domingo, 29 de março de 2009

Como se eu tivesse olhos em toda parte

Comentário no blog www.pedalverde.wordpress.com:

"Eu acho ótimo a iniciativa do pedal verde. Pena que não englobe regiões mais periféricas da cidade como Jaguaré. Estamos precisando de mais verde.
E por causa disto, esta semana foi muito chato. Na Rua Marselha, na altura do 1329, aqui no Jaguaré onde Soninha passou nesta semana, havia uma boa árvore saudável frondosa com uma copa que abrigava muita gente com sua sombra, pacatamente situada na calçada da praça, ao lado de uma agência do Banco do Brasil.
Na quarta-feira (25/03/2009), foi cortada sem cerimônia alguma ! Como trabalho não vi acontecer, e por coincidência as luzes do local estavam apagadas quando cheguei em casa. Só fui ver o crime quando saí de casa para o serviço, na 5a. feira. Olha, se fosse em outra administração, eu estaria revoltado mas já estaria esperando falta de entendimento. Contudo, na sua administração, Soninha ? Essa não esperava. Aliás, outras árvores da região estão sendo sumariamente cortadas, e, sem estarem moribundas. Além disto, a árvore que deveriam ter removido, é do outro lado da rua, que está emaranhando-se na rede elétrica. A outra não estava fazendo mal a ninguém, e fornecendo a maravilhosa sombra nestes tempos de calor forte. E aí, digo para Soninha, o que diz disto ?"


Eu mandei um comentário para o Blog, mas até agora não saiu, não sei o que aconteceu. Minha resposta era mais ou menos assim:

Carlos, árvores são podadas ou removidas pelas equipes contratadas pela Subprefeitura depois de uma vistoria do nosso agrônomo, que é muito consciencioso. Várias vezes ele desagrada as pessoas ao negar autorização para a remoção de uma árvore, por ela estar sadia.
Mas acontecem remoções irregulares ou ilegais, que devem ser objeto de denúncia, tanto quanto qualquer outra desonestidade. Às vezes pessoas dizem estar trabalhando para a prefeitura (ou autorizadas pela prefeitura) e não estão; às vezes as equipes contratadas aceitam um pagamento "por fora" para fazerem o que não devem.
Agora, absurdo mesmo é você pensar que eu mandei cortar uma árvore sadia, ou que fui conivente com isso. Se pensa isso de mim, como poderia estar decepcionado? Se acha que é assim que eu ajo, só pode me achar uma idiota, e aí não há decepção possível.


Depois os editores do Blog explicaram que "o Pedal Verde atende as regiões perifericas da cidade sim, como Jaguaré. Podemos combinar pedaladas verdes por lá.
Em relação a sua denuncia, importante ficar claro que o Pedal Verde não se confunde com as Subprefeituras da Cidade, faz apenas a ponte para definir áreas estratégicas de plantio e manejo.
Pensando em sua mobilização em monitorar o verde da cidade, criamos no blog um item “Sugestões e Denuncias na Prefeitura” orientando todos a utilizar o SAC, 156 e atendimentos da Subprefeituras para sugestões de denuncias. Você deve utilizar esse espaço para encaminhar diretamente a denuncia/sugestões
".

Ele escreveu de novo: "Eu já uso o SAC há muito tempo, e já enviei a reclamação, este corte de árvore foi tão inusitado principalmente de uma subprefeitura que tem como um representante antenado para a questão verde que fiquei muito indignado. O que valeu um ímpeto de aproveitar esta para desabafar. Contudo, fica a pergunta, afinal este pessoal não faz controle do que faz ? Não questiona o que faz ? Parece uma pirraça e de muito mal gosto".

Pois é, ele insiste em achar que eu mandei cortar a árvore sadia - por "pirraça" (?!?). Inacreditável.

"Este pessoal" faz controle do que faz, mas precisa de ajuda. Ou a população participa do controle de qualidade dos serviços, ou eu vou precisar colocar câmeras de vigilância em cada poste, em cada esquina... Ou contratar milhares de fiscais. E fiscais para fiscalizar os fiscais. Para que o serviço seja bem feito e para que não achem que sou eu que mando fazer mal feito. Era só o que me faltava.

3 comentários:

  1. Revoltante! Mal entendidos me dão azia!
    Mas, vejamos o lado bom, pelo menos ele reclama (ainda que sobre pessoas erradas e alguns argumentos não pertinentes), ele usa o SAC, etc.
    Ando exercitando o olhar positivo sobre as coisas...

    ResponderExcluir
  2. Soninha, dia desses dê uma olhada nas Solicitações via SAC e veja as respostas dadas para nossas petições. É uma piada!
    Normalmente é: serviço efetuado.
    Sim. Que serviço ? Foram confirmadas as irregularidades ? Que porvidêcnias foram tomadas ? Quem fez a vistória, fiscalizaão, etc. ?
    É preciso dar uma satisfação ao contribuinte e cidadão, inclusive para que o mesmo, continue de "olhos" bem abertos.
    Você faz a solicitação no SAC,recebe a resposta de SERVIÇO EFETUADO e quando vai ver, tudo está como antes.
    Não fique irritada com a gente. Todos estão desanimados com certos vícios administrativos e desconfiam até da sombra!
    É claro que você não pode ver e saber de tudo no momento que acontece, é claro que você não pode ser responsabilizada por maus funcionários ou pessoas sem o treinamento devido. Esteja certa que certos desabafos não são dirigidos especificamente a sua pessoa e sim a todo um sistema que se nega a mudar.

    ResponderExcluir
  3. Soninha, infelizmente concordo com o pessoal, o SAC não funciona como deveria, sempre faço reclamações via SAC, mas desde que passei a fazer parte das reuniões do Conseg, levo estas reclamações ao representante da sub nas reuniões, eu diria que as soluções são mais agilizadas, não deveria ser assim, mas....

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.