um carro desregulado, além de emitir mais poluentes, gasta mais combustível, precisa de mais manutenção, troca de peças, etc. Ou seja: inspecionar e regular o carro (moto, caminhão etc.) = dinheiro bem gasto.

O calendário da inspeção veicular em São Paulo também está no site da prefeitura.

O agendamento da inspeção da minha moto é em julho e do meu carro, em agosto.

6 comentários:

  1. Oi Soninha, mas cá entre nós, não era melhor começar com os carros mais antigos ? Acho um equívoco começar pelos carros mais novos que, potencialmente, estão mais de acordo com a legislação. Isso sem contar que até pouco tempo atrás, um dos endereços da fiscalização era um terreno baldio...ou seja, a idéia é ótima, mas a execução, como sempre notamos em nosso país, é bem falha.
    E não posso discordar do fato de que pagar extra pela inspeção é absurdo frente a quantidade insana de impostos que pagamos. Tá, ok, devolve o dinheiro, mas primeiro tem que sair do bolso do contribuinte, né ?
    Enfim, sempre o custo Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Sou de Sto. André, mas sou contra esta inspeção da forma como é! Se já paga-se taxa de renovação do documento a cada ano e IPVA, tira-se um pouco de algum que arrecada + e paga-se toda a estrutura... Acredito que, o povo colabora + e vem com vontade se não tiver que pagar nada... pelo menos, o sistema de agendamento pela Net, até o momento, está funfando bem... é como nas multas... vc. reccore e se vencer, tem o $$ devolvido... e se tiver multa não paga, não recebe o documento do carro... agora qdo. eu quero obrgar a prefeitrua cumpri algo e ela não cumpri, eu não tenho como barra algo nela ou não entregar algo, retendo de prop´rosito até que ela tape um buraco, troque uma luz, etc...

    São 2 pesos e 2 medidas... e a corda estoura do lado +fraco... agora o povo tb. é acomodado... pq. não entram com processo coletivo e mandato de segurança conta a cobrança?

    Podem fazer piada dos Argentinos, etc, mas o povo já estaria no panelaço em frente a preeitura ou governo... e se fosse nos USA, manifstações, etc.


    Aqui... deixa rolar e depois reclama...

    Fiz alguma tentativas de contato com vc... mas até agiranada de retorno... acho que não chegam até vc... vamos ver se esta chega... tenho real interesse de ser seu acessor e poder fazer algo pelo próximo... como proceder? Qual é o salário? possuo conhecimento em várias áreas...

    Aguardo resposta.

    []´s Andrey

    ResponderExcluir
  3. Soninha, será que já não está na hora de fazermos como os japoneses e andarmos todos de máscaras cirúrgicas?

    ResponderExcluir
  4. A sugestão do Maurício acima é boa, haja vista que o local mais poluído da Cidade de São Paulo é o Metrô da Paulista!

    ResponderExcluir
  5. MAIS do que correta a inspeção veicular. É um total absurdo o número de carros em São Paulo e, pior ainda, motoristas dirigindo sozinhos seus carros. Hoje os carros acabam tendo mais prioridade que os pedestres e transporte público.

    Há muita gente usando carro para tarefas que poderiam ser muito bem feitas sem carro. E muita coisa é feita se deslocando inutilmente também. Eu não tenho carro e felizmente posso usar transporte público sem problemas. As pessoas deveriam sair de carro somente quando estritamente necessário. Tem gente que tem medo de colocar o pé na calçada... só sai de carro... tenho vizinhos que nunca vi andarem no bairro a pé!

    Mas a grande solução para a poluição, será popularizar carros elétricos. Sem isso vai ser bem difícil reduzir as emissões.

    ResponderExcluir
  6. Solução para diminuir o número de veículos em Sampa: impedir por lei o surgimento de novas megaconstruções na região central.
    Sem megacomércio, sem megacondomínios, sem megaengarrafamentos, ou apenas os mesmos velhos de sempre.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.