quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A culpa é de Itaberá

Hoje o Jornal Nacional entrou ao vivo da sala do Operador do Sistema de geração e transmissão de energia elétrica. Um painel mostra em tempo real o nível de consumo do sistema interligado - quantos megawatts estão sendo consumidos de hidrelétricas, termoelétricas, nucleares, energia eólica e sei lá mais o que. O repórter explica que não foram escalados operadores extras porque está tudo tranquilo - "Passado o horário de pico, o consumo se mantém em níveis aceitáveis e o sistema ainda tem muitos milhares de megawatts de capacidade". E encerraram o jornal dizendo "que bom, está tudo tranquilo e de volta à normalidade".

Peraê. E ontem a esta hora, como estavam as coisas? Tranquilas, eu suponho... Pouco depois, poft, caiu tudo. Como eles podem saber que não vai acontecer de novo hoje mesmo?

Ou será que ontem às oito da noite não estava nada tranquilo, e o tal painel mostrava um nível perigoso de consumo? (E ninguém tomou providência nenhuma, se é que seria possível tomar alguma assim na emergência)

***
As primeiras hipóteses sobre as causas do apagão divulgadas pela imprensa foram: 1) Queda de um raio. 2) Queda de uma torre de transmissão por culpa de um vendaval.

Hoje, todas as moças do tempo dos jornais disseram que não havia nem sinal de tempestade naquela região. Será que alguém com responsabilidade sobre o sistema realmente chegou a cogitar essas causas ou a imprensa publicou o primeiro palpite que ouviu?

***
O último apagão foi batizado com o nome do então presidente. Esse...?

***
Lula disse que "nos últimos sete anos, o governo fez o equivalente a 30% de tudo o que foi feito nos últimos 123 anos em termos de energia, com forte investimento no setor de transmissão e também em modernização do sistema".

Não sei se foi mesmo feito "forte investimento no setor", mas essa medida dos últimos "123 anos" é sensacional. Eu tenho uns números assim também:

- Nos últimos vinte anos, o acesso à internet aumentou 120.000.000% em relação aos últimos dois milênios.
- Nos últimos cinco meses, os brasileiros usaram 450% mais o Twitter do que em todo o último século.

E por aí vai.

***
O Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão (ex-Arena/PDS, PFL-Democratas, atual PMDB), insiste no "acidente causado por mau tempo": "Segundo ele, "descargas atmosféricas, ventos e chuvas muito fortes na região de Itaberá, em São Paulo” causaram “um curto-circuito em três circuitos que levam as linhas de transmissão (da usina hidrelétrica de) Itaipu para Itaberá". (do site da BBC)

"Ele (o sistema) não é frágil, é forte, voltou em minutos em alguns Estados e em questão de poucas horas no Rio e em São Paulo", afirmou.
Mas Lobão reconheceu que as condições meteorológicas podem voltar a causar problemas do tipo.
"O Brasil é um dos países em que mais ocorrem estes fenômenos e aquela região (Itaberá) ainda mais."

Puxa, então fomos muito sortudos até agora! Se esse fenômeno acontece muito no Brasil, especialmente "na região de Itaberá", e até agora não tinha acabado a luz em cinco ou seis estados, Deus é brasileiro mesmo.

***
Comentário de uma pessoa que encontrei hoje: "Muita gente falou 'ainda bem que não foi ás seis da tarde!'. Já pensou o caos? Milhões de pessoas ainda no trabalho, prédios de escritório cheios de gente, trânsito sobrecarregado sem semáforos funcionando... Foi um aviso de Deus pra ver se a gente toma jeito. Ele já deu muitas dicas, mas agora foi advertência por escrito!"

***
Maldadezinha básica (fui criada em um partido que se divertia muito com elas, às vezes tenho umas recaídas): A Ministra da Casa Civil é a principal porta-voz do governo em todos os assuntos - transposição do São Francisco, crédito para moradia popular, obras do "PAC", meio ambiente... Mas, mesmo tendo sido justamente Ministra das Minas e Energia, não foi escalada para responder pelo governo desta vez...

