sábado, 18 de julho de 2009

Sexta-feira estranha

Ontem (sexta), no começo da noite, fiquei com a sensação desagradável de que o dia tinha sido inútil. Tive de ficar relembrando tudo o que fiz para me convencer de que não foi dos mais produtivos, mas morto também não foi.

***
De manhã fui à Secretaria de Coordenação das Subprefeituras com meu Coordenador de Administração discutir as melhores providências em relação a alguns imóveis sobre os quais pairam pendências judiciais. Resumindo um caso típico: uma obra considerada irregular foi embargada pela prefeitura. O proprietário discordou e recorreu à Justiça. A Justiça demora anos para concluir – tem liminar pra cá, mandado de segurança pra lá e nada de decisão. E depois cabe recurso...
Enquanto isso, fica lá o esqueleto, o que é ruim para todo mundo. Entramos em acordo para o proprietário demolir o que foi considerado excedente e pronto. Ele desiste da ação, nós retiramos o embargo e um esqueleto vira prédio.
(Como alguém pode discordar da irregularidade da obra? Fácil. A lei de edificações muda várias vezes, o zoneamento também, aí tem as restrições contratuais... Uma zona completa).

***
Em seguida, outra reunião, sobre a desocupação da favela do Sapo. Sobre esse tema, vou escrever um texto completo. Foi a trigésima reunião sobre o assunto, o que já é um progresso (o tema é muito complexo; muito pior é não ter reunião nenhuma).

***
Almocei no centro da cidade com meu chefe de gabinete, que estava na segunda reunião, e voltei para a Subprefeitura. Assinei alguns despachos (alvarás, TPUs, mandados de segurança etc.), respondi alguns emails (marcando reunião para discutir o Parque Leopoldina, aceitando convite para uma palestra em um presídio etc.) e encaminhei alguns assuntos (texto final do comunicado que vamos distribuir sobre calçadas, ofício solicitando o empréstimo de uma moto (para a Sub, não para mim), parceria com uma empresa para a adoção de uma praça, autorização para terraplanagem na Aldeinha).
Toda Subprefeitura deveria ter, além de seus veículos de 4 rodas, uma moto oficial e uma bicicleta oficial. Muitas coisas são muito mais fáceis de ver e resolver em duas rodas!

***
Às 14:30, reunião com o Coordenador Regional de Educação. Em pauta: parceria com a Sub para manutenção das escolas (corte de árvores, etc.), reunião com diretores para discutir projetos que podem ser desenvolvidos nas escolas, parceria para que professores façam cursos na Sub e no Tendal da Lapa, a oferta de vagas na região (tem escola com capacidade ociosa – fico louca com essas coisas!), a possibilidade de abrir uma quadra da Coordenadoria para a comunidade.

***
Às 15:00, reunião com um engenheiro da ARCESP que sugere a utilização de um ramal ferroviário desativado como área para pedestres e ciclistas. Deixa a idéia amadurecer mais um pouco que eu explico melhor. Eu adorei.

***
Às 15:30, recebi o Sonivaldo, também conhecido como Ligeirinho. Ele trabalha na UTI (Unidade de Transportes Internos) e é maratonista. Fiquei sabendo que ele corria provas de longa distância quando tomei café com os funcionários de lá (toda semana tem café da manhã com algum departamento) e consegui (com ajuda do Celso Goldenberg, Supervisor de Esporte) dois pares de tênis para ele (um usado, para treinos, e um novo, para corridas). Ele disse que caíram tão bem que ele até conseguiu reduzir seu tempo, e apareceu lá no gabinete só para agradecer.
Aqui tem fotos do Sonivaldo em ação: www.ativo.com

***
Em seguida, falei rapidamente com a Valéria, coordenadora do projeto de Responsabilidade Social da Fundação Padre Anchieta e super parceira nossa na requalificação da Água Branca – a vizinhança do tal córrego que vai ser desocupado e recuperado. Acertamos alguns passos futuros.

***
De volta à minha sala, mais alguns despachos e probleminhas para resolver até ser chamada para mediar um conflito entre um funcionário e o chefe de gabinete. O primeiro, evidentemente estressado e infeliz, se sente perseguido pelo chefe. Ao mesmo tempo em que é muito duro e agressivo, se magoa com facilidade... (“Não é mágoa. Mas eu sou rancoroso, sim”). Chegamos ao acordo de que ele vai tirar alguns dias de férias (tem 4 acumuladas – não é raro entre os servidores...) e, na volta, retomamos a conversa sobre o que ele vai fazer na Sub.

***
Mais emails e decisões (adiar o mutirão da Água Branca; insistir com Limpurb para que vistorie e prepare uma área municipal para instalação de uma das cooperativas da Usina Leopoldina; mandar a fiscalização de uso do solo apurar uma denúncia) e fui para a posse da presidência do Conseg Pirituba.

***
Bom, talvez não tenha sido mesmo um dia dos mais produtivos, do ponto de vista de resultados obtidos. Mas, ao contrário da sensação, inútil também não foi. Juro que me esforcei.

11 comentários:

  1. Mais uma vez, só de ler tudo que fez fiquei cansada.Soninha, existe tempo de semear e tempo de colher. Tem dias em que a gente só faz um deles. Além disso, quem não planta, nada colhe. Nota dez para você menina!

