quinta-feira, 25 de junho de 2009

Processo vai, processo vem

Odeio gastar tempo com isso, mas nem sempre consigo dar de ombros quando me ofendem ou acusam de qualquer coisa. Agora o tema Nassif X Gravataí voltou à cena e tem muita gente (nem sei se muita, na verdade, mas meia dúzia de emails bastam para me compelir a uma resposta) querendo que eu me manifeste.

Então vamos lá.

Eu não faço ideia do que estava escrito no Blog anônimo, ou apócrifo, criado pelo blogueiro conhecido como Gravataí Merengue - pseudônimo do Fernando Gouveia que, em sua persona "normal", foi meu assessor e chefe de gabinete. Suas funções principais: organizar o trabalho do gabinete (parte administrativa), alimentar o meu site com informações, formatar uma newsletter semanal, pesquisar info na internet (ele é bom nisso) e, eventualmente, fazer um parecer jurídico sobre determinado assunto.

Em sua vida blogueira, Gravataí criava caso com deus e o mundo. Lulistas e Alckmistas, Vejistas e Cartacapitalistas e por aí vai. E um belo dia acabou criando caso com o Nassif. Que me ligou, dizendo que, "se não me conhecesse, se não fosse meu amigo, ia escrever no blog que eu tinha entrado para o esquema Dantas, porque o meu chefe de gabinete estava fazendo acusações gravíssimas" contra ele etc.

Expliquei que eu não entendo bulhufas do "esquema Dantas", Brasil Telecom, o catzo que seja - sei que (serei processada por isso?) há elementos suficientes para concluir que o Dantas é culpado de vários crimes milionários, mas não me pergunte exatamente quais. Que o que os meus assessores, empregados ou funcionários fazem fora do trabalho não é exatamente problema meu. Que eu até poderia dizer "Olha lá, que história é essa, você tem certeza do que está dizendo?", mas não posso mandar o cara escrever ou deixar de escrever algo no blog pessoal dele.

Dali a meia hora, o Nassif publicou exatamente o que disse que "se não fosse meu amigo, publicaria". Que eu era conivente, onisciente, mandante. Respondi. Ele publicou e rebateu. A história foi longe, com comentários bastante desqualificados no blog dele, alguns até endossados por ele.

De saco cheio dessa história, tirei o Fernando da chefia de gabinete e ele voltou a ser apenas assessor parlamentar, com as funções descritas acima - exceto a organização administrativa do gabinete. Alguém (nem sei quem) disse que o Nassif tinha pedido a cabeça do Gravata. Não pediu. Torrou a minha paciência, apenas. E eu escrevi quilômetros na época, inclusive dizendo isso - "Ele [Nassif] não pediu a cabeça dele e eu não o mandei embora, só tirei do cargo que ele ocupava". Podem procurar que deve estar nos arquivos do gabinetesoninha.zip.net.

O mandato terminou em dezembro. Eu sou Subprefeita da Lapa. Não vejo o Fernando desde o ano passado. Às vezes ele manda emails com links do You Tube, informações engraçadas. Esse é o meu contato com ele agora. Mas o Nassif afirma, reafirma e transfirma que eu tenho poder sobre o Gravataí e más intenções, e MANDEI fazer isso e aquilo contra ele.

Santa paciência, Batman.

Tirado do blog do Nassif, enviado por um conhecido:

"Não foi trote, apesar do sujeito morar com os pais até hoje [que horror, que insinuação besta]. Foi um crime, a serviço de um acordo político com a Veja. E com total aprovação de sua chefe, a Soninha".

Temos aí uma calúnia, porque ele acusa alguém de um crime que teria minha "total aprovação". Que beleza.

Tem mais:

"Ela era alvo constante de ataques do blogueiro da Veja e até me ajudou no caso COC. Logo depois do seu assessor começar a me atacar, foi capa da Vejinha, lançando sua candidatura a prefeita".