***
Declaração do reitor da Uniban sobre o Apagão: "A causa foi um curto e tudo que é curto tem de ser banido porque é mau". :o)

5 comentários:

  1. Simpatia infalível, porém não se pode voltar atrás -

    Pelas forças do Trovão que a minha imagem entre no coração para que nunca mais esta me diga não. Fazei que W.N.A. sinta uma reação por mim. Oh grande Universo, trazei para mim A.B.C. Assim como o galo canta,o burro relincha, o sino toca, a cabra berra, assim tu WNA há de andar atrás de mim, assim como o sol aparece, a chuva cai, fazei que WNA seja dominado por mim preso debaixo do meu pé esquerdo, com dois olhos te vejo e com três te prendo com meu Anjo da Guarda peço que WNA sinta a minha falta, ande atrás de mim como uma cobra rastejante, que me ame loucamente e que sinta desejos só por mim, que não consiga olhar com desejos para nenhuma outra pessoa, que não seja eu, que atenda todas as minhas vontades, que nunca me faça sofrer, que durma e acorde pensando em mim e sempre me tenha em seus pensamentos e que não consiga viver sem mim.WNA que seus pensamentos e desejos sejam sempre voltados para mim, que ela seja carinhoso e romântico comigo,! Que assim seja, WNA vai vir rastejando humilde e manso para que possamos ter bom convívio e assim sermos felizes. Peço ao infinito poder do Universo que o meu amor WNA sinta uma enorme emoção ao se lembrar de mim e que passe por uma transformação e que possamos juntos ter uma comunhão, e que o meu amor WNA sinta um desejo por mim tão forte como um leão.Quando acabar de ler publique esta oração e terás uma linda surpresa.Escreva o nome dele debaixo do seu pé esquerdo e repita 3 vezes : Eu te prendo e te amarro WNA com o poder das 13 Santas Almas Benditas e São Cipriano, você vai ficar apaixonada por mim e há de me procurar o mais rápido possivel. Publicar esta oração 4 vezes ela é infalível porem não se pode voltar atrás.

    ResponderExcluir
  2. O que me deixa com a pulga atrás da orelha, porque não pensar em teoria da conspiração... é que este blackout aconteceu exatamente alguns dias após o serviço secreto americano ter publicado que o apagão anterior, foi provocado por hackers e o governo brasileiro ter negado.

    Será?!?

    ResponderExcluir
  3. Fabiano,
    Acreditoque a possibilidade de invasão é quase zero. E mesmo que o governo americano tenha encontrado essa como sendo a causa dela, eu acho que isso não se aplica ao Brasil, onde o sistema elétrico é ligado em forma diferente e com redes diferentes. "Además", essa justificativa, na minha opinião, está mais para "inglês ver", pq é mais fácil do que admitir falta de investimentos, e principalmente num país como os EUA, em que se vive com medo desse tipo de coisa...

    ResponderExcluir
  4. O brasil está despraparado para lidar com assuntos técnicos de maneira técnica.

    Tudo é tratado de maneira politica, a candidata dilma só aparecerá para dar boas notícias.

    Estamos em maus lençois.

    ResponderExcluir
  5. Por que colocar que o ministro Lobão é ex arena, pds, pfl, dem e atual pmdb, as 4 siglas primeiras são na verdade o mesmo partido ele mudou de partido uma única vez. Bom isso não interessa muito é o macaco falando do rabo do outro. E são Paulo como está o que tem feito pra usar energia alternativa, reciclar lixo usar transporte coletivo? Se é pra ficar peruando errado, melhor é ficar quieta. Provavelmente fala porque não tem nada de bom pra mostrar ai na sua subprefeitura, e o aumento de iptu? não tem nada com isso? o que acha? e o despejo do pessoal da vila itororó, nada com isso também? e os prédios abandonadaos que não são desapropriados? nada com isso sua função é falar mal do governo federal tudo bem então.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.