quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

L9 - o Fenômeno

Impressionante o que carisma e currículo podem fazer - além de uma estratégia fenomenal de comunicação, oposição desmobilizada e imprensa com receio de ir contra a maré.

O presidente do Brasil foi escolhido "Homem do Ano" pelo Le Monde, que elogiou (reproduzo o que ouvi na TV, não li o original) o "crescimento econômico", o "combate à miséria" e "o desenvolvimento que privilegia o meio ambiente", entre outras coisas - mais ou menos na mesma linha da exaltação escrita por Zapatero dias atrás no El País.

Essa avaliação se baseia totalmente em impressões subjetivas. No "clima" que exala do governo brasileiro. Na propaganda oficial.

O Brasil vai bem? Muito bem? Sim, em prestígio internacional. Em estabilidade institucional e financeira. Assim como o Flamengo, temos a capacidade de transformar limão em limonada (ou caipirinha) como ninguém. Somos o país que inventou a feijoada, transformando os restos indesejados pelos brancos em um prato delicioso (embora não seja exatamente saudável). Não nos deixamos abalar facilmente por coisas como mega escândalos de corrupção; temos uma capacidade de assimilação impressionante. Outros países sobreviveram a várias guerras; nossa resiliência se manifesta na tolerância infinita a desvios de conduta (depois de alguns minutos de indignação seletiva e polarizada).

Mas o Brasil, meu deus, continua horrível. O que é que estamos comemorando, a empolgação de presidentes de outros países? O aplauso da mídia estrangeira? A consagração de nosso governante? Mas é isso mesmo que é o mais importante em um país?

É, o Brasil está na moda. Mais uma vez. Tivemos nosso grande momento nos anos 50 e 60 - Bossa Nova, Cinema Novo... Juscelino, Brasília, indústria automobilística, Copa do Mundo. Tudo muito bacana, charmoso, mas... Enquanto isso, estávamos construindo um país desigual, injusto, cruel.

Hoje reclamamos do passado como se ele tivesse sido uma imposição de deuses mitológicos, um acaso astrológico ou algo assim. "Não temos ferrovias! Destruímos nossos rios, desmatamos o litoral, nossas cidades não foram preparadas para o crescimento. Não tem redes adequadas ou suficientes de transporte sobre trilhos, não tem sistemas de drenagem, não tiveram planejamento. Nossa educação é deficiente, há milhões de analfabetos. O campo expulsa a população pobre para as cidades".

Verdade, e não foi só o Regime Militar o responsável por esses descompassos. Fizemos da fabricação de automóveis nosso maior orgulho, o passaporte para o primeiro mundo; das estradas de rodagem a coisa mais bonita do mundo. Destruímos serras, várzeas, florestas, mangues. E continuamos nesse passo, longe do desmame do transporte individual motorizado, talvez o mais forte símbolo de sucesso, expressão máxima do consumo como forma de realização pessoal - por extensão, nacional.

Continuamos nos gabando de nossa grandeza e invocando, quando conveniente, nossa condição de pobreza, fragilidade, o chavão consolidado: somos um país "em desenvolvimento". (Desde que eu estava no colégio, o governo - naquela época, o militar - rejeitava o rótulo de "subdesenvolvido". A nova tag acabou pegando). Seremos a 5a maior economia do mundo muito em breve! O petróleo nos transformará em superpotência! Emprestamos dinheiro ao FMI! Mas ainda falamos com desprezo dos "ricos"; os ricos que poluíram e aqueceram o mundo e agora vem encher o saco querendo preservar as florestas, melhorar o clima e blá-blá-blá. Deixem-nos crescer! Se precisarmos desmatar, poluir e aquecer, nós o faremos. No máximo, prometemos não aumentar tanto assim as agressões ao ambiente e pronto, esse é o nosso sacrifício. Em vez de diminuir as emissões de carbono, vá lá, vamos aumentar menos.

(É essa a grande proposta que o governo brasileiro levou à Cop-15... Que um comentarista na Globo News saudou como "audaciosa". Fantástico).

O Brasil continua muito miserável, desigual, cruel, injusto. O campo continua expulsando as pessoas - não porque o mundo mudou e a mecanização chegou a todas as lavouras, mas porque continua gerando muita riqueza para alguns e miséria para tantos outros. Os velhos e aparentemente eternos coronéis, as chamadas "elites" políticas e econômicas continuam mantendo seus currais eleitorais às custas da pobreza, da dependência, do papel de salvadores da pátria. Eles são os que intercedem junto ao poder central de modo a conseguir um auxílio, um socorro, uma esmola. Dirigidos, limitados, finitos, jamais transformadores e capazes de levar à independência, à autonomia.

O povo continua na merda (RT @opresidente). As cidades, incapazes de absorver dignamente os expulsos do campo, incham, se espraiam e deterioram. Aumenta a desigualdade, a violência. Não é a pobreza a causa da violência, é a falta de projeto, de uma perspectiva que não a aspiração do prazer imediato e do consumo. Pesquisas recentes traduziram em números o que mitos já observaram no contato direto e diário: a maioria das meninas se prostitui para conseguir bens como celulares. A maioria dos meninos entra para a indústria do crime para se fazer admirar pela "valentia"; para serem admirados pelas meninas que, imersas nesse mundo em que a "ascensão social" se dá pelo crime, adoram as armas ostentadas por eles.