Colocando as coisas em ordem cronológica: O Nassif concluiu que a Veja estava detonando o método COC porque a Abril estava lançando seu método no mercado. Os argumentos eram convicentes. O Gravataí, que acompanha tudo de internet o tempo todo, comentou a história comigo e acrescentou: "Meses atrás, a Veja fez uma matéria enaltecendo os bons resultados das escolas que usam o método COC. Antes era ótimo, agora é uma porcaria?". Aì eu entrei no blog do Nassif, que eu adorava - a cobertura da queda do voo da Gol, por exemplo, tinha sido excelente - e escrevi exatamente isso no comentário. Ele publicou.

Aí o "bogueiro da Veja" resolveu me pegar pra Cristo. Entrou no meu site, leu algumas coisas e enxovalhou todo mundo. Tirou sarro do motorista, dos projetos de lei, de tudo. Me chamou de coroa disfarçada de ninfeta, falsa lolita, só coisa fina, argumentos profundos. E aproveitou para fazer um escarcéu tamanho com o projeto BaladaBoa, que eu apoiava, que a Veja embarcou e a Fapesp suspendeu o financiamento do trabalho para ver se não era mesmo apologia ao uso de drogas.

Felizmente, ele logo resolveu esquecer de mim e cuidar de coisas mais relevantes. Enquanto isso, eu continuei com a minha vida, respondendo a qualquer um que me procure, seja a Veja (que eu não leio há anos), a Época (que fez aquela capa escandalosa), a IstoÉ...

Aí veio a minha determinação de ser candidata a prefeita. Enquanto os registros oficiais não eram feitos, começou a sair em tudo quanto é lugar que o Alckmin e o Kassab me queriam pra vice. Folha, JT, sei lá onde mais. A Vejinha então fez uma matéria "O que é que a Soninha tem?", que saiu bem simpática (surpresa pra mim, que sempre espero uma sanagenzinha qualquer).

Pronto... O Nassif somou laranjas com lápis de cor e concluiu que eu mandei o Gravata escrever acusações contra ele e, em troca, a Veja me deu uma força na campanha à prefeitura. A ponto de ele dizer que "fui capa da Vejinha", e eu não fui... (http://vejasaopaulo.abril.com.br/revista/vejasp/edicoes/2053/m0155046.html)

Coisa de Hollywood. Achar que um blogueiro escrever contra o Nassif era tão importante a ponto de ajudar na minha candidatura à prefeitura - tendo, por exemplo, o Alckmin como candidato, um velho favorito da casa - é algo Além da Imaginação.

Bom, ainda não terminou, me mandaram também este:

Nassif,
Lembro de quando você levantou esta bola a primeira vez
(Gravatai/Soninha) e ela respondeu dizendo que não sabia de nada, etc,
etc. Você até mesmo se desculpou a respeito disso no próprio blog. O
que mudou agora para você ter certeza desta aprovação da Soninha ?

RESPOSTA: A continuação dos ataques e o fato de ele ter mentido que eu
havia pedido sua cabeça e a Soninha (que sabia ser mentira) não ter se
manifestado. Depois, o apoio da Vejinha, a aproximação com Serra e o
fim dos ataques do inominável.


Ou seja, a "continuação" dos "ataques" (que eu nem sei quais são!!!) dão certeza da minha "aprovação". Assim como eu "não ter me manifestado" sobre o fato de ser mentira que ele pediu a cabeça do Fernando (eu me manifestei). O "apoio da Vejinha", que eu já comentei. O "fim dos ataques do inominável", que já tinha esquecido da minha existência há meses. E, finalmente, a "aproximação com Serra", que merece um parágrafo à parte.

Minha "aproximação com Serra" foi em fevereiro de 2005, logo que começou meu mandato como vereadora. Ficamos muito amigos ("amigos, sei", dirão alguns. Beleza). Bem depois dessa aproximação, que logo ficou famosa (saiu notinha venenosa no Painel da Folha, foto minha ao lado dele no estádio etc.), o Nassif me convidou para um café para discutir minha participação em um projeto dele, que era muito bacana. Falou muito bem do Serra na ocasião, por ter sido bastante receptivo a observações dele, Nassif, quando era ministro. Anunciou que estava finalizando um livro sobre não lembro qual pacote econômico - que depois ele enviou ao Serra, gentilmente pedindo a opinião dele. E por aí foi - houve vários contatos amistosos entre mim e Nassif e Nassif e Serra depois de 2005.

