segunda-feira, 9 de março de 2009

09/03/09

- Às 8:00, tinha consulta médica em uma UBS perto de casa. Foi minha primeira vez lá. Fiz o cartão SUS e o cartão unidade de saúde sem nenhuma dificuldade. A mulher à minha frente, porém, perdeu a consulta da semana passada e só conseguiu marcar outra em junho. Outra quer passar pelo clinico geral - junho também. Queria tanto entender por quê demora tanto... (Das minhas árvores eu já entendo. Ao menos sei POR QUÊ demora. E tento resolver).

Estando lá, naturalmente recebi demandas. Ou uma, básica como a unidade: por um lugar melhor para seu funcionamento. A casa ali é alugada, não pode sofrer grandes reformas e é limitada/inadequada. Um terreno para construir unidade nova seria ideal (apesar da demora). O aluguel vence em maio. Precisamos encontrar um imóvel!

Me dá dor de barriga pensar nessas coisas. (Já estou aflita procurando um lugar para morar... Vou pegar trauma de imobiliária).

- Saindo da consulta, falei por telefone com o Secretário de Gestão. Tema: Poupatempo Lapa. Teremos reunião nos próximos dias.

- Às 9:30, tive um café com o diretor do Mercado da Lapa, os permissionários, o Supervisor de Abastecimento da prefeitura, parceiros e colaboradores. E foi um café caprichado, na cozinha que eles estão preparando para oferecer cursos para profissionais da área de alimentação. Entre uma e outra demanda (revitalizar os baixos do viaduto da Lapa; interceder junto à Telefonica para que melhore as instalações dentro do mercado (os cabos de telefonia passam pelo meio dos corredores e fica bem feinho)), algumas boas notícias - como a inauguração do centro de reciclagem do mercado, caprichadíssimo. O material será separado em seco & úmido e encaminhado corretamente; a comunidade também poderá levar seu material reciclável para lá.

Também falamos sobre o Sacolão da Lapa e o lixo em feiras livres (não me conformo com ele).

Um dos permissionários veio reclamar de que? De que? De uma árvore, claro. No caso, alta demais - precisa de poda de rebaixamento. Na rua ao lado, foram podadas várias, mas a da casa dele (perto do Pastorinho da Franco da Rocha X João Ramalho) ainda não foi contemplada.

- Às 11:00, reunião com Ana Penido, da Unicef. Desde que eu soube que seria Subprefeita, no começo deste ano, anotei na agenda: "Unicef, Abrinq, SOS Mata Atlântica" e outras entidades com as quais assumi compromissos durante a candidatura à prefeitura. Queria conversar com elas o quanto antes, retomar os compromissos. A Plataforma dos Centros Urbanos, proposta pela Unicef, era a que mais se encaixava com as atribuições de uma Subprefeitura. Eu não via a hora de começar.

E nem eles - mal tomei posse, recebi uma carta da Unicef pedindo uma reunião. (Na verdade, a carta veio em nome do meu antecessor, mas isso não fez a menor diferença, nem precisaria de carta alguma). Mas... Sabe lá por que motivos, essa ficou na fila mais tempo do que várias outras - e agora está em cima da hora para incentivarmos a criação de ao menos um grupo na Sub Lapa para participar desse projeto.

Pedimos SOS para a Fátima e o Ricardo, do Conselho Tutelar, que têm muitos contatos no Jaguaré e na Leopoldina. E para a Sandra, Supervisora de Assistência Social, também para indicar possíveis interessados.

- Respondi e escrevi emails (sobre recapeamento e Poupatempo, por exemplo), encaminhei demandas (por exemplo, para que a obra do Sonda Supermercados dê um jeito nas calçadas do seu entorno, muito detonadas), li o Diário Oficial, fiz a pauta da reunião de Coordenadores

- 14:30 - Reunião com engenheiros da Sub sobre Plano Diretor Regional, Operação Urbana, Projeto Córregos (proposta deles) e mutirões.

- 15:00 - Reunião com Coordenadores (CIUO, CAF, CPDU - rusticamente falando, obras, finanças e fiscalização), chefe de gabinete, assessor jurídica. Foi a primeira de um calendário permanente de reuniões semanais com as chefias (assim como teremos, toda segunda de manhã, um café com funcionários ou prestadores de serviço. O do Mercado foi o segundo). Tema desta semana: tudo o que vocês puderem imaginar. Árvores e comércio ambulante, calçadas acessíveis e caixaria da Ceagesp, Poupatempo e bocas de lobo, etc etc etc.

- 16:40 - Entrevista por telefone para Rádio Terra. Entre outras coisas, ouvi a reclamação de uma moradora do bairro dizendo que já esteve comigo duas vezes, que eu fui "muito gentil", mas até agora "não resolvi nada quanto aos 40 milhões que a EMURB tem em caixa relativos às operações urbanas", e ela está "muito decepcionada comigo". "Se não tem independência para fazer nada, se só está aqui para fazer o que os outros mandam, era melhor nem aceitar o cargo. Eu não teria aceitado".

