quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A Hard Day's Afternoon

De todo lado, histórias tristes.

O ambulante (que não tem licença - por mim ele teria, mas não tem) reclamou que sua mercadoria foi apreendida em uma hora em que ele nem estava perto dela. Levaram, não deixaram lacre (comprovante da apreensão) e ainda por cima a "carterinha de deficiente" (foi como ele falou) foi levada junto. "O senhor saiu e deixou a mercadoria na calçada?". "É, fui almoçar e deixei o rapaz da banca de jornal tomando conta". "E não tem lacre?". "Não tem. A senhora pode pegar meu documento e dar a mercadoria de volta?".

Se a apreensão tiver sido irregular, sem comprovante nem nada, precisamos devolver a mercadoria - é o preço por agir incorretamente. Quanto ao documento, não há o que dizer, nem devia ter sido apreendido.

"Eu sou deficiente, preciso desse trabalho. A senhora não pode deixar eu trabalhar?"
"Não posso, porque eu não tenho como dar permissão nova para ninguém e não dá pra dizer pra fiscalização deixar alguém de lado, né? Já pensou, "Tira uns irregulares, mas deixa este aqui"? Não dá certo.
Quando a fiscalização aparecer, o senhor vai ter de interromper sua atividade, não dá para eles ignorarem. Também não quero que corram atrás de ninguém - eles informam "o senhor não pode vender aqui", e o jeito é acatar".

Feliz com a resposta ele não ficou, mas pareceu compreender.

**
Chamei, assim que voltou da rua, o funcionário encarregado das apreensões. Que contou outra história. "O GCM chegou e disse: 'O senhor não pode ficar aqui; por favor, retire suas mercadorias do passeio, ou nós teremos de apreender'. Ele quis ir embora e deixar a bolsa com os pertences pessoais lá, mas o GCM não deixou: 'Vai dar confusão. O senhor leve a sua bolsa".

Por essa versão, portanto, ele estava lá e teve como pegar seus documentos pessoais - tinha até como levar a mercadoria, obedecendo à ordem para interromper a atividade.

Pedi: "Lylian, desce lá, chama o rapaz, chama o GCM, porque um dos dois tá contando a história errada".

Ela desceu. O rapaz já tinha ido embora... Ficamos com qual versão?

****
Tem mercadoria que não tem conversa. CD, DVD falsificado... Tem de apreender no ato. Isso é uma indústria poderosa demais, a atividade é a ponta do crime organizado que movimenta milhões em falsificações e contrabandos diversos. Não tem nenhum glamour esse negócio de "filme pirata". É pilantragem da grossa. Já nem se justifica mais a versão romântica do "DVD oficial é muito caro". Por R$12 você compra vários filmes em versão oficial (seja nas Lojas Americanas, no saldão da Siciliano ou na 2001, que tá com umas coisas incríveis), não precisa dar dinheiro pra bandidagem para ter cinema em casa.

****
Mandamos um convite para a festa de Natal dos funcionários por email para TODOS eles. Colocamos cartazes nos murais. Mas uma pessoa reclamou: "Ninguém me convidou".
Mostramos que todo mundo foi convidado sim. "Mas eu não vou mesmo".
Ô mania de reclamar de tudo, sô.

****
Mandamos inteditar um estacionamento em área pública, que estava cobrando indevidamente pela sua utilização.
Só faltou ligar o Ratzinger pra relcamar da interdição.

****
Autuamos um estabelecimento que não tem licença de funcionamento (intimamos para apresentar os documentos comprovando a regularidade (não apresentaram), aplicamos multa e demos ordem para fechar, tudo de acordo com os prazos legais - na verdade, ALÉM dos prazos legais, porque a nossa fiscalização não dá conta de tudo/ não responde às solicitações com a presteza desejada).

O imóvel está irregular; isso significa que a licença de funcionamento não pode ser concedida. Se não me engano, o imóvel é impossível de regularizar porque está completamente fora do permitido para aquele lote (vai ter de demolir alguma coisa). Portanto, o estabelecimento também não tem jeito.

A burocracia e a oferta de informações na prefeitura são coisas muito complicadas, mas nesse caso não tem como alegar "foi difícil descobrir". Dá pra saber fácil que o imóvel está irregular e que não tem como obter licença ali. Ainda que não desse: meses atrás, ele recebeu uma primeira autuação, oras.