(E o R. Azevedo me esculhambou quando eu já era, sim, amiga do Serra. Se foi um despiste, ele exagerou legal).

Aí a minha "aproximação com o Serra" aparece como fato recente, relacionado ao blog do Gravata e meu "complô" com a Veja para prejudicá-lo. Tenha dó!

Enfim, já gastei tempo demais com o assunto, mas pelo menos botei a raiva no texto e comecei a desistir da ideia de entrar também com processo na Justiça - por calúnia, injúria e difamação. Vou gastar dinheiro, vou ter um milhão de encheções e sei lá no que vai dar. Então, a menos que eu mude de ideia de novo, processo não vai não.

PS: Ainda no Blog do Nassif, uma leitora ("BETH") escreveu: "E agora é colunista da Vida Simples da Abril". Seguinte, eu escrevi a primeira vez para a Vida Simples em 2002, quando ela ainda era um suplemento especial da Superinteressante, e não parei de lá para cá nenhuma vez.

35 comentários:

  1. Prezada
    Soninha ou Lylian, lí atento seu texto acima e a arrogante e improdutiva
    discussão no post "hora do almoço".
    Leio regularmente os blogs do Azenha, do Nassif, do Eduardo Guimarães e
    a ong dos Sem Mídia, o blog do Mello, do Paulo Henrique Amorim, do
    Biscoito fino e a Massa, da Agência Carta Maior, da Caros Amigos, Carta
    Capital, do Observatório da Imprensa e os portais da grande mídia,
    assim como o seu, sempre com o devido questionamento e isenção, afinal
    a ponderação é essencial à sobrevivência neste universo instável e
    movediço criado por nós, a sociedade. Mas - sempre tem uma chata
    conjunção no jornalismo, né? Mas, fiquei no mínimo perplexo com a
    insistente citação, em quase todos os blogs acima mencionados, "era
    chefe de gabinete da vereadora Soninha", na repercussão do famoso caso do
    blogueiro "anônimo" Fernando Gouvêa, que foi no mínimo espúrio e
    calunioso em relação a Luís Nassif. Ler de jornalistas, ativistas e
    blogueiros militantes da liberdade de expressão o nome Soninha ao lado
    dos adjetivos injúria, aspone, difamação entre outros nada agradáveis,
    foi preocupante. Não sei quem está com a razão, ou pra onde vai essa bola de neve. Uma coisa é certa, existem inúmeros caminhos à contestação das distorções
    sociais, a mais maculada e sebenta é a política partidária. Soninha, saiba
    proteger-se dos mau cheiros diários, muitas vezes eles acabam por
    impregnar-se na epiderme e de lá não saem mais. Reflexão e simplicidade
    não fazem mal nenhum. Como diz o poeta Antônio Cícero, uma volta aos
    clássicos sempre é renovadora. Refresca os poluídos neurônios do
    presente. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Soninha, li vários posts derivados dos comentários a partir do post do Idelber que fala sobre o assunto. Eu também não consegui encontrar relação nessa acusação do Nassif. E olha que gosto bastante do que ele escreve. Nesse caso, acho que ele errou a mão mesmo. Teoria da conspiração pura e, concordo com vc, administrar isso, às vezes, deve ser mesmo um saco.. haja paciência!

    ResponderExcluir
  3. Mas DE NOVO tão te aporrinhando com esse assunto nada a ver??

    ResponderExcluir
  4. além da imaginação?...
    tendo "blogueiros" perseguidos e presos em outros paises?!
    são os custos do blog, que não deveriam ter posts de terceiros (digo post assinados por um e escrito por outro), por fidelidade ideologica a internet, mas quanto ao alinhamento politico do nasiff, desconheco. não é ele uma analista economico?
    mas com certeza um blog é tão útil quanto perigoso, e a utilização criteriosa das palavras são imprescidiveis, para evitar mal estar desnecessario a uma obvia falta de clareza na comunicação, ou talvez eu seja apenas politicamente ingenuo.
    abs,