O Brasil cresceu pouco - aliás, os números da economia no último trimestre foram comentados, muito discretamente, como sendo "decpecionantes" para o governo. E tudo bem. Parece até que vale mais a propaganda ufanista do que o fato em si - "Ah, não vamos abaixar o astral da população, o mundo inteiro aplaudindo o Brasil, o país do momento, e a gente vai contrariar a maioria agora?".

O Brasil cresceu pouco e redistribuiu muito mal. Tenho curiosidade em saber: quantas pessoas recebem o Bolsa Família há vários anos? O que seria delas AGORA se perdessem o benefício? Transferência de tenda é medida emergencial necessária, mas não pode ser mecanismo de eterna dependência. Além de reunir vários benefícios em um só, qual é, afinal, a grande diferença dessa Bolsa para a do governo Fernando Henrique, que criticamos tanto? O quanto melhorou a VIDA das pessoas - não apenas o COMSUMO? Ironizávamos as declarações do então presidente quando ele dizia que a população estava comprando mais dentaduras, frango e iogurte. Não era disso que falávamos quando exigíamos reformas, revoluções. Mas agora erguemos um brinde à venda de carros e geladeiras, como se a nação estivesse melhor por conta do carnê das Casas Bahia. Sim, as pessoas erguem suas casas com material de construção mais barato, compram eletrodomésticos de última geração - mas moram no Pantanal na Zona Leste de São Paulo, uma obra conjunta da qual as últimas quatro ou cinco administrações podem se orgulhar... E continuam se chacoalhando várias horas por dia na condução, jogando lixo em qualquer lugar à sua volta porque essa é a paisagem a que se acostumaram, e repetindo com os colegas os lugares-comuns sobre os políticos que não prestam.

Temos imagens horríveis para mostrar ao mundo, como sempre. Depois da exaltação internacional à India e à China, chegou a vez do Brasil mostrar suas belezas. Assim como India e China, nossa beleza ainda exclui milhões. Nosso sorriso continua banguela. Mas os miseráveis não aparecem tanto, exceto em casos de flagelos - ou nas manisfestações organizadas em cidades governadas pela oposição... Antes, a culpa pela miséria era do governo central. Agora, é dos tucanos, dos demos, de qualquer um, menos do presidente. O presidente combate a miséria e a fome. Se não dá certo, não é ele quem tem de responder por isso.

A história pessoal do presidente é belíssima. Mas o que já foi motivo de chacota indecente agora virou anteparo indevassável; criticar o presidente Lula é quase blasfêmia. E ele investe - inconscientemente, creio - na imagem do homem humilde de baixa escolaridade de modo a acentuar, artificialmente, essas características. O discurso de Lula deputado criticando o Bolsa Escola era muito mais elaborado do que a fala de hoje em dia, com mais expressões chulas e erros de concordância que ele antes não cometia...

Lula antes queria falar de igual para igual com os poderosos e precisava provar que era capaz. Hoje quer provar que é "do povo", e esculacha sua sintaxe para se fazer entender. Não precisa. Não devia. Sua coloquialidade é uma graça; a vulgaridade, um desperdício.

Lula consegue se manter com alta popularidade no sétimo ano de governo entoando um discurso de oposição. "Vamos tirar o povo da merda! Vamos mostras às elites quem é que manda". Mas Lula não é mais o sindicalista, o opositor eloquente, o intruso na festa dos bacanas, o delator dos 300 picaretas. Lula é o anfitrião. Lula é governo. Lula tem a caneta, a faixa presidencial, o poder. Mas os governistas se comportam como mártires da oposição, desqualificando toda crítica como invejosa, ressentida, golpista. Lula pode dizer o que quiser que passa como graça, e os grandes movimentos organizados de outrora - sindicatos, estudantes - quedam-se calados, talvez comentando entre eles que "nessa o presidente pisou na bola", mas jamais convocando manifestações, publicando charges, pichando muros. Resta a um ou outro opositor mainstream fazer um comentário crítico, destilar veneno irônico na televisão ou no jornal e aos pequenos movimentos radicais colar lambelambes de "Fora Sarney, Fora Todo Mundo".

Lula é um grande personagem. Mas o governo Lula é muito ruim, especialmente no balanço a longo prazo. Nos primeiros anos, ocupando o Executivo pela primeira vez, é de se esperar que haja dificuldades. Lidar com o Parlamento venal é sempre um problema, mesmo quando não há uma oposição aguerrida, quase encardida como a que fazia o PT. Mas já se passou tempo demais. E, nesse tempo, os oligarcas se acomodaram. As grandes reformas não saíram. Antigas posições foram abandonadas. O governo se deslumbrou com o aplauso das agências de risco, o deslumbramento de banqueiros, o luxo palaciano, a amizade dos poderosos. Agora não quer queimar o filme com os novos amigos, e se vê defendendo Renans e Sarneys, celebrando Collors e quetais.

