terça-feira, 1 de setembro de 2009

Rodas e trilhos

Domingo foi a inauguração da Ciclofaixa de Lazer entre o Parque das Bicicletas e o Parque do Povo - só para começar, já que ela será estendida para outros parques também.

Muito legal. Milhares de pessoas foram para a festa - grupos organizados de ciclistas e patinadores, famílias, casais. Gente que talvez estivesse dentro de casa, na frente da televisão... Lazer & atividade física é uma ótima combinação em um mundo sedentário como o nosso.

Mas a Ciclofaixa é legal também porque é um passo adiante na mudança de uma cultura; é um jeito de demonstrar mais uma vez que bicicleta e São Paulo tem a ver, sim.
Os ciclistas podem aproveitar o dia sem pressa para se familiarizar com a própria bicicleta e com as ruas da cidade. Se durante a semana pensarem em ir de bicicleta à padaria, locadora, farmácia ou mesmo ao trabalho, terão mais confiança - e talvez seja mais provável que pensem nisso, para começar. Mas se passarem a semana toda atrás do volante, certamente serão motoristas mais atentos, cuidadosos e pacientes com os ciclistas.

****
Quero falar mais sobre o assunto, mas agora preciso sair... Depois continuo.

8 comentários:

  1. Gostei de ver você no CQC ontem, pena que apareceu pouco. Só eu mesmo pra dividir CQC e Linha de Passe na mesma hora.

    ResponderExcluir
  2. Porque não uma ciclofaixa na Lapa? Demorou...

    ResponderExcluir
  3. concordo com o sulfuroso! a ciclovia sumaré/ ibirapuera precisa sair do papel! realmente a ciclofaixa é uma delícia! Mas ainda falta educação nas pessoas, q até estavam participando do evento. Alguns ciclistas talvez por desatenção não desmontavam das bikes nos lugares indicados por placas, para atrevessar a rua, ultrapassam a velocidade de 20 km/h na ciclovia, e vi até xingarem uma mãe q estava curtindo o passeio com filhos pequenos e assustados com tanta gente, como se nunca na vida tivessem sido crianças tb... pedindo para sairem da frente q estavam atrapalhando! Mas realmente foi um grande passo, e a sub Lapa tb vai nos dar essa alegria um dia!

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente, alias, ainda falta muito para chegarmos ao nível das cidades europeias e até mesmo algumas cidades na America Latina (http://thisicalllife.blogspot.com/2009/01/o-mundo-das-magrelas.html), mas acho que deveria haver mais punição para os motoristas que desrespeitam os ciclistas. Infelizmente no Brasil (creio q no mundo tb) as coisas só funcionam qdo pesa no bolso ou na liberdade.

    abs

    ResponderExcluir
  5. Ah, quando tiver ciclovia na SubLapa eu só vou andar de bike. Tenho medo de dividir o asfalto com os veículos motorizados. Tá cheio de bração e animal no mundo.

    ResponderExcluir
  6. Olá Soninha! desde que vc saiu do PT e está agora na administração Kassab, só me causou estranhamentos. No entanto, acho que a conversa, a discussão civilizada deve prevalecer. Acho vc uma pessoa do bem. Por isso gostaria que comentasse isso: http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/8994

    Essa política não é contra quase tudo que vc prega?

    ResponderExcluir
  7. No Twitter: "Até parece que ser grande produtor de petróleo serviu para garantir que algum país fosse justo e feliz... É quase o contrário." - tem a Noruega. E não é verdade que a descoberta de petróleo traga o oposto de justiça e felicidade. Há vários países com petróleo que não são justos, é verdade, mas nesses países *nunca* houve justiça.

    []s,

    Roberto Takata

    ResponderExcluir
  8. Soninha, sou morador da zona norte da Cidade, e costumo pedalar num triângulo formado ao redor do Campo de Marte, em Santana. As Avenidas Bras Leme, Santos Dumont e Olavo Fontoura tem, em boa parte de suas extensões, a largura da faixa da direita bastante maior do que as demais, ainda que não seja suficiente para ser dividida em duas. Os veículos, claro, não a ocupam lado a lado, então sobra espaço mesmo nos dias de semana. Há tempos penso em escrever para você para ver se consegue ajudar na criação de uma ciclofaixa ali, devidamente sinalizada, de modo que ela possa ser usada todos os dias. Há espaço, só falta um empurrãozinho. Já escrevi para o Sr. Irinei Gnecco Filho, mas sem resposta.

    Valeu !

    Emilio

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.