    ResponderExcluir
  5. ps: eu processaria, mas entendo seu ponto de vista, surpreso que uma pessoa publica não esteja com tal procedimentos de acompanhamento de processos como uma rotina administrativa, uma vez que a ideia original da imunidade politica ser justamente um escudo contra ataques gerados por descontentes, e obvio que esta tal de beth, que nem vi o post, não saiba o que seja a idgnação contra uma difamação, calunia ou algo deste valor, ao se referir a uma atitude totalmente isenta da vida publica como do seu marketing pessoal.

    por sinal...o voto é seu, apesar de não saber ao certo se você é PT ou PSDB, mas achei sensacional sua reportagem na MTV...(a pessoa não tem que votar em alguem pq é legal, mas sim pela sua competencia)...o que acho correto, e infelizmente o calcanhar do serra, que parece ser competente, mas longe de ser a simpatia em pessoa.
    abs,

    ResponderExcluir
  6. errata: =o)
    *por sinal...o meu voto é seu, apesar...

    ResponderExcluir
  7. Olá, Soninha

    Lamentável o post do Ildeber.

    Deixei este comentário no blog do Gravata.

    Caros

    O que segue abaixo expressa o meu sentimento e a minha solidariedade a um blogueiro que ousou desafinar o coro dos contentes.

    Salve, Gravata

    Se você que é amigo do Idelber diz que não há conteúdo difamatório, e o Idelber diz que há, então ou você é mentiroso ou o seu amigo está mentindo sobre o que leu. E lembrando sempre o que para mim é o fundamento moral mais precioso: “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna” (Mt., 5:37). A verdade não tem dois lados, meu caro.

    Aquilo ali é um açougue, Gravata. Aconteceu de chegar a sua vez de ser entregue às hienas. Incrível como passam os anos, mas os métodos fascistas não mudam. Se um dia tiver oportunidade, pergunte a alguém que tem mais que 60 anos, foi militante de esquerda e um dia ousou questionar a suprema sabedoria da nomenclatura. Com certeza vai te contar história bem parecida. É uma forma mentis, ou como você descreveu no post anterior, um sistema teológico invertido e pervertido com seus dogmas, sacerdotes, inquisição, autos da fé.

    Há o fato irrevogável que está na origem de tudo o que de ruim se passa neste momento. Você fez uma escolha. Decidiu seguir a sua consciência, um pecado mortal em todas as igrejas.

    Um grande amigo, alguns anos mais velho que eu, contou-me como foi sórdida a maneira que a nomenclatura lhe fechou as portas da filosofia da USP para uma vaga de professor. O motivo, mas não o único, foi uma tese de doutoramento defendida em Paris que chocou certos dogmas e certas alianças de oportunidade. A virulência da patrulha foi tamanha que o Professor Gérard Lebrun, percebendo que a ela se devia a perda de emprego e outras perseguições, publicou longa resenha no Jornal da Tarde, depois incorporada em seu livro Passeios ao Léu. Colegas da USP o cercaram no corredor do Departamento de Filosofia, cobrando-lhe o texto. Um docente chegou a perguntar, em tom irônico: “Lebrun, você acha mesmo bom o livro?”. Indignado, o professor replicou: “Você pensa que eu sou mentiroso?”. A patrulha calou-se, mas continuou agindo.

    Falou-se lá sobre Balzac. Cito o meu amigo, que outro dia lembrou Flaubert:

    “Bom mesmo é reler Bouvard e Pecuchet: a erudição dos nossos acadêmicos não lhes serve como apoio do pensamento. Eles não pesam as palavras e as coisas. Eles repetem lugares comuns. É por tal motivo que jamais deixam os limites da idiotia.”

    Forte Abraço

    PS: Assim que você liberar o meu comentário, eu o colocarei no blog do professor Idelber.

    ResponderExcluir
  8. Soninha,vou utilizar da frase que o Rodrigo colocou no comentário e depois farei as minhas observações, ok?
    "proteger-se dos mau cheiros diários, muitas vezes eles acabam por impregnar-se na epiderme e de lá não saem mais"

    Sabedoria e Discernimento é o que sempre devemos pedir a Deus!Isso que nos tornará capazes de filtrar as maudades das pessoas e impedir que os venenos despejados por elas, nos contaminem...
    Soninha, fique na Paz! Sei que muito dos seus leitores são capacitados com esses dons...