Não é raro acontecer essa canonização de um personagem. Quando um Lech Walesa, Nelson Mandela (ou Obama...) chegam ao poder, é difícil criticá-los. Apontar seus erros pode parecer a condenação de toda a luta, de toda a trajetória, da esperança. E não faltará quem aja deliberadamente dessa maneira, pronto a apontar o primeiro deslize, a primeira tentativa frustrada, o primeiro inevitável problema para dizer "Estão vendo? É tudo uma farsa! São todos farinha do mesmo saco! Que saudade de seus antecessores!". E talvez essa reação intolerante, raivosa e injusta seja exatamente o fermento para que, junto com o belo passado, a popularidade de um político aumente sobremaneira. Lula e o PT foram escorraçados de maneira grotesca em vários momentos. Um psicanalista ganhou capa da Folha de São Paulo ao dizer que o acidente da TAM em Congonhas era obra do "governo assassino", uma aberração absoluta. Um canal de TV (se não me engano, a Record) fez um cliping que colava imagens da Marta Suplicy e sua declaração sobre "relaxar" em meio ao caos aéreo à explosão do avião. Uma denúncia de corrupção contra um vereador petista no interior de Minas Gerais gerava uma onda de comentários "e agora, o presidente vai dizer que não sabia de nada?". A governadora do Pará foi cobrada por não saber que um distrito policial a centenas de quilômetros da capital tinha uma menina de 15 anos presa junto com homens.

Lula foi vaiado na abertura do Panamericano, mistura de galhofa e grosseria na qual muitos acharam graça. Lula fez uma pergunta sincera, singela e espontânea ("afinal, o Ronaldo está gordo ou não está?") e de novo acharam graça na resposta deselegante de Ronaldo - que estava gordo.

E, como se gabavam alguns, Lula cresceu feito massa de pão (quanto mais apanha...). E hoje é isso, um presidente que é descrito segundo sua própria propaganda, independentemente de fatos que o desmintam. Não acabamos com a fome, longe disso. Não diminuímos significativamente a miséria, embora massas tenham adentrado o maravilhoso mundo do crediário. Temos uma rota levemente ascendente? Temos, até porque muitas coisas mudaram no mundo a ponto de se tornarem mesmo mais baratas e acessíveis - a tecnologia, por exemplo. A internet e os benditos celulares. As passagens de avião. Mas no máximo mantivemos uma tendência, quando precisávamos de um salto. Chacoalhar as estruturas, modificar a lógica, revolucionar. E isso não fizemos. Diminuiu um pouco a participação proporcional de São Paulo no PIB? Grande coisa, devia ter diminuído muito mais. Continuamos desiguais demais.

Será que é porque ainda estamos verdes, nossa recém-conquistada democracia é imatura? Quem sabe. Continuamos reféns de ídolos carismáticos, simpáticos, salvadores. Continuamos dividindo o mundo em bons e maus. Continuamos simplistas, imediatistas, superficiais. E não é só um problema de baixa escolaridade não - graduados e pós-graduados também produzem juízos de valor preconceituosos, auto-referentes, reproduzindo velhos conceitos cristalizados e jamais revistos. Na biblioteca comunitária do Jardim Fontales ou em uma turma da GV, o nível de conhecimento e informação sobre instituições políticas, por exemplo, é parecido. Ninguém sabe quem faz o que. Ninguém nunca teve a chance de aprender.

Não tenho esperança de que isso melhore a curto prazo. Os que estão dispostos ao debate são muito mais inclinados a simplesmente avacalhar o outro lado do que pensar que não existem só dois lados, duas cores, bons e maus, certos e errados. E há os que sequer estão interessados no debate - "quero saber do meu interesse". Mas se não acreditar que a médio prazo vamos ter mais gente inclinada ao pensamento mais complexo, o olhar generoso e multifacetado, a compreensão das coisas em todas as suas nuances, não sei o que vou fazer. Continuo trabalhando em política, buscando lugares de poder, lendo, escrevendo, debatendo ou vou logo para o Nepal meditar e catar lixo na rua, como oferenda de trabalho? Não sei. No fim de um ano dos infernos como este último não devo estar no melhor dos estados para decidir.

32 comentários:

  1. Parabéns! Assino contigo tudo quanto falou. Também não tenho esperança que algo mude, muito pelo contrário, a tendência é de que grande parte das situações e pessoas envolvidas, se cristalizem.

    Pobre Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Soninha, vc disse tudo!!! Representou tudo o que penso sobre as "premiações" do sr. Lula, vindas de países que nada conhecem da nossa realidade e que se baseiam as propagandas do Governo.

    Tomo a liberdade de reproduzir seu texto em meu blog, citando a fonte, claro! rs

    Espero que tenha tido um bom Natal!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Quanta amargura, quanta desesperança...

    Já eu, um eterno pessimista, acho que as coisas estão, sim, melhorando

    Poderiam ser melhores,claro, se houvesse uma oposição programática, e não uma oonstituída por lamentações e frustrações como a que temos

    De todo modo, tudo de bom para sua vida e a de todos que a cercam!