Eu tenho dó do empresário, que está desalentado (mas já tinha comentado com alguém - não comigo, naturalmente - que estava pagando "mensalidade" para manter a loja aberta... Então... Em vez de gastar dinheiro assim, seria melhor ter procurado outro ponto!). Tenho dó da dona do imóvel, que tem lá suas dificuldades e vai perder um inquilino. Mas por que as pessoas escolhem o caminho torto, achando que vai dar tudo certo?

Nesse caso, também, só faltou o Obama ligar pedindo compreensão.

23 comentários:

  1. Soninha,

    não tenho detalhes sobre o caso do Jardim Pantanal, pois estou aqui no Rio. Mas tenho profunda preocupação com as pessoas que estão lá e o que podem (não) ter feito por elas.

    Lembrei do livro A doutrina do Choque , da Naomi Klein. Quando puder, lê esse livro, Soninha.

    Aqui da cidade maravilhosa esse coração tricolor torce por você e muito, e apesar de não concordar com as suas novas combinações políticas, sempre te respeitei e te respeitarei, como pessoa e profissional sensível com a realidade e competente. Foi assim no caso da redução das merendas que o Kassab revogou e você me respondeu com todo o respeito.

    Abraço fraterno,

    Fernando

    ResponderExcluir
  2. Oi Soninha, falta governo, pois deixar o povo construir em área de risco (encosta e charco) e ainda cobrar imposto!
    O Ministério Público deveria ser mais eficiente e cobrar esse governo tanto municipal quanto estadual.
    Se tivesse vergonha e fosse um governo serio, deveriam abandonar o poder.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Sim, enquanto isso no Jardim Pantanal, a Sabesp do nosso Roberto Freire entrega água e esgosto na porta de casa. Será que foi a consultoria dele que mandou fechar as comportas na Penha para só alagar aquela região por só dez dias, ou será que ele não tem nada a ver com isso mesmo, afinal só tá ganhando sua mesada como todo bom aliado.

    ResponderExcluir
  4. Quanto quase todo o mundo está preocupado com a preservação do meio ambiente e do planeta, fico me perguntando quando de desocupações, enchentes, incendios, e coisas afins, onde vão parar os animais de estimação desse povo...

    Não se ouve uma só palavra quanto a isso. Não são tutelados do Estado e do Municipio? O que é feito deles ? São deixados no meio das ruas/calçadas junto com a montanha de lama, moveis, roupas e todo tipo de tralha inutil que se costuma juntar dentro de casa e que não serve para nada ? Será devido a isso que após qualquer evento acima citado, vemos pelas ruas dezenas de animais sem rumo e desnorteados ?
    O que se percebe é que nossos governantes (de qualquer escalão) não estão nem aí para o que que quer que seja ( a não ser o dim dim no bolso ). Ano que vem temos eleições e vai ser novamente aquela ladainha nojenta: saúde, segurança, transporte, emprego.

    Ambulantes são uma praga, uma doença incuravel. Deixam a cidade feia, ocupam todos os espaços que são para pedestres,fazem uma sujeira imensa, só vendem inutilidades ou mercadoria roubada/contrabandeada. Entra ano, sai ano e a desculpa é sempre a mesma: não temos fiscalização suficiente, não temos verba suficiente,eles precisam trabalhar, etc.

    A falta de respeito e ética é generalizada. Nada e ninguém consegue arrumar essa baderna instituída e já inserida no DNA do povo. Mas, parece que um novo dilúvio vem por aí e as águas farão a limpeza devida.

    ResponderExcluir
  5. o problema não é só governamental, a coisa é mais em baixo, é na criação: muita gente acha que "tapando o sol com a peneira","dando um jeitinho" a coisa é resolvida e ninguem fica sabendo, mas a longo prazo o "jeitinho" deixa de funcionar e o investimento nele poderia ter sido usado de maneira correta, mas ser correto da trabalho e diz ai quem gosta de ter trabalho?

    ResponderExcluir
  6. O ambulante não pode trabalhar. E o Roberto Freire ganha 12 mil por mês para ser conselheiro da Sabesp e do Turismo. E não vive em São Paulo. A senhora acha certo?