    ResponderExcluir
  9. Meu saco já tá cheio faz tempo, mas não me custa acrescentar. Racionalmente falando: quem alega deve provar; todos são inocentes até que se prove o contrário; especulações não são provas.
    Pessoalmente: eu acredito em você.
    Fui.

    ResponderExcluir
  10. A história é muito confusa. Para compreender bem é preciso ler muito e refletir. Sobre algo que é importante para quem?
    Um erro que encontro, aparentemente, é de se publicar uma notícia de um EX assessor como assessor ATUAL.
    Mas não acho certo levar em consideração nada além do que o autor de um blog publica por si. Se pesarmos os comentários que outros fazem, eu ofendo aqui alguém e corremos o risco de tomar isso como sua opinião.

    ResponderExcluir
  11. Exatamente, Fábio. Se a Soninha deve ser julgada pelas opiniões de outra pessoa ou do veículo de comunicação onde eventualmente aparece, porque a amizade e a proximidade transformariam a individualidade num amálgama inseparável, chegaríamos à conclusão de que essa história toda é um grande fingimento de todos, porque durante os acontecimentos a Soninha participava ativamente de entrevistas na RecordNews, onde era muito bem tratada, e inclusive fora chamada para comentar os resultados do 2ºTurno, salvo engano. Veja, sendo o Paulo Henrique o âncora mor da emissora, e sendo aliado do Nassif, porque toma suas dores, conclui-se, usando a lógica que eles propõem, que a simpatia da Record pela Soninha é partilhada entre Paulo e Nassif, sendo falsa a polêmica, e sendo todos membros da direita capitaneada pelo Bispo Macedo, o dono da TV....huahuahuahuahuauh. É para evitar lógicas distorcidas que a Constituição Federal de 1988 estabeleceu algumas regras, evitando que a condenação feita a uma pessoa atinga outras ("nenhuma pena passará da pessoa do condenado", Art. 5º, XLV), e consagrando a presunção de inocência, que só cai depois de um longo processo probatório (probatório, é bom frisar, e não especulativo de associações delirantes), quando já não couberem mais recursos contra a condenação ("ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória" Art. 5, LVII).

    ResponderExcluir
  12. http://eupossoo.blogspot.com/...........ENTRA E SEJA MUITO BEM VINDA!!!!!!ESPERO QUE VOCE ESTEJA MELHOR.....PACIENCIAAAAAA E MUITA CALMA NESTA HORA.BJKShttp://www.youtube.com/watch?v=YW8IjcOWtlI&feature=related

    ResponderExcluir
  13. então quer dizer que a neotucana e sem caráter está de saco cheio? pq será que vc, diante da sua hipocrisia tucana ñ ficou de saco cheio e tbém comentou aqui sobre o fato do seu candidato esquerdista defender a PM na USP, batendo em professor, funcionário e aluno? ñ me lembro de nenhum comentário seu a respeito. Como tbém ñ me lembro de nenhum comentário seu a respeito do fato do seu chefinho, aquele que é de um partido de direita, e que em um passado ñ muito distante fez parte do governo Pitta, no qual até chegou a criar um movimento chamado "Reage Pitta" e que entrou na vida pública pelas mãos do Malufismo, ter dado 1 MILHÃO DE REAIS para a assessora do movimento do Cansei, em título de pagamento indenizatório, a qual mantem relações carnais com o tucanismo em S.P. Pois é neotucana, o grande problema é q o seu chefinho e o seu candidato a presidente esquerdista não tem a mesma vontade qdo se trata do pagamento de precatórios a pessoas necessitadas.

