quarta-feira, 22 de abril de 2009

Jornalismo sem levantar da cadeira

No dia 23 de março, o Estado de São Paulo nos encaminhou a carta enviada por um leitor para a coluna "São Paulo Reclama":

"Senhores,
Como morador do bairro do Sumaré, quero registrar a falta de atuação (ou atenção) da Prefeitura com relação à conservação das nossas praças e jardins, totalmente tomadas pelo mato. Já reclamei por e-mail à Subprefeitura da Lapa. Sem resposta. Posso assegurar que há pelo menos 4 meses ninguém aparece. Sabemos que o serviço é terceirizado - falta fiscalização ? Sugiro uma reportagem a respeito. Visitem, por exemplo as praças da Rua Petrópolis. É total o abandono. Na confluência da Rua Pombal com Grajaú, os moradores tem se cotizado, para limpar a praça. Isto não é certo. Afinal, qual é a política do nosso Prefeito ? Se olharmos o mapa eleitoral do último pleito, a zona oeste deu total apoio à eleição do sr. Kassab. Por que, então essa falta de atenção ? Para arrematar, a Sabesp transformou o bairro num canteiro de obras. Manutenção ? Tudo bem. Mas precisa colocar toda a terra retirada nas praças, sem qualquer cuidado ? O bairro está feio e descuidado. Dá vergonha. É preciso denunciar publicamente. Os políticos são sensíveis a isso. Quem sabe se mexem.
Carlos Roberto Baena"


O jornal estabelecia que teríamos até o dia 27/03 para responder.

Antes dessa data, avisamos o munícipe - e o jornal, que por algum motivo não recebeu a resposta, ou a perdeu de vista. A informação era de que aquelas praças estavam na programação de limpeza, poda e capinagem da primeira semana de abril.

E assim foi feito.

Mas a carta acima foi publicada no fim da semana passada (sem a parte do "mapa eleitoral", com a observação seca: "A Subprefeitura da Lapa não respondeu".

****
Assim fica fácil fazer jornalismo. Alguém diz alguma coisa, o jornal toma como verdade eterna e publica quando bem entender. Para os milhares de leitores do Estadão, o cidadão reclamou e nada foi feito.

A culpa foi nossa por não ter respondido, dirão eles. O jornal pode mandar um email, ficar sentado esperando a resposta e depois dizer "não veio nada, vou publicar o que eu achar que é verdade" e tudo bem.

O fato é que o que o Estadão publicou na sexta passada não é verdade.

****
Cara, não quero mais ser subprefeita, quero só ficar mandando emails com cobrança pra todo mundo. Inclusive para os jornais. E depois me queixar: "Ninguém responde!".

(Aliás, já aconteceu várias vezes de eu escrever para o Estadão e não obter resposta nenhuma... Bom, eles podem administrar a correspondência como bem entenderem, não é mesmo?)

****
O Estadão também fez uma matéria sobre o assunto "mato" na terça-feira: "Paulistano reclama de serviços de jardinagem" - Em 2008, problemas relacionados a capinação e poda apareceram entre as principais queixas à Ouvidoria-Geral em 23 das 31 subprefeituras"

A matéria tem razão de ser. EU TAMBÉM ANDO PELA RUA E FICO DOIDA COM MATO ALTO. "Como é que as coisas chegam a esse ponto? Não tem uma programação fixa de capinagem que mantenha a grama cortada e impeça o mato de chegar até a cintura?".
Pois bem, cheguei aqui e descobri o óbvio - não, não tem. É tudo meio aleatório, meio na base da reação: se muita gente reclama, a limpeza de um lugar passa na frente. Se não, vamos fazendo do jeito que dá.

Por isso que às vezes eu tenho aflição de abaixo-assinado... É um bom jeito de furar fila (com todo respeito - também já assinei vários, continuo assinando) quando você não tem condições de atender todo mundo ao mesmo tempo. Por isso também que uma das melhores frases que já ouvi sobre democracia é esta: "democracia não é da maioria, é de quem se organiza".