    ResponderExcluir
  7. Soninha vocÊ com essa cara de menina boa, pode me responder as seguintes perguntas.
    VocÊ acha que ate quando vai enganar o povo brasileiro, Soninha como você pode mandar embora uma pessoa que trabalhou muitos anos com você e ainda uma pessoa gravida e com responsabilidades .
    VocÊ mandou embora segundo as minhas fontes uma otima pessoa que trabalhou com vocÊ durante anos a Luciana e que ja me consta ela e mãe de quatro crianças e mora em uma das periferias da zona norte como vocÊ acha que pode enganar o povo como se você fosse uma boa samariatana.
    Soninha fiquei sabendo que a Luciana e sua familia passa por situação financeira muito delicada, você a despidiu ? ou está esperando a licencia maternidade espirar para que ela volte as suas atividades?
    Queria um direito de resposta da sua parte e da parte da senhora Luciana

    ResponderExcluir
  8. Patrícia,
    claro que eu não despedi uma funcionária grávida. A Luciana trabalhou comigo na Câmara Municipal. Quando terminou o mandato, terminou o emprego de todo mundo. Nem sei se ela já estava grávida em dezembro, mas de todo modo o emprego não existia mais. Em janeiro vim trabalhar na Subprefeitura e imaginava poder trazer a Luciana comigo, mas eram poucos os cargos à minha disposição (menos do que no Gabinete - muitos dos meus ex-assessores, excelentes, foram trabalhar em outro lugar porque não havia lugar para eles). Além disso, algumas pessoas que já ocupavam cargos de livre provimento aqui trabalhavam muito bem e eu não ia mandar embora só porque elas não tinham sido trazidas por mim; outros cargos só podem ser ocupados por pessoas com formação específica (advogado, arquiteto ou engenheiro). Nesses últimos meses, apesar do meu próprio rendimento ter diminuído muito (vereador ganha mais do que Subprefeito; a Folha me dispensou porque eu vim para o Executivo), devo ter transferido uns 3 mil reais para tentar ajudá-la. Antes disso, antes de ser vereadora, foram mais de 17 mil reais do meu bolso (10 mil só para construir a casa em que ela mora hoje) - não anotei, não somei ainda com exatidão e espero não precisar publicar os recibos aqui para deixar de ser chantageada.

    ResponderExcluir
  9. DE LYLIAN, PARA A LUCIANA:

    Luciana,
    eu estou bem, apesar do cansaço. O trabalho na sub é 10x mais puxado que na Câmara, vc não imagina. Não mesmo.
    Eu to hoje é muito triste com essa sacanagem de parecer que a Soninha é obrigada a arrumar emprego para você ou para qualquer pessoa. Ainda mais conhecendo ela como vc conhece. Há muito mais tempo do que eu.
    Nunca ela te mandou embora, porque quando acabou o mandato da Câmara, todos nós fomos mandados embora, por assim dizer - inclusive ela. Aliás, a Folha de SP demitiu ela, sabia?
    E na sub, não tinha vaga para todo mundo: a tathi, a new, o luis, o gravata, o colella, a dalva, a roberta, todo mundo se virou. O ricardo é biólogo e precisava de alguém pro meio ambiente lá e mesmo assim demorou quase 6 meses para abrir a vaga que ele ocupou. A ana estrella passou no concurso da prefeitura e entrou lá por isso, contratada direto pela prefeitura, o que mais vc quer saber? Porque eu já a vi te explicando isso umas 5 vezes, pelo menos. Não é suficiente toda a ajuda que ela sempre te deu? Que ela dá toda vez que vc pede? Não sabe que ela ajuda um monte de gente?? Mesmo a gente achando que não merecem? Mas ela não faz distinção. Ajuda e pronto, desde sempre.
    Vc sabe muito bem que ela está sendo chantageada por uma tal de patricia, que não é jornalista nem aqui e nem na china, porque nem o português ela escreve direito. Que só vc diz que ela te mandou embora grávida, o que não é verdade.
    A gente não pode obrigar ninguém a te contratar. Se vc não passou num monte de entrevistas, o que podemos fazer? Olha, Lu... se vc diz que ta decepcionada, imagina ela então. Não é assim que a gente agradece uma pessoa que deu a casa que a gente mora (muito antes de entrar na política, fique claro.).
    Desculpa, mas não aguento ver com tanto problema que ela carrega nas costas, ainda ter que aguentar esse tipo de coisa (porque de quem não conhece, ok. Os humanos são assim mesmo... Mas de quem conhece, é foda. E conhece muito, ainda por cima.).
    ***
    desculpem, perdi a paciencia. Se bem que nunca tive paciencia com injustiça, mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Patricia,

    a Luciana deveria contar aqui como foi que ela conheceu a Soninha e como foi trabalhar com ela.