    Ou será que vc diante da sua hipocrisia não sabe o que ambos estão aprontando? basta ver esse vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?v=Bp6otqXPQIQ

    ResponderExcluir
  14. e o que dizer então do verdadeiro "genocídio ambiental" que seu chefinho e o seu "candidato esquerdista" vem provocando na marginal Tietê com o corte de mais de 500 árvores, espécies exóticas como ficus, falsa figueira, ipês, entre muitas outras? cadê a militante ambientalista, ou será que na falta do seu caráter e mostrando quem vc é, já está se preparando para subir, junto com o seu candidato, no palanque de gente como Kátia Abreu, a Miss Desmatamento? pq todo esse silêncio sobre essa questão, neotucana e hipócrita?

    qual vai ser o argumento para defendê-los, carguista e sem caráter? será o mesmo que vc usou para o desastre que é a ed. pública de S.P., jogando a culpa nas aposentadorias dos professores? ou será q vc vai permanecer em silêncio, mesmo diante de tantos escândalos? ñ vai se indignar como fez na tv? ah, esqueci. Indignação é só com o gov. fed. e o PT, não é mesmo, haja vista que vc é sem caráter e precisa ser boneca ventríloqua do seu chefinho DEMoníaco, do seu amiguinho esquerdista tucanalha e servir de língua de aluguel do seu amiguinho de partido, o Jungmann, o mesmo que faz parte da quadrilha de Daniel Dantas. Aliás, qdo o assunto é ser língua de aluguel, nada melhor do que estar no PPS-a sucursal do PSDB, não é mesmo? o velho PPS da Miriam Athiê, do Estigma, ñ é mesmo? tudo gente ética e decente, assim como vc...

    sei q vc tem sofrido com falta de caráter e por isso não vai comentar nada a respeito (calou-se durante a vergonha que foi a invasão da PM na USP, com conivência do seu candidato "esquerdista"), o que dirá agora. Bem, diz o ditado que "quem cala, consente". E esse, com certeza é o seu caso. Já escrevi e repito: limpe a sua boca qdo for falar ou fazer alguma referência sobre professores, funcionários públicos no geral, ou sobre ética e dignidade no cargo público. Essas palavras ñ combinam com quem ñ possui caráter e se alia com a pior escória da vida política nacional, escória essa que vc optou a se aliar.

    vc que foi a tv dizer que o PPS está com quem "administra" e ñ com quem está em campanha, pq tbém não comenta o artigo abaixo, do Kotscho? ou será que está com medo de perder a boquinha na prefeitura, neotucaninha sem caráter? quem é mesmo que pega avião do gov. de S.P. e vai participar de festa juninha em Pernambuco, em feira agropecuária no Paraná e em encontro do seu partidozinho-que funciona como aluguel, sucursal do PSDB?

    Vamos lá, responda neotucana. Tem medo de alguma coisa? Responda tbém o outro artigo, sobre como seu "candidato esquerdista" tão protegido pela imprensa, VERGONHOSAMENTE AUMENTOU OS IMPOSTOS EM S.P.aproveitando-se da queda do IPI de vários produtos.

    Serra ataca “loteamento” ao lado de Roberto Freire
    http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/2009/06/29/serra-ataca-loteamento-ao-lado-de-roberto-freire/

    Mantega: Serra impede queda maior de preços de produtos em São Paulo
    http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/mantega-serra-impede-queda-maior-de-precos-de-produtos-em-sao-paulo/

    ResponderExcluir
  15. Bom, vou me ater a corrigir a mim mesmo: atinja é com j. E ao invés de "evitando" poderia ter usado "impedindo", pra não repetir o verbo. Da próxima vez vou ficar mais atento aos alertas do Word.

    ResponderExcluir
  16. E, por favor, não encarem como ironia e nem me confundam com um patrulheiro da língua, porque valorizo o argumento acima da forma, e sempre fui mal em português. Foi só uma reserva de vaidade.

    ResponderExcluir
  17. Putz, fui olhar no dicionário e vi que atingir é com g mesmo...hahauh. Bem que eu achava esteticamente mais bonita a palavra com g e não com j. Bom, ao menos serviu pra corrigir o verbo e rever o argumento da intranscendência (tá certo?) da pena...
    Agora sim, noiiiite que tarrrde.

