sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Eu uso, vocês pagam

Bilhete Único Mensal - Pra quem ele é BOM?

Para quem:

- Tem R$140 para carregar o bilhete no começo do mês
- Usa todo dia e quer viagens extras no fim-de-semana

Quem pega várias conduções na ida e volta para o trabalho (dentro do prazo permitido para baldeações gratuitas) gasta R$6 por dia.

Se contarmos 22 dias úteis no mês, serão R$132,00. Sobram, assim, R$8,00 no Bilhete Mensal.

Se o passageiro não fizer, ao longo do mês, ao menos 3 outras viagens de ida e volta, não é vantagem nenhuma.
Mas se ele usar o ônibus bastante nos sábados e domingos, aí pode ser uma boa economia.

Em todo caso, tem de ter os tais 140 à vista. Não é todo mundo que tem. Um autônomo, por exemplo, que vai ganhando o dinheiro picadinho... Um ambulante...

Por outro lado, eu tenho. Já costumo carregar o Bilhete com 100 reais e detesto descobrir, na roleta, que estou sem crédito, fué. Para mim vai ser superprático.

Mas...

1 - E no metrô, vai funcionar? Como? Hoje em dia a gente paga uma tarifa menor na transferência para o metrô, mas paga. Se for gratuita... Vixe, a prefeitura vai ter de pagar por passageiro transferido (de graça é que não sai) e vai custar caro (são milhões de transferências).

2 - Seja qual for a resposta acima - tá, eu comprei R$140 em passagem e, na prática, gastei o equivalente a R$200. A prefeitura cobriu o valor restante, isto é - A POPULAÇÃO DE SÃO PAULO arca com o custo do desconto que eu ganhei.
Portanto... Os mais pobres vão acabar pagando pros mais “ricos”!

Concluindo, o Bilhete Único Mensal:

- Traz praticidade para quem tem dinheiro

- Pode não representar grande vantagem para quem não tem (difícil imaginar alguém dizendo “ei, vamos andar de ônibus, eu tenho crédito!”) 

- Tem um custo para os cofres públicos que não é necessariamente justo.

Também não significa melhoria significativa no serviço, que é o que tem de acontecer! Se o sistema de ônibus funcionar direito, aliás, o custo da operação vai diminuir, o número de passageiros poderá aumentar e a tarifa poderá ser mais barata a médio prazo.

***
Eu quero baratear a tarifa - com mais eficiência na operação do sistema, como disse, e com mais “receitas extra-tarifárias”, isto é, obtendo recursos que não vem do pagamento da tarifa. 

Exemplo: exploração de publicidade nos pontos de ônibus (talvez até nos veículos), licitação de pontos comerciais nos terminais e estações de embarque (como as que vou fazer nos corredores :o)), pedágio urbano (se um dia ele for implementado - depende da aprovação de uma lei, não da minha opinião).

Enquanto isso não acontece, precisamos rever a política de gratuidades/meia passagem. Muitos estudantes não precisam de meia... Outros não tem condições de pagar sequer a meia. Para alunos de baixa renda, a passagem tem de ser 100% subsidiada. Tem uma galera que, se não puder passar por baixo da catraca, tem de ir a pé para a escola, porque a família não tem R$60 por mês e por filho para gastar só em transporte. (A Bolsa Família paga R$70 por criança, é isso?? Em uma cidade grande não dá pra NADA).

***
O Haddad disse, em entrevista, que o Passe Livre (para todos) é inexequível. Parabéns pra ele, de verdade, por ter sido honesto. Se ninguém pagar tarifa para andar de ônibus, a prefeitura vai gastar bilhões dos cofres públicos para sustentar o sistema e a população sai perdendo e não ganhando - não vai sobrar nada para MELHORAR o sistema.

Acho que o Haddad foi sincero por duas razões: alguém ia acabar perguntando “então por que vocês não deram passe livre no governo Marta?”; vai que ele ganha a eleição e é cobrado sobre o assunto ehehe.

5 comentários:

  1. Gosto de estações de pré embarque, mas queria saber, já tem algum modelo? por exemplo eu gosto muito do sistema "hibrido" lado direito ponto de rua, lado esquerdo ponto de embarque, mas para isso os onibus tem que ser preferencialmente piso baixo, e acho um absurdo as estações tubo por ter que pagar royalties para a prefeitura de curitiba

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  2. pô, soninha, sério que você tá indo contra o bilhete único mensal? qualquer medida que incentiva o motorista de carro usar o transporte público é benéfica não pros ricos nem pros pobres, mas pra cidade como um organismo. mais gente nos ônibus, principalmente esses tais "ricos" (trabalhador, estagiário, professor ganha sim uma vez por mês e tem 140 reais pra garantir não ficar na mão no fim do mês) faz pressão nos órgãos públicos, traz melhorias pra rede como um todo e, principalmente, desafoga o trânsito. a política partidária é um lixo mesmo, faz com que não se veja as qualidades do outro candidato e lhe fez acabar de perder um voto.

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  3. Tudo é assim no socialismo brasileiro. "Eu uso, vocês pagam". Imposto é ROUBO. Por essas estou me "convertendo" ao libertarianismo... Todo tipo de imposto = roubo, sem mais. Recomendo ver: http://www.youtube.com/watch?v=MIPq6L5GbGQ

    Seria como em vários países com cidades que adotam o esquema unitário + alguma integração, semanal ou mensal... Ficar preso a um modelo antigo não vai levar a nada, se fosse pensar assim a gestão do PT nem tinha implementado o bilhete único, que depois foi copiado por várias outras cidades...

    Se o Brasil quer melhorar, tem que copiar algumas coisas de países de primeiro mundo... Onde o transporte é de fato levado a sério.

    E outra, não precisa ter os R$ 140. A passagem unitária continuará em vigor. É muito mimimi pra pouca coisa...

    Quer honrar o socialismo? Parem de dar lucro pra empresários, lucro tirado dos impostos do povo... E municipalizem o sistema todo, sendo então mantido pela prefeitura, sem interesse de lucro. Estariam fazendo um melhor uso do dinheiro público.

    Eu odeio PT, não voto nele, mas sei reconhecer as poucas coisas que fazem de bom. Se bilhete único mensal não fosse bom não existiria em várias cidades de países desenvolvidos.

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  4. Soninha, na verdade a população (sua grande maioria) precisa se envolver mais com as questões da cidade. Veja, nesta proposta não há nenhuma mágica, há um pouco de matemática e muita ação marketeira de querer fazer com que a maioria não pensante seja aderente à esta proposta que, muito possivelmente, faria um rombo nos cofres públicos. Adorei sua análise! Parabéns pela campanha e pelas propostas.

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  5. Soninha,
    Não uso transporte público. Por morar em São Bernardo, que tem um transporte muito ruim que se comunica muito mal com São Paulo, sou da turma que prefere ficar sozinho dentro do carro - e não tenho alternativa. Fui numa reunião outro dia na Vila Mariana e meu carro estava no conserto. Levei 90 minutos de ônibus, às 14h00. Normalmente, de carro, levaria 20 minutos. É necessidade.
    No entanto, suas ideias são muito boas, não porque propõem soluções mirabolantes, mas porque propõem soluções REAIS, possíveis, que pensam no operacional e não no eleitoreiro.
    Parabéns pela visão que tem das coisas.
    E pelo carisma também.
    Grande abraço!
    Ricardo

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