    Sergio

    ResponderExcluir
  4. o pior é ler tudo isso, vindo de uma sem caráter, carguista, de uma subprefeitinha hipócrita que passou para o outro lado, por conta de uma boquinha na administração pública. De uma sem caráter da pior espécie que fala em revolução, de elites, de pobreza, miséria, etc e tal e que administra com o DEM, com o PSDB e que vai subir no palanque de um cara que TRIPLICA OS GASTOS EM PUBLICIDADE e diminui os gastos em saúde, educação e segurança pública. Hilário é ler a subprefeitinha carguista escrever que o governo Lula vai muito mal, quando ela faz parte e defende um governo que há 16 anos destrói a escola pública de S.P., que faz obras para desmoronarem e que corta orçamentos para obras anti-enchentes, deixando bairros da periferia atolados no esgoto. E onde estava a subprefeitinha sem caráter e carguista nessa hora??? ela escreveu algo a respeito disso no seu twitter, ou aqui nesse blog? mostrou toda a sua indignação? onde estava a subprefeitinha carguista e hipócrita quando o governo do qual ela faz parte e defende, ROUBA 200 MILHÕES DA MERENDA ESCOLAR, merenda essa da pior qualidade possível? toma vergonha na sua cara, sua sem caráter...vai fazer campanha para o Serra, para Kassab, para a Kátia Abreu (provável vice do seu candidato)....são gente da mesma laia que a sua. Olhe para o seu próprio umbigo e veja com quem você anda, com quem você governa...pessoas sujas tanto quanto a sua ética, se bem que essa você já perdeu há muito tempo...parece que agora a mocinha hipócrita e carguista deu de fazer papel de boneca ventríloqua do seu chefinho? aliás, carguista e canalha, por que você não comentou nada sobre a ida do seu amado candidato para Copenhague, para contar mentiras, enquanto a população da periferia sofria E TAMBÉM MORRIA com as enchentes da cidade???? vamos lá...você não está indignada com a "atual situação do Brasil"??? por que essa indignação, assim como o seu caráter e a sua ética, são seletivas??? por que não mostra a podridão, roubalheira, descaso com a população carente por parte do governo que você tanto defende e daquele que faz parte? cínica, hipócrita, sem caráter, carguista da pior espécie...você não passa disso...

    ResponderExcluir
  5. Belo texto, mas discordo: não podemos cobrar isenção, informação e boa memória dos jornais internacionais. Além do mais, o amor não tira férias(...rs), mas o espírito de fim de ano contamina (inclusive meu PC, que está com vírus, justo no Word.), e pretendo comemorar a virada. Feliz ano novo. Fernando Girauta.

    ResponderExcluir
  6. Acorda Soninha. Mande o Serra passear, diga adeus ao Kassab e ao Roberto Freire, aí sim, poderei vê-la novamente com bons olhos.

    Jardim Pantanal é só mais um presente de Serra, trabalhando por você.

    Rss... Só rindo mesmo.

    Melhor que Lula, até agora ninguém fez...

    Chega de PIG. Basta o Estadão e a Veja.

    Muito tempo é aguentar os tucanos aqui em São Paulo e ainda pagar 50.000.000,00 para ver a ficção científica de Serra na Tv.

    Chega !!! Yeda, Serra, Kassab, César Maia, etc.

    Do PPS/DEM/PSDB QUERO DISTANCIA.

    Gente arrogante, com raras exceções.

    Grato

    ResponderExcluir
  7. Pois bem, vamos: o dia em falarem sobre o caso Celso Daniel, voltaremos, todos, porque não passarão com esse tipo de julgamento. Sem macacada...huahuahuahuahuahuauhauhahuahuahuahuauhahuauhauhauhauhuhaahuahuauhauh. Fernando Girauta.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o que vc diz Soninha. Mas essa sua crítica é vazia de moral, e vc sabe muito bem o porque.
    Volta pro PT ou deixe de ser a cadelinha do DEM/PSDB pra gente poder levar vc a sério novamente, ok?

    Aliás, já reparou numa coisa, Soninha? Vc já reparou que os piores inimigos do PT sao os petistas? Vc, Heloisa Helena entre outros ex-petistas adoram cospir no prato que comeram, né? Por que vcs nao aprendem a ser gente como a Luiza Erundina e como, por que nao, a Zulaie Cobra? Elas sim tem algum cárater. Mudaram de partido (no caso da Erundina involuntariamente, é bom lembrar) mas nao mudaram o cárater. Vc já ouviu a Zulaie Cobra metendo o pau no PSDB??? A erundina, se faz crítica ao PT, é uma crítica construtiva. Isso é questao de cárater, sabe?
    Votei em vc, grande decepcao. E agradeca ao PT se vc é alguma coisa na política.
    Seja feliz com a "boquinha" que vc conseguiu no governo criminoso do Kassab.

    ResponderExcluir
  9. eu sei, tenho certeza na verdade,que vc critica com sua opinião, mas a esquece quando se abraça ao dem e ao psdb, nos restando apenas pensar que vc se vendeu por completo, em troca de um cargo, ficou uma imagem ruim, cinza sabe?

    vc poderia ter se aliado ã esquerda que representa o tipo de indignação que vc expressou aqui, e não se aliar à nossa tradicional e torpe direita, sua credibilidade está caindo vertiginosamente...