Uma das coisas que eu quero deixar aqui na Subprefeitura antes de ir embora (se eu já estou pensando nisso? Claro, não sei nem se vou estar viva amanhã) é uma sistematização da manutenção de áreas verdes. De modo que qualquer um que esteja aqui - Subprefeito, Chefe-de-Gabinete, Coordenador de Obras - encontre uma lógica que funcione quase por si. Um sistema distribuído ao longo dos meses e semanas, conforme as estações do ano.

Porque em 2008, por exemplo, a Lapa teve 9 equipes de manutenção de áreas verdes em março - mas tinha duas em novembro e dezembro. Justamente quando o mato cresce mais... Então começa por aí, com a melhor distribuição dos recursos. Depois, precisamos estabelecer um roteiro permanente, para que nunca mais se esqueçam daquela praça na Vila Piauí, aquela na Ipojuca, aquela outra no Humaitá... Porque essas mais "escondidas", com a vizinhança menos articulada, acabam sobrando. E na hora em que finalmente uma equipe da Sub vai lá, precisa de uma semana para cortar o mato e recolher todo o lixo. (Não é modo de dizer: às vezes a equipe fica UMA SEMANA em um lugar só. Enquanto isso, um munícipe impaciente reclama do outro lado da região: "Ninguém faz nada!").

Outra medida importante é socializar essas informações - publicar na internet o destino das equipes, a programação do dia, o número de funcionários, até a placa dos caminhões e kombis. Por que? Para ajudar na fiscalização. A única maneira de ter olhos e ouvidos em todos os lugares é contar com a população. Pode acontecer de uma equipe dizer que foi para um lugar e ir para outro, aparecer desfalcada ou sem os equipamentos necessários. Chegar tarde e sair cedo; cobrar para fazer um servicinho "por fora".

Já começamos a fazer isso: temos um blog ainda em fase de implantação, o Dia a Dia Sub Lapa (http://diaadiasublapa.blogspot.com/), que reproduz as ordens de serviços diariamente emitidas para as equipes contratadas (não só de capinagem e poda como também de limpeza de bueiros e galerias, tapa-buraco, manutenção de logradouros etc.). Ainda não está 100%, mas já está esboçado ali.

****
A mesma pessoa que faz isso publica em outro blog (http://diariooficialsublapa.blogspot.com/) tudo o que sai no Diário Oficial e se refere à Sub Lapa, tornando os despachos oficiais mais acessíveis. Pode não parecere mas dá um trabalhão e tá difícil ele dar conta disso tudo e mais uma penca de outras funções, mas vamos indo.

***
Agroa vou ter uma reunião, depois eu concluo a história da matéria do Estadão.

9 comentários:

  1. Soninha,

    vi seu comentário sobre o dia do livro no Twitter, então acho que vc gostará disso:

    www.trocandolivros.com.br
    Claro, se já não conhece.

    Bjs
    Dani

    ResponderExcluir
  2. DESCULPA SONINHA MAIS ARTICULADA QUE ESTAMOS SENDO A RESPEITO DOS PEDIDOS DE CAPINAÇAO,LIMPESA AQUI NA VILA IPOJUCAAAAAAAAAA.E IMPOSSIVEL MANDO UM EMAIL POR DIA PEDINDO ISSO...PROBLEMA E SE CHEGAM AOS SEUS OUVIDOSSSSSS!BJO

    ResponderExcluir
  3. Olá soninha, tudo bem???
    Quando por duas vezes conversei com você (sessão sobre concessão de TV na Câmara e uma vez que eu e minha amiga agendamos com você no final de seu mandato)passei a admirá-la de tal forma que até imaginiva você como uma política perfeita. Quando ouvi os boatos sobre sua intervenção na TV pelo seu Partido, pensei: "eu conheço ela, ela nunca fará uma apologia dessa ao serra, pois mesmo gostando dele, não é ela mesmo que dizia que em política não devemos fazer políticagem e muito menos votar em alguém sem conhcê-lo, portanto como não sabemos quem serãos todos os candidatos ela nunca faria isto!" Me enganei, quando vi você falando que o Lula está fazendo propaganda para a Dilma e que você apoiará um candidato da oposição (mesmo não falando quem é, poratanto não conhecendo e que de certa maneira diz que apoiará só por ser da oposição)você me decepcionou com essa atitude, eu pensava que ainda tinha pessoas diferentes na política, mas agora vejo que, infelizmente, você é mais uma deles.