Uma das suas expectativas é que eu consiga fazer com que a CPTM desloque os trilhos "um pouco mais pra lá" para fazer logo o prolongamento de uma avenida. Ela garante que a operação é simples, rápida e barata. A CPTM só não faz porque não quer (ou porque eu não insisti o suficiente).

Né mole não.

- Não consegui falar por telefone com a Rádio Cultura, que só precisava de cinco minutos meus. O tema era "mulheres na política". Conseguiram falar com a Marta, a Erundina e mais alguém muito significativo. Comigo, não - porque estava ocupada ouvindo broncas da comunidade que reclama que eu não escuto a comunidade.

Sério, poucas coisas me deixam mais puta da vida que injustiça. Podem me achar uma incompetente, mas dizer que eu não ouço as pessoas é muita sacanagem. (Uma vez na Câmara quase voei no pescoço de uma criatura que reclamou que eu estava "blindada" pela assessoria - ele tinha pedido um horário para falar comigo e ainda não tinha tido resposta. O problema é justamente eu NÃO ser blindada - quero falar com o mundo inteiro e não dou conta. Não há tempo que chegue. Uns coitados esperam séculos, precisam até pedir de novo porque já ficaram pelo caminho. Enfim, subi ao gabinete, xinguei a assessoria (eu imploro para que deem logo uma resposta, nem que seja um dia daqui a dois meses) e pedi para marcarem logo a reunião. Marcaram. O sujeito que tinha reclamado da blindagem confirmou presença mas deu cano. Senhor, dai-me paciência e perseverança).

- A reunião dos Coordenadores continuou sem mim. Antes de sair da minha sala, ainda discuti mais alguns pontos com eles. Fui para uma reunião na Fundação Padre Anchieta para discutir o projeto que eles estão desenvolvendo para a favela e o Cingapura próximos ao CT do São Paulo (aquele lugar é conhecido por tantos nomes diferentes que assim fica mais fácil identificá-lo).

- Às 18:30, participei da gravação do Roda Viva com o Dunga.

- Às 21:00, apresentei a entrega do Troféu Mulher Imprensa.
Na saída, dei duas ou três entrevistas.

- Às 23:00, cheguei em casa. Depois de oito compromissos pré-agendados (tem hífen?) e todas as outras solicitações que aparecem ao longo do dia. E precisava vir correndo escrever sobre o dia. Pra que? Para tirá-lo da cabeça e tentar dormir melhor.

14 comentários:

  1. Soninha, como é sua relação com o Kassab? É um cara com quem vc se dá bem? Ele é receptivo contigo? Abraço, Renato

    ResponderExcluir
  2. Cara Soninha...

    Vc. precisa de mais assessores que realmente resolvam as coisas, ou seja, tenham autonomia p/ apitar em detalhes do dia-a-dia, sem precisar de alval seu...
    Tente delegar isso, com certeza a carga será menor...

    ResponderExcluir
  3. Ufa! Gosto de ver seu empenho e como realmente se importa e trabalha. Preciso encontrar aqui na região do ABC um político com as suas qualidades (se é que existe).
    Obrigada! Kelly

    ResponderExcluir
  4. Soninha,existirá alguma contraprestação social pelas obras ( e provável transtorno a ser causado)da Arena Palestra Itália ? Li acima sua reivindicação sobre as obras do Sonda e fiquei imaginando que toda obra desse porte deveria ter uma espécie de "preço social" (por exemplo - ser o responsável financeiro pelo tratamento e poda das árvores de uma região, ou pelo fornecimento de determinado bem de consumo de uma escola/creche da região...)

    ResponderExcluir
  5. Né mole não, mas a política precisa de pessoas do bem como você.

    Senta o pé no acelerador! Você ainda será a prefeita desta cidade.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Soninha. penso que o primeiro ano vai ser essa pauleira. Até arrumar a casa, azeitar a máquina e colocar os pontos nos is, você e sua equipe vão se ver nesse corre corre sem fim. É claro que depois a coisa não fica mais leve ( rsrsrs ), mas estou certa que vocês terão tempo para fazer tudo com mais tranquilidade e sem tanto sufoco.
    Que o Universo lhes proporcione mais e mais saúde, sucesso e paz.

    ResponderExcluir
  7. Dia comprido, hein?
    Mas você esperava o que de uma segunda-feira?

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Está mesmo procurando lugar pra morar? Tenho uma casa numa vilinha em Santana, perto do colégio Santana, Pastorinho, Frontino...
    Se estiver interessada em ver, dá um toque.

    Hamilton Ramos
    PS QUem me atribuiu este nick Castlevania?

    ResponderExcluir
  11. Vou ser rapidinha pra não te embolar mais ainda: quando eu cruzo com você na rua e sorrio, você sorri de volta. Quando eu pedi entrevista, sua assessoria foi eficiente e educada e logo eu estava no telefone com você. Eu queria que você estivesse mais ocupada ainda, sendo prefeita da minha cidade (fiz o que pude nessa parte mas não rolou ainda). E estou pensando em como voluntariar e ajudar a "fiscalizar" (como cidadã) a região para seu trabalho na sub render ainda mais. Estou bem no meio desse micromundo, trabalhando e pedalando todo dia pela Lapa, Perdizes, Butantã. E não perco um post aqui. Força, e conte com a torcida!

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.