    ResponderExcluir
  10. Soninha, vc não tem moral nenhuma! Uma pessoa que se alia a criaturas nefastas da nossa política como Serra e Kassab, não merece nem ser levada em consideração.
    Pior ainda quando uma pessoa faz isso em troca de um empreguinho de sub-prefeita.
    Vc já parou pra reparar o caos que se torna Sãp Paulo após 15 minutos de chuva?
    E aí su prefeito e seu governadorzinho medíocres não tem responsabilidade nenhuma nisso?
    E as obras do metrô, fura-fila e rodoanel que desmoronam? Eles tbm não tem responsabilidade nenhuma?
    Sem falar no caos da educação causado pelo PSDB nos últimos 15 anos!
    Realmente acho que sua moral está muito baixa para fazer certos tipos de comentários!

    ResponderExcluir
  11. nossa... há quem diga que vc já foi contra o FLAxFLU da política. o que mudou???

    ok, agora mostre que vc é imparcial, e nos contemple com análises sobre:
    - pra vc, qual é a avaliação dos 16 anos de PSDB no estado?;
    - a cratera do metro, e a "queda" do rodoanel, com os envolvidos, seus partidos, as consequências, as precauções...;
    - o aumento do IPTU, e das passagens de ônibus;
    - os alagamentos (e a apatia da prefeitura em resolver o problema rapidamente - são quantos os dias que as ruas estão alagadas? quanto mortos?). e as acusações de que as bombas de escoamento foram desligadas de propósito, ao contrário do que disse a prefeitura, de que estavam quebradas (e se estavam quebradas, quem são os responsáveis?);
    - o que vc acha dos CATORZE encêndios em favélas só nesse ano? a oferta de cinco mil reais é justa?
    tem mto mais, mas como eu sei que vc não vai escrever - me faça pedir desculpas! - não vou enumerar mais nada, por enquanto!.
    pq qdo alguém diz que a prefeitura não faz nada, vc vem defender dizendo: não é que não faz nada, é que não dá conta de tudo o que tem pra fazer... e qdo é do governo federal, vc muda o discurso? é FLAxFLU, ou não?

    vergonha!!!

    ResponderExcluir
  12. Olha Soninha, antes de falar, vou mostrar quem eu sou prá você decidir se quer ou não ler minha crítica. Assim, se você, como a maioria, rechaça qualquer crítica porque não aguenta e porque gosta é de carinho no ego, já pode descartar as minhas idéias desde já, pois, se bem não sou petista, e marcadas críticas com relação ao PT, sou sim uma pessoa que considera o Lula o melhor presidente que o Brasil já teve. Mas se você respeita a diversidade de opiniões, pode seguir o que se vê nas próximas linhas.

    Começo concordando com você: o Brasil do Lula é realmente um país longe do que seria um país em paz, com justiça social e oportundiades prá todos, mas negar os evidentes avanços que o atual governo demonstra é ser sectário. A redistribuição de renda é visível, ainda que seja insuficiente prá terminar com as mazelas sociais brasileiras antes do fim desse mandato. O fato é que o Lula terminará o seu mandato com um país muito, mas MUITO MENOS DESIGUAL do que o que ele encontrou em 2003. Você acha que a tua coalizão PSDB/DEM(DIT)/PPS teria feito melhor? Por que não fez nos oito anos anteriores, quando eram governo?

    Outro ponto em que concordo com você: a falta de uma política melhor pro campo e a falta de uma reforma agrária é evidente. A falta de uma postura mais decidida a favor dos camponeses é um dos pontos negros do atual governo - embora o Lula tenha quase triplicado a compra de terras prá reforma agrária, e tenha efetivamente triplicado o apoio à agriculura familiar, em comparação do governo da aliança da qual você faz parte. Porém, tenho entendido que o ministro da reforma agrária do governo anterior foi quem começou com essa onda de criminalização dos flagelados camponeses brasileiros e dos movimentos que lutam pela reforma agrária. O Governo Lula tenta evitar essa criminalização, mas tampouco age a favor deles, o que é lamentável. E quem era esse ministro? Raul Jungmann!!! Um deputado DO TEU PARTIDO!! Você já conversou sobre reforma agrária com ele? Ele te explicou como pretendeu fazer distribuição de terras a coalisão que você defende? Escutando o Jungmann, você acha que podemos ter esperanças de que o governo da tua coalisão vai realizar a reforma agrária que o país tanto precisa? Favorecerá os camponeses, e combaterá o acúmulo abusivo de terras? - apesar de que um partido os quais você defende, o DEM(DIT), o partido do teu prefeito, defende os interesses dos ruralistas que acumulam terra e cujo único interesse é acumular mais.

    ResponderExcluir
  13. O Governo Lula goza de enorme prestígio internacional, e também de enorme prestígio nacional. Se nem a imprensa nacional esteja toda contra o atual governo, a popularidade do presidente é evidentemente uma prova da sua boa gestão. Dizer que os programas sociais compra a popularidade é pouco sério, ou você acha que todo esse 80% que aprova o Governo Lula recebe bolsa-família? Por supuesto que a maioria dos que aprovam o Lula não recebem ajuda assistencial, até porque os que recebem ajuda provavelmente não são entrevistados por pesquisadores.

    Por outro lado, o Governo Lula tem prestígio internacional porque, pela primeira vez, temos um presidente que se faz respeitar. No Chile, onde eu vivo atualmente, o Lula não só é o presidente estrangeiro mais bem visto pelos chilenos, senão que é o único presidente brasileiro conhecido pela população. Na maioria dos países, esse cenário é idêntico. Os presidentes brasileiros passaram anônimos pelo mundo por sua diplomacia da genuflexão, enquanto o Lula impôs os interesses brasileiros e se fez respeitar, e por isso ganhou a admiração mundial.