    ResponderExcluir
  4. Soninha, acho que socializar informações da Sub - publicar na internet o destino das equipes, a programação do dia, o número de funcionários,etc.é uma postura mais que transparente e ética.
    Parabéns!!!!
    Espero que nisso entre também a ou as equipes do tal COVISA. Esse orgão dentro da Sub Lapa precisa de fiscalização , inclusive de você.
    Responder nossas reclamações com o jargão SERVIÇO EFETUADO, não é resposta que se dê a população.

    ResponderExcluir
  5. Enquanto isso, no mundo real, a prefeitura e, portanto, as subprefeituras, fazem um monte de coisa que NÃO aparecem no Diário Oficial.

    Clap, clap, clap

    Transparência pública pra madame aplaudir no Teatro Municipal.

    ResponderExcluir
  6. Soninha, toda vez que fico deiludido com a situacao politica do brasil dou uma passada no seu blog. Fico muito feliz de saber que realmente ha pessoas que superaram as brigas ideologicas e estao ai no dia-a-dia batalhando para melhorar os servicos publicos. Voce tem todo meu apoio, nao só pelas decisões que toma, mas pelo metodo equilibrado e racional, sem simplificacoes ideologicas toscas. continue o bom trabalho!!

    ResponderExcluir
  7. Kassb não liga pra zona oeste, norte, sul, leste e pra mais ninguém, mas vocês do PPS amam ele assim como amam o Serra que colocará mais pedágios na nossa vida aqui em Bauru e está louco para que a Assembléia Legislativa o autorize a gastar dinheiro com publicidade no Brasil inteiro, isso sem falar que vai a encontro de prefeitos no Paraná e inaugurações no Acre, mas é (des) governador de SP. No entanto, vc aparece na TV e diz que o governo federal está fazendo campanha para 2010 enquanto o melhor candidato do mundo está governando. Governando quem???? São Paulo está cada vez pior, graças ao tucanato e seus aliados, o PPS incluído. Me desculpe Sonunha, mas vem pra realidade ou laraga a política, porque quem começou a campanha para 2010 foi o Serra e vcs apoiam tudo que ele faz. Ah, manda uma graninha para eu poder pagar ós pedágios do SEU governador e poder visitar minha família em Sampa, enquanto o Kassab não acaba com a vida deles.

    ResponderExcluir
  8. Soninha, o que você acha da maneira como o PPS faz política. 1 - O Jungman, que quando era ministro foi passear com o nosso dinheiro em fernando de noronha, vai na televisão e diz que lula vai mexer na poupança como o collor. Até a miriam leitão chamou de despropósito.
    2- o roberto freire ganha 12 mil mensais para ser de dois conselhos (turismo enão sei o outro). Salário bom, não? Maior do qu o seu.
    3 - o arnaldo jardim paga a faxineira com o nosso dinheiro.
    4 - o serra foi a um evento no paraná, faz propaganda da cetesb e sabesp fora de são paulo e a soninha diz que estará do lado de alguém que trabalha e não faz campanha.
    Ainda bem qeu esse partido definha a cada eleição

    ResponderExcluir
  9. Sobre a Propanga que o seu partido de aluguel o PPS veiculo contra o presidente lula e a favor de josé serra eu diria que foi ridiculo...

    Essa estoria de falar que Lula vai mexer na poupança é coisa de Regininha Poltergeister, a nossa Regina Duarte nos bons tempos da campanha do medo.

    Soninha Polstergeister não esta ficando atras... Vai votar num candidato de oposição: Serra - como se ninguem soubesse (é muita cara de pau) porque esta com medinho...

    kkkk

    Soninha. Vc esta viajando muito - muda o fornecedor urgente, que a coisa tya pegando feio,por aí..

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.