segunda-feira, 30 de março de 2009

Sobre cadeia outra vez

Assisti agora há pouco a matéria exibida ontem no Fantástico sobre o presídio de segurança máxima em Presidente Bernardes.

Nossa, quanta coisa esquisita, mal feita e mal contada...

Para sair das celas, os presos passam por uma barreira de policiais fortemente protegidos por escudos, capacetes, etc. Ou seja, parte-se do princípio de que eles são tão perigosos que não se pode dar nenhuma chance para atitudes ameaçadoras.

Mas, durante o banho de sol, se vê um preso pulando corda. Como assim, pulando corda??? Então não se sabe que uma corda vira facilmente uma arma?

Em seguida, o repórter da TV narra que um dos presos "pega uma corda feita de lençóis". Ah, então era outra... E como foi parar ali? Com tantas câmeras, tanto cuidado, puseram uma corda de lençóis na trave do gol e ninguém percebeu?

Outra coisa que não entendi: em tumulto no estádio de futebol, a polícia de choque não hesita em usar bombas de efeito moral e dar tiros com balas de borracha em quem estiver na frente. No presídio, os policiais sabem que está acontecendo um assassinato e "não conseguem entrar no pátio". A cena mostra presos parados diante do portão "impedindo" sua entrada. Puxa, como ficou fácil paralisar o choque!

A TV destaca um dos envolvidos no assassinato e informa que a condenação dele foi por "furto". A menos que tenha sido furto de armas ou algo parecido, que caracterize crime muito grave, não sei o que ele estaria fazendo em um presídio de segurança máxima.

Enfim, como em quase tudo que acontece em presídios, tem mais acontecendo ali do que parece ter. E eu me pergunto se a Globo, que se recusa a dizer o nome "PCC", não estaria sendo inadvertidamente útil para propaganda da quadrilha, que deve estar comemorando a demonstração de suas ações em rede nacional.

Por último, não nos esqueçamos que, sem algum tipo de conivência de agentes de segurança, as ações criminosas ficam bem mais difíceis...

Tem coisa aí.

8 comentários:

  1. Não fale mal do PCC. Ele é cria da coligação de vocês PSDB/PFL/PPS/PMDB. Como vocês tiveram competência de criar o PCC há cerca de 20 anos.!!!!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei passada com materia tb, como pode ser de segurança máxima, se não existe segurança mínima...

    ResponderExcluir
  3. Mais uma coisa esquisitíssima: a vítima foi condenada por receptação e falsificação de documentos. Perigooooooooosa.

    Pensei o mesmo sobre a corda, escondida na trave(??).

    Mas não consigo ver outra solução para o tal Psico que não a prisão. Sinceramente.

    ResponderExcluir
  4. Não me pergunte nada. Eu sou favorável a imputação da pena de morte para os crimes de pedofilia, estupro, latrocínio, sequestro e tráfico (de armas, Homens ou narcóticos). Eu incluiria também o crime contra a fé religiosa, que é um bem precioso, frágil e delicado e está assim de pastor da igreja mundial pentescostal regional universal de meu deus é o dinheiro lesando almas e bolsos todos os dias.

    ResponderExcluir
  5. Pensei quase as mesmas coisas, quase na mesma ordem! rs Acho que é mesmo bem óbvio que tem coisa aí...

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente tudo que acontece de ruim neste país é regido por uma coisa só....a corrupção...quando isto acabar (se acabar, pois acho uma utopia dizer que vai acabar), seremos um país decente.

    ResponderExcluir
  7. Soninha realmente somos refens de todos os tipos de violencia,mesmo como cidadaõ comum não temos direitos e não somos ouvidos nas ruas,cadeias,escolas e repartições publicas estamos sempre nas mãos de "mafias" de pessoas que querem sempre uma vantagem se não for interessante voce fica de fora,não importa como.Faz um ano que tento uma informação na sub-prefeitura da Lapa e não passo do mal atendimento com informação sempre truculenta,tenho certeza que se tem um "QI" poderia ser mais facil e as coisas se arrumam.como podemos viver desta forma se estamos presos sem celas,pois, as vantagens são para um pequeno grupo.Não me sinto segura sei que para muitos a minha comparação é ridicula,mas vivemos sempre sem saber se poderemos ter direitos ouvidos e atendidos,pois quando saio de uma repartição publica tenho sempre a impressão de que poderia ser atendida mas como não tenho moeda de troca,fico sempre sou eliminada como cidadã(não existo)que venha o próximo quem sabe tenha mais valor ou possa trazer mais vantagens.Pois em todos os lugares sempre vão existir cordas de panos escondidas nas traves dos gol muita gente ve mas não fala nada,pois é mais comodo. Desculpa mas este é um desabafo de uma moradora das região das Perdizes quero ser ouvida e confiar em gente honesta,fiquei mais animada com voce na sub-prefeitura, espero ter uma chance de conversa sabendo que vai haver uma solução ou uma atenção sem interesse.
    Att. Renata
    renataperdizes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. olá soninha. sobre seu comentário, duas observações: 1) a penitenciária fica em Presidente Venceslau e não em Presidente Bernardes. 2) Os presos desta penitenciária não estão ali pelo crime cometido e sim pela ligação com o PCC. Pode ser um latrocida ou um cara que não pagou pensão. Não importa, estão ali por ligação com a facção.
    Abraços e felicidades em seu trabalho

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.