    ResponderExcluir
  18. Não sei se vc recebeu meu comentário...testando

    Luismeo

    ResponderExcluir
  19. Você não tinha recebido minha mensagem anterior mesmo!
    Não faz mal, vou começar de novo
    Querida Soninha
    Cadê seu Blog da folha?
    Eu costumava entrar sempre e deixar minhas opiniões lá, mas parece que sumiu! Eu assinava como Luis Martins ou Luismeo! Seu blog me encorajou a fazer um também! Gostaria muito que você fosse no meu dar uma olhada. Não querendo copiar o jargão da telefonia, mas sua opinião é muito importante para mim! Só de imaginar um comentário da Soninha Francine em meu Blog, fico até emocionado!
    Passa lá...bjs
    Luismeo
    http://luismeo.wordpress.com

    ResponderExcluir
  20. Soninha, gostaria que você respondesse as perguntas abaixo:
    1 - Foi você que exigiu (ou pediu) que Estima e Myrian Athiê não tivessem mais legenda para vereador no PPS?
    2 - Você não queria que eles te apoiassem?
    3 - Ideologicamente falando, em que eles são piores do que Kid Bengala, ator pornô que estava na sua chapa de vereadores?
    4 - Na última campanha, vc disse que o pPs é de esquerda. O Kid Bengala também é?

    ResponderExcluir
  21. Soninha!
    acho q vc é alvo d inveja e d perseguiçao por ser uma pessoa querida, simples que virou politica!
    Adoro seu trabalho e acho vc uma das politicas mais corretas!
    Parabens e sucesso sempre

    ResponderExcluir
  22. Independente desse caso em particular, o Nassif era um jornilista muito competente e independente (creio que o ápice dele foi quando trabalhou na TV Cultura) até que começou a briga dele com a Veja. Daí pra frente ele perdeu o rumo, se envolveu demais emocionalmente com os temas que trata e perdeu a neutralidade jornalística que diferenciava seu trabalho.

    ResponderExcluir
  23. PARABÉNS PELA INICIATIVA.
    NOSSO TIME CARECE DE OPINIÕES INTELIGENTES COMO A SUA.ADORARIA SE VOCÊ ME VISITASSE UM DIA.
    MINHA CASA É A SUA CASA.
    O ENDEREÇO É:
    WWW.CHIQUEIROVERDE.BLOGSPOT.COM
    ÉS SEMPRE BEM VINDA.

    ResponderExcluir
  24. É fácil sentar em uma cadeira na frente de um computador e sair criticando, criando teorias conspiratórias, acusando sem provas. O difícil mesmo é dar a cara para bater na vida real. E algumas vezes (muitas), na vida virtual tbm. Quem te conhece, sabe, Soninha. Parabéns e muita paciência para vc.

    ResponderExcluir
  25. Oi Soninha.
    Penso que o prefeito esta tentando fazer um feudo em torno do centro expandido, já tirou os caminhões, agora os ônibus, em breve nem bicicleta pode entrar....