    Algumas críticas tuas são bastante pouco criteriosas. Meninas se prostituem prá comprar celulares em diversos países do mundo, incluindo alguns desenvolvidos europeus e até mesmo nos Estados Unidos. A desigualdade aqui ainda é maior que a que existe no norte, mas é de se comemorar sim que esses números estejam sendo revertidos. Que ainda não tenhamos equilibrado a balança não é motivo de condena, senão de cobrança prá manutenção dessa política.

    Por fim, criticar o presidente não é nenhuma blasfêmia. Tanto que a grande mídia bate no Lula todos os dias e você sabe muito bem disso. Você sabe que os grandes jornais e emissoras de TV e Rádio são contra o Lula, e eles têm todo o direito até mesmo de publicar notícias completamente mentirosas prá difamar o presidente, contanto sempre com a mais absoluta impunidade, e o mesmo presidente não faz e nem pode fazer nada contra isso. O problema é que a maioria das pessoas já aprendeu a fazer juízo de valor. Essas pessoas aprovam o Governo e quando vem algum auto-intitulado "formador de opinião", como muitos dos que estão por aí querendo impor a visão demo-tucana do Brasil, essas pessoas rejeitam, e elas tem o direito de rejeitar o formador de opinião que não é sério e que tem uma visao sectária de que "tudo o que o Lula faz é uma merda" (porque o que você e os "formadores de opinião" que estão por aí defendem é isso, que "tudo o que o Lula faz é uma merda"), e de preferir os que reconhecem os méritos que ele mesmo vê no seu cotidiano e assume como avanços em busca de um país melhor.

    Ou você acha que as pessoas são obrigadas e ter a mesma visão que você tem? Você acha que os que aprovam o Governo Lula não têm o direito de aprová-lo? E não têm o direito de rejeitar a opinião dos que querem pintá-lo como um engodo?

    ResponderExcluir
  14. Não esqueça que tanto ele quanto você estão do lado dos coronéis. O Lula está com o Sarney e com o Collor, entre outros. Você está com o Perillo, com o Virgílio, e principalmente está com o DIT, um partido rechado de coronéis, que ademais foram os civis que defenderam a ditadura militar, e que hoje tem a cara-de-pau de tentar passar uma imagem de democratas. Como você se sente em meio de gente como a Família Magalhães, a Família Bornhausen, José Agripino Maia, Heráclito Fortes, José Roberto Arruda, entre outros? Você conhece o passado dessa gente prá comprovar se são mesmo DEMOCRATAS? Qual é a opinião deles a respeito da condenação às torturas e assassinatos promovidos na ditadura? E a tua?

    Desejaria que você pudesse me responder essas perguntas. Se você não puder, e se quiser ignorar minha mensagem, eu vou entender. Mas eu gostava de você como alternativa política quando você se lançou, por que gostava das idéias que você defendia. Talvez a respostas a essas perguntas possam confirmar se essas idéias ainda estão vigentes nos teus ideais ou não.

    Um abraço!
    Victor Farinelli

    ResponderExcluir
  15. Eu respeitava sua carreira como apresentadora e via com bons olhos sua entrada na política. Eu via. O modo hidrófobo e sem argumentos que você critica o governo Lula (como já disseram aqui, o que mais tem é gente criticando o Lula, ou seja, está longe de ser proibido criticá-lo), inclusive com insinuaçõezinhas rasteiras (como a da "Caipirinha") é o mesmo dum Mainardi da vida, com o agravante da hipocrisia. Os amigos aí em cima já falaram tudo que eu teria pra te dizer. Eu só tenho a refazer um desafio. Queria ver sua opinião sobre:

    - O abandono que São Paulo sofreu nas enchentes, e qual sua opinião sobre a ampliação da marginal tietê, apontada como um desastre urbanístico por 10 entre 10 urbanistas ser um agravante para a atual situação
    - A "coincidência" dos catorze incendios em favelas na gestão do atual prefeito, da qual você faz parte.
    - Os gastos absurdos e abusivos do atual governador, o qual você apoia, em propaganda. centenas de milhões para propagandas transmitidas até mesmo em estados longínquos como Acre e Paraíba, em ano de eleição.

    ResponderExcluir
  16. nossa... há quem diga que vc já foi contra o FLAxFLU da política. o que mudou???

    ok, agora mostre que vc é imparcial, e nos contemple com análises sobre:
    - pra vc, qual é a avaliação dos 16 anos de PSDB no estado?;
    - a cratera do metro, e a "queda" do rodoanel, com os envolvidos, seus partidos, as consequências, as precauções...;
    - o aumento do IPTU, e das passagens de ônibus;
    - os alagamentos (e a apatia da prefeitura em resolver o problema rapidamente - são quantos os dias que as ruas estão alagadas? quanto mortos?). e as acusações de que as bombas de escoamento foram desligadas de propósito, ao contrário do que disse a prefeitura, de que estavam quebradas (e se estavam quebradas, quem são os responsáveis?);
    - o que vc acha dos CATORZE encêndios em favélas só nesse ano? a oferta de cinco mil reais é justa?
    tem mto mais, mas como eu sei que vc não vai escrever - me faça pedir desculpas! - não vou enumerar mais nada, por enquanto!.
    pq qdo alguém diz que a prefeitura não faz nada, vc vem defender dizendo: não é que não faz nada, é que não dá conta de tudo o que tem pra fazer... e qdo é do governo federal, vc muda o discurso? é FLAxFLU, ou não?

    vergonha!!! [2]

    É isso ai Soninha, sua chance de dar alguma explicação, se é que você pretende dar alguma, vamos lá, manda bala!

