quarta-feira, 16 de junho de 2010

Sem surpresa, com tristeza

Como o Nelson Alexandre, espectador da ESPN Brasil, escreveu no mural no nosso site (digo, no site da TV), o Uruguai tem uma baita dupla de ataque (Forlan e Suarez); a África do Sul é a "centésima e tralalá no ranking da Fifa) - "deu a lógica".

Mas a lógica às vezes vai passear, e podia ter dado um tempo nesse jogo...

A África do Sul é muito fraca e não teria a menor chance se não fosse o time do país-sede. Provavelmente nem teria se classificado. Mas com o apoio da torcida local e a simpatia do mundo inteiro, ganha uma força adicional, mas evidentemente insuficiente.

Agora precisa ganhar da França (não é impossível...) mas precisa também torcer para empate entre França X México (para que as duas estacionem em 2 pontos) e depois torcer por empate ou contra o México na partida contra o Uruguai... Mas se tiver um vitorioso entre França X México, já haverá dois times com 4 pontos, e suas chances caem a quase zero.

Pena, pena... Em qualquer lugar, a eliminação do país-sede dá uma brochada geral. Quando se trata de um país que desperta tanta simpatia, solidariedade e compaixão, mais ainda.

Enfim, com seu próprio time fora do páreo, o mais provável é que os sul-africanos elejam o Brasil como "seu". Que nós não os decepcionemos.

***
Hoje, 16 de junho, se rememora na África do Sul um episódio muito marcante na sua história, a passeata de 15 mil estudantes que terminou em tragédia. Eles protestavam contra mais uma medida ridícula, indecente, abominável de segregação e exclusão dos negros. Como em outros momentos, a tragédia serviu como ponto de partida, momento de virada. No Brasil, muitos atribuem à morte violenta de Vladimir Herzog esse ponto de virada, de BASTA.

O que sempre me assombrou no apartheid foi, além da crueldade abjeta do sistema, o fato de que era uma imposição da minoria branca sobre a vasta maioria negra. Com a força do dinheiro e das armas, a minoria calou a maioria durante muito tempo. E como sofreu essa maioria para conseguir encerrar esse absurdo, mesmo com pressão internacional, sanções e campanhas.

Às vezes é bom relembrar essas conquistas. Pensar que eu cresci "convivendo" com o apartheid, abismada, me sentindo impotente e descrente da humanidade, e ele... acabou. Racismo e discriminação não acabam facilmente, mas deixar de ser política oficial era fundamental. Parecia uma causa perdida, mas o mundo venceu essa atalha. Sinal de que outras coisas com as quais a gente não se conforma ainda tem jeito.

***
E que figura o Desmond Tutu!

3 comentários:

  1. Poxa, Soninha, eu sei que é uó, o fim da picada, pedir essas coisas por aqui mas eu cacei a net inteira atrás do seu e-mail pessoal e não consegui!

    Queria falar contigo sobre educação, aliás, sobre um problema envolvendo educação.

    Eu imagino como deva estar a sua agenda em ano de eleição e vou entender se você não quiser (ou não puder) passar seu e-mail. Mas eu não podia deixar de tentar. Valeu! juniorda@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É interessante notar que hoje quando se fala da história da África do Sul e seus líderes, não vejo falarem de Steve Bantu Biko e olha que o filme no qual foi interpretado por Denzel Washington teve repercussão e rendeu uma indicação ao Oscar para o americano.

    A vitória da África do Sul seria simbólica, assim como foi a conquista do time de rúgbi, mostrada nos cinemas, porém a vida em alguns momentos é maior que contos e lendas, entretanto, na sua maioria das vezes acontece o provável. (Infelizmente).

    Pelo menos com a Copa muitas coisas do países passam a ser expostas. Pontos negativos como o alto indíce de estupros, as políticas polêmicas de Jacob Zuma, a discriminação racial e social.

    Entretanto, aspectos positivos são mostrados, é cenas de uma país africano no qual a cidade não parece cenário de Mad Max, observar que Nelson Mandela manteve sua essência e não se tornou um Robert Mugabe além de ver que ainda existe uma esperança, mesmo que pequena.

    Achei relevante você tocar num continente tão esquecido pelos jornalistas.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.