    ResponderExcluir
  2. Mexendo no notebook e vendo TV a cabo ao mesmo tempo, começa o Saia Justa, da GNT. Primeiro, só aquela introdução com a Mônica Waldvogel fazendo um resumo dos temas que serão discutidos. Abrem o plano por alguns segundos, vão pros comerciais e eu penso: "Nossa! Podia jurar que vi a Soninha naquele sofá...". Volta do comercial, e a Mônica explica. Legal ver você lá de novo. Achei que você poderia não se sentir tão à vontade, mas que nada! Sua participação foi bem legal, como sempre. Além disso, vc tá linda! Tá namoraaaando, né? Aêêêêêê! heheheh Horrível ter que falar sobre isso no blog, eu sei. Mas é a forma que eu conheço de falar com vc. Não sei se vc pode divulgar e-mail. Se puder: ruancsb@hotmail.com
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Especificamente sobre seu comentário a respeito de toda sub ter uma moto e uma bicicleta oficiais:

    1) Concordo.

    2) A moto oficial tem de seguir *estritamente* as leis de trânsito vigentes. Tem de dar o exemplo. Com penalização séria para o condutor caso contrário.

    3) idem para a bicicleta oficial, com o adendo de que justamente hoje estava matutando que, se houvesse mais bicicletas oficiais rodando pela cidade (devidamente sinalizadas etc), inclusive com oficiais da CET, da polícia etc, o trânsito certamente se acostumaria mais rápido a elas. O que pode ser feito a esse respeito?

    ResponderExcluir
  4. oninha, fico feliz em ver muitas das minhas sementinhas brotando aí na SubLapa.

    Mentira. Na verdade, quem colocou os projetos em condição de sementes a brotar foi você. Eu, no máximo, tinha sonhos. Vamos combinar!

    O Marco Polo Andriello, que era de CAF, também corria. Mas eu acho que ele foi exonerado, né?

    Marise, da SUGESP, e eu fizemos um cartaz de Run, Ligeirinho, Run no ano passado. Felizmente, você conseguiu tocar o coração de nosso valoroso Supervisor de Esportes. Eu fico feliz a beça pelo Ligeirinho.

    Boa sorte com as negociações com a Coordenadoria de Educação. Boa sorte e uma dose extra de sonrisal. :)

    Estou numa TPM braba, então é melhor manter meus coments no nível de felicitações e amenidades..rs

    Sou sua fã!

    ResponderExcluir
  5. Olá Soninha, muito Prazer...
    É otimo ver que isso acontece com todo mundo...Sério, sinto isso diversas vezes...Acho que é um mau das pessoas que se dedicam para ver resultado naquilo que trabalham dia à dia. É ruin nao colher resultados todos os dias...Muitas vezes não somos culpados...
    Sou seu Fã...COntinue lutando por nós...Tenho feito a minha parte para ajudá-la...
    Beijos..

    Thiago Peixoto
    espacothiagopeixoto.blogspot.com
    www.twitter.com/thiago__peixoto

    ResponderExcluir
  6. Soninha, eis aqui um fã que também tem o costume de relembrar os dias. O duro é que sempre que faço isso concluo que "relembrar" foi o meu maior desperdício.

    Sabe por que?

    O tempo é um rato. E nesse seu louco vício de roer, ou diminui as cousas ou as altera a tal ponto que lhes da outro aspecto.

    Dinovan Dumas
    tagarelador.blogspot.com
    twitter.com/dinovandumas

    ResponderExcluir
  7. Sinto falta dos post com os seus pensamentos...
    to errada mas aqui é um blog que vc vai dar mais enfase a o dia a dia político,
    sim o nome é gabinete da soninha....
    mas adoro seus pensamentos de outros assuntos sem ser ligados a política
    rs

    bjo

    ResponderExcluir
  8. Sabe Ruan, depois de uma notícia dessas (sobre o namoro da Soninha) é que a gente vê como a política é algo muito complexo mesmo. Nessas horas (pra curar paixões platônicas e dor de cotovelo), além do bar, é necessário uma boa dose de Robertão, Reginaldo Rossi, Julio Iglesias e até Zeze di Camargo, a depender das preferências...huahahuahuahuahauhahu.
    O voto talvez seja mesmo um último ato de romantismo.

    ResponderExcluir
  9. virou carguista, neotucana-DEMente, defende ladrão e corrupto achando que os mesmos são "éticos e contra o neoliberalismo", filia-se a um partido que funciona como língua de aluguel do PSDB (papel ao qual você se submeteu quando pregou o "confisco" da poupança pelo governo federal), sendo que um dos expoentes (Jungmann) é homem de confiança de Daniel Dantas no congresso nacional e agora volta ao lugar que lhe é devido: o Saia Justa da GNT, o melhor programa de futilidades e inutilidades da tv paga. Ainda vou ver a subprefeitinha carguista e sem caráter assinar uma coluna na Veja (para defender Serra e Kassab, óbvio!) e ter como amiguinhos gente da sua laia: Reinaldo Azevedo e Diogo Mainardi. Agora que você realmente mostra quem é, não vai demorar muito para isso acontecer...

    ResponderExcluir
  10. Soninha, esse seu blog tem estado meio morto ultimamente, não? :-)

    ResponderExcluir
  11. http://blog.ftofani.com/wp-content/uploads/2009/07/15396491-0db64a5525d150ba0d03ef39398e216c.4a4e5eea-full.jpg

    mais uma (entre milhares...) obra do governo(????) Kassab, do qual a subprefeitinha faz parte, defende e aplaude!!!! quem te viu, quem te vê...

    e ai subprefeitinha neotucana-DEMO, não vai se pronunciar a respeito? ou vai se calar como fez no genocídio de árvores na marginal, no caso dos 200 milhões de reais da merenda escolar, no caso dos precatórios...aliás, "casos" é que não faltam no governo(????) do seu chefinho, aquele que queria lançar o movimento "Reage Pitta", não é mesmo?

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.