    ResponderExcluir
  26. Olá Soninha, Graça e Paz!
    Estou conhecendo o seu Blog e as opiniões de nossos irmãos.
    Li os comentários como não tenho o meu lado político desenvolvido, aproveito para
    Analisar os fatos de outra forma. Sei que vc permitirá... Vou dar um toque diferente....
    Quero deixar um recado a todos:
    Pessoal como vcs escrevem bem! Parabéns!
    Essas pontuações estão perfeitas! Não imaginava que teria tanto a aprender com vcs nesse Blog da Soninha. Preciso ter atenção na forma que escrevo e nos erros de português... Vamos lá! Espero ser compreendida !
    Vou deixar um recadinho para o Fernando:
    “Fernando achei você uma pessoa tão culta, inteligente... deve ter um grande potencial!Qual a sua profissão? (jornalista, político, outros...)
    Gostaria de saber porque pega tão pesado com a Soninha. Acho suas palavras muito duras,agressivas e com muito sentimento de ódio...( mas sinto que verdadeiramente você não é assim...)
    Uma pessoa com tanto conhecimento deve ter muitas qualidades a ser mostrada...
    Nós temos o direito de colocar as opiniões. Só que é necessário ter cuidado .Analisar qual sentimento estamos transmitindo através de nossas atitudes e palavras.
    Você tem um grande potencial e facilidade de colocar as suas opiniões, porém isso poderá ser feito de forma mais humana, com mais respeito ao próximo.
    Se tiver alguma opinião pessoal a respeito da Soninha que vc possa colocá-las de maneira que não agridam os outros.
    Com certeza você sabe fazer isso! Você escreve tão bem, é tão preocupado com o nosso português, com os nossos políticos...
    Sabe os políticos foram nós que os escolhemos. A maioria os elegeu, concorda?Então o que adianta ficarmos irados?
    É importante ter informação de fatos suspeitos, porém existem formas mais respeitosas de passar essas informações, afinal somos seres Criados por Deus!
    Deus é amor!
    Temos como dar sacudidas, colocar opniões e até brigar com alguém sem utilizar de estratégias baixas como: (ódio, ofensa, falta de respeito ou outros)
    Fernando G. quero dizer que gosto de você e de suas polemicas. Mas prefiro quando as suas observações têm o toque de humor , bom senso e correção (principalmente dos nossos erros de português). Como ficaria a correção do meu comentário? Fernando G. Perdoe-me!
    Não quero ser tachada de “Anta” e sim de “Santa”.Santa nessa colocação quer dizer Pessoa que vive segundo ou conforme a Lei de Deus.
    Soninha desculpe utilizar o seu Blog para deixar um recado para o Fernando. É que senti no coração essa vontade.
    Soninha e Fernando G. desejo há vocês muito SUCESSO!Tenham atenção e responsabilidade no cargo que nosso Deus os colocou!Lembre-se de utilizar esses conhecimentos e autoridades para o Bem do próximo, ok?
    Beijos a todos! Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  27. Cleide, leia o que escrevi com outros olhos, por favor ?!

    ResponderExcluir
  28. Cleide, vou te dar uma dica: não sou católico mas estudei em colégio de padre e fiz faculdade num largo santo. Tais ensinamentos ficam impregnados. Abraços.

    ResponderExcluir
  29. Mas pra encerrar as dúvidas, estava tentado defender a Soninha e incentivar as pessoas a escreverem sem medo de errar no português. Mas sabe que essa sua dúvida foi boa porque vou voltar a ficar calado pra evitar esse tipo de confusão.

    ResponderExcluir
  30. Só pra encerrar, Cleide, o Saramago, ateu como eu, mas humanista acima tudo, dizia que não é necessário que nos amemos uns aos outros, mas que nos respeitemos. Assim tento levar e foi esse o princípio ético que moveu meus comentários, sempre.

    ResponderExcluir
  31. Fernando G. quero dizer que hoje consegui ler com outros olhos o que você escreveu...
    Eu entendo você ! Sinto que você também entendeu...Que bom!
    Obrigada pelo carinho das suas respostas!
    Um grande abraço!
    Que Deus o Abençõe cada vez mais!

    ResponderExcluir
  32. Ok, mas se vc fosse um amigo meu começaria as explicações te mandando tomar no cu por ter de explicar o que me parecia claro...rs.

    ResponderExcluir
  33. Além do mais, lendo o que você me escreveu com os olhos que você me leu na primeira vez, você me parece bastante irônica e cheia de conclusões apressadas.
    Mas isso é passado. Hoje já é 4 de julho, dia comemorativo.

    ResponderExcluir
  34. Cara Soninha,

    Parabéns pela pessoa que vc é, muita paciencia e chá de camomila pra vc.
    Aguentar certas coisas faz parte da vida, mas de forma alguma quis dizer que alguem merece isso :)

    Fico pensando o quanto é dificil ouvir a insinuação que seus aliados mandam e desmandam em vc. Quem te conhece, sabe que isso é uma grande balela, inventada por um monte de "cientistas políticos de final de semana".

    Deve tbm ser dificil ler sobre o Estima e a Athié (qquer que seja o nome, aquerla que estava envolvida com o Vicente Viscome e que não suporta até hoje a derrota das eleições),

    O Estima eu acompanhei o péssimo trabalho dele de perto, a Athié não, embora ouvi muito falar do trabalho dela tbm, que foi considerado muito ruim.

    Ler que vc teve algo a ver entre eles e o PPS deve ser de doer a alma!!!

    Muita força, paz e luz para você, futura prefeita!

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.