    ResponderExcluir
  11. Olá Patricia.

    Primeiro lugar, eu gostaria de saber ,de onde e de quem você tirou essas informações?
    Patricia eu trabalhei sim com a Soninha, durante nove anos , mas ela não me mandou embora não!. quando acabou o mandato eu e todos fiacamos sem emprego , eu estava exatamente gravida de dois meses!
    E quando a Soninha tomou posse na Sub , eu não tinha condições nem de me levantar da cama ,porque eu tive uma gravidez muito complicada cheguei apesar no começo da gravidez 43 K pra você ter ideia como eu passava muito mal e conversando com a Lyllian ; não achamos correto a Soninha me contrata naquela epoca porque eu estava gravida sem condições de ficar saindo de casa porque eu passava muito mas muito mal mesmo, e porque não havia cabimento ela me contratar e logo depois e ter que me licenciar por causa da gravidez.e referente a construção da minha casa a Soninha que me deu sim o dinheiro .Porque eu morava em um barraco de apenas um comodo com quatro crianças, se você entra no site da Soninha vai saber como eu ha conheci.foi através de umas crianças que moram perto da minha casa que tomam conta de carro la na puc.
    Realmente a Soninha me deu uns dez mil sim para fazer minha casa , então eu comecei a trabalhar com ela como diarista dela duas vezes por semana, depois comecei a ir a semana toda assim ela poderia descontar do meu salario a divida que eu tinha com ela , e durante varias vezes eu me vi apertada financeiramente e foi a Soninha que por diversas vezes me socorreu.
    Durante a minha gravidez passei sim por varios apertos financeiro, muitas das vezes e porque eu não queria pedir ajuda para a Soninha porque sei que se eu pedi-se ela jamais negaria, ela chegou a me dar esse ano uns dois mil reias que eu vou deixar bem explicado aqui. R$ 800,00 pra que eu paga-se umas dividas minha como material escolar para meus filhos, R$ 200,00 para eu fazer compra, R$ 300,00 para eu acabar o quartinho do meu bebê, R$ 200,00 para eu fazer compra,R$ 100,00 para eu fazer as coiasas para o chá de bebê R$ 120, para eu comprar roupa para o meu filhos e R$ 85,00 para eu pagar um exame pra minha mãe que está doente.
    Patricia eu não sei de onde você e mas se quiser falar comigo vou deixar aqui o meu telefone 8633-0737 você pode me ligar a qualquer hora não sei se você e realmente e uma jornalista ou apenas uma fofoqueira qualquer, mas quando você quiser publicar alguma coisa referente a minha pessoa ou a Soninha tenta descubrir quem realmente somos.
    Pra que todos saibam a Soninha não me mandou embora não, eu agradeço muito mas muito mesmo a ela pelas oportunidades que ela me deu, e agradeço todos os dias porque por ela tanto insistir comigo eu consegui acabar os meus estudo e se hoje sou uma pessoa melhor em todos os sentidos foi pela força que ela me deu.

    Luciana Cristina

    ResponderExcluir
  12. Huahuahahauhauh...Que confusão (essa da Patrícia) e que coincidência, ontem mesmo fiquei com a seguinte frase na cabeça: “What we have here is a failure to communicate” do grande filme “Cool Hand Luke”, que também está no comecinho da “Civil War” do Guns, cujo assobio, a propósito, faz menção àquela marchinha do Johnny voltando pra casa, já citado por aqui (...rs). E assim, de conexão em conexão, a gente vai cumprindo as promessas, fazendo as despedidas e deixando os mais sinceros e inspirados (viram o dia hoje? Solzão!!! Vou acabar de arrumar o quarto, que tá intransitável, literalmente, e vou nadar) desejos de boas festas. Adios muchachas!

    ResponderExcluir
  13. A frase está na música "Breakdown" do Guns, mas o albúm é o mesmo!! Também tô indo nessa. Abraços prôceis.