    ResponderExcluir
  17. Pobre Celso Daniel, esqueceram dele mesmo. Mas eu não me esqueço dos mortos não, viu Nerudão!!! Assim, embora prefira ser sintético e pouco jocoso, principalmente na casa dos outros, sinto que devo acabar o ano num daqueles momentos em que é preciso bater o martelo: estou com você Soninha. E por fim, após essa minha pequena incursão no mundo da política, deixo minhas juras de amor eterno e um singelo agradecimento, nas palavras de um belo chileno, esse sim, homem de verdadeiro talento.
    ”A meu partido”
    Me deste a fraternidade para o que não conheço.
    Me acrescentaste a força de todos os que vivem.
    Me tornaste a dar a pátria como em um nascimento.
    Me deste liberdade que não tem o solitário.
    Me ensinaste a acender a bondade, como o fogo.
    Me deste a retidão que necessita a árvore.
    Me ensinaste a ver a unidade e a diferença dos homens.
    Me mostraste como a dor de um ser morreu na vitória de todos.
    Me ensinaste a dormir nas camas duras de meus irmãos.
    Me fizeste construir realidade como sobre uma rocha.
    Me fizeste adversário do malvado e muro do frenético.
    Me fizeste ver a claridade do mundo e a possibilidade da alegria.
    Me fizeste indestrutível porque contigo não termino em mim mesmo.
    Neruda, citado por Fernando Girauta...rs.

    ResponderExcluir
  18. O que um emprego público não faz? Bom mesmo são os governos de Serra e Kassab, melhor o de Kassab que vai durar um pouco mais e o emprego vai continuar. Estou preocupado com o seu chefe, Roberto Freire que pode perder no próximo ano o emprego no governo serra.
    A propósito o que mesmo que a senhora faz no governo? Pista para bicicletas? Fumódromos?

    ResponderExcluir
  19. "Não diminuímos significativamente a miséria, embora massas tenham adentrado o maravilhoso mundo do crediário."

    Minha filha, você não pode ser tão burra!
    Quer dizer, pode... Apoiando o Serra!

    Mas, ignorar 20 milhões de brasileiros é dose...

    ResponderExcluir
  20. O Marcelo, como sempre, desqualifica a pessoa e acaba se perdendo em agressões gratuitas. A Nikita se perde em expressões copiadas de um conhecido blog. O Gustavo condiciona argumentação à filiação. Mjeffbr só especula, como se pudéssemos adentrar nos aspectos subjetivos da conduta. O Alexandre caí na mesma armadilha do Marcelo e desvia pro argumento ad hominem. O Pedro só vê o que quer. A crítica do Vitor é mais consistente e merece certa reflexão, mas também parece querer enxergar apenas um lado da moeda. O Luiz faz especulações lamentáveis. O Liscio tem péssimo gosto pra ironias. E o Poeteiro arrisca no cutucar pra ver se consegue resposta. É a tropa de elite...huahuauhahuauh
    Beijos, meus amigos me aguardam. Fernando Girauta.

    ResponderExcluir
  21. E o Fernando acredita na imparcialidade da Soninha e no Coelhinho da Páscoa. kkkkkkkkk!

    ResponderExcluir
  22. Obs.: Ninguém sabe que o Fernando é tucano ou simplesmente do PDAPT, Partido dos anti-PT. kkkkk!

    ResponderExcluir
  23. Fernando, o tucaninho enrustido...eu não desqualifico ninguém. Quem bate no peito e se diz socialista, quem prega pela moral na vida pública e quem se diz ética mas se cala diante da catástrofe do Jardim Pantanal, dos despejos de Capão Redondo, da invasão da USP, DA TRIPLICAÇÃO DA VERBA EM PUBLICIDADE (administrações Serra e Kassab) e DIMINUIÇÃO DA VERBA PARA SAÚDE, HABITAÇÃO, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA, quem trabalha para uma prefeitura do DEMo, quem jura de pés juntos que o atual governador de S.P. é o cara mais “esquerdista” que já conheceu (e até o FHC já desmentiu isso...) SE DESQUALIFICA SOZINHA, por si só. Além do mais, você para mim não passa de um alienado puxa-saco. E reafirmo: a sua “ídala” é uma carguista, sem caráter, canalha, hipócrita e não passa de uma subprefeitinha demo-tucanalha.

    ResponderExcluir
  24. Marcelo e Gus...rs, não sou enrustido não, meu partido é romano: sou do GLBTT. Vem comigo que o trem é divertido...huauahuahuahu. Também amo vcs, gatões que detestam mulheres....huauhahuahuahuahuahuauhahuauhahu.

    ResponderExcluir
  25. Que resposta fraquinha, Fernando... Além de denunciar a sua homofobia por meio de uma ironia podre.