    ResponderExcluir
  14. Soninnha xluciana.
    luciana eu so queria apenas poder te ajuda mas ja que você se nega a dizer a verdade não posso mesmo te ajudar.não sei porque vc está mintindo não sei porque ta defendendo a soninha depos dela ter humilhado você no brog dela mas um dia a verdade vai aparecer pode ficar sussegada que eu vou te ligar sim ainda por essses dias.
    abraço
    patricia soares

    ResponderExcluir
  15. Soninha, tenho mais um pedido de análise. Vou lembrá-la de todos os outros, pra que vc não se esqueça.
    - pra vc, qual é a avaliação dos 16 anos de PSDB no estado?;
    - a cratera do metro, e a "queda" do rodoanel, com os envolvidos, seus partidos, as consequências, as precauções...;
    - o aumento do IPTU, e das passagens de ônibus;
    - os alagamentos (e a apatia da prefeitura em resolver o problema rapidamente - são quantos os dias que as ruas estão alagadas?). e as acusações de que as bombas de escoamento foram desligadas de propósito, ao contrário do que disse a prefeitura, de que estavam quebradas (e se estavam quebradas, quem são os responsáveis?);
    - o que vc acha dos CATORZE encêndios em favélas só nesse ano? a oferta de cinco mil reais é justa?
    minha lista aumenta cada dia.

    obs: essa acusação rasteira de funcionária é despresível.

    ResponderExcluir
  16. Senhores, Machado e Eu, por favor, vamos nos entender sobre música e filme de encerramento, assim fazemos em orquestra a tripla, reveladora e final despedida: There Will Be blood, filme, e Brahms, música (ao invés de Brahma, a não ser que seja o mé do ano novo...huahuauhauhauhahuahuahuahuahuahuahuahuahu). Tcharammmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!

    ResponderExcluir
  17. Ah sim, o link: http://www.youtube.com/watch?v=BSjgGLK8_fs

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Fernando G., acho que só podemos concordar que a história das esquerdas (e não é preciso ser historiador e nem ler muita coisa pra constatar), seja aqui ou seja na puta que pariu, foi sempre história de desunião, seja pra arrefecer ou seja pra botar pra fuder. Por isso, voto na música (Ode to Joy, Beethoven) e deixo o filme para os idiotas: http://www.youtube.com/watch?v=lsFvnL7e1cE

    ResponderExcluir
  20. Estou com o Machado. Chega a ser patético isso tudo. Fico só coma música.

    ResponderExcluir
  21. Estou com vocês, meus caros. Enquanto discutiam se é caso de lenilismo num sei o quê, a direita assinava o AI-5 e tome tortura. Vamos embora de Ode to Joy, com a feliz ingenuidade com que começamos. Repost: http://www.youtube.com/watch?v=lsFvnL7e1cE

    ResponderExcluir
  22. Em público: Soninha, nunca é demais agradecer pela sua paciência e bom humor. Espero que você tenha se divertido tanto quanto eu. Obrigado por ter me deixado brincar tanto tempo nas suas bandas, e sem nenhuma reprimenda. Tô pra ver espaço mais democrático nesta minha vida. Você é realmente a mulher mais fantástica que já conheci. Não é à toa que a gente se apaixona. Perdão novamente pelos excessos e, finalmente, boas festas. Fernando Girauta.

    ResponderExcluir
  23. SObre os moveis velhos, a prefeitura divulga sempre que no final de semana a operação cata bagulho vai acontecer, acho que as pessoas acreditam.

    afinal, em quem vão acreditar??

    Eu me confesso incrédula, e preciso jogar fora um sofa de 3 lugares. Só que não tenho coragem de largar meu "bagulho" na rua sem ter certeza que virão buscar..

    e não consigo entender como funciona a operação.

    Então pergunto se não seria o caso de se tentar agendar essas retiradas? se tem o 156, se existe um numero de protocolo, não seria o caso de a pessoa ligar para o numero que fosse e entrar em alguma fila para ter os seus bagulhinhos retirados???

    abraços, feliz Natal, e informo que os maus tratos do dono da loja de filhotes da rua Clelia continuam, e já estou tomando providencias junto á delegacia..

    Denise Grecco Valente

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.