    Aliás, misógenos de fato se encontram nos partidos que sua querida Soninha apóia. O DEM, por exemplo, é o partido com mais misóginos por metro quadrado, cheio de conservadores que odeiam mulheres emancipadas.

    O Clodovil, misógino notório, também estava no time dos políticos que o senhor certamente vota.

    Um Feliz Ano Novo pro senhor!

    ResponderExcluir
  26. Gus, a ironia foi do seu nível, mas obviamente você não entendeu. É o PT quem faz esse tipo de insinuação pra ver se leva a prefeitura, como na campanha de 2008. Faz favor e cresce!

    ResponderExcluir
  27. Muita gente já falou parte do que penso aqui, então não cabe repeti-los. A única observação que quero fazer é que o texto em si é uma crítica ao povo brasileiro.
    Se fizérmos uma sintese do texto podemos dizer que é uma crítica ao Governo Lula e à população brasileira ou à forma como ela vota.

    "Será que é porque ainda estamos verdes, nossa recém-conquistada democracia é imatura? Quem sabe."

    A resposta para essa pergunta deve ser respondia por você e não por mais ninguém. Ou você acha que a democracia no Brasil ainda é imatura e o povo não tem condições de votar, ou você assume a sabedoria do povo e passa a ver o por quê de tanta popularidade do nosso presidente Lula. Não dá para ficar achando que o povo não sabe votar pelo simples fato que os seus ideais não resultam em votos. Não dá pra achar que a democracia é imatura porque você não foi eleita. Nesse ponto prefiro a firmeza dos ditadores que assumem isso e resolvem decidir pelo povo. O que tem que ser feito é assumir a sabeoria do povo. É enxergar que a popularidade do Lula é altíssima não a toa. É fazer como no Chile, em que o candidato da oposição assumiu as coisas boas do governo anterior, prometeu continuidade e, a partir daí, se igualou ao candidato da situação, e, então, o debate foi em função dos projetos e não mais das críticas (aqui alguém me corrija se escrevi bobagem). Certamente, a resposta para a sua pergunta não seria a mesma se fosse você no poder ou alguém que você apóie.

    Muitos fizeram perguntas aqui que eu adoraria ver respondidas.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  28. Pois é Fernando. Da mesma forma que insinuavam que a Erundina era sapa e da mesma forma que insinuavam sobre a vida particular da Marta. Como vc vê insinuações podem vir de qualquer parte, não tem partido. E a Marta pagou caro por isso, perdeu a eleição. Já o Kassab pagou pelo seu ódio de classe explícito ao chamar um cidadão de vagabundo de forma colérica? Pois é.
    Eu acho que quem precisa amadurecer é o senhor e começar a enxergar as coisas além do que seu ódio ao PT permite.

    Saudações!

    ResponderExcluir
  29. Fernando, vc deve lembrar que a Soninha, qdo no PT, dizia que as críticas eram, na maioria das vezes, feitas ao partido, e não às pessoas que as mereciam. Ela falava que o PT era o único partido que era atacado na unanimidade (as palavras podem ser outras, mas era esse o sentido). Pq agora tudo mudou? Pq o partido passou a ser condenado por atos isolados? no seu partido, o romano, só tem honestos e pessoas que vc queria que estejam por perto? duvido!
    mas, sabe o que é mais estranho?, é que a Soninha passou a apoiar - E DEFENDER - pessoas que todos nós sabemos que não merecem ser defendidas por alguém que sempre disse e fez coisas como as feitas e ditas pela Soninha. Uma vez, por exemplo, ela me disse que não trabalharia pro Kassab, pq não acreditava na política dele. E... por incrível que pareça, onde ela está agora?
    Eu não vejo só o que quero não (inclusive, pq a Soninha já me relatou mtas coisas que me fizeram mudar um pouco a forma de ver política), mas nesse blog o que se escreve é mto contra o PT, e o governo federal. Pq não são feitas críticas ao governo tucano? Pq ela nunca escreveu nada sobre o que eu solicito? Ela me conhece, sabe que fiz mta campanha pra ela, sabe que a defendi por mto tempo (até msm qdo ela saiu do PT), sabe que sou PTista... e que não faço críticas apenas por defender um partido que não o dela.
    Só que ela hj não merece que eu a defenda.
    Apenas quetiono a posição dela. É por isso que peço aquelas análises. Depois de ler txts como esse, tenho vergonha sim de ter pedido voto pra ela (mas não acho que a polítia se limite a eleições).
    Enfim... todos nós vemos mais daquilo que queremos! e eu continuo esperando as análises que sugeri.

    ResponderExcluir
  30. Gustavo, eu nunca disse que odiava o PT. Pedro, eu nunca disse que amava o DEM. Vocês é que insistem em tirar conclusões precipatadas, pra depois resolver debater com seriedade. Mas estamos avançando juntos. Isso é bom. Abraços.

    ResponderExcluir
  31. Eu disse que vc ama o DEM? Onde? Quais foram as minhas conclusões precipitadas?
    Pode até parecer que não, mas os meus comentários são sempre feitos com seriedade. Eu tento não fazer essa política FLAxFLU tão criticada pela Soninha anteriormente, mas usada por ela agora.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.